Cidades

DE OLHO NO FUTURO

'Rolê na 14 de julho' é alvo de discussão na Câmara de Campo Grande

Entre sucesso de público e reclamação dos comerciantes, o chamado Corredor Gastronômico, Turístico e Cultural da rua no "coração" da Capital é pauta de audiência pública na Casa de Leis na próxima sexta (1º de novembro)

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No "coração" de Campo Grande, a instituição da Rua 14 de Julho como Corredor Gastronômico Turístico e Cultural se mostrou sucesso de público e se tornou o novo "rolê" dos campo-grandenses, porém, acumula reclamações por parte de comerciantes e será pauta de audiência pública na Câmara Municipal na próxima sexta-feira (1º de novembro). 

Conforme publicado na manhã de hoje (28) no Dário Oficial de Campo Grande, a audiência pública está agendada para às 09h da próxima sexta-feira, marcada para acontecer no plenário Oliva Enciso da Casa de Leis. 

Na Casa, o assunto fica a cargo da Comissão Permanente de Cultura da Câmara Municipal, que na atual legislatura é composta pelos seguintes vereadores: 

  • Ronilço Guerreiro (presidente), 
  • Júnior Coringa (vice), 
  • Beto Avelar, 
  • Professor Juari e 
  • Gilmar da Cruz.

Essa oportunidade é estendida tanto para os empresários - que chegaram a reclamar do excesso de público -, quanto à população e representantes da sociedade civil, com intuito de ouvir e compartilhar ideias que busquem o desenvolvimento. 

Segundo o presidente da Comissão, Ronilço Guerreiro, criar o corredor foi fundamental para que esse ponto da 14 se torne referência nos quesitos cultura e lazer, com resultados já visíveis, segundo o vereador. 

"É desafiador, mas precisamos discutir as melhores maneiras de fomentar o local e encontrar soluções para problemas existentes como banheiros, organização do trânsito, maneiras de apoiar o comércio e implementar melhorias que beneficiem tanto os comerciantes quanto a população", expõe Ronilço. 

Entenda

Em meados do mês de agosto a Prefeitura de Campo Grande determinou o fechamento da rua durante os fins de semana, em um plano visando expansão noturna, especialmente no período das 20h30 até às 23h30.

Toda a iniciativa buscava atender uma demanda crescente, dos bares que passaram a se espalhar em pontos da 14 de julho, com estratégia de interdição focada principalmente para às sextas-feiras; sábados e domingos. 

A instituição do corredor gastronômico veio em 28 de agosto, mas antes disso alguns dos bares já pediam o fim da interdição e reabertura da rua a partir de outubro.

"Não aos ambulantes!"? 

Já tradicional em Campo Grande, o "Festival Afronta" - da produtora de mesmo nome -, que assumidamente promove e fomenta a cultura preta; urbana; periférica e LGBTQIAPN+ em Mato Grosso do Sul, também se valeu do espaço para trazer à 14 de julho mais uma edição do evento. 

Trazendo ao palco campo-grandense até mesmo a cantora Leci Brandão, o evento sofreu represálias do movimento de bares da 14 que, chamando de "desvalorização da rua", abriu um grito de campanha que fechava uma nota de repúdio com a frase "diga não aos ambulantes". 

Conforme apontou o movimento de bares, em vídeo que circulou pelas redes sociais, a insatisfação com o fechamento da rua se deu pela presença de ambulantes e consequente baixa no consumo dos estabelecimentos que assumidamente vendem mais caro. 

"Sem [os estabelecimentos] não haverá ambulantes oferecendo bebidos a preços acessíveis. Se os bares não sobreviverem, o evento como conhecemos chegará ao fim. Infelizmente, tomando o evento de hoje como exemplo, nós bares também colaboramos para que ele acontecesse, na expectativa de fomentar o consumo em nosso espaço", citava nota assinada pelos empresários.  

Porém, a nota de repúdio foi repudiada pela própria produção do Festival, no que a Afronto considerou uma atitude "desrespeitosa, egoísta e racista", principalmente pela valorização de periferias e comunidades pelo aceso à cultura gratuita e democrática. 

A Afronta Produções destacou que, na ocasião, levou para a 14 a Feira Criativa, com 10 expositores e bar oficial do evento, ambos com as autorizações dos órgãos competentes, diferente do que foi apontado na nota dos empresários sobre "instalação desorganizada de barracas de bebidas".

