Cidades

Educação

UFMS tem novo recorde de inscritos no vestibular

A universidade superou o número de inscritos do ano anterior também no Programa de Avaliação Seriada Seletiva, voltado para estudantes que ainda estão no ensino médio

Continue lendo...

Maior de todos os tempos, o número de estudantes que irão prestar o vestibular da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), assim como o Programa de Avaliação Seriada Seletiva (PASSE), formou um total de 49,8 mil inscritos.

O ingresso dos aprovados no vestibular da UFMS ocorrerá em 2025 e corresponde a um aumento de 10,9% em relação ao ano anterior.

Segundo destacou o pró-reitor de Graduação, Cristiano Costa Argemon Vieira, a avaliação do aumento de inscritos é positiva, pois indica que a população está tomando conhecimento do PASSE.

“A cada ano que passa, a quantidade de inscritos é maior. Isso demonstra que cada vez mais a sociedade está conhecendo o programa e identificando-o como uma grande oportunidade para realizar o sonho de estudar na UFMS”, disse o pró-reitor.

Cursos


Conforme divulgado pela UFMS, os cursos ofertados são de graduação nas modalidades presencial e a distância.

O Vestibular UFMS será realizado no dia 1º de dezembro, das 8h às 13h, no horário de Mato Grosso do Sul. Já as 1ª, 2ª e 3ª etapas do PASSE ocorrerão no dia 8, também das 8h às 13h.

Veja o local das provas presenciais:

 

  • Campo Grande
  • Aquidauana
  • Chapadão do Sul
  • Corumbá
  • Coxim
  • Naviraí
  • Nova Andradina
  • Paranaíba
  • Ponta Porã
  • Três Lagoas
  • Dourados

Prova online


Importante ressaltar que haverá provas online de acordo com o curso selecionado pelos candidatos.

A UFMS aplicou um treinamento que teve início no dia 27 de novembro e foi até o dia 30, em que o candidato pôde acessar o ambiente virtual e realizar a prova para se familiarizar com o sistema.

Além disso, para auxiliar com orientações sobre os processos seletivos, a universidade publicou o Manual do Candidato. Por meio dele, é possível acessar o conteúdo programático das provas, os critérios de correção das redações pela banca, entre outras informações.

O que é o PASSE?

O Programa de Avaliação Seriada Seletiva (PASSE) da UFMS é uma avaliação voltada para estudantes do ensino médio, realizada no final de cada ano letivo.

O processo é dividido em três etapas, que correspondem ao 1º, 2º e 3º anos do ensino médio, com conteúdo referente ao que o estudante aprendeu em cada um desses anos letivos.

"O Processo Seletivo PASSE (Programa de Avaliação Seriada Seletiva) da UFMS é uma forma de ingresso na universidade que, ao invés de medir o aprendizado dos candidatos em uma única prova, mede o aprendizado ao final de cada ano do ensino médio. Desta forma, o candidato deve realizar 3 provas, cada uma em uma etapa do PASSE".

Apenas no último ano, durante o processo de inscrição da terceira etapa, o estudante pode realizar a escolha do curso.

O programa também oferece modalidades de cotas.

Assine o Correio do Estado

Selviria

Suspeito é procurado pela polícia após matar jovem com tiro na cabeça

O crime ocorreu no último dia 22 de novembro, em Selvíria. Durante as investigações, a polícia descobriu que Guilherme Josué Pena Alves, conhecido como 'Dom', fugiu e agora está sendo procurado

29/11/2024 16h30

Guilherme Josué Pena Alves, de 18 anos, é procurado pela polícia

Guilherme Josué Pena Alves, de 18 anos, é procurado pela polícia Divulgação/ PCMS

Continue Lendo...

Guilherme Josué Pena Alves, de 18 anos, conhecido como 'Dom', é procurado pela Polícia Civil, suspeito de matar João Pedro Ferreira dos Santos, de 20 anos, com tiros na cabeça. O crime ocorreu no último dia 22 de novembro, nas margens da MS-112, em Selvíria, a 399 quilômetros de Campo Grande.

Segundo as investigações, Guilherme é o principal suspeito do crime duplamente qualificado e de porte irregular de arma de fogo

Durante as investigações, a Polícia Civil solicita a prisão preventiva de Guilherme, além de um mandato de busca e apreensão em sua residência. As ordens judiciais foram cumpridas na manhã de hoje (29), mas, até o momento, o autor do crime Guilherme não foi localizado, então, passou a ser considerado foragido.

A dinâmica e as motivações do crime continuam sendo investigadas pela Polícia Civil de Selvíria. 

Quem tiver qualquer informação sobre Guilherme pode entrar em contato de forma sigilosa pelo telefone (67) 3579-1166, da Delegacia de Selvíria, ou pelo WhatsApp (67) 99226-8210, da Seção de Investigações Gerais de Três Lagoas.

Crime 

 João Pedro Ferreira dos Santos, de 20 anos, foi executado a tiros na cabeça no dia 22 de novembro, nas margens da MS-112, próximo ao assentamento São Joaquim.

O cadáver da vítima foi encontrado por um morador do assentamento, ao lado de um veículo Renault Clio estacionado nas margens da rodovia.

Equipes da Polícia Militar de Três Lagoas foram acionadas ao local. A delegacia de Selvíria e a perícia técnica também foram apresentadas para o registro da morte.

O caso foi inicialmente registrado como morte a esclarecer, mas, depois pouco, o boletim de ocorrência foi reclassificado como homicídio pela Polícia Civil de Selvíria.

Guilherme Josué Pena Alves, de 18 anos, é procurado pela políciaDivulgação/ PCMS

 

Assine o Correio do Estado. 

Transtorno

Caminhão carregado de algodão tomba e provoca lentidão na BR-267

O acidente aconteceu na manhã desta sexta-feira (29), próximo ao município de Bataguassu. Equipes da PRF estão locais para organizar o trânsito

29/11/2024 16h00

Veículo ficou tombado na BR-267

Veículo ficou tombado na BR-267 Fotos: Sthefani Lira

Continue Lendo...

Um motorista de 39 anos, que conduzia uma carreta com placas do município de Tijucas (SC), capotou na rotatória da BR-267, na entrada de Bataguassu, a 310 quilômetros de Campo Grande. , ferido, foi socorrido pelas equipes do Corpo de Bombeiros.

Conforme informações do site Cenário MS, o motorista carregou a carga de algodão em pluma em Rio Verde (MT) e seguiu em direção ao litoral paulista quando o veículo tombou na pista. Até o momento, não há informações sobre as causas do acidente.

O motorista sofreu ferimentos na testa e apresentou suspeita de fratura na perna esquerda. Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros e encaminhado para a Santa Casa de Bataguassu.

Equipes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) foram acionadas para controlar o trânsito, que ficou lento no local.

 

Assine o Correio do Estado.

 

 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).