Correio B

Meio ambiente

Abertura da exposição 'Pantanal - Águas que Conectam' destaca o impacto das mudanças climáticas

A mostra no MIS, em exibição até 12 de abril, destaca a importância dos ciclos das águas para o ecossistema Pantanal por meio de fotos e vídeos

Continue lendo...

No Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março, a Wetlands International, em colaboração com o Programa Corredor Azul, Museu da Imagem e do Som (MIS), Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul e Governo do Estado de MS, inaugurou a exposição "Pantanal - Águas que Conectam". O evento, realizado às 16h, marca uma oportunidade para refletir sobre o papel crucial das águas no Pantanal, bem como os desafios enfrentados pelo bioma devido às mudanças climáticas e transformações nas paisagens.

A mostra, que estará em exibição até 12 de abril na sede do MIS, localizada na avenida Fernando Corrêa da Costa, 559, apresenta uma variedade de fotos e vídeos destinados a sensibilizar o público sobre a importância dos ciclos das águas para o ecossistema do Pantanal. Através dessas imagens, os visitantes têm a oportunidade de compreender como as águas moldam e sustentam a diversificada paisagem do Pantanal, que se estende pelos estados brasileiros de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, além de terras do Paraguai e Bolívia.

Julio Fernandes, gestor de projetos da Wetlands International, enfatizou a capacidade do audiovisual em transmitir uma experiência única, especialmente para aqueles que nunca tiveram a oportunidade de visitar o Pantanal. Ele destacou a importância de compartilhar essas imagens para criar um entendimento mais profundo sobre a vitalidade das águas na região.

Além disso, Fernandes abordou os resultados e objetivos do Programa Corredor Azul, cuja fase 2 chega ao fim com a exposição. Ele explicou que o programa visa preservar a saúde e a conectividade do sistema de áreas úmidas Paraná-Paraguai, uma das últimas grandes redes de rios de fluxo livre no mundo. Os esforços incluem o apoio a áreas protegidas, práticas agrícolas sustentáveis e o fortalecimento das comunidades locais.

"Um dos últimos exemplos de grande sistema de fluxo livre que a gente ainda tem no mundo, que começa pelo Pantanal, nasce no Pantanal e vai desaguar no Delta do Paraná, na Argentina. Apoiar áreas protegidas para que elas tenham melhores condições de manejo dessas áreas, outras é também apoiar economias que podem gerar um sustento para as pessoas que vivem nessas áreas. Na produção de água e na subsistência de mais de 200 mil pessoas que vivem ao redor dessa grande área úmida", pondera Fernandes.

Por fim, os números apresentados revelam o impacto positivo das iniciativas de conservação no Pantanal.

"Alguns números apontam mais de 720 mil hectares de áreas protegidas no Pantanal tiveram melhores condições de maneiro, de gestão contribuindo para a conservação. Mais de 60 mil hectares de fazendas que têm boa prática pecuária, continuam produzindo e conservando o Pantanal. E também mais de 20 comunidades estão diretamente envolvidas no programa, bem como, um projeto de restauração no Pantanal após os incêndios de 2020",  finaliza o gestor.

Rafaela Nicola, diretora executiva da Wetlands International Brasil, expressou satisfação pelos avanços alcançados durante a Fase 2 do Programa Corredor Azul. Ela destacou a colaboração com diversas instituições e comunidades locais, bem como os resultados concretos, como áreas úmidas protegidas e em processo de restauração. Nicola também ressaltou o potencial inspirador da exposição, esperando que as imagens motivem o público a valorizar e proteger as águas do Pantanal.

A exposição "Pantanal - Águas que Conectam" não apenas encerra a Fase 2 do Programa Corredor Azul, mas também marca o início da preparação para a Fase 3, que continuará até 2027. Essa iniciativa é crucial para a preservação do sistema Paraná-Paraguai e o desenvolvimento sustentável da região.

