Correio B

DIÁLOGO

Confira a coluna Diálogo na íntegra, deste sábado e domingo, 27 e 28 de maio de 2023

Por Ester Figueiredo ([email protected])

Continue lendo...

Millôr fernandes escritor brasileiro

"Os nossos amigos poderão não saber
muitas coisas, mas sabem sempre
o que fariam no nosso lugar".

FELPUDA

Homem de cúpula que acredita que terá apoio do partido para conquistar uma das vagas que deverão ser abertas no Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul (TCE-MS), em razão das denúncias de peculato e corrupção contra três conselheiros da Corte, poderá se surpreender com seus próprios correligionários. É que ele é contra apoio para uma eventual indicação ao TCE-MS mais fora de seu partido do que necessariamente dentro dele. A sua legenda, na verdade, quer outro, mas aí depende de quem indica.

Rédeas mantidas

O PP terá candidatos a prefeito nos dois maiores colégios eleitorais de MS, conforme as articulações políticas da senadora Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias, que vem dando as cartas para fortalecimento da sigla. A prefeita Adriane Lopes deixa o Patriotas (que desaparecerá após fusão com o PDT) e entra nas hostes do Progressistas para manter o poder na Capital, assim como Alan Guedes, no município de Dourados. Ambos são candidatos à reeleição e sabem que o embate não será fácil.

Adversários cordiais

Em Campo Grande, a previsão é que a prefeita Adriane Lopes terá de terçar armas com o deputado federal tucano Beto Pereira. Até se fala também que o ex-governador emedebista André Puccinelli ainda não teria desistido de jogar a toalha. A briga nas urnas, porém, não significa que haverá rompimento da aliança, a qual atualmente é formada pelo trio de legendas: PSDB, PP e MDB. O acordo seria para que os três caminhem juntos, incluindo aí 2026, quando o atual governador Eduardo Riedel disputará a reeleição.

Tal e qual

Com relação a Dourados, o prefeito Alan Guedes, do Progressistas, poderá ter como forte adversário seu "ex-criador", o deputado estadual tucano José Teixeira e o emedebista Renato Câmara. Marçal Filho, hoje no PP, também poderá mudar de sigla para concorrer ao cargo.

 Carmen morais e Toninho morais

Caludia Bartelle/ Jude e Andre Ligeiro

Passaporte

Com a entrada de sua esposa Adriane Lopes nas fileiras do Progressistas, o deputado estadual Lidio Lopes deverá tomar o mesmo caminho.
Isso acontecendo, o PP passa a ter três parlamentares na Assembleia Legislativa, pois a sigla já tem Gerson Claro e o decano Londres Machado. Detalhe: Lidio, que hoje é independente e não integra nenhum bloco, ingressaria no hoje G10, que tem como líder o emedebista Marcio Fernandes e Neno Razuk, do PL, como vice-líder.
 

O "eu sozinho"

Caso ocorra o ingresso de Lidio Lopes no PP, o hoje trio dos independentes ficará desfalcado, restando apenas, possivelmente, o deputado João Henrique Catan, do PL. Embora seu partido na Casa de Leis dê apoio ao governo tucano, Catan é um ferrenho opositor da administração de Eduardo Riedel. Sua "solidão" deverá chegar com decisão de instância superior mantendo a cassação de Rafael Tavares, do PRTB. Ambos, inclusive, jogam juntos quando há votação de projetos do governo de MS.

Ciclovias

É lamentável como se encontram as ciclovias da Capital. É preciso mais manutenção, pintura e retirada do mato ao redor!

