Cidades

NOVA ESTAÇÃO

Primavera começa neste domingo com calor de 39ºC em Mato Grosso do Sul

Dia e a noite terão a mesma duração neste domingo (22), com 12 horas cada um

Continue lendo...

Mato Grosso do Sul dá boas-vindas a mais uma estação neste domingo (22).

A primavera começou às 8h44min e foi recebida com calor e sol escaldante em todas as regiões do Estado. Corumbá e Porto Murtinho alcançaram máximas de 39ºC neste domingo (22).

O calor, logo no primeiro dia da estação, é apenas um prévia do “caldeirão” que ainda vem por aí.

De acordo com prognóstico divulgado pelo meteorologista Natálio Abrahão, a estação será extremamente quente, abafada e calorenta, com temperaturas altíssimas. Segundo o meteorologista, outubro será o mês mais quente do ano.

Portanto, o calor será intenso, nesta estação de primavera, em Mato Grosso do Sul.

Temperaturas máximas poderão variar entre 37ºC e 44ºC, em função da forte radiação solar e da incidência vertical dos raios solares, atingindo os maiores termômetros da história de MS. A radiação ultravioleta atingirá níveis máximos durante a primavera.

Neste domingo (22), ocorre o equinócio, fenômeno astronômico que ocorre quando os raios solares incidem diretamente sobre a Linha do Equador, fazendo com que o dia e noite tenham a mesma duração, com 12 horas cada um. 

CHUVA

As chuvas retornarão, nesta estação de primavera, em Mato Grosso do Sul. Mas, ficarão com volumes abaixo da média.

A precipitação aliviará a seca e estiagem que predominam no estado há meses e resultaram em incêndios no Pantanal Sul-matogrossense.

Com a chuva prevista, queimadas podem reduzir em intensidade e frequência nas regiões centro, sul, sudoeste e sudeste de Mato Grosso do Sul. Mas, chances de ocorrer queimadas não estão descartadas.

O período de chuvas começará com pancadas rápidas, trovoadas e descargas elétricas.

As pancadas ocorrem nas primeiras horas da tarde, prosseguem para o fim da tarde e vão até o começo da noite.

Pode haver tempestades com chuva forte, grandes volumes em curto espaço de tempo, ventos de 60-70 km/h, raios, relâmpagos, trovoadas e granizo. Pode ocorrer enchentes e inundações.

Umidade relativa do ar melhora com a ocorrência de chuvas, mas, pode atingir valores de emergência em alternância, devido à formação de áreas de instabilidade com pancadas de chuvas isoladas e ventos fortes. Valores mínimos abaixo dos 20% são possíveis entre setembro e o mês de outubro.

“Em outubro, o período de chuvas será mais dentro das médias, regular com o prognostico de chuva mais ao Sul e Central e mais irregular em todas as outras regiões. A região Norte e parte do Nordeste deve em atraso no início das chuvas ficar próximo ou ligeiramente abaixo das médias para o estado. Em novembro, há chance de enchentes e as chuvas podem ficar localmente acima das médias em algumas nas regiões do Sul e Sudoeste e dentro das médias nas regiões Norte, abaixo no Nordeste e Oeste do Estado. Pancadas de chuva, trovoadas e rajadas de ventos, até fortes surgem nos fins de tarde e à noite”, explicou o meteorologista.

VENTO

De acordo com Abrahão, ventos mais fortes e intensos podem ser identificados no Sul, Sudoeste, Sudeste e Centro do Estado, principalmente no mês de outubro e parte de novembro.

Há 90% de probabilidade em ocorrer danos consideráveis no Centro-Sul, 70% nas regiões Sudeste e Leste e de 50% nas regiões Oeste e Norte do estado causados por ventos de rajadas e pancadas muito fortes de chuvas.

A chegada de frentes associadas aos ventos fortes pode trazer também, descargas elétricas, trovoadas e pancadas de chuva associados ao granizo nesses dois primeiros meses da estação.

PRIMAVERA

Primavera começou às 8h44min de 22 de setembro e terminará às 5h20min de 21 de dezembro de 2024 em Mato Grosso do Sul.

