Correio B

NOVELA

Sem cidade cenográfica, gravações de Pantanal se dividem entre a região do centro-oeste e Estúdios Globo

Por conta do Covid-19, as gravações no MS que já estavam em sua reta final, foram readequadas, mas continuam normalmente no RJ

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Um bom roteiro é o pontapé primordial para uma novela. Em “Pantanal”, no entanto, a imagem salta aos olhos antes mesmo do texto assinado por Bruno Luperi baseado na obra original de Benedito Ruy Barbosa. A famosa região do centro-oeste brasileiro é dominante do começo ao fim dos capítulos. Não à toa, a equipe de cenografia foi em busca de locações para o “remake” ainda em 2020, logo após o anúncio do projeto. 

“A principal marca da novela é o Pantanal. A novela é pura imagem, a força da novela vem de lá (Pantanal). Então, a gente quis reproduzir em estúdio e nas externas tudo o que encontramos na região. Tudo que vimos tentamos trazer, fazer essa conexão. Quando viajamos ao Pantanal para a escolha das locações, não sabíamos exatamente o que esperar. Sabíamos, é claro, da exuberância e da riqueza da região e era o que buscávamos”, explica Alexandre Gomes de Souza, que está à frente da cenografia do folhetim.

Por quase três meses, elenco e equipe estiveram no Pantanal para as primeiras gravações da novela. Porém, boa parte da sequência dos trabalhos segue nos Estúdios Globo, no Rio de Janeiro. As fazendas de José Leôncio e Tenório, interpretados por Marcos Palmeira e Murilo Benício, e a tapera de Juma, papel de Alanis Guillen, foram os principais cenários reproduzidos no luxuoso complexo de estúdios carioca. 

“A gente se baseou bastante nas fazendas brasileiras, que são mais simples e secas. A gente quis replicar tudo, né? Os materiais e as temperaturas”, afirma Alexandre. 

A humilde residência da filha de Maria Murrá, de Juliana Paes, foi, segundo o cenógrafo, o cenário mais difícil de reproduzir nos luxuosos estúdios do Rio. 

“Quisemos reproduzir esse clima da personagem que vive no limite da sociedade e a natureza. Temos uma tapera lá no Pantanal e outra no Rio. Tive de ter muito cuidado para respeitar esse local, essas madeiras. Foi bem difícil de reproduzir nos estúdios. Era um cenário muito aberto e que se conecta demais com a paisagem. Até trouxemos uma árvore lá do Pantanal para completar e ornar com tudo”, aponta.

Diante de tantas possibilidades no Pantanal, a equipe optou por não construir cidade cenográfica no Rio de Janeiro. Inclusive, equipe e elenco retornaram recentemente à região para uma segunda rodada de gravações externas no Mato Grosso do Sul. Os trabalhos, no entanto, sofreram alterações por conta de um surto de Covid-19 entre o elenco. 

A equipe tem acompanhado os desdobramentos da pandemia para rever e atualizar protocolos de biossegurança. No Pantanal, as gravações, que já estavam em sua reta final, foram readequadas. Os trabalhos, porém, continuam normalmente no Rio de Janeiro, tanto em estúdio, quanto em externas. 

“Com a diversidade de paisagens que tínhamos no Pantanal, não fazia sentido termos uma cidade cenográfica para representar o local no Rio de Janeiro. Por isso, optamos por construir nos Estúdios Globo os cenários fixos, como o interior da casa de José Leôncio, a tapera da família Marruá e o galpão dos peões, e outras áreas internas”, ressalta.

Ao todo, seis fazendas dão suporte direto nas gravações, sendo três delas usadas como locação, contendo rio, casa, árvores, descampado e baías. A região é a mesma selecionada por Jayme Monjardim para gravar a primeira versão da novela no início da década de 1990. Foram 12 caminhões para contemplar todo o material de produção, produção de arte, cenografia, figurino, caracterização e tecnologia, sendo estimado algo em torno de 144 toneladas de material. 

