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Trabalho home office durante a pandemia: como funciona, dicas e estratégias

Método foi a única opção para empresas sobreviverem durante pandemia da Covid-19. Veja dicas de como ser produtivo em casa

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Você sabe como funciona o trabalho home office? O regime de trabalho existe há várias décadas, mas ganhou popularidade com a pandemia da Covid-19. 

Trabalhadores e empresas começaram a utilizar o home office a partir das décadas de 1980 e 1990, quando a internet ganhou popularidade.

Com a invenção de notebooks e celulares, além da grande oferta de redes de wi-fi em residências e locais públicos, o trabalho remoto ganhou notoriedade pelo mundo.

Outros fatores que conquistaram muitos empregados, é a flexibilidade, não ter que “perder tempo” para se arrumar e dirigir até a empresa. 

Com a pandemia do Coronavírus que atingiu o mundo em 2020, o trabalho home office se tornou a única alternativa em muitas empresas para manter a produtividade. O isolamento social gerou esforços acelerados para adaptação da prática.

De acordo com a Pesquisa de Gestão de Pessoas na Crise de Covid-19, realizada pela Fundação Instituto de Administração (FIA), cerca de 94% das empresas brasileiras afirmam que atingiram ou superaram suas expectativas de resultados com o trabalho home office. 

No entanto, 70% dessas empresas pretendem encerrar ou reduzir a prática para apenas 25% dos funcionários quando a pandemia terminar. 

O estagiário de produção da refinaria da Archer Daniel Midland Company (ADM), multinacional localizada em Campo Grande, Felipe Macgregor, relata que o home office foi uma medida adaptativa necessária para o momento de pandemia.

Macgregor detalha que para muitas empresas foi possível inserir estratégias como reduzir gastos com escritórios físicos e até melhorar o desempenho, com funcionários em casa, que em situações comuns não seriam alcançadas. 

“Creio que depende do ramo/setor que a empresa está em inserida. No meu caso, por ser uma indústria, é meio que essencial estar presencialmente lá, acompanhando o processo, o produto e toda a equipe”.

Nem todos estavam preparados para essa nova realidade repentina. Muitos não contam com os equipamentos necessários para manter um trabalho online ou autodisciplina que é necessária para manter a produtividade em casa.

Pesquisa Potencial do teletrabalho na pandemia, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), mostrou que no Brasil o trabalho em home office é possível para 22,7% das ocupações. 

De acordo com o Ministério Público do Trabalho (MPT), este dado pode aprofundar as desigualdades entre os estados do país. “Estados como DF (31,6%), SP (27,7%) e RJ (26,7%) podem ser favorecidos em detrimento de Estados como PI (15,6%), PA (16%) e RO (16, 7%)”, é detalhado em nota técnica do MPT.

Para aqueles que já conhece como o trabalho remoto funciona, é visível que pode se tornar desvantajoso, como a dificuldade em manter uma rotina de trabalho, ou a sensação de isolamento. Algumas pessoas também não conseguem separar o horário de trabalho e o de lazer.

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Trabalho home office: como funciona

O home office é um termo em inglês que pode significar, trabalho remoto ou trabalho realizado em casa. O home office também pode ser aplicado para aqueles que trabalham em ambientes alternativos, como cafés. 

A funcionalidade do trabalho à distância depende do formato escolhido pelo empregador e pelo empregado. As atividades podem ser realizadas de forma parcial, durante alguns dias, ou de forma integral.

A forma de trabalho também varia de empresa para empresa, podendo ser totalmente remoto, onde o empregado não precisa ir até à sede da organização em nenhum momento, ou de forma híbrida, onde é ofertado tanto o formato de trabalho home office como presencial.

Mesmo sendo um trabalho realizado a distância, o trabalho do funcionário é monitorado e avaliado. O empregado tem responsabilidades e prazos a cumprir para manter a produtividade da empresa.

A flexibilidade da jornada de trabalho é comum no home office, podendo ser totalmente flexível, parcialmente flexível, ou ter horários rígidos. É comum em diversas áreas os funcionários serem avaliados com base na produtividade e entrega de projetos, sem a necessidade de manter uma rotina fixa. 

Segundo Mcgregor explica que esta trabalho em formato home office desde abril deste ano. O monitoramento é realizado através de tarefas realizadas diariamente, semanalmente e mensalmente. 

“Quanto a horários, nós apenas monitoramos o ponto virtual, pois o RH utiliza o login na VPN [Rede privada virtual] da empresa para ‘bater’ o ponto”, explica o estagiário.

