Correio B

TURISMO E PESQUISA

Capital da arte rupestre inaugura nova infraestrutura

Recursos do ICMS Ecológico são aplicados na segurança de turistas e na conservação de sítios arqueológicos em Alcinópolis

Continue lendo...

A capital estadual da arte rupestre está pronta para receber turistas com mais segurança. No dia 10, foram inauguradas as novas instalações de infraestrutura turística de dois atrativos de Alcinópolis, no Monumento Natural Serra do Bom Jardim e no Parque Natural Municipal Templo dos Pilares.  

Foram revitalizadas passarelas de madeira, instalada uma escadaria que dá acesso à Gruta Bonita e colocados pórticos na entrada da trilha da Gruta Bonita, da trilha do Pôr do Sol e da trilha Pata da Onça. 

Está sendo construído também um portal na entrada da Serra do Bom Jardim, que ainda não está finalizado.

O objetivo é garantir que a visitação de turistas, pesquisadores e grupos escolares seja feita em segurança, preservando o ambiente natural e garantindo a conservação dos sítios arqueológicos existentes nesses locais, que datam quase 11 mil anos.

Bruna Barbosa, secretária de Produção, Desenvolvimento e Turismo, conta que os recursos aplicados na revitalização da infraestrutura turística são oriundos do ICMS Ecológico, do qual o município é o maior beneficiado de todo Mato Grosso do Sul, por garantir a gestão ambiental de forma exemplar.

“Desde a criação do ICMS Ecológico no Estado, Alcinópolis sempre esteve entre os três municípios melhores classificados. Isso se deve à proporção da extensão territorial do município com o tamanho das áreas protegidas, que totalizam mais de 36 mil hectares, sendo três unidades de conservação municipais e uma estadual [Parque Estadual das Nascentes do Taquari]”, explica a secretária.

“Além disso, há uma soma de fatores que formam o quociente de cálculo do repasse do imposto que nos coloca nessa posição de destaque, como planos de manejo das áreas protegidas, boa gestão de resíduos sólidos, coleta seletiva, ações de educação ambiental, programa de recuperação de bacias hidrográficas, entre outros”, afirma Bruna.

Neste ano, o município recebeu pouco mais de R$ 11 milhões, dos quais, de acordo com lei municipal, 10% são remetidos ao Fundo Municipal de Meio Ambiente e de Turismo. “O restante é destinado às obras, à saúde, entre outras necessidades da administração municipal”, finaliza Bruna.

Segundo ela, outras melhorias para as unidades de conservação estão previstas, como a construção de estruturas como casas para guarda-parques e alojamentos para pesquisadores.

Para segurança dos visitantes e pela proteção do ambiente, as visitações só são possíveis com guias de turismo credenciados e capacitados para a localidade. 

Quem tiver interesse em conhecer os atrativos de Alcinópolis deve entrar em contato com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Agricultura, Pecuária, Turismo e Meio Ambiente pelo telefone (67) 3260-1739.

Região pode ter sofrido crise climática há milênios

Pesquisas científicas revelam que a região pode ter sofrido crise climática há milênios.

As áreas protegidas de Alcinópolis garantem a conservação de sítios arqueológicos datados em quase 11 mil anos, os quais fascinam turistas e pesquisadores de Arqueologia, como o Templo dos Pilares, que é considerado o mais emblemático sítio de arte rupestre do Estado por vários arqueólogos.

Trata-se de um abrigo natural sob rochas, com monumentais colunas naturais de arenito, com cerca de oito metros de altura, que parecem construídas a mão. A área coberta do abrigo estende-se por mais de 20 metros em terreno levemente inclinado e alguns metros de profundidade.

Sobre a superfície, alguns blocos de arenito, de diferentes tamanhos, formam painéis de inscrições rupestres com gravuras em baixo-relevo e pinturas. São milhares de grafismos que sugerem traços de animais e humanos, entre outras formas abstratas curiosas.

O lugar foi descoberto há cerca de 20 anos por arqueólogos da Unisinos (RS) e, desde então, pesquisadores da UFMS e da UFGD desenvolveram projetos científicos. 

