Cidades

Situação de Emergência

Prefeitura decreta emergência para gripe e tenta verba da União para novos leitos em Campo Grande

Com o decreto publicado no Diogrande desta terça-feira (30), o município pode comprar insumos e abrir leitos sem necessidade de processo de licitação devido ao caráter emergencial

Continue lendo...

A Prefeitura Municipal de Campo Grande, decretou situação de emergência, na tarde desta terça-feira (30), por conta do aumento de casos de síndrome respiratória que acarretou superlotação nas Upas e Hospitais. Com duração de 90 dias, durante esse período o município pode adquirir remédios, equipamentos e outros insumos sem a necessidade de licitação. 

Para que a pasta da Saúde possa agir com maior celeridade, houve entenderam que seria necessário optar pelo Decreto, publicado em edição extra oficial, no Diogrande, a partir de então ficam autorizadas adoção de medidas administrativas necessárias ao atendimento emergencial.

Durante a tarde, a secretária de saúde do Município, Rosana Leite, explicou que a situação de superlotação levou o município a tomar a decisão de decretar emergência para pedir verba ao Ministério da Saúde.  Além do aumento da circulação do vírus sincicial respiratório e da Influenza, aumentou também o tempo da internação dos pacientes de cinco dias para quinze. 

"Também temos a possibilidade de fazer compras mais rápido porque aumentou a demanda, aumenta a necessidade do consumo não só dos nossos insumos, dos nossos medicamentos, mas também precisamos ampliar leitos. Então, é toda uma situação que enceja uma resolução muito rápida", pontuou Rosana.

Somente na segunda-feira (29), o número de atendimento passou de 5 mil atendimentos, conforme a secretária o município costuma atender uma demanda de 4 a 4,5 mil atendimentos por dia. Se comparado com a semana anterior, no mesmo dia em que foram 3.500 atendimentos, correspondendo a um aumento de  mais de 42.86%. 

"O Ministério da Saúde soltou uma portaria incentivando aos locais que estiverem nessa situação para enviar recursos financeiros para nós", disse  a secretária.

Nos próximos dias, conforme o boletim semanal da Infogripe, divulgado pela Fiocruz, Campo Grande está em uma curva de crescimento com 95% de aumento de pessoas infectadas pela síndrome gripal. "A gente sempre trabalha com o pior cenário, ou seja, temos nosso plano de contingência, todas as estratégias que podemos fazer", frisou a secretária.

 

 

Em trabalho conjunto com a Defesa Civil que irá realizar o levantamento por meio de um formulário de informação de desastre, com isso será feita a solicitação do pedido de verba para a saúde junto ao governo federal.

"Nesse formulário, nós vamos subsidiar a solicitação de alguns recursos para que as unidades de Saúde consigam conter esse desastre. O que pede esse formulário? Nesse formulário vemos o aumento brusco e significativo e transitório de uma doença infecciosa gerada por um vírus. Dentro dessa situação vamos colocar onde esse vírus está atuando, além disso, apontaremos as áreas do município que tenho a maior incidência", disse o coordenador municipal de proteção e defesa civil, Anderson Adolfo.

Após a produção dos relatórios que serão inseridos no sistema com dados como quantidade de mortos, unidades de saúde que receberão os benefícios e os serviços que o formulário irá emitir para a Defesa Civil Federal para buscar os recursos com o governo federal. 

A Defesa Civil iniciou a captação de dados ainda na segunda-feira e tem dez dias para realizar o levantamento e fornecer ao governo federal para que o recurso seja enviado pelo Ministério da Saúde. Até o momento não foi traçado um valor que a Prefeitura de Campo Grande precisará para atender a população.

Assine o Correio do Estado

 

 

CORUMBÁ

Onça-pintada é encontrada morta, boiando no rio Paraguai

Não há confirmação se o animal foi morto por caçadores ou se teve outro caso que o levou à morte

21/04/2025 17h00

Onça-pintada foi encontrada morta, boiando no rio Paraguai

Onça-pintada foi encontrada morta, boiando no rio Paraguai Foto: Reprodução / Redes sociais

Continue Lendo...

Uma onça-pintada foi encontrada morta, boiando no rio Paraguai, por várias pessoas. O registro do animal morto foi feito neste domingo (20), em uma região que fica há cerca de duas horas da cidade de Corumbá, rio Paraguai acima. 

Como o corpo do animal ficou boiando no rio, diversas pessoas relataram em redes sociais sobre o caso. Além da Polícia Militar Ambiental em Corumbá, quem também recebeu o registro foi o Instituto Homem Pantaneiro (IHP), que tem sede na Capital do Pantanal. 

"O Instituto Homem Pantaneiro (IHP) teve ciência do caso de uma onça-pintada encontrada morta no Rio Paraguai neste dia 20/4/2025. O IHP recebeu comunicação popular do caso. Autoridades policiais, responsáveis por apuração oficial do caso, também foram notificadas e estão fazendo averiguação", divulgou o Instituto, em nota.

Por enquanto, não há confirmação se esse animal foi morto por caçadores ou teve outro caso envolvido que levou  à morte.

Por conta da confirmação do registro, técnicos do IHP estão dando apoio científico a policiais militares ambientais. O corpo da onça-pintada foi localizado por essas equipes neste dia 21/4, já próximo à cidade de Corumbá, preso a camalotes.

"O IHP, que atua com o desenvolvimento científico para a conservação do Pantanal e da sua biodiversidade, ofereceu auxílio técnico. A onça-pintada é símbolo da biodiversidade brasileira e a morte de um indivíduo da espécie pode gerar diferentes prejuízos para a conservação no médio e longo prazo. O IHP ressalta a importância do desenvolvimento da ciência, incluindo a ciência cidadã, para aprimorar a coexistência do ser humano com a onça-pintada", apontou o IHP, em nota.

Caso seja identificada que a morte dessa onça-pintada ocorreu por caça, investigação pode ser aberta para apurar os fatos. A Lei 9.605/1998, nos artigos 29 e 32, prevê punição criminal para quem mata animais selvagens, além de maus-tratos. A pena por matar animais selvagens é de 6 meses a 1 ano, além de multa.  

Há também risco para que haja pena administrativa, caso o culpado seja identificado. Cabe ao Ibama essa averiguação.

A onça-pintada é uma espécie conhecida como bioindicadora, ou seja, sua presença em um território indica equilíbrio da biodiversidade naquela local.

Homenagem

General Richard Nunes será recebido com salva de tiros no CMO

A atividade faz parte da recepção do chefe do Estado-Maior do Exército Brasileiro, nesta terça-feira (22), no Comando Militar do Oeste

21/04/2025 16h22

Reprodução CMO

Continue Lendo...

Durante a recepção do chefe do Estado-Maior do Exército Brasileiro, o general Richard Nunes, nesta terça-feira (22), o Comando Militar do Oeste (CMO) executará uma salva de tiros de obuseiro, em Campo Grande.

Com o objetivo de não assustar a população que reside no entorno, o CMO emitiu nota explicando que se trata de uma salva de gala, na qual serão disparados 17 tiros a partir das 10h30 da manhã.

Cabe ressaltar que a atividade não oferece nenhum risco, já que não se trata de munição real. Pessoas que estiverem passando no momento dos disparos, ou moradores da região, irão escutar a atividade da artilharia.

"A salva de gala é uma das principais honrarias oferecidas a autoridades militares e aos chefes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário Federal, desde o início da República. O número de tiros é convencionado de acordo com a hierarquia dos homenageados", diz a nota do CMO.

 

 

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail marketing@correiodoestado.com.br na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).