Cidades

AÇÕES EM OUTUBRO

Semana da criança tem chá revelação de rena e lançamento da Casa Sophia

Agenda de ações, de 10 a 15 de outubro, traz piquenique para família no Parque das Nações; palestra para professores da educação infantil e premiação de concurso literário

Continue lendo...

Entre os dias 10 e 15 de outubro, o espaço da antiga "Cidade do Natal" - hoje rebatizada como "Vila Morena" -, traz a agenda "Semana da Criança", com atividades que vão desde piquenique em família no Parque das Nações, inauguração da Casa Sophia e até chá revelação do icônico casal de renas que conquistou os campo-grandenses. 

Nas palavras da prefeita, Adriane Lopes (PP), a Semana da Criança é organizada pelos Conselhos de Pastores de Mato Grosso do Sul e Campo Grande (Consepams e Consepacg), entidades representadas no lançamento por Wilton Acosta e o apóstolo Edmilson Oliveira, além dos executivos Municipal e Estadual. 

Conforme Adriane, a ideia dessa semana é buscar caminhos de combater a violência contra crianças. "Conscientizando, trazendo as palestras as comunidades, segmentos, instituições que fazem o Acolhimento de crianças para esse convívio e para um despertar", diz a chefe do Executivo Municipal. 

"A gente começa é preparar nossos professores kids, que estão atuando diariamente com essas crianças, com as igrejas. É um trabalho de formação dos nossos agentes, dos nossos professores que já atuam com a criança nas nossas comunidades".

Ainda, ele sinaliza acordo firmado com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), para que a pasta execute esse trabalho nas unidades educacionais do município.

"Nosso secretário já tinha um trabalho na educação, Wilton e Edmilson tem outro, mas esses trabalhos não se falavam, mas agora queremos juntar as forças, fazendo uma campanha da conscientização da não violência", frisa Adriane. 

Trabalho conjunto

Adriane Lopes faz questão de ressaltar que, apesar do evento contar apenas com a relação dos Conselhos de Pastores, o evento é, sim, voltado para todas as religiões. 

"O combate à violência não tem religião e não tem cor. É para então nós estamos convidando todas as instituições a estarem aqui. As palestras não têm cunho religioso, são de conscientização, trazer para nossas crianças, ludicamente, como combaterem a violência, se defenderem e onde buscar o socorro, se houver algum tipo de violência que estão vivendo", afirma. 

Apontando a necessidade de políticas públicas transversais, Adriane comenta ainda a nomeação da Casa Sofia, que se trata de uma Unidade de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes (Uaica) já em ação, que terá referência a pequena criança vítima de violência em Campo Grande. 

"Não precisava ter acontecido. Mas agora temos que nos posicionar e buscar o combate a essa violência. Quando a gente abre um equipamento público, ressaltando um problema que aconteceu e impactou todas as nossas vidas, é porque a gente precisa chamar a atenção para o que está acontecendo", diz a prefeita. 

Essa entrega da "Casa Sophia" está marcada já para o próximo dia 10, data em que também será anunciado o slogan vencedor escolhido para o local, assim como também haverá a inauguração do chamado "abusômetro", que deverá medir os casos de violência contra a criança no município. 

Demais atrações

Até o dia 15 deste mês há várias programações agendadas para as crianças da Capital curtirem com toda a família. Entre essas cabe citar o piquenique marcado para o próximo dia 11, no Parque das Nações Indígenas, data que traz ainda palestras de educação preventiva e sinais de crianças vítimas de violência. 

No dia seguinte o município prepara atividades com ginástica laboral para os pequenos e responsáveis, que será seguida por painéis e palestras que antecedem a gincana com monitores dos Escoteiros do Brasil. Já na sexta-feira (13), fica marcado o "Dia E", onde instituições de defesa às crianças com deficiência e os beneficiados pelos serviços participam das atividades. 

Fica para sábado (14) o tão esperado "Chá de Revelação" das renas, sendo que o campo-grandense é quem ficará encarregado de batizar o pequeno bezerro que deve integrar a programação de fim de ano da Capital, já que, biologicamente, os filhotes costumam ficar em pé poucos minutos após nascer. 

