A partir deste sábado (2), a aplicação da vacina contra a dengue será ampliada para toda a população que tenha entre 10 e 14 anos de idade, em Campo Grande. Anteriormente, a vacina estava sendo aplicada apenas em crianças com idade entre 10 e 11 anos, mas 13% do público-alvo procurou pelo imunizante.
Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), cerca de 28 mil crianças entre 10 e 11 já podem ser vacinadas, mas apenas 3,6 mil receberam a dose.
"Com a resolução do Governo Estadual para que ampliássemos o público-alvo, a Sesau optou por manter o foco nas crianças de 10 e 11 anos por mais essa semana e, a partir de sábado, iniciar a vacinação daquelas que tenham até 14 anos", explica a superintendente de vigilância em saúde, Veruska Lahdo.
Uma estratégia para alcançar mais crianças é a aplicação das vacinas em escolas da Capital, que começou ontem (29).
Segundo a Sesau, a Escola Municipal Dr. Plínio Barbosa Martins foi a primeira a participar da ação, com vacinação ainda exclusiva em crianças de 10 e 11 anos.
A pasta informou que 79 crianças receberam a vacina ontem, mediante autorização prévia dos responsáveis. Ainda há dados para mensurar algum índice de recusa entre os familiares.
A ampliação das doses para o restante do público também é um método que visa o aumento na cobertura vacinal.
"Estamos cientes que o quantitativo de doses não é suficiente para todo esse público de mais de 65 mil crianças e adolescentes, mas justamente pela baixa procura que optamos por ampliar a faixa etária", disse a Secretária Municipal de Saúde, Rosana Leite.
Saiba mais
Ao longo desta sexta-feira (1º), duas escolas estão recebendo a ação: Escola Municipal Valdete Rosa da Silva, no Jardim Macaúbas, e Escola Municipal Coronel Sebastião Lima, no Jardim Serradinho.
O cronograma prevê ainda a vacinação, no dia 8 de março, na Escola Municipal Fauzy Scaff, no Bairro Nova Campo Grande.
As demais datas e locais ainda estão sendo definidos pela secretaria. Durante o final de semana, a Sesau realizará plantão de vacinação, com apoio de shoppings para facilitar o acesso às doses.