O que é necessário para trabalhar home office?

De modo geral, para conseguir fazer o trabalho home office funcionar é preciso um computador ou notebook, uma boa conexão de internet, e acesso e permissões para ‘softwares’ e ferramentas internas na empresa. 

Para tornar o home office mais fácil, é importante fazer uso das ferramentas tecnológicas proporcionadas no meio digital. Algumas ferramentas fundamentais para compartilhar informações com toda a equipe de trabalho, como aplicativos de conversa e vídeo chamadas, de gerenciamento de projetos e compartilhamento de documentos.

Como funciona o trabalho home office na legislação da reforma trabalhista

Com a nova lei trabalhista algumas regras foram determinadas para quem trabalha em home office com vínculo empresarial. 

A legislação aprovada na reforma trabalhista determina que qualquer gasto do empregado pelo trabalho realizado em casa, como internet e equipamentos, deve ser acordado com o patrão.

Prestação de serviços é gerada através da conclusão de tarefas e não por horas trabalhadas. Com isso, a empresa é isenta do pagamento de horas extras, porém o trabalhador não possui controle de jornada. 

No contrato também deve ser especificadas atividades que serão exercidas e as condições para compra de equipamentos necessários para realização das tarefas.

O Ministério Público do Trabalho (MPT) lançou nota técnica em setembro de 2020 com 17 recomendações de modo a garantir a proteção de trabalhadores no home office durante a pandemia. O objetivo do documento é indicar diretrizes a serem observadas nas relações de trabalho por empresas, sindicatos e órgãos de administração pública. 

O documento trata de recomendações para a jornada de trabalho, o respeito e a privacidade aos empregados. Algumas das recomendações para o trabalho home office do MPT são:

Respeitar a ética digital no relacionamento com os trabalhadores, preservando espaço de autonomia para realização de escolhas quanto à sua intimidade, privacidade e segurança pessoal e familiar.

Oferecer total apoio tecnológico, orientações técnicas e capacitações aos trabalhadores para realização dos trabalhos remotos e em plataformas digitais. 

Garantir intervalos para descanso, repouso e alimentação, de forma a impedir a sobrecarga habitual psíquica, muscular, com demandas de produção adequadas ao trabalhador.

As diretrizes servirão para fiscalização do MPT, mas essas recomendações não têm força judicial e as punições às empresas poderão ser questionadas na Justiça. 

Vantagens e desvantagens do trabalho home office

É possível identificar no trabalho home office vantagens e desvantagens diversas, tanto para a empresa quanto para o empregado. Diante da pandemia de Covid-19, a principal vantagem se torna a prevenção e o isolamento social, de modo a prevenir a saúde.

Mcgregor explica que a maior vantagem que ele encontrou com o trabalho remoto foi o deslocamento para a sede da empresa. “Moro a 23km de distância da planta da empresa, então ter essa comodidade é vantajoso”. 

Há empresas que incentivam funcionários a implementar o home office, destacando vantagens como a economia com o transporte, alimentação e infraestrutura. 

Dentre as vantagens do trabalho home office estão:

  • Maior flexibilidade de horário;
  • Ganho de tempo que seria gasto na locomoção para a empresa;
  • Redução de estresse decorrente do trânsito;
  • Independência na execução de tarefas diárias;
  • Liberdade profissional;
  • Possibilidade de empregos em qualquer região;
  • Mais qualidade de vida para o empregado;
  • Menor desgaste físico e mental;
  • Maior proximidade com a família.
  • Economia para a empresa em relação a gastos com estruturas de um escritório.

Dentre as desvantagens estão:

  • Isolamento social; 
  • Interferências e distrações, com familiares, vizinhos, visitas e questões domiciliares; 
  • Dificuldade em manter uma rotina de trabalho;
  • Falta de horários fixos para descanso ou para encerrar a jornada de trabalho;
  • Possível aumento de carga de trabalho;
  • Falta de suporte e comunicação imediata com colegas de trabalho;
  • Falta de ferramentas adequadas.

Trabalho home office: expectativa e realidade

Muitos trabalhadores migram para o home office apenas com expectativas vantajosas, como total liberdade para estabelecer os horários, não precisar se arrumar e sair de casa. No entanto, se a pessoa não entender como funciona o home office e ter um planejamento concreto, tudo pode virar um pesadelo. 

