Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

COVID-19

Teste de saliva pode ser mais confiável e rápido

Reabertura da economia só é possível com testagem em massa
20/07/2020 11:01 - Rodrigo Almeida


Pesquisadores da Universidade de Southampton desenvolvem um teste de saliva capaz de detectar a presença do novo coronavírus em 20 minutos. O método está sendo testado na pequena cidade do sul da Inglaterra em mais de 10 mil pessoas.

Keith Godfrey, um dos coordenadores do projeto, disse ao portal da BBC que acha as glândulas salivares muito importantes para analisar, porque elas são os primeiros lugares contaminados pelo vírus. 

Para ele, “se quisermos encontrar pessoas em estágio inicial da doença, esse é o caminho a seguir”. Em comunicado, a equipe de cientistas ingleses afirma que a com essa velocidade é capaz de testar 700 pessoas por hora. 

Para se ter uma ideia, o polo de combate à Covid-19, no parque Ayrton Senna, em Campo Grande, tinha capacidade de testar 600 pessoas por dia, nas 12 horas diárias de funcionamento.

Lá é usado o teste mais confiável que se tem à disposição no Brasil, o RT-PCR, ou teste do swab. Esse é aquele do cotonete grande, usado para coletar amostras do nariz e garganta, e causa grande incômodo, considerado atualmente o padrão ouro. 

Segundo professora Glaucia Andrade, da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), “esse teste deve ser realizado no início da doença, especialmente na primeira semana, quando o indivíduo possui grande quantidade do vírus Sars-CoV-2”.

Apesar das indicações, o teste pode ser inconclusivo se feito logo após o contato suspeito ou três semanas depois do desaparecimento do vírus. Por outro lado, o teste sorológico atua na detecção dos anticorpos desenvolvidos para combater o vírus. 

Em outras palavras, é necessário de duas semanas após o contágio para que eles sejam confiáveis, e produzam resultados úteis. Com essas duas opções abre-se espaço para o desenvolvimento de testes que reduzam o tempo de confirmação do resultado, assim como a confiabilidade. 

Após a coleta o swab demora 24h para ser processado. Isso, no Reino Unido, pela alta capacidade laboratorial e a boa qualidade do National Health System (NHS), o Sus deles. Em Campo Grande, de acordo com relatos de enfermeiros trabalham no Polo de combate à Covid-19, o teste demora cerca de cinco dias para ficar pronto, alguns tendo de ser enviados a laboratórios de outros estados. 

Esse não é o único estudo animador para testagem rápida. Na última semana, uma equipe da Universidade de Monash, na Austrália, desenvolveu um teste sanguíneo capaz de detectar anticorpos nos mesmos 20 minutos.

 
 

Felpuda


Ex-cabecinha coroada anda dizendo por aí ser o responsável por vários projetos para Campo Grande, executados posteriormente por sucessor. 

Ao fim de seus comentários, faz alerta para que o eleitor analise atentamente de como surgiram tais obras e arremata afirmando que não foi “como pó mágico de alguma boa fada madrinha. 

Houve muito suor nos corredores de Brasília”. Então, tá!...