Correio B

Meio ambiente

Abertura da exposição 'Pantanal - Águas que Conectam' destaca o impacto das mudanças climáticas

A mostra no MIS, em exibição até 12 de abril, destaca a importância dos ciclos das águas para o ecossistema Pantanal por meio de fotos e vídeos

Continue lendo...

No Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março, a Wetlands International, em colaboração com o Programa Corredor Azul, Museu da Imagem e do Som (MIS), Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul e Governo do Estado de MS, inaugurou a exposição "Pantanal - Águas que Conectam". O evento, realizado às 16h, marca uma oportunidade para refletir sobre o papel crucial das águas no Pantanal, bem como os desafios enfrentados pelo bioma devido às mudanças climáticas e transformações nas paisagens.

A mostra, que estará em exibição até 12 de abril na sede do MIS, localizada na avenida Fernando Corrêa da Costa, 559, apresenta uma variedade de fotos e vídeos destinados a sensibilizar o público sobre a importância dos ciclos das águas para o ecossistema do Pantanal. Através dessas imagens, os visitantes têm a oportunidade de compreender como as águas moldam e sustentam a diversificada paisagem do Pantanal, que se estende pelos estados brasileiros de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, além de terras do Paraguai e Bolívia.

Julio Fernandes, gestor de projetos da Wetlands International, enfatizou a capacidade do audiovisual em transmitir uma experiência única, especialmente para aqueles que nunca tiveram a oportunidade de visitar o Pantanal. Ele destacou a importância de compartilhar essas imagens para criar um entendimento mais profundo sobre a vitalidade das águas na região.

Além disso, Fernandes abordou os resultados e objetivos do Programa Corredor Azul, cuja fase 2 chega ao fim com a exposição. Ele explicou que o programa visa preservar a saúde e a conectividade do sistema de áreas úmidas Paraná-Paraguai, uma das últimas grandes redes de rios de fluxo livre no mundo. Os esforços incluem o apoio a áreas protegidas, práticas agrícolas sustentáveis e o fortalecimento das comunidades locais.

"Um dos últimos exemplos de grande sistema de fluxo livre que a gente ainda tem no mundo, que começa pelo Pantanal, nasce no Pantanal e vai desaguar no Delta do Paraná, na Argentina. Apoiar áreas protegidas para que elas tenham melhores condições de manejo dessas áreas, outras é também apoiar economias que podem gerar um sustento para as pessoas que vivem nessas áreas. Na produção de água e na subsistência de mais de 200 mil pessoas que vivem ao redor dessa grande área úmida", pondera Fernandes.

Por fim, os números apresentados revelam o impacto positivo das iniciativas de conservação no Pantanal.

"Alguns números apontam mais de 720 mil hectares de áreas protegidas no Pantanal tiveram melhores condições de maneiro, de gestão contribuindo para a conservação. Mais de 60 mil hectares de fazendas que têm boa prática pecuária, continuam produzindo e conservando o Pantanal. E também mais de 20 comunidades estão diretamente envolvidas no programa, bem como, um projeto de restauração no Pantanal após os incêndios de 2020",  finaliza o gestor.

Rafaela Nicola, diretora executiva da Wetlands International Brasil, expressou satisfação pelos avanços alcançados durante a Fase 2 do Programa Corredor Azul. Ela destacou a colaboração com diversas instituições e comunidades locais, bem como os resultados concretos, como áreas úmidas protegidas e em processo de restauração. Nicola também ressaltou o potencial inspirador da exposição, esperando que as imagens motivem o público a valorizar e proteger as águas do Pantanal.

A exposição "Pantanal - Águas que Conectam" não apenas encerra a Fase 2 do Programa Corredor Azul, mas também marca o início da preparação para a Fase 3, que continuará até 2027. Essa iniciativa é crucial para a preservação do sistema Paraná-Paraguai e o desenvolvimento sustentável da região.

A Wetlands International é uma organização global sem fins lucrativos dedicada à conservação e restauração de áreas úmidas. Com projetos como o Programa Corredor Azul, a organização busca proteger esses ecossistemas vitais e promover uma convivência harmoniosa entre a natureza e as comunidades locais.

Assine o Correio do Estado.

Gastronomia Correio B+

Hoje é Dia Mundial do Macarrão, reinvente o prato básico tradicional

Celebre a data com a receita de Mini Ninhos de Macarrão com Queijo

25/10/2026 12h00

Hoje é Dia Mundial do Macarrão, reinvente o prato básico tradicional

Hoje é Dia Mundial do Macarrão, reinvente o prato básico tradicional Foto: Divulgação

Continue Lendo...

Você sabia que embora seja muito associado à Itália, o macarrão tem origens antigas na China (com registros de cerca de 4 mil anos) e foi introduzido no Ocidente através de rotas comerciais e da influência árabe.

No Brasil o alimento está presente em mais de 98% a 99% dos lares brasileiros. O país é um dos maiores consumidores e produtores de massa do mundo. Existem centenas de formatos diferentes de massa, que vão desde os tradicionais espaguetes e talharines até massas com ovos, instantâneas e frescas.

Vamos aprender e celebrar a data com uma receita deliciosa compartilhada pela Divino Fogão? 


