Correio B

PARA OS OLHOS E CORAÇÃO

Cinco experiências que você precisa vivenciar em Lisboa

Muito mais do que seguir os pontos turísticos já conhecidos, que tal desbravar uma Lisboa pelos bairros e livros?

Continue lendo...

Já se imaginou desembarcar em terras portuguesas e encontrar uma Lisboa mais versátil e dinâmica? A cidade pode oferecer muito mais do que os pontos turísticos já carimbados que confirmam que para toda ocasião há uma Lisboa a se descobrir.

UM TOUR ELÉTRICO

Uma das melhores formas de dar uma panorâmica pela cidade é fazer um passeio de elétrico para já sentir o clima da cidade logo na sua chegada. Você pode optar por algumas rotas e não necessariamente ficar limitado ao Prazeres 28. O elétrico que vai até Belém, por exemplo, é mais uma espécie de metrô de superfície, não tem aquele climão de antiguinho, mas ainda assim está valendo para ir até a famosa pastelaria comer um pastel de Belém, conhecer o Mosteiro dos Jerônimos e a famosa Torre.

PELOS BAIRROS

Muito do encanto de Lisboa ainda reside nos seus bairros e ruas mais icônicas, que nos transportam para uma capital menos urbana e mais bairrista. As fachadas em azulejo, as roupas estendidas e as vizinhas a conversar entre janelas ainda fazem parte da identidade da cidade e vale a pena fazer esse conhecimento de território. Deixe-se perder por entre as ruas (umas mais estreitas e inclinadas que as outras) para encontrar uma parte de Lisboa mais autêntica.

CAMINHE SEM PRESSA

A pé, subindo de um dos vários elevadores ou de tuk-tuk, uma opção cada vez mais comum na cidade e que permite fazer uma visita guiada pelos lugares exteriores mais emblemáticos de Lisboa – leve a sua máquina fotográfica, inclua o Bairro Alto, Cais do Sodré, Alfama e Mouraria no mapa e conheça o lado mais genuíno de Lisboa. Para se presentear entre caminhadas e subidas íngremes, deleite-se e descanse com as vistas dignas de postal de alguns dos miradouros que desembocam destes bairros: Miradouro de Santa Catarina, Miradouro da Graça ou Miradouro Portas do Sol.

LUAR NO OBSERVATÓRIO

Noites no Observatório é o programa ideal para aqueles que vivem de olhos postos nas estrelas e procuram por uma experiência de sábado à noite um pouco diferente e um tanto interessante.

No último sábado de cada mês, acontece, à noite, no Planetário Calouste Gulbenkian, o projeto desenvolvido pelo Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço. O programa conta sempre com uma breve palestra, seguida de um espetáculo de música e efeitos na cúpula do Planetário. Se as condições exteriores assim permitirem, a noite termina com incríveis observações astronômicas em telescópios, todas guiadas por um voluntário do projeto.

O “Noites no Observatório” está desenhado para ser adequado a vários tipos de público, incluindo curiosos, acadêmicos e até crianças, e é totalmente gratuito – você precisa apenas se inscrever.

ESTUFA FRIA

Lisboa é (também) conhecida pela sua personalidade caótica e urbana, mas há sempre uma fuga possível para um lugar mais exótico, imersivo e tranquilo. E, se você é um apaixonado por natureza e também curte essas imersões diferenciadas em suas viagens, a Estufa Fria é a dica perfeita.

Localizada no belíssimo Parque Eduardo VII, o complexo divide-se em três grandes estufas: fria – que abriga plantas de todo o planeta; quente – para flora tropical; e doce – perfeita para amantes de cactus. A variedade de cada uma é de perder de vista e deixa qualquer visitante deslumbrado. Certamente, você vai sentir que se perdeu numa floresta. Para além disso, os sons, os cheiros, as temperaturas e o visual de cada um dos ambientes tornam a visita única, perfeita para relaxar e recarregar baterias em um ambiente repleto de verde e paz.

LER DEVAGAR

A livraria Ler Devagar é, talvez, a meca dos amantes de livros, em Lisboa. Nasceu em uma litografia do Bairro Alto, mas acabou se mudando para a LxFactory; A Ler Devagar satisfaz qualquer apaixonado pela literatura. É impossível ficar indiferente ao número incontável de livros dispostos nas prateleiras que se iniciam do chão e chegam ao teto.

Neste espaço fascinante e de se perder por entre títulos variados, não faltam novidades literárias, edições recentes e volumes mais antigos. O ambiente industrial da loja mantém uma característica totalmente especial. Em uma subida aos patamares superiores, é possível observar a livraria em outra perspectiva.

