Correio B
História
Beatles terão história contada em quadrinhos
Diálogo
Por Ester Figueiredo ([email protected])
15/11/2024 00h01
Diálogo Foto: Arquivo / Correio do Estado
Albert Schweitzer - teólogo alemão
"A nossa civilização está condenada porque se desenvolveu com mais vigor materialmente do que espiritualmente. O seu equilíbrio foi destruído”.
Quem vem soltando fogo pelas ventas é o deputado estadual Roberto Hashioka (União Brasil), depois que sua esposa, Dione Hashioka, perdeu a eleição para prefeita de Nova Andradina. Ele atribui a derrota a suposta manobra do PSDB, seu partido anterior, e, inclusive, a órgãos de imprensa da região. Detalhe: na administração do então governador tucano Reinaldo Azambuja, ele ocupou importantes cargos de confiança. Pelo jeito, perdeu as penas, mas está com garras afiadas contra o ninho onde esteve abrigado durante muitos anos. As urnas despedaçaram o coração e o amor acabou.
De hoje até domingo, será realizado o 4º Festivaldo Japão MS, tendo como local o Shopping Bosque dos Ipês. A entrada é a doação de 1 quilo de alimento não perecível, e a variada programação acontecerá das 11h às 22h.
As duas atrações mais aguardadas, além dos shows de artistas convidados, são a Samurai Run 2024, corrida que acontecerá hoje, às 19h, e o Concurso Miss Nikkey Mato Grosso do Sul. Haverá praça de alimentação com comidas típicas.
Neste fim de ano, o número de projetos para análise e aprovação dos deputados por parte do governador Riedel tem sido expressivo. Para se ter uma ideia, somente nesta quarta-feira chegaram mais seis propostas. Os parlamentares estão se dedicando às votações e, por enquanto, não se fala em sessões extraordinárias, que em outras épocas ocorriam até o início da noite.
Um dos projetos do Executivo é o que altera parágrafo de lei sobre câmeras nas escolas. A proposta determina que câmeras de vídeo devem ser instaladas de modo a preservar a privacidade dos alunos e dos funcionários, sendo vedada a captação de áudio. A alteração também traz em seu texto que é vedada a instalação de câmeras de vídeo e de áudio em salas de professores, banheiros, vestiários e outros locais de reserva de privacidade individual.
No projeto, o governo informa que, de acordo com dados fornecidos pelo Núcleo de Monitoramento de Ocorrências da Secretaria de Estado de Educação, estão ocorrendo práticas reiteradas de furtos, ameaças, agressões físicas, porte de armas, crimes sexuais, entre outros. A alteração seria pela necessidade de coibir práticas abusivas nas escolas, além de favorecer a apuração pedagógica e criminal dos casos de indisciplinas ou de condutas ilícitas, para que haja um ambiente escolar seguro.
*Colaborou Tatyane Gameiro
Correio B
Entre seus feitos, Oliva Enciso foi responsável por fundar a Sociedade Miguel Couto dos Amigos do Estudante, que funcionava como escola e orfanato, participou também diretamente da criação de várias escolas em Campo Grande e interior do Estado
14/11/2024 16h30
Primeira vereadora de Campo Grande é homenageada em documentário; veja Divulgação: Arquivo
No primeiro episódio do programa Memórias da Câmara, produzido pela TV Câmara, foi mostrada a trajetória de Oliva Enciso, a primeira mulher vereadora de Campo Grande e primeira deputada estadual de Mato Grosso ainda antes da divisão do Estado, além de professora, escritora, formou-se em Farmácia e Contabilidade.
A nova produção tem o objetivo de resgatar momentos e pessoas importantes da história do Legislativo de Campo Grande. Durante o documentário foi possível acompanhar Oliva desde sua vinda para a Capital com a família, em 1923, e observar a luta que enfrentou para iniciar os próprios estudos.
Graças ao seu empenho para que crianças e jovens pudessem ter acesso à educação, tornou-se uma defensora da área social e da educação em Mato Grosso do Sul. Já no ano de 1940, foi responsável por fundar a Sociedade Miguel Couto dos Amigos do Estudante, que funcionava como escola e orfanato, entidade que coordenou durante toda sua vida
Participou também diretamente da criação de várias escolas em Campo Grande e interior do Estado, por fim teve participação na criação do Senai e Sesi. Sua preocupação estendeu-se para que os jovens tivessem oportunidade de dar continuidade nos estudos.
Também esteve diretamente envolvida na criação da Faculdade de Odontologia e Farmácia, a partir da qual foi fundada a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Foram coletados depoimentos de familiares e de pessoas que conviveram com Oliva, além de publicações em livros e jornais.
Todo esse repertório de trabalho e pioneirismo fez com que o plenário principal da Câmara Municipal de Campo Grande levasse o nome de Oliva Enciso.
Oliva faleceu no dia 30 de junho de 2005, aos 96 anos, mas deixou um legado de trabalho, com sonhos, lutas e conquistas eternizadas na educação de todo Estado.
Memórias da Câmara – O lançamento do programa faz parte de um projeto mais amplo, denominado Memórias do Legislativo Municipal – Resgate histórico da Câmara de Campo Grande/MS, que tem por propósito armazenar, organizar e divulgar informações da história do Legislativo Municipal. O projeto está previsto na Resolução 526/2023, de autoria do vereador Carlos Augusto Borges, o Carlão, presidente da Casa de Leis.
Periodicamente, serão feitos outros vídeos com pessoas e fatos importantes da história da Câmara Municipal.
EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
ASSINANTES