A Wetlands International é uma organização global sem fins lucrativos dedicada à conservação e restauração de áreas úmidas. Com projetos como o Programa Corredor Azul, a organização busca proteger esses ecossistemas vitais e promover uma convivência harmoniosa entre a natureza e as comunidades locais.

Assine o Correio do Estado.

Felpuda

A investida de dirigente de conhecida instituição para concretizar seu sonh...Leia na coluna de hoje

Leia a coluna desta quinta-feira (12)

12/02/2026 00h02

Diálogo

Diálogo Foto: Arquivo / Correio do Estado

Continue Lendo...

Paulo Leminski - escritor brasileiro
"Nesta vida, pode-se aprender três coisas de uma criança: estar sempre alegre, nunca ficar inativo e chorar com força por tudo o que se quer”.

 

FELPUDA

A investida de dirigente de conhecida instituição para concretizar seu sonho há muito acalentado estaria, segundo os bastidores, mais intensa e explícita. Dizem que o dito-cujo é adepto da velha tática de ficar nos bastidores para também “ser o poder”, sem nenhum voto. Desta forma, estaria com seus “tentáculos” em vários pontos. Suas manobras, conforme ainda os comentários, estão cada vez mais intensas e vem aumentando o número de adeptos que até batem palmas. O sonho da figurinha? É ter alguém em alto cargo em Brasília para chamar de seu. Simples, assim!

Janela

Depois do Carnaval, os deputados terão apenas mais quatro sessões para encerrar o mês de fevereiro e a partir de então a “guerra política” terá início, com abertura da janela partidária.

Mais

Aí será troca-troca de partidos, escolha de nomes, articulações e apresentação de coordenadores de campanha. De março até o primeiro turno das eleições tudo terá que estar “nos trinques”.

DiálogoAntônio Prado, na Serra Gaúcha, é reconhecida pelo iphan como a cidade brasileira que mais preserva a herança da imigração italiana. Fundada em 1886, ela abriga o maior conjunto arquitetônico urbano ligado à cultura italiana no País. Cerca de 80% da população ainda fala o talian, dialeto que mistura idiomas do norte da itália com o português. O município tem 48 edificações tombadas pelo instituto do Patrimônio Histórico e artístico nacional. As construções datam de 1890 a 1940 e mostram técnicas trazidas da europa e adaptadas ao Brasil. Esse conjunto urbano é um museu a céu aberto.
DiálogoDra. Mara Martins de Barros, mudando de idade nesta quinta-feira

 

DiálogoAmy Laurent

Pois...

A votação na Câmara Municipal que manteve o veto da prefeita Adriane Lopes ao projeto que barrava aumento da chamada taxa de lixo, mostrou que desde o início chegaria a um cenário: máscaras caindo. Os números mostram isso, pois 14 vereadores votaram pela derrubada do veto, enquanto oito foram a favor da manutenção da decisão da prefeita; três arrumaram outra coisa para fazer, justificando ausência e não compareceram à sessão.

Cadê?

O vereador Landmark, do PT, tornou-se alvo de muitas críticas não só de alguns dos seus colegas que votaram pela derrubada do veto, como também nas redes sociais. Isso porque a bancada petista na Câmara tem três integrantes e foi fechada questão pelo partido de que seriam contrários à decisão da prefeita, mas Landmark faltou a sessão e é atribuído a ele justamente o voto que faltava para completar 15 contrários ao veto. Até militância está dizendo que ele “roeu a corda”.

Mas...

A votação mostrou, também, que os vereadores Carlos Augusto Borges, bem como Dr. Jamal e Leinha mudaram de posição com relação ao veto da prefeita. Na sessão extraordinária, eles teriam integrado o grupo de 17 parlamentares que decidiu aprovar a proposta para derrubar o aumento da taxa do lixo. Na sessão de ontem, porém, ajudaram a manter o veto. Já Dr. Lívio, Junior Coringa e Sílvio Pitu não votaram. Como se vê...

