Correio B

DIÁLOGO

Confira a coluna Diálogo na íntegra, desta quinta-feira, 24 de Novembro de 2022

Por Ester Figueiredo ([email protected])

Continue lendo...

Thomas Sowell  economista americano

O Estado assistencialista é a trapaça mais antiga do mundo. Primeiro você toma o dinheiro do povo silenciosamente e depois você devolve uma parte dele ao mesmo de modo extravagante”.

FELPUDA

Sem nem mesmo ter sido diplomado, recém-eleito já começou a colecionar problemas por conta da sua mania de se achar o suprassumo da honestidade, da ética e dos bons costumes.

Ele está respondendo a novo processo, desta feita por fazer acusações pesadas e não comprovadas contra outra figura pública, que não deixou por menos e foi bater às portas da Justiça. Há quem diga que o “valentão das redes sociais” talvez esteja se fiando na tal da imunidade parlamentar. Sei não...

fotos: divulgação alems/luciana nassarfotos: Divulgação ALEMS/Luciana Nassar

O Dia da Educação Superior foi comemorado na Assembleia Legislativa de MS, durante solenidade de entrega da Comenda Pedro Pedrossian e da Medalha Darcy Ribeiro, dia 21. A professora Reni Domingos dos Santos (foto), da Uniderp Anhanguera, recebeu a Comenda Pedro Pedrossian, assim como o prof. dr. Laércio Alves de Carvalho, reitor da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), o prof. dr. Marcelo Augusto Turine, reitor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), o secretário-adjunto de Educação, Édio Castro, Célio Villela de Andrade, do Instituto Federal de MS (IFMS), a prof. dra. Ordalia Alves de Almeida (UFMS), Maria Aparecida Bolzan, da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), a prof. dra. Maria Leda Pinto, da UEMS, e Heitor Romero Marques, da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB).

A Medalha Darcy Ribeiro foi concedida a Elcio Ferreira dos Santos, do IFMS, ao prof. dr. Élcio Ferreira dos Santos e a Rafael Tavares Peixoto, da UFGD, a Jandira Catarina Rocha, da UEMS, à prof. dra. Rosemary Matias, da Uniderp, e à prof. dra. Maria Augusta de Castilho. A prof. Maria Leda Pinto agradeceu em nome dos homenageados.

Telhado

O que era considerada, digamos, uma grande promessa política deverá encerrar sua incursão nesta área depois de sucessivas derrotas. Isso é o que se ouve nos bastidores, e duas causas são apontadas: escolhas erradas e o sonho de começar pelo telhado e não pelo piso.

Na real

A Prefeitura de Campo Grande precisa lançar um plano de ação amplo, que contemple a maioria dos bairros, incluindo de limpeza a assistência social, segundo análise de alguns políticos, para que a prefeita Adriane Lopes dê o “pontapé” em sua administração de forma marcante.

 Patricia e Marina, mãe e filha da família Maiolino de Carvalho Patricia e Marina, mãe e filha da família Maiolino de Carvalho - arquivo pessoal

DNA

Dizem que, embora venha providenciando mudanças em seu secretariado, Adriane precisa mostrar os efeitos das suas ações, até para que a população sinta que realmente se trata de nova gestão, com propostas mais arrojadas e não umbilicalmente ligadas às do seu antecessor, que deixaram muito a desejar.

Prazo

Termina dia 30 de novembro o prazo para agências de viagens se credenciarem no Ministério do Turismo para atuação no receptivo de turistas chineses no País. A seleção é feita anualmente pelo órgão e faz parte de acordo assinado entre os governos do Brasil e da China. O resultado será divulgado dia 5 de dezembro, no Diário Oficial da União.

Franco Rattichieri e Dhiellem LealFranco Rattichieri e Dhiellem Leal - divulgação