Com várias mesinhas dispostas ao longo dos corredores e ainda dois cafés com apetitosos lanches, a Livraria Ler Devagar é o ponto ideal para uma tarde de estudo, para um encontro literário ou simplesmente para ficar ali, mergulhada por entre os milhares de exemplares de histórias repousadas nas prateleiras.

Música

Talento do The Voice Kids, Wellinton Pedro visita Mato Grosso do Sul

Com apenas 16 anos, jovem cantor já conquistou mais 400 mil pelo Brasil

23/11/2024 15h30

Wellinton Pedro

Wellinton Pedro Alexandra Cavalcanti / Correio do Estado

Continue Lendo...

Wellinton Pedro, o jovem cantor de Mafra, Santa Catarina, que conquistou o coração do público brasileiro com sua participação no The Voice Kids, esteve em Mato Grosso do Sul na última semana.

Acompanhado de sua família - seu pai João Marcos, sua mãe Cleide e seu irmão Nathan - o artista cumpriu agenda de shows no Pesqueiro Santa Maria, em Naviraí.

Wellinton PedroDa esquerda para a direita, João Marcos, Wellinton Pedro, Cleide e Nathan

Base musical

Criado em um lar onde a música sempre esteve presente, Wellinton teve como principal incentivador seu pai, João Marcos. "Desde pequeno, quando eu tinha uns três, quatro anos, o meu pai sempre ligava o rádio em casa", conta o jovem cantor.

Foi aos seis anos, durante uma romaria para Aparecida do Sul, que Wellinton se encantou por um pequeno acordeão de oito baixos, marcando o início de sua jornada musical.

Wellinton destaca a diversidade musical em sua formação, que contribuiu para a versatilidade do jovem que apesar de focar no sertanejo, já gravou até cover de "Sweet Child O' Mine", da banda de hard-rock estadunidense Guns N' Roses. "A gente sempre ouviu de todos os estilos de música. A gente sempre gosta muito de música gauchesca, MPB e até rock internacional". 

The Voice Kids

A participação de Wellinton no The Voice Kids 2023 foi um marco em sua carreira. "Foi bem diferente, né? Uma coisa muito emocionante", relembra o artista. Apesar de ter sido a última edição do programa, a experiência gerou um impacto significativo em sua trajetória, alavancando sua carreira de forma surpreendente.

Após o The Voice Kids, Wellinton viu sua base de seguidores nas redes sociais crescer exponencialmente, passando de cerca de 600 para mais de 400 mil. O cantor já lançou seu primeiro CD em 2021, contendo 8 músicas, sendo 4 autorais - escritas pelo pai João Marcos. 

Para o futuro, o adolescente de apenas 16 anos planeja lançar novas músicas e almeja alcançar reconhecimento nacional e internacional. "Já tem até algumas músicas em fase de gravação", adianta Wellinton.

Passagem por MS

Em sua primeira visita ao estado, Wellinton se mostrou encantado com a receptividade do público. "O pessoal aqui é bem acolhedor, e muito bacana", afirma o cantor.

Além do show realizado no Pesqueiro Santa Maria, em Naviraí, o cantor visitou o Instituto Aciesp, que atende cerca de 3 mil famílias carentes em Campo Grande. 

Na ocasião, houve um reencontro com a dupla sul-mato-grossense Eros e Lorenzo, irmãos de 12 e 14 anos que também participaram da última edição do The Voice Kids.

Assine o Correio do Estado

Correio B+

Pet B+: Gatos idosos precisam de atenção especial com a alimentação

Zootecnista explica a importância de oferecer o alimento específico para esta fase e por que ela é a mais duradoura na vida do bichano.

23/11/2024 14h30

Pet B+: Gatos idosos precisam de atenção especial com a alimentação

Pet B+: Gatos idosos precisam de atenção especial com a alimentação Foto - Pinterest

Continue Lendo...

Ter um gatinho é contar com um companheiro tão carinhoso quanto independente. Quem convive com os felinos sabe que estas são duas características muito marcantes, entre tantas outras que fazem com que eles ganhem cada vez mais espaço nos lares e nos corações dos brasileiros.

Para que eles tenham uma vida longa e saudável, é essencial oferecer uma alimentação adequada para cada fase de vida, seja filhote, adulto ou idoso. Afinal, a nutrição é essencial para fornecer tudo o que seu metabolismo necessita para um bom funcionamento. 