“Ao chegar, visitamos algumas fazendas e conhecemos toda aquela região da Nhecolândia. Ao nos depararmos com tudo aquilo, não havia dúvidas de que havíamos encontrado o local ideal, que não por coincidência foi o mesmo local onde as gravações aconteceram há mais de 30 anos. É um dos lugares mais bonitos do Pantanal e, com o empenho de toda a equipe, da produção e da direção, conseguimos viabilizar as gravações lá novamente”, relembra.

Literatura

Livro de Caetano sobre cinema é lançado em Campo Grande

Reunião de críticas e depoimentos sobre os filmes que marcaram a trajetória de uma das principais vozes da nossa cultura chega às livrarias em maio e ganha lançamento em Campo Grande neste sábado (19)

17/10/2024 13h00

Caetano Veloso

Caetano Veloso Reprodução

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“Cine Subaé – Escritos sobre Cinema (1960 –2023)” (Companhia das Letras), de Caetano Veloso, ganha lançamento em Campo Grande neste sábado, a partir das 19 horas, na Hámor Livraria (Rua 13 de Junho, 1592, Monte Castelo), com direito a um bate-papo com Rodrigo Sombra, professor do curso de audiovisual da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, um dos organizadores do livro.

Nome central da música e da poesia brasileira, Caetano atuou na juventude como crítico e sonhava em dedicar sua vida à direção de filmes. Sua adolescência foi moldada pelas programações do Cine Teatro Subaé, em Santo Amaro, e das salas de Salvador. Mesmo depois de seguir a carreira de músico, os filmes continuaram a ter papel decisivo em seu estilo de compor canções e conceber visualmente os shows.

O Cine Subaé reúne críticas da década de 1960, publicadas no santamarense Archote e em periódicos da capital baiana, muitas delas inéditas em livro, além de colunas de jornais, entrevistas, depoimentos e comentários que revelam as predileções, as reflexões, as criações de trilhas e o vasto repertório cinematográfico do compositor.

Com organização de Claudio Leal e Rodrigo Sombra, “Cine Subaé” é um precioso testemunho que atesta o impacto que o Cinema Novo, as películas de Hollywood, o neorrealismo italiano e o existencialismo das fitas francesas tiveram sobre a formação cultural de Caetano Veloso. A orelha do livro é assinada pelo cineasta Orlando Senna, editor de algumas das primeiras críticas publicadas pelo artista na imprensa baiana.

Caetano Veloso

Com 64 textos (46 inéditos em coletâneas de Caetano), 12 entrevistas e 76 fragmentos de opiniões sobre filmes e diretores, “Cine Subaé” contribui tanto para a história do cinema brasileiro como para a revisão do impacto múltiplo do movimento tropicalista sobre a cultura do país. O livro traz ainda três argumentos inéditos de filmes jamais realizados pelo compositor, que dirigiu dois videoclipes e um só longa-metragem, “O Cinema Falado” (1986).

Caetano escreveu uma introdução inédita para o volume. Ao longo de mais de seis décadas, seus textos discutiram os trabalhos de Anna Karina, Carmen Miranda, Federico Fellini, Giulietta Masina, Glauber Rocha, Helena Ignez, Jean-Luc Godard, Julio Bressane, Kléber Mendonça Filho, Pedro Almodóvar, Rogério Sganzerla e Woody Allen, entre outros nomes marcantes do cinema nacional e internacional. “Cine Subaé” é também uma ode à experiência de ver filmes em grandes salas de rua.

“O Cinema Santo Amaro ficava na praça da Purificação, bem perto da igreja de Nossa Senhora. Até a minha adolescência, esse era o único cinema da cidade. (...) As imagens movendo-se na tela me apaixonavam tanto quanto ou mais do que as ruas vistas da bicicleta, voando sobre paralelepípedos, beirando o rio Subaé. Eu queria ir todas as noites ao cinema. O som de gongo que precedia o apagar das luzes era sagrado”, rememora o artista em um trecho do livro.