Aniversariantes

Dra. Neuza Nakao Odashiro,
Dr. Maçanori Odashiro,
Joaquim Manoel Ramalho Pedrosa,
Letícia Assunção Barboza, 
Carlos Alberto (Beto) Tavares da Silva, 
Cintia Portela Doria Passos Quartin,
Élida Fagundes Schirmer,
Antônio João Ferreira Netto, 
Juan Carlos Antonelli Vidal,
Christina de Souza Arantes,
Carlos Alberto de Freitas,
Rosilene Marinho de Mattos,
Fernando Luiz Pereira da Silva,
Marco Antonio Stockler Bojikian,
José Maria Arraval,
Agenor da Silva,
Dandra Rafaela da Silva Gonçalves,
Lourdes Auxiliadora de Brito Curto,
José Salgado,
Maria Clara de Jonas Bastos,
José Diogo Chama,
Severino Manoel Filho,
Karenn Gianotti Franco Bastos, 
Kazuko Miyahira,
Hilton Villasanti Romero, 
Sílvia Menegazzo Moreira, 
Dr. Juscelino Joaquim Machado, 
Danielle Progetti Paschoal, 
Eliana Maria Ferreira Andrade,
Antonio Ramón Ruiz,
João Carlos Marinho Lutz,
Dr. José Medina,
Mirian Santos Racim Silva Almeida,

Thifany Janayna dos Santos,
Bergson Salomão,
Clodoaldo Coene de Oliveira,
Joana Ribas Bernardes Lima,
Claudeir Alves Mata,
Renata Mashye Kawano,
Gustavo Benini Lolli Ghetti,
Usisuke Oshiro,
Rosana Maria Takayassu,
Ana Paula Giordano,
Maria Auxiliadora de Oliveira Aguiar,
Rogério Portugal Bacellar,
Maria Lúcia Marcondes Ferraz,
Rodrigo Brandão Alves Pereira,
José Carlos de Andrade,
Edna Moreira do Amaral, 
José Antônio Velásquez, 
Lourdes Rondon Flores,
Maria de Lourdes Zardo, 
Alcides Saovesso, 
Osmar da Costa Vieira,
Sandra Regina Bacha Scaff, 
Antônio Sioney Pereira, 
Maria Sheila Brandão Saldanha, 
Carlos Raphael Nascimento,
Augusto Gomes de Barros,
Sandra Regina de Almeida Rezek,
Aurea Maria Rosa,
Hudson Monteiro Alves, 
Rodrigo Oliveira, 
Fabrício Costa do Amaral,
Ieda Machado Lima,
Aparecido Benedito Franco,
Cleonice Dias Carneiro Santos,
Alexsandro de Araújo Caramalac, 
Devvy Howard Matheussi,
Beatriz Irai Stock,
Dr. João Hernandes Ferreira Lima,

José Matheus Borges,
Aparecida Beatriz Alves,
Leonardo Zamban, 
Amanda Coelho,
Gihan Mohamed Pereira,
Cleris de Oliveira,
Rosiany Rivero de Lima,
José Ferreira de Miranda,
Valdir Dala Marta,
Antonio Flavio Barbosa Cabral,
Radames Ferreira da Rocha,
Emílio Perez Rubio Júnior,
Feliciano Ruiz Dias,
Juracy Paula Dias Rochedo,
José Alexandre Mandacari,
Afrânio Alves Corrêa,
Jorge Toledo, 
Eliene Ferreira Teruka,
Alessandra Vianna Ferreira,
Samira Anbar,
Fabiana Zimermann Vilela Torres,

Monica Harumi Iquejiri, 
Ermelinda Gonçalves Anache,
Ana Paula Policarpo,
Lissandra Daudt Baron,
Carlos Augusto Thiry,
Evandro Sanches Chaves,
Newton Nogueira da Silva Júnior,
Geraldo Cornelia Angelico,
Lúcio Flávio Barbosa de Andrade Filho,
Larissa Pierezan,
Marcia Mary Komatsu,
Leonardo Dias Marcello,
Simaura de Figueiredo Vieira,
Pamella Louise Maciel Farina Garioli,
Diana Carla Ost,
Herbert Covre Lino Simão.

COLABOROU TATYANE GAMEIRO

Assine o Correio do Estado

cultura

Festival de Inverno de Bonito terá shows de Seu Jorge, Ferrugem e Leo Foguete

Evento será realizado de 26 a 30 de agosto de 2026, com ampla programação cultural e gratuita

16/06/2026 14h30

Ferrugem, Leo Foguete e Seu Jorge são atrações já confirmadas no Festival de Inverno de Bonito

Ferrugem, Leo Foguete e Seu Jorge são atrações já confirmadas no Festival de Inverno de Bonito Foto: Reprodução

Continue Lendo...

