Cidades

PANTANAL EM CHAMAS

'Três meses nessa situação', diz secretário sobre queimadas

Maioria dos focos foram causados por ação humana, apontou titular da pasta de Meio Ambiente

Continue lendo...

Em estado de emergência desde sexta-feira (24) devido aos incêndios no Pantanal, Mato Grosso do Sul deve continuar enfrentando essa situação por um longo período.

O secretário de estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck, destacou que a maioria dos quase 4 mil focos foram causados por ação humana.

“Vamos passar os próximos três meses com essa situação. Estamos na pior situação em termos de seca, então os focos devem continuar e o grande problema que temos é que a maioria dos focos é de ação humana”, declarou Verruck à CNN Brasil no sábado (25).

O secretário disse ainda que o governo pediu apoio da União para ajudar no combate ao fogo.

“Estamos com o Ibama [Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis, um conjunto com cerca de 35 brigadistas, o Corpo dos Bombeiros com dois helicópteros com água e levando as tropas também para combater. A partir de segunda-feira [27], vamos receber o apoio dos aviões C-130, da Força Aérea, que tem capacidade de 2 mil litros de água”, finalizou.

MOBILIZAÇÃO

Deve chegar hoje, domingo (27), ao Estado um helicóptero H60 para ajudar a conter as queimadas. Ontem, um helicóptero Bambi Bucket da Marinha reforçou o combate aos focos.

A estratégia de ação foi definida a partir de conversas com o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, e o Ministro da Defesa, general Fernando Azevedo.  

Foram mobilizados para a ação de combate aos focos de incêndio no Pantanal bombeiros de Corumbá, Jardim, Aquidauana, Maracaju, Ponta Porã e Campo Grande, além de 18 brigadistas do Prevfogo, do Ibama. Três viaturas para o combate a incêndio foram deslocadas da Capital para Corumbá.

Na sexta-feira, foi publicada portaria do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) que suspende os efeitos das autorizações ambientais de queima controlada pelo mesmo período.

O decreto de emergência vale por 180 dias e também foi publicado em função da região viver uma crescente no número de casos da Covid-19.  

Por conta das queimadas, muitas pessoas têm procurado Unidades Básicas de Saúde (UBS) apresentando problemas respiratórios.

 

Campo Grande

PRF apreende 591 Kg de cocaína em duas caminhonetes na Capital

Apreensão ocorreu durante fiscalizações na BR-060, após os policiais deram ordem de parada aos condutores que trafegavam juntos

06/05/2026 14h30

Foto: Divulgação/ PRF

Continue Lendo...

A Polícia Rodoviária Federal  apreendeu 591,5 quilos de cocaína, nesta quarta-feira (6), em Campo Grande

A apreensão ocorreu durante fiscalizações na BR-060, após os policiais deram ordem de parada a duas caminhonetes que trafegavam juntas. Os condutores não obedeceram imediatamente. O motorista de uma MMC/Triton acabou parando o veículo e, ao ser abordado, confessou que transportava entorpecentes.

Já a outra caminhonete, uma Toyota/Hilux, fugiu por alguns quilômetros. O motorista e um passageiro abandonaram o veículo e tentaram escapar a pé, mas foram alcançados e detidos pelos agentes.

Nas duas caminhonetes, foram apreendidos 431,8 quilos de pasta base de cocaína, 159,7 quilos de cloridrato de cocaína e 3,3 quilos de skunk.

Segundo o condutor da Hilux, os veículos com a droga seriam entregues na Capital.

Os três envolvidos foram presos e encaminhados à Polícia Federal. 

Assine o Correio do Estado
 

CAMINHOS SEGUROS

MS segue no encalço de estupradores condenados

Operação mostra que estupradores "seguiam a vida", mesmo condenados, trabalhando normalmente em Mato Grosso do Sul

06/05/2026 12h39

Caso mais recente trata-se da prisão de um estuprador de 51 anos, que trabalhava como mecânico de máquinas pesadas mesmo com mandado de prisão aberto

Caso mais recente trata-se da prisão de um estuprador de 51 anos, que trabalhava como mecânico de máquinas pesadas mesmo com mandado de prisão aberto Reprodução/PCMS

Continue Lendo...