O trabalhador vai estar distante do resto da equipe, com isso a comunicação online é de suma importância. O estagiário, Macgregor, relata que durante o expediente podem ter atrasos de respostas e auxílios necessários, que seriam resolvidos facilmente no trabalho presencial. 

“Presencialmente eu apenas iria chamar a pessoa, analisar os dados e discuti-los ali na mesma hora. Encontrei problemas como o computador não funcionar devidamente ou a rede da empresa as vezes travar. Dentre outras complicações que presencialmente seriam resolvidas com mais facilidade”, explica Macgregor. 

Não me adaptei ao trabalho home office: o que fazer?

O maior desafio do home office é se adaptar a uma rotina flexível e manter disciplina e organização em casa. Para não se perder é importante conhecer os métodos que podem auxiliar na melhor produção das tarefas e para manter o foco. 

É preciso entender que mesmo estando em casa o trabalho deve ser feito da mesma forma como no local da empresa. 

No entanto, é inevitável que surjam distrações ao longo do dia no ambiente doméstico. Com isso é necessário um maior esforço para seguir a rotina. Busque um local silencioso, sem distrações, onde é possível manter o foco e a dedicação às tarefas.

Saiba que é necessário criar uma rotina, com início e fim de expediente. Não é porque o trabalho é realizado em casa que as 24 horas devem ser dedicadas às atividades da empresa. Separe horários de descanso, alimentação e lazer durante o dia.

Trabalhar muitas horas por dia recorrentemente pode causa estresse e afetar na qualidade de vida, o que também impacta na produtividade e qualidade das tarefas realizadas.

O que muitos não sabem é que o trabalho pode se tornar mais intenso, pois o empregado fica teoricamente disponível o tempo todo, além de não contar com a sociabilidade e pausas para conversar com os colegas. 

Se o problema for a sensação de isolamento, repense se o trabalho em home office é o melhor. Existem alternativas como o trabalho híbrido, onde o trabalho em casa seja realizado apenas em alguns dias na semana. 

Estratégias para melhorar o trabalho home office

Se pretende iniciar no formato home office de trabalho e não sabe por onde começar, saiba que é possível manter uma rotina produtiva e de qualidade. 

Para manter a produtividade em casa, Macgregor, buscou aprimorar o conhecimento das ferramentas utilizadas pela empresa, para não depender totalmente de colegas de trabalho. 

“No geral, meu dia é bem roteirizado, por ter tarefas predeterminadas. O que fiz foi melhorar meu conhecimento sobre as ferramentas e aprimorar quanto às análises, tornando assim mais eficiente o meu trabalho diário”, explica ele. 

Confira algumas dicas para trabalhar em home office:

Monte uma estação de trabalho adequada

Encontre um local que seja organizado e que possa trabalhar com tranquilidade e conforto. Busque cadeiras ergonômicas e fones de ouvido para não se distrair com barulhos externos.  

Se mora com a família deixe claro que não está disponível para tarefas da casa durante o expediente e precisa que o barulho seja moderado, como televisão, conversas altas e músicas. 

Fique atento a iluminação do ambiente que deve ser adequada às atividades que serão realizadas. Identifique se a visão está confortável para enxergar todos os materiais de trabalho.

Crie uma rotina de trabalho

Planeje todas as atividades que tenham que ser feitas durante o dia e vá marcando o que já foi concluído. Com isso, é gerada uma sensação de dever cumprido, que resultam em maior produtividade e rendimento.

Durante a rotina, não esqueça de marcar horários de pausa e descanso. Pequenas paradas para conversar, tomar um café, caminhar são essenciais para manter o engajamento no trabalho e relaxar a mente.

Para montar um horário de expediente saiba em quais momentos do dia gera mais produtividade e dinâmica de trabalho. Algumas pessoas trabalham melhor no período matutino e conversando com colegas de trabalho. Outras preferem trabalhar a tarde ou a noite, sem muito contato com outras pessoas. 

Tenha uma conexão de internet estável

A velocidade da conexão deve ser suficiente para acessar todos os programas necessários. Caso não seja adequada, a internet vai ter falhas, lentidão e perdas de conectividade. Sem internet não é possível manter o trabalho home office afetando na produção das tarefas e tempo de serviço.

Mantenha postura profissional

Quando o trabalho é realizado em casa, muitos pensam em usar pijama o dia todo e ficar o mais confortável possível. No entanto, é comum no expediente ocorrerem reuniões por chamada de vídeo, onde é necessário interagir com clientes ou outros profissionais da equipe da empresa.

