A quarta edição da campanha “Eu Sou Cidadão Solidário”, teve seu lançamento oficial na última terça-feira (17), na Delegacia da Polícia Federal em Campo Grande e contou com a presença de autoridades. A iniciativa busca a ampliação do volume de recursos que serão destinados a projetos sociais.
Apesar da campanha ter sido lançada nesta terça-feira, ela terá seu início oficial, a partir do dia 23 de março, que é quando se inicia o prazo para declaração de Imposto de Renda de 2026, ano base 2025.
A iniciativa visa a destinação de até 6% do Imposto de Renda da Pessoa Física para fundos da pessoa idosa e da criança e do adolescente.
Bons resultados
Com bons números no ano de 2025, o Mato Grosso do Sul obteve o oitavo maior volume de destinações entre os estados, com cerca de R$ 11,2 milhões. No entanto estima-se que o estado tem potencial de arrecadar 20 vezes mais, fazendo com o montante pudesse alcançar os R$ 200 milhões.
“Temos que levar essa mensagem à sociedade. São R$ 200 milhões que poderiam ser destinados a projetos sociais apenas em Mato Grosso do Sul. Esse recurso ajudaria a resolver grande parte dos problemas enfrentados pelas entidades”, afirmou o delegado da Receita em Campo Grande, Zumilson Custódio da Silva.
De acordo com o delegado, a destinação não gera custo algum ao contribuinte. O é devolvido com correção, no caso de restituição ou pode ser abatido do imposto devido.
O delegado ainda completa.
“O desafio é fazer com que as pessoas entendam a importância desse gesto. O contribuinte paga o valor definido até 29 de maio e depois recebe o recurso de volta na restituição”.
A promotora de Justiça Fabrícia Barbosa Lima afirmou que o Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPE-MS) acompanha as aplicações dos recursos e garante que não possui irregularidades, e que o dinheiro é bem aplicado.
“Posso garantir a quem tem dúvida que o dinheiro é bem aplicado. Podem confiar: ele está sendo corretamente utilizado”, disse.
Ela ainda reforça que as equipes responsáveis pela área de Infância e Adolescência do MPE-MS realizam visitas nas entidades que são beneficiadas e constataram a efetividade das ações.
Para Marcos Henrique Marques, membro do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, o dinheiro que é destinado para essas instituições é muito bem-vindo e bem cuidado, ele ainda afirma que os recursos são rigorosamente fiscalizados.
Já Astrit Rebhein Siqueira, titular do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, ressalta a importância da destinação desses recursos.
“As pessoas não fazem ideia da importância desse dinheiro. Ele melhora tudo nas entidades, inclusive a alimentação de crianças e adolescentes”, disse.

