A família é grande, são quase 100 pessoas, mas o orgulho deles tem nome, sobrenome e uma idade que impressiona: Clemente Dias Henrique, 105 anos. O Vovô Kelé, como é conhecido por todos, nasceu em 2 de outubro de 1910, em uma aldeia de Aquidauana e hoje vive com a família no bairro Santa Emília, em Campo Grande.
Neto de Clemente, Albino Dias, de 45 anos, conta que o avô é motivo de inspiração da família a atração para quem descobre que aos 105 anos ele é um homem lúcido e forte. A saúde, como não seria diferente, está um pouco debilitada, Clemente anda pouco, mas se lembra de muita coisa.
Depois de completar os 105 anos, que são comprovados com documento de identidade e tudo, a família se reúne para uma comemoração na noite deste sábado. Até camiseta os parentes fizeram para exaltar a sabedoria do vovô.
Albino conta que no bairro, Clemente é atração. Todos querem conhecer o homem de 105 anos. Até quando a família leva o vovô ao médico a surpresa acontece. “Quando a gente chega no consultório, todo mundo quer ver a identidade dele, quer conversar com o vovô de 105 anos”, conta o neto Albino.
Além de Albino, Clemente tem outros 24 netos, 18 bisnetos, 39 tataranetos e 4 filhos. Um dos filhos é a Maria Dias, de 73 anos. Ela também se orgulha da idade e conta que o pai foi trazido por ela e por outros irmãos para Campo Grande há cinco anos.
“Ele começou a ter uns problemas de saúde e a gente trouxe ele para morar mais perto. Temos muito orgulho de tudo isso”, conta Maria.
Depois da comemoração de hoje, o pedido da família será que vovô Kelé continue vivendo e repassando para todos os ensinamentos e experiências de uma vida de 105 anos.