A dica é sempre tomar um banho e se vestir como se estivesse se arrumando para sair de casa. Com isso, é mais fácil manter o foco no trabalho, além de que você sempre se apresentará de forma apropriada nas reuniões. 

Conclusão

Durante a pandemia o trabalho home office não foi uma escolha e sim a única opção de trabalho para muitos empregados e empresas. Com a criação de notebooks e redes de wi-fi disponíveis em vários locais foi possível implementar o estilo de trabalho com rapidez e facilidade. 

No entanto, nem todos estavam preparados para esse formato de trabalho remoto e não possuíam equipamentos necessários. Algumas pessoas também não conseguiram se adaptar a flexibilidade de rotina, perdendo produtividade e foco. As distrações que ocorrem dentro de casa também dificultam a produção de atividades durante o dia. 

Mesmo com tantos desafios, é possível tornar o conforto do lar em um local adequado para produzir e manter disciplina na produtividade exigida pela empresa de trabalho, proporcionando maior qualidade de vida, maior equilíbrio entre o trabalho e a família, menos estresse e liberdade na rotina de trabalho. 

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Bonito

Inserção de espécie exótica pode causar desequilíbrio ambiental em Bonito

Ibama busca por peixes invasores que feriram banhistas em balneário particular no município; fiscalização é feita pela preocupação da presença desse animais

17/04/2025 09h00

Mergulhador faz buscas por peixes desde a terça-feira no Balneário Praia da Figueira, em Bonito, onde os acidentes aconteceram

Mergulhador faz buscas por peixes desde a terça-feira no Balneário Praia da Figueira, em Bonito, onde os acidentes aconteceram Divulgação / Ibama

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Preocupado com casos recentes de acidentes causados por mordida de peixes, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) realiza busca por espécies exóticas em um dos balneários de Bonito. Se confirmadas as suspeitas de peixes de fora da bacia pantaneira, o receio do órgão é de que isso possa desequilibrar o meio ambiente, destruindo a vegetação aquática da região.

Segundo a equipe ambiental do Ibama, composta também pelo professor convidado José Sabino, doutor em Ecologia e especialista em peixes, as suspeitas são de que as espécies tambaqui e tambacu – essa última que é derivada do cruzamento dos peixes pacu e tambaqui – causaram os acidentes registrados no Balneário Praia da Figueira.

Em entrevista para o Correio do Estado, a analista ambiental do Ibama Fabiane Souza informou que é preocupante o impacto ambiental com uma possível dispersão dessas espécies na biodiversidade de Bonito.

“Existe uma grande possibilidade de impacto não só com os acidentes com humanos, mas também com a biodiversidade, porque essas espécies vão competir por comida com outros animais locais. A lagoa é um sistema fechado, mas caso ocorra uma enchente ou um acidente de extravasar, esses peixes podem cair nos rios da região”, disse Fabiane.

“Os peixes exóticos interferem na cadeia alimentar de peixes nativos e em nascentes, como o Rio Sucuri, e poderiam destruir essa vegetação aquática em busca de alimento”, acrescentou.

Sobre os acidentes, Fabiane explicou que os dentes das espécies tambacu e tambaqui, por meio de suas mordidas, podem causar feridas. Em alguns casos, esses machucados necessitam de pontos para serem fechados.

“Esses animais têm uma dentição que é própria para quebrar coco, sementes, então é uma dentição muito forte e que pode ocorrer os acidentes com pessoas, por meio da oferta de alimentos ou da ceva, que é proibida por lei estadual”, frisou.

Das 20 ocorrências no balneário, registradas de janeiro a março, 11 envolviam ataques de peixes, sendo cinco amputações de falanges dos dedos das mãos.

O tambaqui é uma espécie da Bacia Amazônica na qual só é permitida a sua criação para aquicultura em sistema fechado. Mesmo sendo uma espécie exótica na Bacia do Rio Paraguai, sua presença no Rio Paraguai ocorre desde 1998. Já o híbrido com o pacu, o tambacu, não é permitido nem sequer para criação em aquicultura na Bacia do Rio Paraguai, conforme informou o Ibama.

BUSCAS

Após os frequentes registros de acidentes com mordida de peixes no Balneário Praia da Figueira, em Bonito, equipes do Ibama estão no lago desde esta terça-feira, a fim de realizar buscas das espécies supostamente causadoras dos acidentes.