MINI NINHOS DE MACARRÃO COM QUEIJO

Ingredientes:

  • 500 gramas de ninho de macarrão (cabelo de anjo ou talharim)
  • 500 gramas de molho de tomate
  • 250 gramas de mussarela ralada
  • 150 gramas de requeijão cremoso
  • 100 gramas de presunto picado (opcional)
  • 50 gramas de parmesão ralado
  • 1 colher de sopa de azeite
  • Orégano a gosto
  • Sal a gosto

Modo de preparo:

Cozinhe o macarrão até ficar al dente, evitando que fique muito mole para facilitar a montagem. Escorra e misture delicadamente com um fio de azeite para evitar que grude. Unte uma assadeira ou espalhe um pouco de molho de tomate no fundo.

Separe o macarrão em pequenas porções e enrole-as, formando ninhos. Disponha-os na assadeira e faça uma cavidade no centro de cada um.

Recheie com requeijão, mussarela e presunto. Cubra levemente com molho de tomate e finalize com parmesão ralado e orégano. Leve ao forno preaquecido a 180 °C a 200 °C por aproximadamente 15 minutos, ou até o queijo derreter e gratinar. Sirva em seguida.

 

Saúde Correio B+

Mês da Menopausa: Especialista em menopausa cria a primeira categoria menotech do Brasil

Nutricionista une ciência, cuidado e tecnologia para ressignificar o debate sobre a saúde da mulher

24/10/2026 16h30

Mês da Menopausa: Especialista em menopausa cria a primeira categoria menotech do Brasil

Mês da Menopausa: Especialista em menopausa cria a primeira categoria menotech do Brasil Foto: Divulgação

Continue Lendo...

A menopausa não é uma fase da vida: é um marco. O diagnóstico é retrospectivo, confirmado após 12 meses consecutivos sem menstruação, e acontece em média por volta dos 50 anos (STRAW+10, Harlow et al., 2012).

Fase é a perimenopausa — o período de transição que começa anos antes, muitas vezes ainda na casa dos 40 ou dos 35, e é onde a maior parte das queixas aparece. É essa distinção, ignorada por décadas, que transformou o tema em agenda de saúde pública, de mercado e de longevidade.

Foi com esse olhar que a nutricionista Vanessa Costa criou a NutrAlive, marca de suplemento alimentar para mulheres 35+, e a MenoTech, empresa de capacitação de profissionais para o cuidado da saúde feminina. Vanessa é também a autora do conceito de menotech no Brasil: o território em que ciência, dado e cuidado multidisciplinar se aplicam à segunda metade da vida da mulher.

“Eu trato o tema em três lugares ao mesmo tempo: na formação de profissionais, para que a mulher encontre alguém preparado quando procurar; na comunicação, para que ela se informe e saiba o que perguntar; e na comunidade, para que não atravesse esse momento sozinha”, diz Vanessa Costa.

A terceira frente é uma comunidade fundada por ela para reunir mulheres que atravessam a transição.
Especialista no tema, Vanessa Costa é colunista da Gazeta de S. Paulo e do FitFeed, onde assina artigos de Saúde da Mulher e Menopausa.

A ideia da NutrAlive nasceu de uma experiência pessoal. Aos 38 anos, Vanessa foi diagnosticada com insuficiência ovariana prematura história que ela contou publicamente na coluna “Ninguém me perguntou”, na Gazeta de S. Paulo. “Não era só sobre mim. Era uma lacuna que eu via todos os dias: a mulher chegava a partir dos 35, 40 anos com um conjunto de queixas reais e saía com a resposta de que era da idade.

Não havia nada estruturado, do ponto de vista nutricional, pensado especificamente para essa fase da vida”, completa a nutricionista. O tamanho do problema é conhecido. Os sintomas vasomotores — os calores — duram em média 7,4 anos e podem se estender por mais de uma década nas mulheres que começam a senti-los ainda na perimenopausa (Avis et al., JAMA Internal Medicine, 2015).

O suplemento alimentar da NutrAlive é uma dose diária de 6,5 g com 7 ativos: creatina (3000mg), vitamina D (20 μg), cálcio (500mg), beta-glucana (0,8 g), triptofano (200mg), ácido ortossilícico (0,5 mg) e extrato de cranberry (39 mg). A fórmula tem sabor natural de cranberry, sem conservantes, sem adoçantes artificiais e sem corantes. O produto é vendido na loja virtual própria da NutrAlive e na Amazon, com opção de assinatura mensal.

A MenoTech foi criada em parceria com o professor e coordenador científico Kelvin Taporosky. Na formação, Vanessa Costa assina o Módulo 08, sobre Gestão em Menopausa e Longevidade Feminina. Ela é também a criadora.

Vanessa Costa é nutricionista, cientista social e empresária. Nascida no Rio de Janeiro (RJ), tem 45 anos, é casada, mãe de pet e mora em São Paulo (SP). É formada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e em Nutrição pela Universidade Cruzeiro do Sul, com pós-graduação em Saúde da Mulher e Nutrição Estética, Compulsão Alimentar e Coach Nutricional.

CEO-fundadora da NutrAlive, criou um suplemento alimentar formulado para mulheres a partir dos 35 anos. Fundadora da MenoTech, atua na formação multidisciplinar de profissionais com foco em menopausa e longevidade feminina. É colunista da Gazeta de S. Paulo e do FitFeed, sendo uma das principais comunicadoras especialistas em menopausa no Brasil.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).