Cidades

MAIOR HOSPITAL DE MS

Santa Casa vira megapronto-socorro com suspensão de cirurgias e consultas

Em função de crise financeira, consultas e cirurgias eletivas estão suspensas; atendimento do hospital foca em urgência e emergência

Continue lendo...

Com um rombo nas contas de R$ 158 milhões em 2024, e após suspensão de cirurgias, a Santa Casa de Campo Grande está se transformando em um megapronto-socorro. 

Isso porque a crise financeira do hospital levou à suspensão de atendimentos ambulatoriais de várias especialidades, entre elas, ortopedia e cirurgia cardiovascular (duas das especialidades principais do hospital), e apenas atendimentos de urgência e emergência estão sendo realizados. 

A equipe de reportagem do Correio do Estado viu de perto a situação do hospital. Quem pensa que com a suspensão dos atendimentos ambulatoriais e das cirurgias eletivas a situação seria de tranquilidade, pode estar enganado. O setor de urgência e emergência tem demandado bastante do hospital, com pacientes, a maioria deles com traumas ortopédicos, lotando as alas do pronto-socorro, inclusive os corredores. 

No pronto-socorro da Santa Casa, as alas verde e azul do pronto atendimento são as mais lotadas da unidade, com os pacientes com menor grau de urgência sendo atendidos em macas nos corredores.

De acordo com o diretor técnico da Santa Casa, William Leite Lemos, o fluxo tumultuado dessas alas visitadas pela reportagem ocorre em razão de reformas que estão sendo feitas no setor de urgência e emergência do hospital, em função disso, pacientes foram realocados para outros espaços. 

O setor de urgência e emergência da Santa Casa vem operando acima de sua capacidade estrutural, por conta disto, a quantidade de leitos e de médicos deveria ter sido ampliada de acordo com a demanda atual.

Conforme informado pelo diretor técnico, em Campo Grande, pelo menos mais mil leitos deveriam ser implementados para o atendimento de pacientes. Atualmente, 70% dos pacientes atendidos no hospital são da Capital e 30% são transferidos das redes municipais de saúde de cidades do interior do Estado.

Na área vermelha do hospital, que, na teoria, teria a capacidade de atender apenas seis pacientes, vem operando com o dobro de sua capacidade.

Nessa situação atual, o efetivo médico, por exemplo, deveria ser ampliado com mais 2 médicos por período, 12 enfermeiros e 48 técnicos de enfermagem para suportar a demanda.

ALTA DEMANDA

Os motivos da alta demanda de atendimentos no pronto-socorro do hospital podem ser atrelados, segundo a direção técnica do hospital, a reflexos do momento pós-pandemia de Covid-19 e também à transferência de pacientes de cidades do interior do Estado, onde quase não há atendimentos de média e alta complexidade hospitalar.

Casos de insuficiência respiratória de pacientes que contraíram Covid-19 vêm chamando a atenção dos médicos do hospital e podem estar contribuindo para esta demanda de atendimentos nas alas de menor urgência do pronto-socorro do hospital.

Pacientes que são de cidades do interior de Mato Grosso do Sul frequentemente são transferidos para a Santa Casa da Capital, possivelmente em razão da falta de estrutura de atendimento médico do sistema de saúde dos municípios, sobrecarregando as alas médicas do pronto-socorro.

“A Santa Casa recebe atendimentos da mais alta complexidade com custos elevados vindos de Campo Grande e das diversas cidades do nosso estado. Os muitos municípios do nosso estado, por não terem condições de dar assistência adequada, enviam o paciente para a Santa Casa, o que aumenta sobremaneira os custos da instituição. Tudo isso somado resulta, inevitavelmente, no desabastecimento de insumos. Assim, é factual a dificuldade em mantermos o abastecimento de materiais e medicamentos e a assistência como um todo sem atenção adequada do poder público”, informou a Santa Casa, em nota enviada ao Correio do Estado.

Há também a percepção da equipe médica de que casos clínicos que poderiam ser atendidos em Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e até em Unidades Básicas de Saúde (UBSs) acabam sendo transferidos para o pronto atendimento da Santa Casa, aumentando a demanda.

SUSPENSÃO DE CIRURGIAS

Conforme informado pela direção do hospital, a suspensão das cirurgias eletivas também ocorreu em função do desabastecimento de insumos na Santa Casa, pois demandam recursos e equipamentos para serem mantidas em atividade.

Sua suspensão foi decidida como uma forma de o hospital cortar gastos na realização de consultas e cirurgias, suspendendo estes procedimentos de especialidades que não se enquadram como urgência e emergência médica.

Desta forma, os insumos que estão escassos na Santa Casa podem ser utilizados nos setores de urgência e emergência que seguem atendendo pacientes, como o pronto-socorro (alas vermelha, amarela, verde e azul), o centro de terapia intensivo (CTI) e a unidade de terapia intensiva (UTI).