ANIVERSARIANTES

SÁBADO (27)

Bianca Bianchi,

Jericó Vieira de Matos,

Lenita Schmit de Oliveira Silva,

Cláudia Maria Abreu,

João de Deus,

Graciela da Silva Minna,

Jorge Alves Rodrigues,

Icto Gomes,

Marcos Aurélio Gil Cuellar,

Jorge Ribeiro de Moraes,

Walter Romanini,

Marcos Antonio Martins de Souza,

Mario Montania Acunha,

José Arturo Iunes Bobadilla Garcia,

Mauro Maciel Mosqueira,

Giseli Adriani Veiber de Oliveira,

José Lécio Barros da Costa,

Ildefonso Lucas Gessi,

Marcos Serrou do Amaral,

Vanessa Fagundes da Silva,

Alexandre Barroso,

Pedro Tadeu Olarte,

Divino da Graça Freitas,

Pe. Roseney Pauli,

Emerson Nogueira,

Ranolfo Pereira da Silva,

Dr. Vaguinel de Oliveira,

Erlyza Herrera Santos,

Ranulfho Custodio Alves,

Mary de Oliveira Teixeira Domingos,

Dr. Afonso Asato,

Nelson Olarte,

Aloisio Lemes de Brito,

Luciana Felix Bezerra,

Mirian Salazar Lopes,

José Luiz Viana Ferreira,

Luis Jorge Budib,

André Luiz de Almeida Silva,

Paulo de Tarso Albuquerque,

Maria Alves de Almeida,

Anderson Vilanova,

Rosa Maria de Campos,

Pedro Mauro Monteiro Vargas,

Lucilia Santiago Chaves,

Maria Cristina Santos da Silva,

Telma Pereira de Souza,

Antônio Carlos dos Santos,

Dalmo Curcio,

Maria Inácia Quirina,

Tereza Fernandes Veloso,

Juarez Santiago Cardozo de Queiróz,

Nadialara Maria Lemos Carvalho,

Antonio Del Grossi Junior,

Dulce Maria Pinto Pereira,

Marcos Ferreira Moraes,

Carolina Assis,

Elizabeth Ferreira,

Teresa Cristina Soares,

Solange Brito,

Vânia Maria Cruz,

Maria de Fátima Bento,

Franciele Alves,

João Souza de Oliveira,

Antônio Albuquerque dos Santos,

Ivan Grisoste Barbosa,

Everton Luis Flores,

José Roberto Cortes Buzzio,

Diogo de Souza Queiroz,

Christiano Heráclito Senra

de Araújo Azevedo,

Alberto José Paim de Lima,

Luis Hernan Almaraz Guerrero,

Marcelo Anderson Miranda,

Odilon Leite Penteado,

Erika Kimura,

Adriana Campos Navarro,

Henrique Jorge Fernandes,

Diego Ribas Pissurno,

Maria Muniz de Andrade,

Angelique Cortada,

Gleyson Ramos Zorron.

 

DOMINGO (28)

