Cidades

Internacional

Projeto pantaneiro de preservação do tatu-canastra é finalista do 'Oscar Verde'

Prêmio será entregue na próxima quarta-feira (29), na Inglaterra, pela filha da rainha Elizabeth II

aliny mary dias

27/04/2015 - 09h00
Continue lendo...

Um projeto sul-mato-grossense está na final de um concurso internacional conhecido como Oscar Verde, o Green Oscars. Mais de 200 projetos de todo o mundo disputaram o título e sete estão na final, entre eles o Tatu-Canastra Pantanal, um projeto de pesquisa pioneiro sobre o animal.

O prêmio para o melhor projeto ambiental sobre conservação será entregue na próxima quarta-feira (29), em Londres, na Inglaterra. O evento será comandado pela princesa Anne, a filha da rainha Elizabeth II.

Além do projeto sul-mato-grossense, concorrem ao prêmio pesquisadores da Philipinas, Colômbia, Indonésia, África e Índia.

O francês Arnaud Desbiez, de 40 anos, é o fundador do projeto, que começou efetivamente em 2011, em solo pantaneiro.

TATU-CANASTRA

O Tatu-Canastra é a maior espécie de tatu existente. Devido ao seu comportamento de viver embaixo da terra e em baixas densidades populacionais, contribuem para que esta espécie ameaçada seja muito pouco conhecida.

Hoje o Projeto Tatu-Canastra – Pantanal é o primeiro projeto de pesquisa em longo prazo dedicado a conhecer sua ecologia neste bioma utilizando radiotransmissores, armadilhas fotográficas, levantamento e pesquisa de suas tocas, monitoramento de indivíduos e mapeamento de sua área de uso e entrevistas com a comunidade local.

Recentemente, o projeto expandiu seus estudos a outras espécies de Xenarthras, como tamanduás e os tatus como por exemplo o tatu-de-rabo-mole (Cabassous unicinctus). O tatu-canastra junto com outras espécies de Xenarthras são considerados embaixadores da nossa biodiversidade, servindo como excelentes modelos para a educação ambiental e programas para iniciativas de conservação de espécies ou preservação de biomas nacionais e internacionais.

Violência

Suspeito de tentativa de homicídio morre após confronto com a PM em MS

Homem apontado como envolvido em ataque ocorrido durante a madrugada teria reagido à abordagem da Força Tática; duas armas foram apreendidas

19/06/2026 16h44

Foto: Divulgação

Continue Lendo...

Um homem identificado como Jhony Wesley, de 32 anos, suspeito de envolvimento em uma tentativa de homicídio registrada na madrugada desta sexta-feira (19), morreu após entrar em confronto com policiais militares da Força Tática no Jardim Carandá, em Três Lagoas. A ocorrência mobilizou equipes da Polícia Militar, da Polícia Civil e da Perícia Técnica.

Segundo informações apuradas no local, os militares receberam uma denúncia de que um dos suspeitos de participar da tentativa de homicídio estaria escondido em um clube de locação para festas localizado na Rua Milton César Damasceno.

Durante as diligências, os policiais encontraram uma motocicleta com características semelhantes à utilizada na ação criminosa investigada.

Ao realizarem a checagem do veículo, os policiais avistaram um homem saindo do interior do estabelecimento.

Conforme relato da equipe, o suspeito estaria armado com um revólver. Os militares afirmam que foi dada ordem de parada, mas o homem não obedeceu e tentou retornar para dentro do imóvel.

De acordo com a versão apresentada pela Polícia Militar, o suspeito reagiu à abordagem e teria efetuado disparos contra os policiais. Houve revide e o homem acabou sendo atingido durante o confronto.

Após a troca de tiros, o suspeito foi socorrido pelos próprios policiais e encaminhado ao Hospital Auxiliadora. Apesar dos esforços da equipe médica, ele não resistiu aos ferimentos e morreu na unidade de saúde.

Durante a ocorrência, foram apreendidas duas armas de fogo que estariam em posse do suspeito, além da motocicleta encontrada no local. 

A Polícia Militar ressaltou que os proprietários do clube de festas não possuem qualquer relação com os fatos investigados. O espaço é utilizado para locações privadas e, segundo as informações levantadas até o momento, não há indícios de participação dos responsáveis pelo estabelecimento na ação criminosa.

Equipes da Polícia Civil e da perícia técnica realizaram os levantamentos no local do confronto. O caso será investigado para esclarecer as circunstâncias da ocorrência e a possível participação do suspeito na tentativa de homicídio registrada horas antes.

Tentativa de Assassinato

A ocorrência que terminou com a morte de um suspeito durante confronto com a Polícia Militar teve origem nas investigações de uma tentativa de homicídio registrada horas antes no bairro São João, em Três Lagoas.

Na madrugada desta sexta-feira (19), um jovem de 20 anos foi alvo de diversos disparos de arma de fogo e sobreviveu após conseguir fugir dos atiradores, mesmo ferido.