Conforme informou a direção técnica do hospital, atualmente, as cirurgias eletivas suspensas na Santa Casa são das especialidades de urologia, ortopedia, cirurgia geral, cirurgia cardíaca, cirurgia plástica, angiologia cirúrgica, cirurgia vascular e cardiopediatria

Assine o Correio do Estado

Cidades

Cantora brasileira morre após cirurgia estética na Turquia

O procedimento foi antecipado para o domingo anterior (15) mesmo o casal tendo saído com o médico na noite anterior

21/06/2025 23h00

Reprodução Instagram

Continue Lendo...

A cantora Ana Bárbara Buhr Buldrini, de 31 anos, morreu após complicações em uma cirurgia estética realizada em uma clínica na Turquia. Mineira de Belo Horizonte, que vivia em Maputo, Moçambique, ela viajou ao país acompanhada do marido, o também cantor Elgar Miles, com quem havia se casado há pouco mais de um mês, para realizar procedimentos de lipoaspiração, mamoplastia e rinoplastia.

Segundo relato do marido nas redes sociais e ao site g1, a cirurgia, inicialmente marcada para o dia 18, foi antecipada para o domingo anterior, 15, a pedido do médico responsável, com quem o casal havia saído na noite anterior.

Elgar conta que chegou a questionar a mudança na data, já que todos haviam virado a noite, mas foi tranquilizado pelo profissional, que garantiu não haver riscos.

O procedimento, feito por meio de permuta, ocorreu por volta das 23h daquele domingo. Horas depois, Ana Bárbara sofreu uma parada cardiorrespiratória e não resistiu. O marido afirmou que a equipe médica demorou a dar informações claras sobre o estado da paciente e que, após notar a movimentação estranha dos funcionários, procurou por respostas.

"Falaram para eu ir para o quarto, os assistentes estavam agindo de forma estranha. Fiquei 1h15 esperando recebê-la", relatou. "Desci para o térreo e um médico falou que o coração dela estava batendo de forma lenta, outro já disse que ela já estava morta "

A polícia turca foi acionada e os médicos chegaram a ser detidos para prestar depoimento. Em comunicado divulgado por meio do X (antigo Twitter), o diretor Provincial de Saúde de Istambul, Abdullah Emre Güner, afirmou que o caso será investigado e que inspeções já foram feitas no hospital, na clínica cirúrgica e no consultório médico do responsável.

O corpo de Ana Bárbara será cremado neste sábado, 21, em Maputo. As cinzas devem ser enviadas posteriormente para Belo Horizonte, onde vive sua família.

Assine o Correio do Estado

Tradição e Musicalidade

1º Festival do Leite, do Queijo e da economia criativa agita Campo Grande

O evento terá apresentações musicais, desfile de cães de pastoreio, provas equinas, festa junina e muito mais

21/06/2025 17h13

Crédito: Freepik

Continue Lendo...

A Cidade Morena sediará o 1º Festival do Leite, Queijos e Economia Criativa, que acontece nos dias 27 e 28 de junho, no Parque de Exposições Laucídio Coelho, em Campo Grande.

O evento terá uma programação que promete cair no gosto popular do campo-grandense, unindo tradição, gastronomia e música que promete ser a melhor festa Junina com os mais variados eventos que vão desde provas com cavalos até gastronomia variada.

O festival tem como objetivo valorizar a cadeia produtiva do leite e promover a economia criativa regional. Para isso, contará com uma feira de produtos derivados do leite, como:

  • queijos artesanais;
  • doces e sorvetes;
  • pães;
  • geleias.

Além disso, haverá exposição de plantas, artesanatos e gado leiteiro da raça Girolando.

Anote na agenda


Com entrada gratuita, a solenidade de abertura será no dia 27 de junho, a partir das 17h, com a presença dos realizadores, produtores, autoridades e parceiros.

Na sequência, o público poderá aproveitar o tradicional Arraiá dos Amigos, da Escolinha 38, e o show da dupla Kleber e Ruan.

Aproveitando que a semana promete ser fria, tire a bota do armário e vá a caráter para prestigiar duas atividades que ocorrem ao mesmo tempo: o 4º Leilão COTTMS e a prova de Três Tambores.

Programação

27/06

  • Prova Três Tambores - 10h
  • Vistoria dos animais para o leilão - 14h
  • Início do Festival - 16h
  • Vaquinha parada (categoria adulto e infantil) - 16h30
  • Abertura oficial do Festival - 17h
  • Arraiá dos amigos - 18h
  • Show da dupla Kleber e Ruan - 19h
  • 4° Leilão COTTMS - Três Tambores - 19h
  • Fechamento dos portões - 22h

28 de junho

  • Prova de Três Tambores – às 9h
  • Apresentação de cão de pastoreio da raça border collie – às 10h30
  • Encerramento com show de Mansão e Grupo Pantaneiro – a partir das 19h30

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).