O local foi declarado patrimônio cultural brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e transformado em área protegida de âmbito municipal em 2003. Foram realizadas duas escavações científicas no local: uma em 2016 e outra dois anos depois.

Rodrigo Simas Aguiar, pesquisador da UFGD que liderou as escavações, relata que características geológicas e ocupacionais tornam o Templo dos Pilares o sítio arqueológico mais emblemático de Mato Grosso do Sul.

“O local teve dois períodos de ocupação muito bem definidos. Foi primeiramente frequentado por povos caçadores e coletores, pré-ceramistas, que se estabeleceram na região entre 11 mil e 8 mil anos atrás. Depois houve um hiato temporal, que pode ter sido causado por um longo período de seca extrema, e, entã,o milênios depois, já por volta de 5 mil a 3 mil anos atrás, os primeiros povos ceramistas ocuparam o espaço em grande quantidade, utilizando-o provavelmente como local de cerimônias”, explica Simas.

Uma grande quantidade de cinzas e carvões, com presença de fragmentos de ossos de animais muito deteriorados, foi encontrada, revelando que o local era utilizado para alimentação e que a caça era uma atividade muito praticada. Foram descobertos também fragmentos de ossos de uma mulher da época.  

Segundo Simas, essas descobertas são preciosas para a arqueologia de Mato Grosso do Sul. 

Ele destaca que há necessidade de uma terceira frente de trabalhos no local, mas que depende de maior aporte financeiro, já que as análises de laboratórios são de altíssimo valor, justamente os processos que podem revelar a datação mais precisa dos materiais apurados.

36 mil ha é o tamanho da área de proteção 

Ao todo, o município de Alcinópolis tem 36 mil hectares de área protegida. 

11 mil anos é a idade dos sítios arqueológicos

Os sítios arqueológicos localizados em Alcinópolis têm até 11 mil anos.

SAÚDE E ALIMENTAÇÃO

Nutricionista dá dicas para o preparo de lanches domésticos e escolares mais saudáveis

Relatório de 2025 da Unicef mostra que a má alimentação levou população jovem à nova estatística: no mundo todo, 9,4% das crianças estão com quilos a mais, enquanto 9,2% estão abaixo do peso

19/01/2026 10h00

Vilões: refrigerantes, biscoitos recheados e bolos com recheio e cobertura possuem baixo teor nutritivo e aumentam a irritabilidade

Vilões: refrigerantes, biscoitos recheados e bolos com recheio e cobertura possuem baixo teor nutritivo e aumentam a irritabilidade Reprodução

Continue Lendo...

Matar um leão por dia, quem nunca ouviu essa expressão? Com o excesso de atividades e com pouco dinheiro no bolso, algumas preocupações ficam para segundo plano como, por exemplo, se alimentar bem.

Por falta de tempo, no lanche da escola, muitos pais optam por opções mais práticas, como os fast-foods ou comidas industrializadas, que são ultraprocessadas e apresentam em sua composição aditivos e conservantes que, se consumidos em excesso, podem ser prejudiciais à saúde em longo prazo.

Na hora de preparar a lancheira do seu filho, ou mesmo em casa, lembre-se que a má alimentação provoca doenças associadas à obesidade, como diabetes, pressão arterial elevada e doenças do fígado.

O último relatório do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), divulgado em setembro de 2025, mostra que o número de jovens de 5 a 19 anos está acima do peso. No mundo todo, 9,4% das crianças estão com quilos a mais, enquanto que 9,2% estão abaixo do peso.

Em 2000, o relatório apresentava 13% de crianças do mundo com desnutrição e 3% com excesso de peso. A causa desses diagnósticos antagônicos é a mesma: a má alimentação. A obesidade infantil é resultado de uma alimentação hipercalórica, com poucos nutrientes.

Vilões: refrigerantes, biscoitos recheados e bolos com recheio e cobertura possuem baixo teor nutritivo e aumentam a irritabilidade

Para combater essa tendência nada agradável, alimentos preparados em casa ajudam pais e filhos a terem hábitos alimentares saudáveis.

A nutricionista Thaisa Braz, para isso, indica substituições como a troca da farinha branca pela integral ou usar aveia se for fazer alguma torta ou bolo. Outras opções são chips feitos com batata doce e palito de legumes.