Aniversariantes

Dra. Mara Martins de Barros, 
Mayara Victor Vicente,
Milla Resina,
Sérgio Marcolino Longen, 
Maria Cristina Alcântara de Carvalho, 
Dra. Kleanthi Lídia Haralampidou,
Vailton Coutinho de Alencar, 
Dr. Armando de Freitas,
Alessandra Elesbão Silva, 
Dr. Paulo Bechuate,  
Crispim Luiz Guimarães,
Helito Alves Pinto,
Ivair Dias de Araújo,
João Moreira,
José Roberto Costa Buhler,
Anália Bernardo Bess,
Marcelo Gonçalves Pena,
Adriana de Lima Neves Ferreira,
Alisson Flávio Gomes,
Antonio Marcos de Souza,
Luiz Carlos Somenzi,
Gabriela Scardini Amato, 

Paulo Jorge Simões Corrêa Filho, 
Luciano Tannus, 
Dr. João Vicente de Azambuja,  
Sumaya de Toledo Elias Saad, 
Flávio Dias Cavallari,
Elisa Miyashiro,  
Luiz Felipe Carneiro,
Juraci Munarini,
Waldir Menezes de Oliveira,
Eurica Janeth Oliveira Barbosa,
João Emilio Dantas,
Eládio Niltos,  
João Carlos Gutierres da Rosa,
Gerson Moura,
Vanderley Paixão,
Lauro de Oliveira, 
Cleber Coelho,
Marinês Corrêa Lopes,
José Gilberto da Costa França,
Odir Barros de Araujo, 
Roselene Mendes Tulux, 
Wanderley Guenka,
Catarina Maria de Oliveira Costa,

Tatiana Aquino Ratier,  
Daniela Jimenez Cance,  
Norberto Gomes Alves,
Eufélia Romano Bacha, 
Cristina de Almeida Flôres, 
Leonardo Marques, 
Arthur Leite Borges, 
Mônica de Carvalho, 
Paulo Renato Perez,
Francisco Iwao Maquino,
Euládio Dias Loureiro,  
Dílson Jorge Sório,
Marcelo Rene de Oliveira,
Epifanio Eulálio de Almeida,
Ilda Rodrigues Cândia,
João Vinicius Dias de Oliveira,
Marcos Antônio Pacheco,
Hélio Hiroshi Gonda,
Jairo Vinicio Dias de Oliveira,
Geraldo Lima da Silva,
Renato Cardoso Lopes,
Paulo Fernando Rezende Rodrigues, 

Samir Rodrigues Zayed,  
Waldemir Ribeiro Acosta,
Frida Renata de Paula Traven,
Adair Gauna Buldi, 
Cecília Regina Gaiotto de Paula,
Jefferson Rodrigo da Silva,
Patrícia Cardoso Portela,
Simone Baldissera,
Adrianne Cristina Coelho Lobo, 
Ivan Gordin Freire, 
José Gonçalves, 
Gisele Cristina Tannouri,
Maria Lucia do Nascimento Souza, 
Regina Célia Siqueira Ramos, 
Emilia Akemi Cavada,
Rogério Bittencourt, 
Walter José de Souza, 
Abílio Manoel Pacheco, 
Marco Aurélio Cavalheiro Garcia,
Marcos Flávio de Oliveira Pacheco,
Dylan Anderson de Albuquerque Ayala,
Cleide de Souza Nogueira, 

Rose Kuninari,  
Alyre Marques Pinto,
Cláudia Pombani Luz,
Geones Miguel Ledesma Peixoto,
Júlio Cesar da Silva,
Clarice Domitila Cunha,
Raimundo Nonato Costa,
Valéria Henrique Vieira,
Darci Albres Miranda,
Luís Fernando Pinheiro Ferreira,
Antonio Giovanne Leon dos Santos, 
Maria de Fátima Lopes Sá, 
Samira Lima Fonseca, 
Fernanda Teixeira Mendes, 
Mário Sérgio Menezes, 
Lilianne Pereira Souza, 
Sônia Rezende de Paula, 
Pedro Ivo Almeida Lima, 
Márcia Carvalho Coelho, 
Maria Rita Ramos Batista.