Dr. Jacinto Teixeira do Nascimento,

Cione Machado Mangiolardo,

Fábio Olegário Caminha,

Maria Cristina Godoy Beltran,

Volmar Dalpasquale,

Rosa Ocampos Galvão,

Ricardo Maria Figueiró,

Claudnei Menezes de Rezende,

Elaine Buonarott Ferreira,

José Luiz Viegas London,

Paulo Henrique Shimabuco,

Samuel Sandri,

Liliana Scaff Fonseca,

Paula Dalpasquale Zimermann de Almeida,

Jessica Ferreira Lima,

Ercules Leonardo da Costa Florentino,

Tatiane Franco,

Mario Marcio Gonçalves Queiroz,

Cleomenes Nunes da Cunha,

Maura Catharina Gabino e Souza,

Voilice Santine de Oliveira,

Claudio de Carvalho,

Marcio Penha Rodrigues,

Rodiney Maciel Passos,

Dr. Jorge João Chacha,

Maria de Fátima Carvalho Gabriel,

Sanara Teixeira Martins,

Patricia dos Santos,

Anna Carolina Ramos de Arruda,

Rosângela Chagas,

Erika Matiolli,

Marlene Rabelo de Moura Brasil,

Natalia Souza Claudino,

Vilma Teresa Felini,

Renato Zacarias Maffissoni,

Flávio Souto,

Ana Lia Beatriz Alfrane,

Dr. Roberto Alves Corrêa,

Darci Thiele,

Eunice Araujo de Souza,

Djerson Farias de Novaes,

Liane Bacha,

Hailton Alves Rodrigues,

Maria de Lourdes Lorenzette Pires,

Júlio Guenka,

Wladimir Ribeiro Cândia,

Osvaldo Ferreira de Jesus,

Lourdes Gaban,

Andréa Cristina Rodrigues,

Vitória Régia Vieira da Rocha,

Mary Vasconcelos,

Carlos Magno de Oliveira Rodrigues,

Hedy Monteiro Magalhães,

Odaléa Lemes de Souza,

Inaldo Cavalcanti Figueiredo,

Waleska de Carvalho Pereira Oliveira,

Valéria Cristina Caldeira,

Maria Celeste Corrêa,

Érica Nunes Mourão,

Maria Helena Monteiro,

Neide de Brito Magalhães,

Hilton Araujo,

Monique Peixoto,

Carlos Eduardo Moura,

Anita Masaco Arakaki,

Rosely Tsuha Oshiro,

Dra. Patrícia Silva de Almeida,

Ricardo Augusto Bozeli Bittencourt,

Nayara Crystina Dal Pogetto,

Márcia Regina Pizzo D'avila,

Susi Rodrigues Hespanhol,

Maria Cristina dos Santos Albertoni,

Leandro Costa de Lacerda Azevedo,

Cristine Chiarello Weffort.

(Colaborou: Tatyane Gameiro)

Assine o Correio do Estado


 

 

 

Cultura

Show do pagodeiro Ferrugem abre a 25ª edição do Festival de Inverno de Bonito

Evento começa amanhã e vai até domingo, reunindo shows nacionais, teatro, dança, cinema, artes visuais, artesanato e atrações regionais em uma edição que celebra os 25 anos do festival

25/08/2026 08h30

Ferrugem

Ferrugem Foto: Divulgação

Continue Lendo...

De amanhã até domingo, Bonito recebe a 25ª edição do Festival de Inverno de Bonito (FIB), que neste ano aposta em uma programação diversificada, gratuita e espalhada por diferentes espaços da cidade.

Celebrando um quarto de século de história, o festival reunirá grandes nomes da música brasileira, espetáculos de dança e teatro, exposições, feira de artesanato, atividades formativas, cinema e atrações voltadas para toda a família.

A proposta é transformar novamente o principal destino de ecoturismo do Estado em um grande palco a céu aberto, onde a arte dialoga com a natureza, a memória e a identidade cultural brasileira.

O cantor Ferrugem abre a sequência de grandes shows nesta quinta-feira. Considerado um dos principais representantes do samba e do pagode da atualidade, o artista carioca deve levar ao palco sucessos como “Pirata e Tesouro”, “Pra Você Acreditar”, “Climatizar” e “Até que Enfim”.

No dia seguinte, será a vez de Léo Foguete. O pernambucano se tornou um dos fenômenos mais recentes da música brasileira após o sucesso de “Última Noite”, em parceria com Nattan, que dominou as plataformas digitais em 2024. Com apenas 22 anos, o cantor conquistou milhões de ouvintes e figura entre os artistas mais populares do País.

Encerrando a programação nacional já anunciada, Seu Jorge sobe ao palco neste sábado. Dono de uma carreira consolidada na música e no cinema, o artista é reconhecido por misturar samba, soul, MPB e ritmos afro-brasileiros em um repertório que reúne sucessos como “Burguesinha”, “Mina do Condomínio”, “Carolina” e “Amiga da Minha Mulher”.

ALÉM DOS SHOWS

Ao longo de sua trajetória, o Festival de Inverno de Bonito se consolidou justamente por oferecer uma programação que contempla diversas linguagens artísticas. Neste ano, essa característica será mantida com uma agenda que pretende ocupar diferentes espaços da cidade.

O público poderá acompanhar apresentações de dança, espetáculos teatrais, intervenções artísticas, exposições de artes visuais e atividades ligadas à cultura popular. A programação também contará com oficinas e ações formativas voltadas para artistas, estudantes e interessados em produção cultural.