Os objetivos principais do Ibama no balneário é identificar as espécies que habitam na lagoa e como chegaram lá, averiguando a necessidade de retirada de peixes e as condições associadas que podem caracterizar bioinvasão de espécies.

Caso sejam encontradas espécies exóticas de peixes no local, o Ibama deve aplicar uma multa aos responsáveis pelo balneário.

Por conta dos acidentes, o ponto turístico chegou a ser fechado no dia 26/3, após uma decisão assinada pelo diretor-presidente do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul), André Borges, que suspendeu a licença de operação. Porém, três dias depois, o órgão estadual decidiu autorizar a reabertura parcial do empreendimento.

As atividades turísticas voltaram a ser realizadas por conta da instalação de uma grade de contenção para impedir o acesso dos peixes de médio e grande porte à área destinada ao banho.

TURISMO

O caso causou repercussão e trouxe preocupação às autoridades de turismo do Estado e de Bonito. De acordo com Bruno Wendling, diretor-presidente da Fundação de Turismo do Mato Grosso do Sul (Fundtur), esse é um caso isolado de um atrativo que não estava cumprindo as normas ambientais.

“Estamos sim [preocupados]. Esse atrativo não tem cumprido com as normas ambientais nem de segurança. Bonito é um destino seguro, responsável e que oferece atrativos naturais, com controle de carga e segurança nas atividades de natureza. Estamos atentos, [inclusive para] que o atrativo se adéque”, declarou Wendling.
Em nota, a prefeitura de Bonito, por meio da sua Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico, informou que encaminhou um ofício ao Imasul relatando a situação.

“O Imasul tomou as providências necessárias com o atrativo, que já realizou as adequações cabíveis para garantir a segurança dos visitantes. Ressaltamos que estamos sempre atentos a situações pontuais que possam surgir, com o objetivo de aprimorar continuamente a qualidade da experiência dos turistas em nosso município”, comunicou.

“Bonito tem implementado o sistema de gestão de segurança (SGS) visando adotar práticas consagradas de segurança em ecoturismo e turismo de aventura no Brasil, proporcionando uma experiência ainda mais segura e positiva aos visitantes que escolhem Bonito como destino”, completou a nota.

Saiba

O Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul (MPMS), no fim de fevereiro, instaurou um inquérito civil para investigar o Balneário Praia da Figueira por desvio de água do Rio Formoso 
para abastecimento de açude do local.

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CAMPO GRANDE

Feriadão de Semana Santa/Tiradentes vai movimentar 24 mil pessoas na rodoviária

Destinos mais procurados são Corumbá, Dourados, Três Lagoas, Cuiabá, São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro e Curitiba

17/04/2025 08h10

Movimento na rodoviária será intenso neste feriadão

Movimento na rodoviária será intenso neste feriadão MARCELO VICTOR

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Quinta-feira Santa é comemorada hoje (17), Sexta-feira Santa amanhã (18) e Tiradentes na segunda-feira (21) em todo o Brasil.

Serão cinco dias seguidos de feriadão. Órgãos públicos e várias empresas decretaram ponto facultativo e vão emendar o feriado de quinta-feira (17) até segunda-feira (21), retornando aos trabalhos na terça-feira (22).

Quem tem oportunidade e disponibilidade, não perde tempo para curtir o feriadão em outra cidade.

Com isso, o movimento promete ser intenso no Terminal Rodoviário de Campo Grande.

De acordo com a concessionária que administra o terminal, a expectativa é que 24 mil pessoas embarquem e desembarquem no local entre quinta-feira (17) e terça-feira (22).

Entre quinta (17) e sexta-feira (18), 5 mil pessoas devem passar pela rodoviária. Os destinos mais procurados são Corumbá, Dourados, Três Lagoas, Cuiabá, São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro e Curitiba.

ORIENTAÇÕES

A empresa que administra a Rodoviária da Capital orienta que o passageiro:

  • Apresente documento oficial com foto no momento de embarque, mesmo que seja criança;
  • Chegue com 1 hora de antecedência do horário do embarque;
  • Obedeça o limite de bagagem: 30kg por pessoa no bagageiro e 5kg de bagagem de mão;
  • Remarcação e reembolso de passagens são feitos com até 3 horas de antecedência, diretamente com a empresa de ônibus;
  • Crianças e adolescentes menores de 16 anos devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis. Caso viajem desacompanhados ou com terceiros, precisam de autorização.

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