"Além disso, não concordamos com a forma colocada na nota com relação à insatisfação com os ambulantes presentes, pessoas que, assim como os artistas e público do Afronta, fazem parte da sobrevivência e dignidade na periferia. As críticas dos bares demonstra falta de compreensão sobre a importância da ocupação dos espaços públicos por movimentos que promovem diversidade, inclusão e resistência", frisam, 
 

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TRANSPORTE HIDROVIÁRIO

Após veto à dragagem, Antaq acelera 'privatização' do Rio Paraguai

Rio Madeira, na região norte do País, perdeu o status de prioridade e agora a agência promete agiliar o andamento do processo do rio pantaneiro

04/12/2024 14h15

No ano passado, quando o Rio Paraguai chegou ao pico de 4,24 metros em Ladário, foram embarcados mais de 6 milhões de toneladas de minério

No ano passado, quando o Rio Paraguai chegou ao pico de 4,24 metros em Ladário, foram embarcados mais de 6 milhões de toneladas de minério

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Depois de o Ibama barrar a dragagem de manutenção do Rio Paraguai, a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) decidiu acelerar o processo que prevê a 'privatização' da hidrovia e assim atribuir ao vencedor desta licitação a responsabilidade pela remoção dos bancos de areia que atrapalham o transporte, principalmente, de minério de ferro. 

A previsão inicial da Antaq era fazer a concessão do Rio Madeira, que liga Porto Velho (RO) a Itacoatiara (AM), prevista para ser levada a leilão na B3, em São Paulo, até março do próximo ano. 

Agora, porém, as prioridades mudaram, conforme explicou o o diretor-geral da Antaq, Eduardo Nery, em entrevista à rádio CNN. “Estamos apostando que a hidrovia do Paraguai será a primeira concessão a ser realizada. A meta é fazer essa audiência pública até fevereiro. Para que no ano que vem, possivelmente no começo do segundo semestre ou no final do primeiro semestre, a gente tenha o edital lançado. De qualquer jeito, será realizada ainda em 2025. É uma meta totalmente viável”, afirmou. 

A tarifa da concessão da hidrovia deve ser anunciada ainda em dezembro, segundo Nery. O valor não foi divulgado, mas o diretor da Antaq afirmou que a tarifa será abaixo do esperado pelo mercado para cobrir investimentos, como dragagem e sinalização, e despesas com manutenção da hidrovia.

“É uma tarifa muito atrativa. Isso nos deixa muito animados em relação à consistência do projeto, quanto à atratividade da tarifa. A tarifa terá um preço bem interessante, o que vai tornar o modal mais atrativo”, afirmou o diretor-geral.
Transporte

No ano passado foram despachadas 7,91 milhões de toneladas de grãos e minérios embarcados em portos da região de Corumbá e Porto Murtinho,, representando recorde histórico e alta de quase 73% na comparação com o ano anterior. Isso equivale à retirada de cerca de 160 mil carretas das rodovias ao longo de um ano. 

Só em minérios foram 6 milhões de toneladas. Em segundo lugar veio a soja, despachada a partir de Porto Murtinho, com 1,62 milhão de toneladas.

Neste ano, porém, por causa da escassez de chuvas, o cenário é desolador e o rio chegou a atingir seu menor nível em 124 anos, ficando em 69 centímetros abaixo de zero na régua de Ladário. O recorde anterior havia ocorrido em 1964, quando a régua marcou 61 centímetros abaixo de zero. 

Desde meados de outubro, após o retorno das chuvas, o nível começou a subir e nesta quarta-feira amanheceu em 34 centímetros em Ladário. Mas, para que o transporte possa ser retomado a pleno vapor, terá de subir mais 1,2 metro.

QUEDA

E por falta de água, o transporte de minérios e soja nos primeiros nove meses de 2024 caiu 60% na comparação com igual período do ano passado, recuando de 6,88 milhões de toneladas para apenas 2,78 milhões. 

Para se livrar da dependência das chuvas, a alternativa seria a remoção de pelo menos quatro grandes bancos de areia entre Corumbá e Porto Murtinho. Em julho deste ano o presidente do Ibama chegou a prometer a liberação da chamada dragagem de manutenção, o que garantiria a navegabilidade durante o ano inteiro, inclusive nos períodos de estiagem.

Mais adiante, porém, o Instituto recuou e passou a exigir Estudo de Impacto, algo que demora até dois anos para ser concluído. O Governo Federal já disponibilizou R$ 95 milhões para bancar estas dragagens e o DNIT chegou a mobilizar equipamentos para dar início aos trabalhos. Mas, com o recuo do IBAMA, tudo foi suspenso. 

Agora, conforme declarou o diretor da Antaq, esse serviço de dragagem terá de ser feito pela empresa que vencer a licitação, indicando que a concessão seria uma forma de driblar os setores do próprio governo federal contrários à remoção dos bancos de areia. 

Segundo o DNIT, com a chamada de dragagem se resume a remover os bancos de areia de um lugar para outro no fundo do rio. Ou seja, ao contrário da dragagem tradicional, nada seria retirado do leito, impedindo assim que este trabalho pudesse afetar o nível ou a velocidade das águas. 