Colaborou Tatyane Gameiro

Folia

Corumbá quer mostrar que faz o melhor carnaval para garantir verba

Apoio financeiro da prefeitura às escolas de samba somou R$ 808 mil, liberados ainda no ano passado

11/02/2026 13h15

Ensaio tecnico na avenida foi uma prévia do desfile das escolas de samba

Ensaio tecnico na avenida foi uma prévia do desfile das escolas de samba Foto: Divulgação

Continue Lendo...

A cidade mais carnavalesca do interior do Brasil lançou uma programação oficial do carnaval, a partir do dia 6 de fevereiro, com o proposto muito além de fazer uma grande festa: superar os carnavais dos anos anteriores para provar que não tem concorrente no Estado e na região Centro-Oeste e merece mais apoio financeiro - e respeito.

As lideranças políticas da cidade e os carnavalescos não se pronunciaram, mas estão indignados com a decisão do Governo do Estado de dobrar os repasses (R$ 2,6 milhões) para as seis escolas de samba de Campo Grande e reduzir pela primeira vez o valor (R$ 900 mil) destinado às dez agremiações corumbaenses.

“É desmerecer o nosso carnaval, que sempre foi e será o melhor”, disse um dirigente de escola de samba. “Só pode ser politicagem”, protestou. O presidente da Liesco (Liga Independente das Escolas e Samba de Corumbá), Zezinho Martinez, não comentou sobre a redução da verba destinada pelo Estado, sem justificativas, e preferiu agradecer o dinheiro liberado.

“Vamos fazer o melhor carnaval, esse é o propósito de todos os envolvidos, seja a prefeitura ou as escolas, e os ensaios técnicos (realizados no domingo e na segunda-feira) mostraram que todos se prepararam com muito afinco para fazer um grande espetáculo para os corumbaenses e turistas”, disse o carnavalesco.

O apoio financeiro da prefeitura às escolas de samba somou R$ 808 mil, liberados ainda no ano passado, possibilitando a compra antecipada de material em São Paulo para confecção das fantasias e carros alegóricos e contratação de mão de obra. Os onze blocos oficiais, que desfilam no sábado, receberam R$ 320 mil.

Ensaio tecnico na avenida foi uma prévia do desfile das escolas de sambaConcurso de Fantasias: Valdir Gomes é "hors-concours" / Foto: Silvio de Andrade 

O que vai rolar?

O circuito da passarela do samba, na Avenida General Rondon, Rua Frei Mariano e Praça Generoso Ponce, está pronto para os sete dias de carnaval na cidade, com arquibancadas, palco e camarotes. Os ensaios técnicos organizados pela prefeitura e Liesco fazem a aferição do sistema de som digital e proporcionam às escolas os ajustes para os desfiles.

A programação oficial abriu no dia 6, com o festival de sambas enredos dos blocos, e nesta quarta-feira terá o concurso de marchinhas e a saída do Blocos Sandálias de Frei Mariano. Na quinta-feira à noite, acontecerá o tradicional Festival de Fantasias, no Clube Corumbaense, com R$ 85 mil de premiação. No sábado, o evento Casario Folia, no porto geral, e desfile dos blocos oficiais.

O domingo e a segunda-feira são destinados ao desfile das escolas de Samba. No primeiro, dia passam pela avenida a Vila Mamona, A Pesada, Major Gama, Acadêmicos do Pantanal e Caprichosos. No segundo, Imperatriz, Estação Primeira, Império do Morro, Marquês de Sapucaí e Mocidade da Nova Corumbá. A apuração das notas será no dia 18.

Fechando a programação, a terça-feira é reservada para o carnaval cultural, na passarela do samba, com apresentações do corso (desfile de carros enfeitados), cordões carnavalescos, pastorinhas e blocos de frevo e dos palhaços, a partir das 20h. No mesmo dia, haverá Casario da Folia, no porto geral, e carnaval inclusivo, no Jardim da Independência.

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).