Outra atração confirmada é uma edição especial do Cine Câmara, iniciativa que amplia o diálogo entre o audiovisual e a comunidade por meio da exibição de filmes e debates.

A tradicional feira de artesanato também retorna ao festival, reunindo artesãos de diversas regiões de Mato Grosso do Sul. O espaço costuma ser uma vitrine para trabalhos que valorizam matérias-primas locais, saberes tradicionais e a identidade cultural sul-mato-grossense.

As atividades destinadas ao público infantil e familiar também devem ocupar lugar de destaque na programação.

ARTE LOCAL

Outra característica que faz do Festival de Inverno de Bonito uma referência nacional é a valorização da produção cultural sul-mato-grossense.

A presença dos artistas locais não apenas fortalece a cena cultural do Estado, como também promove intercâmbio entre diferentes linguagens e gera oportunidades de circulação para profissionais da cultura.

Segundo o diretor-presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Eduardo Mendes, a expectativa é de que a edição comemorativa seja uma das maiores da história do festival.

“O Festival de Inverno de Bonito é um dos maiores patrimônios culturais do nosso estado. Estamos preparando uma edição que une grandes atrações nacionais à força da nossa produção artística regional, promovendo cultura, turismo e desenvolvimento econômico. A expectativa é de receber milhares de visitantes e proporcionar experiências inesquecíveis para quem vive e para quem visita Mato Grosso do Sul”, afirma.

25 anos 

Criado com o objetivo de democratizar o acesso à cultura e fortalecer a produção artística regional, o Festival de Inverno de Bonito tornou-se uma das principais vitrines culturais do Centro-Oeste brasileiro.

Ao longo de 25 edições, o evento recebeu artistas de diferentes gerações e estilos, promoveu encontros entre criadores de diversas áreas e ajudou a consolidar Bonito não apenas como destino de natureza, mas também como referência cultural.

A edição deste ano traz como conceito a ideia de que a arte nasce de muitos lugares e se manifesta de diferentes formas, conectando pessoas, territórios e histórias.

A proposta aparece também na identidade visual do festival, que tem como símbolo o udu-de-coroa-azul, ave típica da região e associada à biodiversidade local.

A escolha reforça a relação entre cultura e meio ambiente, uma das principais características do evento desde sua criação.

TURISMO

Além do impacto cultural, o Festival de Inverno de Bonito é um dos períodos mais movimentados do ano para a economia local.

Durante os dias de programação, hotéis, pousadas, restaurantes, bares, agências de turismo e o comércio registram aumento na demanda, impulsionando a geração de renda e empregos temporários.
Para o prefeito de Bonito, o festival fortalece uma vocação que já faz parte da identidade do município.

“Bonito tem uma vocação natural para receber pessoas do mundo inteiro, e o Festival de Inverno fortalece ainda mais essa identidade. É um evento que movimenta a economia, gera oportunidades para empreendedores locais e valoriza nossa cultura. Estamos felizes em receber mais uma edição desse grande encontro entre arte, natureza e comunidade”, destaca.

Diálogo

A campanha eleitoral também produz situações que não estavam previstas... Leia na coluna de hoje

Leia a coluna desta terça-feira (25)

25/08/2026 00h02

Diálogo

Diálogo Foto: Arquivo / Correio do Estado

Continue Lendo...

Haruki Murakami - Escritor japonês

Mesmo se nós pudéssemos voltar atrás, provavelmente nunca terminaríamos onde começamos”.]

FELPUDA

A campanha eleitoral também produz situações que não estavam previstas no cardápio de propostas. Levantamento do Correio do Estado mostra que 15 candidatos de MS mudaram a autodeclaração de cor ou raça em relação a 2022. Entre as mudanças, oito candidatos passaram a se declarar pardos, seis brancos e um amarelo. O levantamento cruzou os registros oficiais de 2022 e 2026, com base nos dados do TSE e pelo CPF dos candidatos. A chamada metamorfose eleitoral chama atenção. Resta saber se, depois das urnas, essas mudanças produzirão algum efeito prático além da estatística.

