O campo-grandense Matheus Lang Cabral, de apenas 15 anos, foi o vencedor de uma ''batalha de guitarristas'' no Rock in Rio, no último dia 21. Depois de ''fazer um som'' em um dos stands do festival, o adolescente foi convidado a disputar com outros nove músicos, todos com mais idade e experiência, em uma apresentação de 45 segundos. O jovem autodidata agradou tanto que levantou o público e trouxe para a Capital uma guitarra autografada pela banda Jota Quest.
De acordo com o pai de Matheus, o advogado Danny Fabrício Cabral Gomes, 44 anos, que estava junto com o filho no Festival de rock, o feeling musical é herança de família. "Matheus aprendeu os primeiros acordes de violão com o avô e depois se aprofundou sozinho. Lá no Festival, Matheus experimentou uma das guitarras do stand montado e um produtor gostou do som. Depois ele competiu com outros nove, todos mais velhos que ele, e o público o escolheu. Foi fantástico", disse o pai.
Matheus disse ao Portal Correio do Estado que nem sabia da premiação, para ele só a oportunidade de tocar no Rock In Rio para todas as pessoas presentes na exposição foi uma premiação.
"Eu fui participar, só pela oportunidade de poder tocar no festival, nem sabia da premiação e muito menos que sairia vencedor. Gostei bastante de ter ganhado", disse Matheus.
Além da guitarra, o musicista mirim toca violão, piano, baixo, ukulelê, flauta e gaita. Matheus estuda e nas horas vagas toca com dois amigos na Banda Cadillac Vermelho na qual é o guitarrista e vocalista. Juntos tocam rock and roll, rockabilly e o estilo preferido de Mathues, o blues.
Apesar do dom da música, Matheus se considera um tanto autodidata, afinal, seu avô ensinou apenas o básico. "Meu avô ensinou alguns acordes de violão por uma semana, depois disso me aprofundei sozinho e comecei a tirar tudo por ouvido", disse Matheus.
Matheus foi ao Festival, que completa 30 anos, para assistir às apresentações de Paralamas do Sucesso, Seal, Rod Stewart e Elton John. Já em Campo Grande, Matheus aproveita o presente.
ASSISTA A APRESENTAÇÃO: