Cidades

Segunda-feira

Prefeitura da Capital fecha em adesão a movimento nacional

A capital se junta a mobilização nacional para defender um novo pacto federativo

DA REDAÇÃO

08/08/2015 - 10h42
Continue lendo...

As repartições públicas de Campo Grande não funcionarão nesta segunda-feira (10), com a decretação do ponto facultativo pelo prefeito Gilmar Olarte. A capital se junta aos demais municípios brasileiros numa mobilização nacional para chamar atenção da população sobre a crise financeira enfrentada pelas prefeituras e para defender um novo pacto federativo, com redefinição de recursos e encargos entre os três entes federados (União, Estados e municípios).

“A concentração de recursos no Governo Federal, que fica com mais de 56% de tudo o que se arrecada no País, está asfixiando as prefeituras, cada vez mais penalizadas com novos encargos e serviços transferidos pelo poder central ou instituídos por meio de novas legislações”, observa o prefeito de Campo Grande, Gilmar Olarte.

Na avaliação de Olarte, o Governo Federal teria de instituir um fundo de compensação para garantir aos municípios o ressarcimento dos recursos que deixaram de ser repassados entre 2008 e 2014, embutidos no Fundo de Participação, com a isenção de IPI concedida para incentivar as vendas de automóveis e de produtos da linha branca. “Estudo da Confederação Nacional dos Municípios mostra que as prefeituras deixaram de receber neste período R$ 1,8 bilhão. Campo Grande, especificamente teve uma perda de R$ 518 milhões, que equivale praticamente três meses da atual receita líquida”.

Neste ano, segundo o prefeito, a situação se agravou com a redução da atividade econômica, o que impactou o ritmo de crescimento dos repasses do FPM. Em maio Campo Grande recebeu R$ 10.843.295,23 de repasse. Em junho, caiu para R$ 9.435.295,23 e no mês passado foi de R$ 8.4.623,58. “Num ambiente de inflação, quando os custos aumentam de serviços e produtos aumentam, fica difícil manter as contas públicas equilibradas”.

AJUDE!

Campanha arrecada cobertores e agasalhos para pets; saiba como ajudar

Roupinhas, toalhas, tapetes, cobertas, mantinhas, caminhas e ração podem ser doados

24/06/2026 16h00

Cacau de roupinha

Cacau de roupinha Foto: Naiara Camargo

Continue Lendo...

Animais também sentem frio, assim como humanos. Inclusive, em dias congelantes, os pets também podem desenvolver hipotermia.

A pelagem protege contra as baixas temperaturas, mas, em dias mais frios, é insuficiente. É importante que humanos aqueçam os pets, especialmente em dias gelados.

Pensando nisso, a Superintendência de Bem-Estar Animal (Subea), da Prefeitura de Campo Grande (PMCG), realiza a Campanha Cobertor Pet para arrecadar utensílios de frio para cães e gatos em situação de vulnerabilidade social.

Os itens de frio serão distribuídos para:

  • Famílias carentes que possuem cães ou gatos
  • Organizações Não Governamentais (ONGs) 
  • Protetores independente

É possível doar:

  • Agasalhos
  • Roupinhas
  • Toalhas
  • Tapetes
  • Cobertas
  • Mantinhas
  • Caminhas
  • Ração

As doações devem ser entregues diretamente na sede da Subea, localizada na rua Rui Barbosa, número 3.539, Centro, em Campo Grande.

@@NOTICIAS_RELACIONADAS@

oportunidade

IFMS está com inscrições abertas em cursos gratuitos de inglês e espanhol

Inscrições seguem abertas até o dia 28 de junho e cursos serão ministrados em formato semipresencial, no segundo semestre

24/06/2026 15h45

Cursos serão na modalidade semipresencial

Cursos serão na modalidade semipresencial Foto: Gerson Oliveira / Correio do Estado

Continue Lendo...

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) está com inscrições abertas em processo seletivo simplificado com 500 vagas para cursos gratuitos de inglês e espanhol,nível básico, distribuídas em 10 munícipios do Estado.

As inscrições podem ser feitas até o domingo (28) na Página do Candidato da Central de Seleção, também de forma gratuita.

Os cursos são de Formação Inicial e Continuada (FIC) e serão ministrados no formato semipresencial, visando preencher vagas remanescentes e novas turmas para o segundo semestre.

As vagas estão distribuídas nos municípios de:

  • Amambai
  • Antônio João
  • Aral Moreira
  • Cassilândia
  • Costa Rica
  • Dourados
  • Nova Andradina
  • Paraíso das Águas
  • Paranaíba
  • São Gabriel do Oeste.

A escolaridade mínima para se inscrever na seleção varia de acordo com o curso, mas variam entre fundamental completo e estar cursando o encsino médio.

As atividades dos cursos se organizam da seguinte forma:

  • acontecem em uma plataforma de ensino on-line, na qual o estudante acessa videoaulas, textos, slides e atividades avaliativas;
  • é ofertada uma aula semanal presencial obrigatória no município escolhido, sempre no período noturno (exceto Inglês Básico II em Dourados, cujo período será vespertino).

A carga horária total dos cursos varia de 160 a 200 horas/aula, o que equivale a uma duração média de 5 meses. O início dos cursos está previsto para agosto.

Cronograma

A seleção dos inscritos será feita por sorteio eletrônico, previsto para o dia 2 de julho, com a classificação final do processo seletivo e publicação da primeira chamada no dia 13 do mesmo mês.

Entre os dias 8 e 15 de julho será aplicada a prova on-line de nivelamento para os candidatos que concorrem às vagas nos cursos de nível Básico II, com exceção de quem que já cursou o nível Básico I.

As matrículas dos convocados na primeira chamada deverão ser feitas a partir do dia 22 de julho. Caso as vagas não sejam preenchidas, novas chamadas serão publicadas.

O edital completo está diponível no

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).