Memória

O jornalista, poeta e historiador Edson Contar, o AlKontar, aproveita a proximidade do aniversário de Campo Grande para divulgar e resgatar histórias e curiosidades sobre a “Cidade Morena”. 

Mais

Ele faz questão de corrigir uma confusão recorrente: Campo Grande comemora sua emancipação, e não “fundação”. Com textos de memória e informação, AlKontar ajuda a preservar a história da Capital.

DiálogoFoto: Divulgação

A Dra. Cristiane Tripoli Paes Barbosa integrou a equipe responsável pelo caso clínico reconhecido como Melhor Caso de Paciente em Crescimento da América Latina, na categoria Projeto Universidades, durante o LATAM Invisalign Summit 2026. Especialista e mestre em Ortodontia,ela  teve participação direta no acompanhamento e cuidado da paciente que protagonizou o caso premiado. O trabalho foi orientado pela  Dra. Paula Oltramari,  e faz parte do Programa UNOPAR–UNIDERP de ensino com alinhadores na Pós-Graduação. A premiação é resultado de um trabalho coletivo envolvendo alunos, professores, colaboradores e pacientes, além da parceria com a Align Technology por meio do Projeto Universidades.

DiálogoDra. Sabrina Bronoski - Foto: Arquivo Pessoal

 

DiálogoVictor Vasconcellos - Foto: André Ligeiro

De fora

Nos meios políticos, chama atenção o fato de alguns candidatos de esquerda e direita estarem deixando de fora dos seus “santinhos” nomes que disputam cargos majoritários. A ausência não passou despercebida. Afinal, se a união é tão forte como anunciada nos palanques, por que alguns companheiros não aparecem na foto? O detalhe pode ser apenas estratégia eleitoral ou revelar que a propalada união não está tão afinada assim. Na política, até o espaço reservado no santinho pode significar muito.

Espaço

Até o início do horário eleitoral gratuito, em 28 de agosto, as redes sociais são o principal espaço de campanha dos candidatos. O Instagram lidera entre os concorrentes à Câmara Federal, com 5.973 contas declaradas ao TSE. Ao todo, 5.493 dos 7.679 candidatos utilizam a plataforma, o equivalente a 72%. Depois aparecem Facebook, TikTok, YouTube. No ranking de seguidores, o PL lidera com 110,5 milhões, seguido por PSD, MDB e Podemos. Entre os partidos de esquerda, o PT está no topo, com quase 30 milhões de seguidores.

Desafio

Nos bastidores, o comentário é que Capitão Contar chega à disputa pelo Senado com um desafio nada pequeno: a dificuldade de apresentar aos prefeitos uma relação dos benefícios destinados aos municípios. A questão poderá pesar quando os prefeitos  definirem seus apoios para a corrida eleitoral. Depois do encontro que reuniu prefeitos em torno de Reinaldo Azambuja e Eduardo Riedel, o cenário pareceu ainda um tanto quanto incerto para Contar.