Até 1 ano de idade, o gatinho é considerado um filhote. De 1 a 7 anos, é um animal adulto. A partir dos 7 anos de idade, um gato já é considerado sênior. Graças às mudanças no estilo de vida, aos cuidados dos tutores com seus pets, à conscientização com relação aos benefícios da castração, entre outros fatores, a expectativa de vida dos gatos dobrou nos últimos 30 anos: enquanto na década de 80 eles viviam em média 10 anos, hoje vivem 20! E se o gato é considerado idoso a partir dos 7 anos, ele passará a maior parte da vida nesta fase. É estimado, inclusive, que mais de 50% da população pet na América Latina possui mais de 8 anos de idade.

Conforme o pet cresce, o funcionamento do seu organismo e seus hábitos mudam, de modo que a quantidade de nutrientes e energia que ele precisa hoje não será necessariamente a mesma daqui a alguns anos. 

Os gatos idosos precisam de atenção especial com relação à alimentação, pois têm necessidades diferentes de felinos em outras etapas da vida. Principalmente porque a fase idosa, ou sênior, é a mais duradoura na vida de um bichano.

Com o envelhecimento, o corpo vai passando por diversas mudanças que resultam na diminuição da capacidade funcional do organismo como um todo.

Uma delas é o processo de perda de massa muscular, que acontece naturalmente com o passar dos anos, sendo o fornecimento de proteína de alta qualidade em níveis adequados fundamental para contribuir para manutenção da musculatura.

Quanto mais o tempo passa, os felinos vão tendendo a perder peso, devido a algumas mudanças que ocorrem no seu trato gastrointestinal. Por isso, uma dieta balanceada, com níveis adequados de gordura e proteína de fácil aproveitamento, favorece a manutenção corporal do gatinho idoso. 

Pet B+: Gatos idosos precisam de atenção especial com a alimentaçãoPet B+: Gatos idosos precisam de atenção especial com a alimentação - Divulgação Pinterest

Além disso, outras mudanças significativas podem ocorrer em seu organismo, conforme explica Lívea Maria Gomes, zootecnista da Adimax, uma das maiores fabricantes de alimentos para cães e gatos do Brasil: 

“Assim como acontece com os humanos, os gatos são suscetíveis às mudanças naturais da velhice, como desgaste natural das articulações, alterações na funcionalidade do trato digestivo, problemas orais (perdas, fraturas e desgastes dentários), diminuição da resposta imunológica e aumento nos níveis de radicais livres no corpo, o que pode predispor o animal a doenças. Além disso, o gato idoso torna-se ainda mais seletivo quanto ao alimento e seu paladar fica mais exigente”.

Para acompanhar estas mudanças e assegurar que o gatinho permaneça saudável, é necessário equilibrar suas necessidades nutricionais, oferecendo um alimento específico. Lívea justifica os benefícios de uma alimentação adequada a esta fase da vida:

“A ração para gatos sênior possui alta palatabilidade e contém proteína de alta qualidade em níveis adequados, para contribuir para a manutenção da massa muscular; fibras associadas à inclusão de prebióticos, que auxiliam no bom funcionamento do intestino; antioxidantes naturais, que combatem os radicais livres; vitaminas e minerais em níveis adequados, que conferem reforço à resposta imunológica; ingredientes condroprotetores, como condroitina, glicosamina e colágeno, que contribuem para a manutenção das articulações. Este conjunto auxilia para melhorar a qualidade de vida e promover longevidade ao felino”.

Como escolher a ração adequada para gatos idosos?

Na hora de escolher o alimento do gatinho, o tutor deve dar preferência às opções de alta qualidade, que além de oferecer todos os nutrientes, ainda contribuem para que o animal sênior tenha mais saúde, bem-estar e longevidade.

Os alimentos formulados com ingredientes nobres e níveis nutricionais ótimos, como os da categoria Super Premium, têm maior aceitação pelos pets, além de conterem ingredientes que contribuem para sua qualidade de vida. 

Na hora de introduzir um novo alimento, não basta apenas fazer a substituição do atual pelo novo. Um dos erros mais comuns dos tutores, inclusive, é esperar acabar aquele que ele já tem em casa para começar a oferecer o outro novo.

“Além da rejeição pelo pet, a troca repentina de alimento pode provocar vômitos, gases e diarreia no animal. A substituição da ração deve ser feita de forma gradual, conforme recomendado na embalagem, para que o sistema gastrointestinal do pet se adapte ao novo alimento”, aponta Lívea Maria Gomes.   

A zootecnista ainda lembra da importância de consultar periodicamente o médico-veterinário de confiança, para orientar sobre a alimentação mais adequada e fazer check ups regulares, garantindo o bem-estar e a qualidade de vida do gatinho.

 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).