O Carnaval é tradicionalmente sinônimo de festa, reunindo multidões em desfiles de escolas de sambas e blocos de rua. Durante o fim de semana prolongado, os folioes tomam as ruas com com muita música, fantasia e animação.
No entanto, nem todo mundo é fã da folia. Para muitos, o Carnaval é a oportunidade perfeita para escapar do barulho e buscar momentos de descanso e tranquilidade. Seja para recarregar as energias, aproveitar a natureza ou simplesmente fugir das multidões, há quem prefira trocar a agitação das festas por dias de paz em destinos mais calmos, longe do som dos blocos e do ritmo acelerado.
A terça-feira de Carnaval será no dia 3 de março, mas, já a partir desta sexta-feira (28) começa a programação oficial em Campo Grande, com blocos de rua e desfile das escolas de samba.
Para quem não é adepto destas festas, uma boa opção é passar o ponto facultativo em contato com a natureza.
Em Campo Grande, há uma variedade de fazendas e estâncias que oferecem serviços de atividades turísticas para quem quer fugir das festividades e aproveitar o feriado em tranquilidade.
Os passeios incluem desde área de descanso em redes até atividades mais radicais como rapel e arvorismo. Todos os locais oferecem atividades para toda a família, variando de passeios de um dia (day-use) até serviços com hospedagem.
Confira algumas opções de turismo rural na Capital:
Estância Jóia
Estância Jóia funciona no modelo day use
A Estância Jóia é um pesqueiro do tipo day-use e promete um Carnaval com descanso e lazer para toda a família.
A programação inclui atividades de lazer, como piscinas adulto e infantil, quadra de esportes, playground. visitação dos animais da fazendinha, pomar, pesqueiro na modalidades pesque e solte, mini zoológico.
Para relaxar, há uma área de redário a sombra.
Para passar o dia na estância, é preciso agendar previamente pelo telefone (67) 99975-4408.
A Estância está localizada na CG 060, R. Elías Catan, atrás do hospital São Julião, km 6,
Estância Alegria
Estância alegria tem opção para day use e camping
A Estância Alegria oferece serviço de day-use, onde o turista pode passar o dia no local em contato com a natureza, e também de camping, podendo passar a noite no local, mediante reserva.
O local promete a experiência de um dia relaxante, com piscinas, trilhas em meio a natureza, passeio de bicicleta e áreas de descanso com redes.
A estância também tem opções para refeições e há disponível redário, piscina e áreas de descanso e está localizada na rodovia MS-040, km 9.
Reservas devem ser feitas antecipadamente pelos telefones (67) 99912-2355 ou (67) 99998-4200.
Pesqueiro Nippon
Pesqueiro Nippon oferece pesque e pague e pesque e solte, além de áreas de lazer (Divulgação)
O Pesqueiro Nippon é um recanto de pesque e pague, pesque e solte, piscina, área infantil e almoço.
"No Pesqueiro Nippon , você aproveita um ambiente tranquilo, pesca, relaxamento e se delicia com pratos incríveis", diz as redes sociais do local.
O funcionamento é de segunda a segunda, sendo das 10h às 18h de segunda a quinta e das 8h às 18h de sexta a domingo.
O pesqueiro está localizado na saída para Rochedo, atrás do Conjunto José Abrão, em Campo Grande.
Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (67) 99987-4970 ou (67) 99922-8811.
Fazenda Piana
Fazenda Piana tem piscinas naturais (Divulgação)
A fazenda Piana está localizada na BR-060, em Sidrolândia, a poucos quilômetros de Campo Grande, e também funciona no sistema day use.
Há opções que incluem com e sem almoço, variando o preço da entrada.
A fazenda oferece piscina natural, locação de quiosques e churrasqueiras, área de camping, ocas e chalés, playground e casa na árvore.
O atendimento é diário, das 8h às 18h.
Mais informações e reservas podem ser feitas pelo telefone (67) 99945-1032.
Furnas do Dionísio
Cachoeiras são um dos principais atrativos da Furnas do Dionísio (Divulgação)
O Quilombo Furnas do Dionísio é um queridinha de quem explora as trilhas e cachoeiras próximas de Campo Grande.
O local, que está localizado em uma comunidade quilombola de Mato Grosso do Sul, tem cachoeiras com águas nem tão geladas como as de Bonito e Bodoquena.
No local há atrativos com recepção que servem almoço.
Na entrada de Furnas de Dionísio ainda é possível comprar produtos feitos ou cultivados pelos moradores, como doce de leite, banana e outras frutas.
O acesso para chegar à sede da Furnas dos Dionísio é pela MS-010, a 45 quilômetros de Campo Grande localizada no município de Jaraguari (MS).