ANIVERSARIANTES 

  • Paulo César de Matos Oliveira, 
  • Karenluci Mamede Oliveira, 
  • Gustavo Alcântara de Carvalho,
  • Líbera Copetti de Moura Truzzi,
  • José Maciel Sousa Chaves, 
  • Odracir Juares Hecht,
  • Dr. Aluizio Villa Maior dos Santos,
  • Jaime Khalil Jacob,
  • Perceu Jorge Bartolomeu 
  • Monteiro Ronda,
  • Luiz Neves de Azevedo,
  • Maria Auxiliadora Almeida Garcia,
  • Estella Fernandes Novais,
  • Milton Luiz Marques,
  • Luiz Cardozo de Souza,
  • Clea Ceres Ramires Vilarga,
  • Marcos Mendonça Ferreira Gonçalves,
  • Alesandra Ayres Cordeiro,
  • Bernardino Alce Chaves,
  • Marlene Figueira da Silva,
  • Mitiru Asami,
  • Aroldo José de Lima,
  • Anees Salim Saad Filho, 
  • Dr. Renê Neder, 
  • Henrique Attilio, 
  • Maryleiza Migueis Cunha, 
  • José Francisco Veloso Ribeiro, 
  • Dr. Inácio Guitte Melges,
  • Fábio Luis Botelho de Arruda,
  • Edson Taira,
  • Admir Acunha de Oliveira,
  • Sergio de Araujo Philbois,
  • Stephanny Alexandre da Rocha,
  • Sueli Alves Queiroz Aquino,
  • Luiz Nogueira do Carmo,
  • Luis Lima Shirata,
  • Alyne Goulart do Nascimento,
  • Marcus Vinicius Garcia Júnior,
  • Daniel Pereira Lescano,
  • Maristela da Silva Alves,
  • Sebastião Nunes da Silva,
  • Mara Luiza Castro Lemos,
  • Keite Mattioli de Souza,
  • Wilson Borges de Barros Filho,
  • Luiz Yassumoto, 
  • Dra. Helenita Maria de Oliveira Liberatti, 
  • Mário Eduardo Ennes de Miranda Bortotto Garcia, 
  • Antônio Nogueira Filho,
  • Luiz Carlos Freitas,
  • Sueli Camilo Lukenezuk,
  • Marilene Oliveira,
  • Afonso Galvão Serra,
  • Juracy Leite da Silva,
  • Meire Lourdes da Rocha,
  • José Nelson Martins Júnior,
  • Lourisval Pereira de Morais,    
  • Orlando Figueiredo Júnior,
  • Neuza Fiorda Chacha,
  • Ricardo Souza,
  • Luiz Augusto de Moraes,
  • Enilda Gonçalves Duque,
  • Francisco do Amaral Pereira,
  • Elizabeth de Abreu Deotti,
  • Mário Dantas,
  • Adolfo Maciel Rezende,
  • Prenda Zucarelli Silveira,
  • Rodrigo Jacobina Stephanini, 
  • Dra. Nayara de Castro Wiziack,
  • Vânia Verardino Silvestre, 
  • Geralmir Carlos de Souza,
  • Dr. Carlos Filinto de Almeida, 
  • Laurenir Bezerra Chaves.
  • Tânia Regina Martins da Silveira Weissinger,
  • Ivaldino Poletto,
  • Edison Lourival Pontieri,
  • Kemila Tomissini da Silva,
  • Gilberto Tezza Rosso,
  • Fábio Camargo Dorta,
  • Gerson Walber,
  • Agostinho Tonezi da Penha,
  • Donizete Pinheiro,
  • Roberto Teruya, 
  • Lúcio Augusto Castro,
  • Dr. Jeferson Baggio Cavalcante,
  • José Ferreira Lima Netto,
  • Waldir Barbosa de Freitas,
  • Luciano Fernandes Paes 
  • de Almeida, 
  • Dr. Edys Yukinori Tamazato, 
  • Zilda da Penha da Silva Santos,
  • Bruno Martins Ayres Ferreira,
  • Marcos Alexandre Belatti,
  • Thiago Suekane,
  • Hélio Cavalli Gonçalves,     
  • Adriana Damico Bezerra,    
  • Daniel Gaban Damião,     
  • Caio Dalbert Cunha de Avellar,
  • Anselmo Mateus Vedovato Júnior,
  • Marcelino César Medeiros Oliveira,
  • Elza Maria de Queiroz Venâncio 
  • de Paula,
  • Luiz Massaharu Yassumoto,
  • Marcos César Garcia Gasperini,
  • Elenita Mendes Volpato,
  • Fábio Riami Bressa,
  • Fabiano Gonçalves Dias Gregório,
  • Silvano Cargnin Belle,
  • Frank Laurence Henrique Gomes.

Colaborou com Tatyane Gameiro

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).