Atualmente, o transporte ocorre principalmente no chamado tramo sul, entre Corumbá e Porto Murtinho. A privatização, porém, deve incluir também os 680 quilômetros entre Corumbá e Cáceres, em Mato Grosso. Neste trecho já são feitas dragagens rotineiras de manutenção. 

PEDÁGIO 

Já está definido pela Antaq que o pedágio só poderá ser cobrado após a implementação das benfeitorias nas vias, como sinalização, balizamento, obras de dragagem e disponibilização de cartas náuticas digitais.

Hoje, nenhum rio brasileiro conta com as benfeitorias previstas para serem implementadas pelas concessionárias, consideradas básicas do transporte hidroviário. No jargão do mercado, os rios por onde trafegam cargas no Brasil são vias navegáveis, não hidrovias estruturadas. 

O Brasil conta hoje com 42 mil km de vias navegáveis, mas a extensão utilizada é de apenas 19.200 km, por onde trafegaram 128 milhões de toneladas de mercadorias em 2023. 

Nos Estados Unidos, apenas o rio Mississippi transporta por volta de 400 milhões de toneladas de carga por ano. 
O transporte hidroviário é atrativo ao gerar economia para o embarcador. Em média, uma barcaça transporte 1.500 toneladas em cargas, volume que exigiria o uso de 60 carretas. 

Segundo a Confederação Nacional da Agricultura (CNA) , o transporte hidroviário propicia uma redução de 30% nos custos quando comparado ao transporte rodoviário. A emissão de dióxido de carbono (CO2) é estimada em um quarto do que é emitido pelo transporte rodoviário e em dois terços do que é gerado pelo ferroviário.

Após a privatização, conforme a Antaq, o volume a ser transportado pelo Rio Paraguai pode aumentar em pelo menos quatro vezes.

 

Julgamento

Por razão pessoal, testemunha de defesa é ouvida antes da acusação no Caso Sophia

Além dela, Babington Vieira da Costa, testemunha de acusação, investigador de policia, também foi ouvido pela manhã

04/12/2024 12h24

Cybelle Amaral Pires, primeira testemunha a ser ouvida

Cybelle Amaral Pires, primeira testemunha a ser ouvida Foto: Marcelo Victor / Correio do Estado

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Cybelle Amaral Pires, testemunha de defesa da amiga Stephanie de Jesus Silva, mãe de Sophia, foi a primeira a ser ouvida no júri popular que também julga Christian Campoçano Leitheim, iniciado nesta quarta-feira (4).

O fato inverte a lógica de oitivas, uma vez que testemunhas de acusação são ouvidas antes de testemunhas de defesa, mudança realizada pelo juiz Aluizio Pereira dos Santos, titular da 2ª Vara do Tribunal do Júri, de Campo Grande,  uma vez que Cybelle está amamentando a filha de quatro meses.

Durante seu depoimento, Cybelle Amaral Pires disse que Sophia foi planejada por Stephanie, que a mãe da criança sempre foi trabalhadora e que fazia bolos para vender nos momentos em que estava desempregada.

De acordo com a testemunha de defesa, madrinha de Sophia, quando estava na casa da da criança, tudo permanecia organizado e limpo, entretanto, acabou se afastando da amiga quando esta foi viver com Christian.

Em seu depoimento disse que nunca viu a amiga bater na criança, inclusive lembra-se de ouvir Stephanie alegar que a filha era “sua força”. Enquanto falava, Stephanie chorava.

Cybelle disse que Sophia permanecia na casa da avó paterna enquanto a amiga trabalhava, e que existia uma Sthepanie “antes e depois” de Christian.  “A gente era bem amiga e depois que ela começou a namorar com o Christian, mudou e se afastou”, disse.

Conforme a testemunha, o motivo do término do relacionamento de Stephanie e Jean foi traição, contudo, disse que apesar de traída, Stephanie nunca demonstrou comportamento homofóbico.

Junto da amiga no dia 8 de janeiro, Cybelle Amaral disse ter visto a criança bem com a mãe. Dias depois, disse saber da morte de Sophia por parte da imprensa.

Além dela, Babington Vieira da Costa, testemunha de acusação, investigador de policia, lotado na delegacia de homicídios também foi ouvido pela manhã.  

De acordo com o cronograma previsto, serão ouvidas testemunhas durante a manhã, entre elas - duas testemunhas de acusação, arroladas pelo Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS); cinco testemunhas de defesa de Stephanie,  investigador de polícia, médica e médico legista.

Às 13h começam as oitivas de cinco testemunhas de defesa de Christian Campoçano Leitheim. Os réus serão ouvidos depois, mesmo que o julgamento avance noite adentro.

No segundo dia de julgamento serão realizados os debates de acusação e defesa, seguidos pela votação dos quesitos e sentença final do caso. O julgamento teve início às 8h36, ao passo que os réus adentraram ao plenário por volta das 8h40.

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