Segundo informações apuradas, a vítima foi atingida por cinco tiros que acertaram os braços, o abdômen e as costas. Mesmo baleado, o rapaz correu por ruas da região e pulou muros de imóveis até encontrar abrigo em uma residência na Rua Beato Antônio Frederico Ozanam.

Os moradores acionaram o Samu, que realizou os primeiros atendimentos e encaminhou o jovem ao Hospital Auxiliadora.

À polícia, a vítima relatou que havia ido até uma residência acompanhado de um amigo para cobrar uma dívida. No local, segundo seu relato, dois homens usando capacetes surgiram e passaram a efetuar vários disparos em sua direção. Mesmo ferido, ele conseguiu escapar correndo e buscar ajuda.

Após o atentado, equipes da Polícia Militar receberam informações sobre o paradeiro de um dos suspeitos e iniciaram diligências que levaram os policiais até um clube de locação para festas no Jardim Carandá. Durante a abordagem ocorreu o confronto que resultou na morte de Jhony Wesley, de 32 anos.

A Polícia Civil investiga o caso e trabalha para esclarecer todas as circunstâncias da tentativa de homicídio e da intervenção policial.

 

tempo

Chuva antecede chegada do inverno em Mato Grosso do Sul

Garoa acontece horas antes do jogo Brasil x Haiti e, inclusive, pode "arruinar" os planos da torcida que planejava assistir a partida em bares, restaurantes ou na Cidade da Copa

19/06/2026 16h10

Poças d'água, em ruas de Campo Grande, em razão da chuva

Poças d'água, em ruas de Campo Grande, em razão da chuva GERSON OLIVEIRA

Continue Lendo...

Sexta-feira de jogo do Brasil está chuvosa no centro-sul de Mato Grosso do Sul.

Garoa, raios, trovoadas, ventos e clima fresco ganharam força a partir das 14 horas em Campo Grande, Dourados, Sidrolândia, Ponta Porã, Maracaju, Nova Alvorada do Sul, Rio Brilhante, Douradina, Fátima do Sul, Mundo Novo, Naviraí e Sete Quedas.

A chuva acontece na antevéspera da estação de inverno, que chega às 04h24min deste domingo (21) no Brasil.

A precipitação acontece horas antes do jogo Brasil x Haiti, que ocorre às 20h30min (horário de Mato Grosso do Sul). Inclusive, o tempo chuvoso pode “arruinar” os planos da torcida que planejava assistir a partida em bares, restaurantes ou na Cidade da Copa.

Poças dRuas lamaçentas em Campo Grande. Foto: Gerson Oliveira

A pancada provocou ligeira queda nas temperaturas (de 26°C para 20°C na Capital), aumentou a umidade relativa do ar e melhorou a qualidade do ar/de respiração.

De acordo com o meteorologista Natálio Abrahão, até às 15h45min, 7,2 milímetros foram registrados na região do shopping e 6,4 milímetros na Vila Popular.

A previsão é de mais chuva para hoje (19) e amanhã (20). "A chuva vai continuar e chegar aos 18 milímetros até às 22 horas desta sexta em Campo Grande. [No sábado, a chuva] continua bem fraca pela manhã e a noite começa a esfriar. Recomendo cuidados com moradores de rua e trabalho noturno", detalhou Abrahão ao Correio do Estado.

Vale ressaltar que o tempo chuvoso não causou estragos significativos, na tarde desta sexta-feira (19), em Campo Grande.

O avanço de uma frente fria aumentou a formação de nuvens e favoreceu a ocorrência de pancadas. Após a chuva, a temperatura cai e o frio de inverno chega com tudo a partir de terça-feira (23).

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou alerta amarelo, de chuvas intensas (perigo potencial), para norte, sul e oeste de Mato Grosso do Sul.

Com isso, ventos de 40-60 km/h e 20-30 milímetros/hora ou 50 milímetros/dia são esperados nas próximas horas. Há leve risco de quedas de árvores.

CUIDADOS

O tempo chuvoso requer cuidados aos sul-mato-grossenses, como:

  • Em caso de chuva: não enfrentar pontos de alagamento ou enxurradas; procurar rotas alternativas no trânsito e dirigir devagar;
  • Em caso de raio: evitar locais abertos; não ficar debaixo de árvores; não ficar próximo a cercas de metal; ficar calçado e desligar eletroeletrônicos da tomada;
  • Em caso de granizo: deve-se tomar cuidado no deslocamento após chuva de granizo, pois o chão fica escorregadio.
  • Em caso de vendaval: permaneça em local abrigado; evite se abrigar debaixo de árvores.

INVERNO

Inverno começará às 04h24min deste domingo (21 de junho) e terminará em 22 de setembro de 2026.

É caracterizado pelo:

  • frio
  • clima gelado/fresco
  • temperaturas baixas e em queda
  • ocorrência de geadas/nevoeiros
  • tempo seco
  • pouca chuva
  • baixo índice pluviométrico
  • estiagem
  • baixa umidade relativa do ar

Durante a estação, noites serão mais longas e dias serão mais curtos.

 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).