As atrações se encerram no domingo (15), quando está marcada a premiação dos vencedores do concurso literário organizado para a Semana da Criança, com mais gincana para a criançada. Cabe ressaltar que todos os dias a partir de terça (10) terão apresentações musicais e atrações artísticas. 

 

Assine o Correio do Estado

"FAXINÃO"

Em reunião com secretários, prefeita define início de força-tarefa de limpeza e tapa-buracos

Adriane Lopes informou que operação começa na manhã desta segunda-feira (7) nas sete regiões de Campo Grande

04/04/2025 19h09

A prefeita Adriane Lopes durante reunião com todo o seu secretariado para alinhamento da força-tarefa

A prefeita Adriane Lopes durante reunião com todo o seu secretariado para alinhamento da força-tarefa Divulgação

Continue Lendo...

Após reunião de mais de duas horas com todo o secretariado na noite desta sexta-feira (4), a prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes (PP), definiu que uma verdadeira força-tarefa começa, na manhã de segunda-feira (7), para fazer a limpeza das calçadas, canteiros e terrenos, bem como o tapa-buraco das ruas pavimentadas.
 
“Já verificamos a previsão meteorológica e não teremos chuvas ao longo da próxima semana. Por isso, após conversar com os secretários, entendemos que será o momento ideal para iniciarmos os trabalhos que a cidade está precisando tanto”, disse Adriane Lopes ao Correio do Estado.
 
Na terça-feira (2), a prefeita já tinha explicado que não poderia iniciar esses serviços devido ao período chuvoso e que a medida seria colocada em prática quando as chuvas cessassem.
 
“Se o buraco estiver com água, o solo todo encharcado e houver a execução do trabalho, esse trabalho vai ser perdido, com certeza, porque na próxima chuva vai ser levado”, lembrou a gestora.
 
A prefeita também informou que, para resolver os danos causados pelas chuvas no asfalto da cidade, um plano foi feito para tapar buracos e realizar recapeamento de vias no período da estiagem.
 
“Temos vivenciado dias em que o solo da nossa cidade está encharcado. As equipes do município têm monitorado as regiões e nós temos um plano de ação para ser executado, recuperando as áreas degradadas pela chuva e trazendo as melhorias que a população tem nos cobrado”, declarou.
 
O Correio do Estado apurou ainda que a reunião de trabalho com todo o secretariado e a porta fechada. O encontro serviu para definir as medidas para a próxima semana, que incluem a recuperação das vias, com tapa-buraco e recapeamento nas sete regiões urbanas, além de serviços de zeladoria.

MUITA CHUVA

Em março, choveu em Campo Grande 191,4 mm e, em comparação com janeiro e fevereiro deste ano, o mês foi o mais chuvoso até agora. De acordo com os dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os dias 31 e 19 foram os mais chuvosos em março.
 
No último dia do mês passado, choveu 43,6 mm e, no dia 19, foram registrados 64,2 mm. Ontem, conforme dados do Inmet, a precipitação foi de 9,2 mm. Atualmente, os serviços de reparos após estragos causados pela chuva estão concentrados na barragem do Lago do Amor, que cedeu novamente após um temporal.
 
Um dos pontos onde o asfalto foi carregado pela chuva na semana passada está localizado na Rua Nelson Figueiredo Júnior, no Jardim Bela Vista. O trecho já recebeu reparos emergenciais da prefeitura, com a colocação de camadas de brita graduada que taparam partes tiveram o asfalto levado pela água.

BURACOS

O problema dos buracos em Campo Grande não é de agora, porém, diversas regiões da cidade estão necessitando de reparos no asfalto em função da ação das chuvas nos últimos meses.
 
Entre esses locais está a Rua Portugal e adjacentes, que fazem parte do Jardim América, onde diversos buracos dificultam a passagem de motoristas pela via. Ao Correio do Estado, moradores e comerciantes do Jardim América reclamam da situação.
 
Para o vendedor João Nantes, de 57 anos, o problema de buracos na Rua Portugal poderia ser resolvido de vez se houvesse um recapeamento total da via.
 