“As frutas também são opções para levar na lancheira e, para hidratação, sucos naturais ou água de coco”, diz Thaisa, que atua no Grupo Pereira (Fort Atacadista e Comper).

O EXEMPLO

Nada melhor que proporcionar e incentivar uma vida saudável para os pequenos com eles vendo esses costumes dentro de casa. Esses hábitos quando consolidados na vida de uma criança podem segui-los por toda a vida.

A nutrição da criançada é baseada nos mesmos princípios da alimentação dos adultos. Todos precisam dos mesmos tipos de nutrientes – como vitaminas, minerais, carboidratos, proteínas e gorduras. A diferença é que as crianças precisam de quantidades específicas desses nutrientes de acordo com a idade.

PROTEÍNAS

Os pais devem se preocupar com alimentos que tenham nutrientes fundamentais como carboidratos, proteínas, frutas, verduras e legumes. A orientação é evitar guloseimas para não estragar o apetite da molecada.

“Evitar a oferta de alimentos industrializados, principalmente os ricos em açúcar refinado, porque trazem muitos malefícios para as crianças. Quando temos uma alimentação mais saudável para os pequenos, isso contribui para o aprendizado, traz melhoras na concentração e fortalece o sistema imunológico”, afirma a nutricionista.

Vilões: refrigerantes, biscoitos recheados e bolos com recheio e cobertura possuem baixo teor nutritivo e aumentam a irritabilidadeVilões: refrigerantes, biscoitos recheados e bolos com recheio e cobertura possuem baixo teor nutritivo e aumentam a irritabilidade - Foto: Reprodução

Para o crescimento, desenvolvimento cerebral e dos ossos nas crianças são fundamentais as proteínas de origem vegetal, encontradas na soja, quinoa ou brócolis. Apesar de serem incompletas, possuem outras propriedades fundamentais na nutrição.

As proteínas de origem animal, como as encontradas nas carnes, ovos e laticínios, possuem todos os aminoácidos essenciais; aqueles que nosso corpo não é capaz de produzir, mas precisa para funcionar.

O LANCHE DE CASA

Um bom omelete no lanche da tarde funciona muito bem e é simples de fazer. Não esqueça que durante as refeições para seus filhos, escolha os cortes de carne sem gordura, frango sem pele, peixes oleosos como salmão, queijos brancos e iogurtes.

Para as crianças que se recusam a comer vegetais, a nutricionista dá uma dica valiosa: incorporar à receita alguns vegetais. “incorporar na massa de uma panqueca, a abobrinha, e no recheio de carne moída, colocar legumes picadinhos ou até mesmo ralados” explica Thaisa.

O mesmo pode ser feito com hambúrguer caseiro, recheios de tortas ou gratinados.

O LANCHE ESCOLAR

Para levar alimentos fresquinhos e deixar o lanche com boa aparência, uma dica é preparar a merenda no mesmo dia da aula. Se for levar frutas, o ideal é que elas não estraguem em altas temperaturas ou amassem com facilidade.

Sanduíches com queijo, presunto de peru ou geleia sem açúcar alimentam sem fazer mal. Iogurte e leite também podem ser incorporados como opção para a merenda. Frutas secas, castanhas, nozes ou amêndoas têm a gordura boa que a molecada precisa.

Se a criança quiser biscoitos ou bolos, prefira os feitos em casa, sem recheio ou cobertura.

O QUE EVITAR?

Alguns exemplos de alimentos que devem ser evitados nos lanches das crianças, são frituras, pizza, cachorro quente e hambúrgueres, que possuem muitas gorduras e são lanches de difícil digestão e podem prejudicar o aprendizado na escola.

Vilões: refrigerantes, biscoitos recheados e bolos com recheio e cobertura possuem baixo teor nutritivo e aumentam a irritabilidade

Refrigerantes, biscoitos recheados e bolos com recheio e cobertura são ricos em açúcar, o que faz com que a criança fique novamente com fome passado pouco tempo após o recreio e isso aumenta a irritabilidade e dificuldade em se concentrar nas aulas, e por isso, também devem ser evitados.