CAETANO

Caetano Veloso nasceu no dia 7 de agosto de 1942, em Santo Amaro da Purificação, na Bahia. É autor de “Verdade Tropical” (Companhia das Letras, 1997, reeditado em 2017), “Letra Só” (2003), “O Mundo Não É Chato” (2005) e “Letras” (2022), os três últimos organizados por Eucanaã Ferraz para a Companhia das Letras. Um dos líderes do movimento tropicalista, na década de 1960, Caetano Veloso dirigiu o filme “O Cinema Falado” (1986), atuou em longas de Julio Bressane e Pedro Almodóvar e compôs trilhas musicais para “São Bernardo” (1972), de Leon Hirszman, e “Tieta do Agreste” (1996), de Cacá Diegues, entre outros.

RODRIGO SOMBRA

Caetano Veloso

Rodrigo Sombra é fotógrafo e professor do curso de audiovisual da UFMS. Doutor em comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com bolsa sanduíche na New York University, é mestre em estudos de cinema pela San Francisco State University. Organizou o livro “O Cinema de John Akomfrah: Espectros da Diáspora” (LDC / Centro Cultural Banco do Brasil, 2017). 

CLAUDIO LEAL

Claudio Leal é jornalista e mestre em teoria, história e crítica do cinema pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo. Colabora com a Folha de S.Paulo e outros jornais e revistas. É autor de “O Universo de Emanoel Araujo” (Capella Editorial, 2019) e organizou os livros “Underground” (Edições Sesc, 2022), de Luiz Carlos Maciel, e “Cancioneiro Geral” (Círculo de Poemas, 2024), de José Carlos Capinan. 

Lançamento:

“Cine Subaé – Escritos sobre Cinema (1960 –2023)”, de Caetano Veloso 

  • Data: Sábado (19), 19h
  • Local: Hámor Livraria – Rua 13 de junho 1592, Monte Castelo
  • Entrada franca
  • Organização: Claudio Leal e Rodrigo Sombra
  • 440 páginas
  • R$ 129,90 (edição física) / R$ 49,90 (e-book)
  • Bate-papo com Rodrigo Sombra

Saúde

Veja 6 exercícios físicos que podem ser feitos no trabalho

O Correio B separou algumas opções de atividades físicas que podem ser feitas sentado ou caminhando pelo escritório

17/10/2024 11h00

Reprodução IA

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Incorporar exercícios simples no seu dia de trabalho pode fazer uma grande diferença sua saúde e bem-estar. Além de melhorar a postura e reduzir dores musculares, manter-se ativo pode aumentar a produtividade e trazer mais disposição para enfrentar as tarefas diárias. 

Em um mundo onde passamos longas horas em frente ao computador, encontrar maneiras de incorporar exercícios no ambiente de trabalho se torna essencial para a saúde física e mental.

Mas como fazer isso sem comprometer a produtividade? Aqui estão algumas dicas para manter-se ativo durante o expediente.

Pescoço e ombros

Sentado em sua cadeira, incline a cabeça suavemente para um lado, tentando tocar a orelha no ombro. Mantenha por 15 segundos e repita para o outro lado. Esse alongamento ajuda a aliviar a tensão acumulada no pescoço e nos ombros.

Pernas

Sentado, estique uma perna paralela ao chão, segure por 10 segundos e abaixe lentamente. Repita 10 vezes para cada perna. Este exercício ajuda a fortalecer os músculos das pernas e melhorar a circulação.

Caminhadas

Levante-se e caminhe pelo escritório ou suba e desça as escadas por alguns minutos. Pequenas caminhadas frequentes podem ajudar a reduzir o risco de doenças relacionadas ao sedentarismo.

Tronco

Sentado, coloque a mão direita na parte externa do joelho esquerdo e gire suavemente o tronco para a esquerda. Mantenha por 15 segundos e repita para o outro lado. Isso ajuda a manter a flexibilidade da coluna.

Apertos de ombro

Levante os ombros em direção às orelhas, segure por alguns segundos e solte. Repita 10 vezes. Este exercício é ótimo para aliviar a tensão e melhorar a postura.

Tornozelos

Sentado, levante uma perna e faça círculos com o tornozelo, 10 vezes em cada direção. Isso melhora a mobilidade dos tornozelos e a circulação.

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