Por meio da chamada Operação Caminhos Seguros 2026, a Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca) segue no encalço de condenados por crimes de estupro de vulnerável e delitos correlatos, evidenciando inclusive que, mesmo condenados, muitos estupradores "seguem a vida" trabalhando normalmente em Mato Grosso do Sul. 

O caso mais recente que veio à tona, através da equipe de comunicação da Polícia Civil, trata-se da prisão de um estuprador de 51 anos, que estava com mandado de prisão aberto "decorrente de sentença condenatória definitiva, já transitada em julgado", cita a órgão.

Condenado a cumprir uma pena de 12 anos de reclusão em regime fechado, esse homem que trabalha como mecânico de máquina pesada foi localizado e preso no bairro Altos do Indaiá, distante aproximadamente 231 quilômetros de Campo Grande, em Dourados. 

Esse indivíduo foi preso e levado para unidade policial, onde ficará à disposição da Justiça. Porém, as ações policiais por meio da Operação Caminhos Seguros 2026 seguem, tanto com o cumprimento de mandados como com atendimento a denúncias e fiscalização de pontos que são considerados vulneráveis à exploração sexual infanto-juvenil, seja na Capital ou no interior do Estado.

Caminhos Seguros

Já no início desta semana, os primeiros trabalhos da Operação Caminhos Seguros rendeu prisões de condenados por crimes de estupro, ou com mandados de prisão em aberto, que "seguiam a vida" após cometerem esses crimes em diversos municípios do Estado. 

Logo na segunda-feira (04) houve a prisão de três indivíduos, sendo dois indivíduos já condenados, 56 e 36 anos, que devem agora cumprir as respectivas penas a que estavam condenados, sendo: 14 e nove anos de reclusão, ambos em regime fechado.

Além desses, ainda no município douradense, os agentes da Depca cumpriram um mandado de prisão preventiva contra um acusado de 21 anos, também pelo crime de estupro de vulnerável, indivíduo esse que trabalhava como auxiliar de serviços gerais. 

Vale destacar que, como bem acompanha  oCorreio do Estado, metade dos casos de estupro registrados em MS são contra crianças, de zero a 11 anos, uma preocupação para os poderes principalmente voltados para segurança pública, sendo pelo menos dois casos envolvendo bebês que vieram à tona na última semana. 

Conforme balanço da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul sobre a participação na Caminhos Seguros de 2025, essa ação contínua de enfrentamento à violência sexual infanto-juvenil, coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, resultou em mais de cem indivíduos presos por esses crimes no Estado no último ano. 

Em 2025 a Operação Caminhos Seguros apresentou os seguintes números: 

  • 32 mandados de prisão por estupro de vulnerável, sendo 23 cumpridos pela Depca;
  • 73 prisões em flagrante em todas as Regionais no Mato Grosso do Sul;
  • 142 denúncias do Disque 100 apuradas na Delegacia Especializada;
  • 187 pontos fiscalizados pela Depca, tidos como "vulneráveis à exploração sexual infantil";

No último ano houve ainda o cumprimento de mandado de busca e apreensão, que resultou na prisão de um acusado responsável pelo armazenamento de material pornográfico infanto juvenil. 

Foram contabilizadas 227 vítimas atendidas, através do acolhimento e encaminhamento à rede de proteção, e demais ações para conscientização por parte da Depca, o que inclui desde palestras sobre segurança digital, voltadas a pais, crianças e adolescentes.

É importante que crimes contra crianças e adolescentes sejam denunciados, e as informações devem ser repassadas para a Polícia Civil, inclusive de forma anônima, pelo Disque 100, em qualquer unidade ou até mesmo por meio da Delegacia Virtual (www.pc.ms.gov.br).

 

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).