HIDRATAÇÃO 

A concentração de água no organismo de um adulto é de 65%, e de 80% de concentração em uma criança. A nutricionista diz que “é por esse motivo que os pais devem ficar atentos e insistir que as crianças bebam bastante líquidos, pois precisam repor a água do organismo com mais frequência”.

No caso de sucos, prefira os naturais e se possível caseiros usando frutas frescas.

*Saiba

A má nutrição infantil possui três dimensões: a desnutrição (crônica, quando há atraso de crescimento, ou aguda, quando há emagrecimento extremo); o sobrepeso e/ou obesidade; e a fome oculta ou deficiências de micronutrientes.

Fonte: Unicef

Assine o Correio do Estado

Felpuda

O governador Eduardo Riedel entra no ano eleitoral de 2026 com dois alvos...Leia na coluna de hoje

Leia a coluna desta segunda-feira (19)

19/01/2026 00h03

Diálogo

Diálogo Foto: Arquivo / Correio do Estado

Continue Lendo...

Lya Luft - escritora brasileira
"Que a gente se divirta sem se matar, que ame sem se contaminar, que aprenda sem se enganar, que viva sem se vender”.

 

FELPUDA

O governador Eduardo Riedel entra no ano eleitoral de 2026 com dois alvos no coração de sua administração, para alegria dos adversários. Um deles, bem vistoso: o empréstimo de quase R$ 1 bilhão com o Banco do Brasil, autorizado pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, e o outro se refere às promessas não cumpridas. Sobre o “cofrinho bilionário”, terá que passar a campanha eleitoral dando explicações ali, lá, acolá e alhures. Já o que não foi cumprido vai ser utilizado pelos adversários para questionar sua fama de bom técnico e excelente gestor.

Diálogo

Realidade

Pesquisa mostra que 68,6% das famílias campo-grandenses estavam endividadas em dezembro de 2025, acima dos 65% registrados no mesmo período de 2024, indicando mais compromissos parcelados como cheques pré-datados, cartões de crédito e empréstimo pessoal.

Mais

Em números absolutos, isso representa 226.248 famílias endividadas. Os dados são de pesquisa divulgada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, com análise do Instituto de Pesquisa da Fecomércio MS.

Diálogo
Maria Augusta Waqued e Rachid Waqued

 

DiálogoKiki Pinheiro e Helô Pinheiro

Na espera

Nos bastidores políticos, circulam comentários de que se o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, decidir apoiar Lula, o vice-governador Barbosinha, deverá deixar a sigla. Cotado para ocupar o mesmo cargo na chapa de reeleição do governador Riedel, ele teria convites de vários partidos, entre eles, o União Brasil e o Republicanos. Atualmente, Kassab é secretário de Governo e Relações Institucionais do governador Tarcísio de Freitas (SP).

"A laço"

Político de direita ironizou o “desespero” do PT de Mato Grosso do Sul para encontrar alguém que queira disputar a segunda vaga ao Senado pela legenda. Segundo ele, a esquerda estaria tentando “pegar a laço” um nome para fazer dobradinha com o deputado federal Vander Loubet e está sugerindo até que o senador Nelson Trad Filho (PSD) venha a ser mais um novo “companheiro”, assim como o irmão Fábio Trad, que poderá ser candidato a governador.

Sonho meu...

Acalentando o sonho de ser deputado federal e tendo já tentado em outras ocasiões sem sucesso, o deputado estadual Roberto Hashioka deverá fazer nova tentativa este ano. Ele tem longa trajetória na vida pública: foi prefeito de Nova Andradina, diretor-presidente da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos e do Detran, secretário de Administração e de Relações Institucionais da Secretaria de Infraestrutura de Mato Grosso do Sul.