O Festival de Inverno de Bonito será realizado de 26 a 30 de agosto neste ano, com ampla programação cultural, todas gratuitas. As atrações nacionais já confirmadas incluem os cantores Ferrugem, Leo Foguete e Seu Jorge.

Para esta nona edição, a programação integra arte, território, memória e identidade, apresentando uma proposta inspirada na ideia de que a arte nasce de muitos lugares e se manifesta em diferentes linguagens, conectando pessoas, histórias e experiências.

A identidade visual desta edição tem como símbolo o udu-de-coroa-azul, ave emblemática de Bonito, reforçando a relação entre cultura, natureza e pertencimento.

Os shows nacionais serão realizados nas seguintes datas:

  • 27 de agosto - Leo Foguete
  • 28 de agosto - Ferrugem
  • 29 de agosto - Seu Jorge

Além dos shows, a programação cultural também conta com apresentações de dança, espetáculos teatrais, exposições de artes visuais, feira de artesanato, atividades formativas e uma edição especial do Cine Câmara.

De acordo com a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), nos próximos dias será lançado o edital para seleção das atrações regionais que integrarão a programação, com espaço para artistas, grupos e coletivos culturais de todas as regiões do Estado.

A programação completa será divulgada posteriormente, após a seleção de todas as atrações.

Expectativa

O diretor-presidente da FCMS, Eduardo Mendes, afirma que a expectativa é de uma edição histórica.

"O Festival de Inverno de Bonito é um dos maiores patrimônios culturais do nosso Estado. Estamos preparando uma edição que une grandes atrações nacionais à força da nossa produção artística regional, promovendo cultura, turismo e desenvolvimento econômico. A expectativa é receber milhares de visitantes e proporcionar experiências inesquecíveis para quem vive e para quem visita Mato Grosso do Sul", afirmou Mendes.

O prefeito de Bonito também destaca a importância do evento para o município, destacando que o festival fortalece a identidade de vocação natural para receber pessoas do mundo inteiro.

"É um evento que movimenta a economia, gera oportunidades para empreendedores locais e valoriza nossa cultura. Estamos felizes em receber mais uma edição desse grande encontro entre arte, natureza e comunidade", disse.

O Festival de Inverno de Bonito é realizado pelo Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundação de Cultura, em parceria com a Prefeitura de Bonito.

SÁUDE

Junho Verde reforça a importância do diagnóstico precoce da escoliose para evitar agravamentos

Campanha do Junho Verde reforça a importância do diagnóstico precoce para evitar agravamentos e ampliar as chances de tratamento da condição que afeta milhões de pessoas em todo o mundo

16/06/2026 08h30

Tratamento da escoliose varia de caso a caso, de acordo com a gravidade da curvatura

Tratamento da escoliose varia de caso a caso, de acordo com a gravidade da curvatura Divulgação

Continue Lendo...

Um ombro mais alto que o outro, a cintura desalinhada, uma costela mais evidente de um lado do corpo ou até mesmo uma camiseta que parece vestir de forma desigual podem ser sinais de escoliose, uma condição que afeta milhões de pessoas em todo o mundo.

Muitas vezes silenciosa e sem provocar dor nos estágios iniciais, a alteração na coluna pode passar despercebida durante anos e ser descoberta apenas quando a curvatura já está mais acentuada.

O tema ganha destaque durante o Junho Verde, campanha internacional de conscientização sobre a escoliose, que tem o dia 27 de junho como marco mundial, para ampliar a informação sobre a doença e reforçar a importância do diagnóstico precoce.

Muito além da questão estética, a escoliose pode trazer impactos significativos para a saúde. Dependendo da gravidade, a condição pode provocar dores, fadiga muscular, limitações de movimento e, em casos mais severos, comprometer a capacidade respiratória.

Em crianças e adolescentes, as alterações visíveis no corpo também podem afetar a autoestima, as relações sociais e o bem-estar emocional.

O QUE É?

A escoliose é caracterizada por uma curvatura lateral anormal da coluna vertebral, geralmente acompanhada da rotação das vértebras. Na prática, isso significa que a coluna não apresenta apenas um desvio para os lados, mas sofre alterações tridimensionais que afetam todo o alinhamento corporal.

Essa mudança pode influenciar a posição dos ombros, da cintura, das costelas e até mesmo a forma como o corpo distribui peso e equilíbrio durante atividades simples do cotidiano.

Por ser uma condição que nem sempre causa sintomas evidentes no início, especialistas alertam para a necessidade de observação constante, principalmente durante a infância e a adolescência.