A estação é caraterizada pela

  • Floração de plantas
  • Aumento da umidade
  • Retorno das chuvas
  • Dias mais longos/noites mais curtas
  • Transição entre inverno (seca) e verão (chuvoso)

Há 66% de probabilidade de ocorrência de La Niña de novembro/dezembro de 2024 a março de 2025.

Mas, também há 55% de chance de um evento climático neutro se manter até o final do ano e seguir até o começo do outono de 2025.

 

PREVISÃO DO TEMPO

Feriado natalino promete ser chuvoso em todo o Mato Grosso do Sul

A partir da tarde de hoje (25) até a quinta-feira (26), o sol pode até dar as caras, mas a previsão é de aumento de nebulosidade, que vem com possibilidade de trovoadas

25/12/2024 12h26

Campo Grande, Corumbá e os extremos Norte e Sul do Estado passam os dias 25 e 26 debaixo de chuva e trovoadas isoladas

Campo Grande, Corumbá e os extremos Norte e Sul do Estado passam os dias 25 e 26 debaixo de chuva e trovoadas isoladas Gerson Oliveira/Correio do Estado

Continue Lendo...

Mato Grosso do Sul deve ter uma sequência chuvosa do feriado natalino, já que boa parte do Estado está sob influência do avanço de uma frente fria, junto da atuação de áreas de baixa pressão atmosférica, que somado ao deslocamento de cavados, contribuem para instabilidade atmosférica em todo o Estado. 

Boletim elaborado pelo Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul (Cemtec), indica, por exemplo, que a partir da tarde de hoje (25) até a quinta-feira (26) o sol pode até dar as caras, mas a previsão é um aumento de nebulosidade quem vem com uma possibilidade de chuvas. 

Conforme o Cemtec, há chances de chuvas com intensidade forte, bem como a possibilidade de tempestades, que podem vir acompanhadas tanto de raios como também de rajadas de vento. 

Nas regiões sul e sudeste de Mato Grosso do Sul, os termômetros devem oscilar entre mínimas de 19-21ºC e máximas que atingem entre 26 e 30º C, trecho do Estado que pode registrar ventos acima de 60 quilômetros por hora.  

Já no sudoeste e região pantaneira, o clima promete ser um pouco mais quente, já que as mínimas ficam entre 21 e 24ºC enquanto as máximas oscilam dos 28 até 32º C. 

Para o Bolsão, leste e norte de Mato Grosso Sul há um meio termo, já que os termômetros devem variar entre mínimas de 22-24°C e máximas de 28-31°C. 

Demais regiões

Para a Capital de Mato Grosso do Sul, a partir do período da tarde o campo-grandense deve enfrentar muitas chuvas, com pancadas e trovoadas isoladas que se mantém até o período noturno, com temperaturas que oscilam entre 22 e 28 ºC, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Já amanhã (26), apesar da grande incidência de nuvens sobre a Cidade Morena, Campo Grande deve ver o tempo mais aberto já que não há chuva prevista, porém os termômetros indicam tendência de queda, com mínimas de 21 e máximas de até 26ºC.

Não diferente da Capital, a Cidade Branca de Corumbá também enfrenta uma quarta-feira de Natal chuvosa, apesar das temperaturas que podem bater máxima de 30 ºC. 

Também a quinta-feira (26) promete ser de chuva em Corumbá, porém com intensidade menor, que vem aliada à elevação da temperatura, fazendo os termômetros da Cidade Branca oscilarem entre 19 e 32 ºC. 

No Norte de Mato Grosso do Sul, o município de Pedro Gomes também enfrenta uma quarta-feira (25) natalina debaixo de muita chuva, com nuvens e trovoadas isoladas que se estendem até o período noturno. 

Entre hoje e amanhã (26), a previsão do tempo Pedro Gomes também indica uma leve queda na temperatura, com máximas que caem pelo menos um grau, dos 30 º C registrados nesta quarta-feira (25).

Já no extremo oposto do mapa, a manhã de Natal que começou tranquila em Mundo Novo deve evoluir para um período da tarde e noite debaixo de muita chuva, com trovoadas isoladas em todo o município. 

Mesmo que essa chuva faça os termômetros caírem hoje (25), com máximas que batem 28 e mínimas de 22º C, amanhã (26), sem qualquer possibilidade de chuva, a tendência observada deve ser uma elevação que pode fazer a temperatura atingir a casa de 30ºC. 

