A “Capital Estadual do Chamamé”, Rio Brilhante, completa 90 anos de emancipação político-administrativa, nesta quinta-feira (26).
Rio Brilhante está localizada no sudoeste de Mato Grosso do Sul e tem população estimada de 37.776 habitantes, segundo a estatística de população divulgada em agosto pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Além de se destacar por manter viva a cultura do Chamamé, Rio Brilhante, também conhecida como pequena cativante, é marcada por ser polo de usinas sucroalcooleiras no Estado
Localizada no sudoeste de Mato Grosso do Sul, Rio Brilhante tem fácil acesso as duas maiores cidades do Estado, sendo Campo Grande e Dourados, distante a 161 km e 67 km, respectivamente. A cidade também é servida pelas rodovias BR-163 e BR-267, que a liga aos grandes centros e portos, como é o caso do Porto Murtinho no Rio Paraguai, sendo, desta forma, situada em um ponto estratégico.
Em 1912, governo do então estado de Mato Grosso criou o Distrito de Vacaria, de Campo Grande, que foi elevado à categoria de vila no dia 26 de setembro de 1929, por meio de lei estadual, sendo emancipada no ano seguinte. O município ainda passou pela denominação de Caiuás, até ter o nome atual oficializado, o que ocorreu em 1948.
O crescimento econômico da cidade foi impulsionado pela agricultura. No entanto, o maior desenvolvimento ocorreu após as instalações de usinas do ramo sucroalcooleiro, que aumentaram a arrecadação do município e transformaram Rio Brilhante em um dos maiores produtores de cana-de-açúcar do estado.
Em 2011, por lei municipal e estadual Rio Brilhante recebeu o título, sendo reconhecida a Capital do Chamamé, com o objetivo de resgatar as raízes musicais de Mato Grosso do Sul.
OBRAS
Nesta quinta-feira (26), em comemoração ao aniversário da cidade, governador Reinaldo Azambuja (PSDB) entregou obras, equipamentos e lançou licitaçãoes, que totalizam R$ 31 milhões em investimentos.