PERÍODO CRÍTICO

Embora a escoliose possa surgir em qualquer fase da vida, a adolescência é considerada o período de maior risco para o aparecimento e a progressão da doença. A chamada escoliose idiopática do adolescente é a forma mais comum da condição, representando cerca de 80% dos casos diagnosticados.

Ela costuma se manifestar entre os 10 anos e os 16 anos, justamente durante o estirão de crescimento, quando o corpo passa por mudanças aceleradas. As meninas são as mais afetadas e apresentam maior risco de evolução da curvatura.

Dados citados pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) indicam que a escoliose idiopática do adolescente atinge entre 2% e 4% da população.

A boa notícia é que, quando identificada precocemente, grande parte dos casos pode ser estabilizada por meio de tratamentos conservadores específicos, evitando a necessidade de procedimentos cirúrgicos.

Tratamento da escoliose varia de caso a caso, de acordo com a gravidade da curvaturaDaniely Rosa, fisioterapeuta - Foto: Divulgação

Para a fisioterapeuta Daniely Rosa, que atua há duas décadas nas áreas de postura, ortopedia e pilates, detectar a alteração nos estágios iniciais faz toda a diferença.

“Quando a alteração é identificada no início, é possível acompanhar a evolução da curvatura, orientar a família e indicar a melhor conduta para cada caso. Nem toda escoliose exige o mesmo tratamento, mas toda suspeita precisa ser avaliada”, afirma.

SINAIS

Um dos principais desafios relacionados à escoliose é justamente o fato de que ela pode evoluir sem causar dor. Por isso, pais, responsáveis e educadores desempenham papel fundamental na identificação dos primeiros sinais.

Entre os indícios mais comuns estão: ombros em alturas diferentes; cintura assimétrica; inclinação do tronco para um dos lados; escápulas em posições diferentes; costela mais saliente de um lado do corpo; quadris desalinhados; alterações no caimento das roupas; sensação frequente de cansaço muscular.

A fisioterapeuta Stéfany Vanin destaca que a ausência de desconforto não significa que a coluna esteja saudável.

“Em muitos casos, a escoliose começa de forma silenciosa. Por isso, os pais devem observar a postura no dia a dia, no caimento das roupas, na posição dos ombros e até na forma como a criança ou o adolescente se inclina. Pequenas assimetrias podem ser o primeiro sinal de que a coluna precisa ser avaliada”, explica.

Segundo especialistas, exames simples realizados por profissionais de saúde podem identificar alterações precocemente e indicar a necessidade de avaliações complementares.

DIAGNÓSTICO

Após a suspeita clínica, exames de imagem são utilizados para confirmar o diagnóstico e medir a gravidade da curvatura. O principal parâmetro utilizado pelos especialistas é o chamado ângulo de Cobb, que permite classificar a escoliose em diferentes níveis de severidade.

De forma geral, as curvaturas podem ser classificadas como leves, moderadas, graves ou muito graves. No entanto, a definição do tratamento não depende apenas desse número.

A idade do paciente, o estágio de crescimento, a presença de sintomas, o impacto na rotina diária e o risco de progressão da curva também são fatores considerados pelos profissionais de saúde.

“É preciso avaliar a idade, o potencial de crescimento, os sintomas, a limitação funcional, o impacto na rotina e o risco de progressão. Cada paciente precisa ser olhado de forma individual”, ressalta Daniely Rosa.

TRATAMENTO

Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, não existe um tratamento único para todos os pacientes com escoliose. A conduta é personalizada e depende das características de cada quadro.

Nos casos leves, o acompanhamento periódico e a realização de exercícios específicos costumam ser suficientes para monitorar a evolução da curvatura. Quando a escoliose apresenta risco de progressão, podem ser indicados programas de fisioterapia especializados.

Já os casos moderados podem exigir a combinação de exercícios terapêuticos com o uso de coletes ortopédicos, especialmente durante a fase de crescimento.

Em situações mais graves, quando há comprometimento importante da coluna ou risco para outras funções do organismo, a cirurgia pode ser considerada como alternativa.

Os especialistas reforçam que o objetivo principal do tratamento não é apenas corrigir a curvatura, mas preservar a funcionalidade, reduzir desconfortos e garantir melhor qualidade de vida ao paciente.

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).