 

Assine o Correio do Estado

TURISMO

Balneário de Bonito reabre após interdição pelas chuvas

Atrativo foi fechado no último domingo (22), quando em menos de duas horas o município já tinha registrado quase cem milímetros de chuva

25/12/2024 11h00

Longe cerca de 7 km do centro de Bonito MS, é possível acessar o balneário através de carro próprio

Longe cerca de 7 km do centro de Bonito MS, é possível acessar o balneário através de carro próprio Reprodução/Internet

Continue Lendo...

Desde as primeiras horas desta manhã de Natal, ou bonitenses ou quem visita "Capital do Ecoturismo em Mato Grosso do Sul", receberam um verdadeiro "presente" para quem está no município para curtir os atrativos, já que o Balneário Municipal foi finalmente reaberto após interdição. 

Graças às chuvas registradas desde a madrugada do último domingo (22), o atrativo precisou ser fechado, como bem acompanhou o Correio do Estado, já que o nível do Rio Formoso subiu "significativamente" depois dos mais de 70 milímetros de precipitação registrada nessa ocasião. 

Ao Correio do Estado, a secretária municipal  de Turismo, Indústria e Comércio, Juliane Ferreira Salvadori detalhou na manhã de Natal desta quarta-feira (25) que o balneário voltou ao funcionamento normal de suas atividades. 

Considerada uma medida de segurança, para os colaboradores e banhistas que frequentam um dos principais atrativos de Bonito, o Executivo usou as redes sociais até mesmo para pedir compreensão dos visitantes. 

Isso porque, é necessária uma diminuição no nível do Rio Formoso para que oficialmente, e de forma segura, a Prefeitura Municipal de Bonito possa liberar a entrada e funcionamento desse atrativo. 

Longe cerca de 7 km do centro de Bonito MS, é possível acessar o balneário através de carro próprio ou pelo chamado transporte compartilhado, que busca no hotel ou pousado e leva ao atrativo, que possui preço fixo e funciona entre 08h e 16h30, com opções de lanchonetes e restaurantes locais. 

Relembre

Destino comum para visitantes, quem vem tanto de outras partes de Mato Grosso do Sul como de fora do Estado, registro do Executivo mostram que esse ponto do balneário acumulou 72 mm. 

Questionado na ocasião, o meteorologista Natalio Abrahao detalhou que, em menos de duas horas, entre 04h25 e 06h40 da manhã do último domingo (22) o município já tinha somado quase cem milímetros de chuva. 

Segundo o profissional, foram 98,4 mm de chuva em menos de duas horas, com registros de enchentes e inundações, mais de 3.660 raios e ventos que atingem 52 km por hora. 

Fundado há 76 anos, Bonito fica localizado na região sudoeste de Mato Grosso do Sul e é considerada a "Capital do Ecoturismo em Mato Grosso do Sul". 

Vale lembrar que esse não é o único atrativo turístico da Cidade, já que Bonito conta com mais de 20 pontos para visitação, como por exemplo: 

  • Gruta do Lago Azul - cartão postal da cidade
  • Grutas de São Miguel
  • Grita São Mateus
  • Gruta Catedral
  • Gruta do Mimoso 
  • Abismo Anhumas
  • Nascente Azul
  • Lagoa Misteriosa
  • Rio Sucuri
  • Rio da Prata Recanto Ecológico
  • Rio Formoso
  • Aquário Natural
  • Estância Mimosa
  • Boca da Onça
  • Cachoeiras da Serra da Bodoquena
  • Balneário do Sol
  • Balneário Bosque das Águas
  • Eco Park Porto da Ilha
  • Eco Serrana Park
  • Recanto das Águas
  • Cânion do Rio Salobra
  • Fazenda Ceita Corê
  • Buraco das Araras
  • Buraco do Macaco
  • Praia da Figueira

Destino turístico certo em Mato Grosso do Sul, julho foi o último mês em que Bonito bateu recorde de turistas, recebendo 30.941 visitantes, sendo esse o maior número em nove anos, conforme dados do Observatório de Turismo e Eventos do município. 

 

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).