Aniversariantes

  • Juliana Cristina Ferreira Abes Xavier,
  • Denise Ramos Flores Bisogenin,
  • Consuelo Pinto de Arruda,
  • Yasmine Ferreira de Melo,
  • Maria da Graça Barbosa Tomaz,
  • Marlon Nantes Foss,
  • Dalcides Pleutin Miranda,
  • João Baptista Maciel Monteiro Neto,
  • Sami Moussa Chamoun Georges,
  • Shodi Ishi (Ilson),
  • Silvania Batista dos Santos,
  • Sônia Regina de Souza,
  • Carolina Sornas de Almeida,
  • Cláudia Matos,
  • Sebastião Antunes Marinho,
  • Wellington Davi Teslenco,
  • Lílian Mara Dela Cruz,
  • Érica Tanowe Maddalena,
  • Kauê Pedro,
  • Juliana Lanari de Aragão,
  • Luiz Otavio Gottardi,
  • Elizabete Coimbra Lisbôa,
  • José Carlos Tavares do Couto (Zeca),
  • Dra. Arlete Delfina Marques Maia,
  • Donato Lopes da Silva,
  • Genivaldo Medeiros dos Santos,
  • Camila Teodoro Matos,
  • Laureen Vieira Praxedes,
  • Evellyn Guerrieri de Oliveira,
  • Ademir Kawahira,
  • Diego Augusto Granzotto de Pinho,
  • Ana Cristina Silva Cangussu,
  • Edmar Antonio Travain,
  • Anna Paula Falcão Bottaro,
  • Cláudio Takeshi Iguma,
  • Euclides José Bruschi Junior,
  • Silvia Maria Giroldo,
  • Aline Daniela de Almeida Defante,
  • Carlos Roberto dos Santos Okamoto,
  • Everton Heiss Taffarel,
  • Fabiana de Moraes Cantero e Oliveira,
  • Gerozino Ribeiro de Oliveira,
  • Dr. Marcos Zborowski Pollon,
  • Alisson Henrique do Prado Farinelli,
  • Annelise Guimarães Freire,
  • Adriana Moreira dos Santos,
  • Fátima Marques da Cunha,
  • Alan Gustavo Barbosa Monteiro,
  • Dr. Marcos Otto Mata,
  • Daniela Guerra Garcia,
  • Alfredo Chagas Chebel,
  • Edson Takeshi Nakai,
  • Alexandre Augusto Rezende Lino,
  • Ernesto Scapin Junior,
  • Fabio Theodoro de Faria,
  • Anderson Fabiano Pretti,
  • Edson Aparecido Bernardinelli Junior,
  • Graziela Enderle Banak,
  • Leonardo Costa da Rosa,
  • Heitor Evaristo Fabricio Costa,
  • Isabela de Azevedo Perez Soler,
  • José Roberto Carli,
  • Luciana Reich,
  • Júlio Furlaneto Bellucci,
  • Beatriz Fonseca Sampaio Stuart,
  • Gustavo Amato Pissini,
  • Karla Gonçalves Amorim,
  • Leonice Uhde Rovedo,
  • Marcus Faria da Costa,
  • Luis Marcelo Benites Giummarresi,
  • Marcelo Tavares Siqueira,
  • Luiz Antonio Barbosa Correa,
  • Matheus Valerius Brunharo,
  • Marcelo Battilani Calvano,
  • Luzia Haruko Hirata,
  • Marcelo da Cunha Resende,
  • Renata Gonçalves Pimentel,
  • Marcelo Dallamico,
  • Pedro Mendes Fontoura Netto,
  • Marcelo Esnarriaga de Arruda,
  • Priscila Castro Rizzardi,
  • Lyane Moretti,
  • Raquel do Valle Pereira,
  • Mohamed Reni Alves Akre,
  • Luiz Carlos Dobes,
  • Moacir Akira Yamakawa,
  • Simone Camargo Schell,
  • Bruna Czarneski Peró,
  • Roseli Maria Del Grossi Bergamini,
  • Thais Yumi Komiyama,
  • Rosimary Emiko Iamamoto,
  • Jeidir Monteiro Daroz,
  • Paulina Saab Mujica,
  • Zay Walquiria Siqueira da Silva,
  • Catarina Alves de Oliveira,
  • Laura Margarida Cafure,
  • José Carpes Espíndola,
  • Arlindo Seiki Itiki,
  • Roberto Tarashigue Oshiro Junior,
  • Veruska Insfran Falcão de Almeida,
  • Rodrigo Massuo Sacuno,
  • Ronaldo Pozzi Barbirato Barbosa,
  • Ruth Cavalcanti Tamasato,
  • Vânia Terezinha de Freitas Tomazelli,
  • Walter Ravasco da Costa,
  • Ângela Maria Censi.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).