“Os bueiros aqui não conseguem drenar a água que vem descendo pelas ruas até chegar na avenida [das Bandeiras], aqui inunda tudo. Para acabar com buraco, deveria melhorar o escoamento de água, porque, se não chove, não tem buraco”, disse.

Assine o Correio do Estado

 

Fiscalização

Clínica de depilação a laser é interditada em Campo Grande

Com diversas irregularidades, como a falta de licença sanitária e o não atendimento aos clientes, o espaço que funcionava no bairro Santa Fé foi fechado nesta sexta-feira (4) pelo Procon-MS

04/04/2025 18h13

Crédito: Procon-MS / Arquivo

Continue Lendo...

Após várias denúncias, o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-MS) interditou uma clínica de depilação a laser nesta sexta-feira (4), no bairro Santa Fé, em Campo Grande.

Além de não possuir licença sanitária e estar com o alvará de localização e funcionamento vencido desde 2023, a empresa não atendia os clientes que contratavam o serviço, alegando não haver datas disponíveis para agendamento do procedimento.

A clínica também firmava contratos com os clientes e os direcionava a um salão de beleza terceirizado para a realização dos procedimentos.

Irregularidades


Durante a fiscalização, os agentes constataram que a empresa descumpria cláusulas contratuais, o que dificultava o acesso dos consumidores aos serviços contratados.

Outro ponto identificado foi a terceirização de um salão de beleza utilizado para realizar os procedimentos de depilação a laser. Conforme apuração da reportagem do Correio do Estado para ter acesso ao espaço - distinto de onde fechou o contrato - o consumidor percorria cerca de 700 metros de carro. 

O Procon também identificou cláusulas consideradas abusivas, como o fato de a sede da empresa estar localizada em São José do Rio Preto (SP), o que gera transtornos aos consumidores no momento de rescindir o contrato ou buscar um acordo.

Além disso, em caso de rescisão contratual, o cliente não poderia solicitar o cancelamento, mesmo que a clínica não realizasse o serviço ou o prestasse com baixa qualidade.

A ação foi realizada em conjunto pelo Procon-MS vinculado à Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos (Sead) e pela Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Contra as Relações de Consumo (Decon).

A clínica ficará impedida de oferecer o serviço até que todas as pendências sejam regularizadas. A empresa tem o prazo de 20 dias para apresentar defesa ao Procon-MS.

Fique atento



Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), há uma percepção de aumento dos relatos de eventos adversos graves entre 2024 e o início deste ano, inclusive relatados na mídia, decorrentes de procedimentos de estética e embelezamento.

Além disso, de 2018 a 2023, os serviços de estética e embelezamento figuraram como os mais denunciados junto à Anvisa dentre os “serviços de interesse à saúde”, categoria que inclui também serviços de hotelaria, estúdios de tatuagem e instituições de longa permanência para idosos, por exemplo.

Os dados fazem parte de relatórios anuais disponibilizados pela Agência.

O relatório com dados de 2023 demonstra que 61,3% das denúncias estavam relacionadas a serviços de estética e embelezamento e sinaliza que a grande quantidade de estabelecimentos disponíveis e a diversidade de técnicas e procedimentos estão relacionadas ao número elevado de relatos de irregularidades.

Nesse contexto, é importante desconfiar de promessas milagrosas ou que garantam resultados, bem como de preços praticados muito abaixo do preço médio de mercado.

Vale lembrar que é importante consultar, junto à Vigilância Sanitária da sua cidade, se o estabelecimento possui alvará/licença sanitária válida, bem como conferir nos conselhos profissionais as credenciais dos profissionais que atuam no estabelecimento.

Outra dica é sempre perguntar quais produtos estão sendo aplicados e, com os dados em mãos, conferir a regularidade dos produtos em https://consultas.anvisa.gov.br/#/.

O consumidor pode consultar também o site Reclame Aqui por meio do link https://www.reclameaqui.com.br/, basta inserir o nome da empresa que deseja obter informações e verificar se existem reclamações registradas por outros usuários referentes aos serviços prestados pelo estabelecimento.

Assine o Correio do Estado

 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail marketing@correiodoestado.com.br na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).