Correio B

ENTREVISTA

Degrau por degrau

Protagonista de "Bom Sucesso", Grazi Massafera se identifica com saga de personagem

Continue lendo...

Grazi Massafera tem motivos de sobra para se orgulhar da própria trajetória. Com calma e inteligência, ela conseguiu conquistar um lugar de prestígio dentro da Globo. Depois de ficar conhecida do público através de sua participação no “Big Brother Brasil”, ela foi lançada como atriz e precisou lidar com duras críticas. Principalmente, da classe artística, que nutria um certo preconceito por dividir cena com uma ex-“BBB”. Porém, aos poucos, Grazi provou seu valor através das personagens que interpretou a cada trabalho. A primeira experiência em novelas foi como a doce Thelma, de “Páginas da Vida”, em 2006. De lá para cá, atuou em “Desejo Proibido”, “Negócio da China”, “Aquele Beijo” e “Verdades Secretas”, onde ganhou, definitivamente, o respeito de seus colegas por seu desempenho como uma modelo que se vicia em crack. Agora, a atriz reafirma sua força como protagonista à frente do elenco de “Bom Sucesso”. “Pronta, nunca me sinto e nem relaxada. Mas me sinto mais segura, sim”, afirma.

Na nova trama das 19 horas, Grazi interpreta Paloma, costureira, mãe de três filhos, que trabalha duro para dar conta da família e dos afazeres de casa. Mas a personagem vê sua vida virar de cabeça para baixo quando descobre que está com uma doença terminal e só tem seis meses de vida. Até que recebe a notícia de que seu exame foi trocado. E começa uma nova saga em busca da pessoa que está, de fato, passando pela situação que ela acreditou ser a sua realidade até então. “Se tem uma coisa que a gente tem certeza é da morte. O fato de Paloma ter uma data para morrer faz ela se transformar e viver uma vida mais intensa. É bom para a gente questionar: ‘está do jeito que eu queria?’”, aponta.

P – O que levou você a topar ser protagonista de “Bom Sucesso”?

R – O fato de poder fazer uma homenagem à minha mãe, que é costureira. Eu tenho ainda muita memória afetiva, lembro do barulho da máquina de costura quando fecho os olhos. É muita lembrança... Lembrei de quanto minha mãe trabalhava e como isso me ajudou a me tornar uma mulher forte e batalhadora.

P – Então você se identifica bastante com Paloma....

R – Sim. E tem um resgate de coisas populares e do público que eu fui durante toda uma vida. Agora, eu vivo dando entrevista, virei atriz de novela, saí desse lugar, mas carrego uma simplicidade. Estou amando fazer esse resgate e trazer essa coisa mais espontânea.

P – Atualmente, as discussões sobre o papel da mulher na sociedade estão em foco. Qual é a responsabilidade de interpretar uma personagem que sintetiza isso?

R – É grande porque acaba sendo uma homenagem a todas. A gente está vivendo um momento feminino muito bonito, com personagens interessantes. Me sinto com maturidade para fazer uma personagem assim e retratar a vida de mulheres, mesmo que na ficção.

P – Você já está preparada psicologicamente para, daqui a alguns anos, ser mãe de adolescente quando Sofia ficar um pouco mais velha?

R – Não estou (risos). Eu fui adolescente do interior. É outra coisa ser adolescente no Rio de Janeiro. Aqui, são muitos atrativos, então conto com o auxílio do pai e tenho muita conversa com ela, já estou desenvolvendo coisas desse tipo. Eu tinha uma coisa com a minha mãe de não conseguir mentir para ela. Tudo que eu dizia era verdade. Criamos uma relação de amizade e tento já ter isso com a Sofia.

P – E como você se organiza para dar conta de gravar um grande volume de cenas como protagonista de “Bom Sucesso” e cuidar da sua filha, que tem sete anos?

R – Tenho o luxo de poder contar com o auxílio de pessoas da minha família e anjos da guarda como funcionários. Conto com a ajuda dessas pessoas para ter um auxílio quando estou gravando novela. A Paloma e tantas outras Palomas que existem por aí têm uma situação muito mais complicada. Imagine ser mãe de três filhos e ter de dar conta da casa, lavar, cozinhar, passar e levar os filhos ao colégio? É tanta coisa. Quando são bebezinhos, é tudo mais fácil. Quando crescem, na hora de educar mesmo, é tudo mais complicado e estou sentindo um pouco isso na pele.

P – O que você acha que faria se, assim como sua personagem, soubesse que só terá seis meses de vida pela frente?

R – Talvez, algo parecido com Paloma. Tentar viver intensamente esses seis meses. Mandar tudo para as “cucuias” e viajar com a minha filha para tudo que é lado. Comer, beber, abraçar, beijar e agarrar minha pequena.

P – Na novela, sua personagem tem uma relação intensa com a leitura. Que lugar os livros têm na sua vida?

R – Lá na minha casa, eu pegava um livro para ler e minha mãe dizia: “você é vagabunda? Vai trabalhar”. Ler um livro significava não ter o que fazer. Para a maioria dos brasileiros, infelizmente ainda é assim. Não julgo minha mãe e minha família, mas é que tinha essa conotação para eles. Mas o hábito de ler tem de ser desenvolvido desde cedo. Hoje em dia, eu leio com a minha filha. Recentemente, eu li o livro “A Morte É Um Dia que Vale a Pena Viver”, de uma das consultoras da novela. Ela me deu de presente e de início pensei: “ai meu Deus, livro falando de morte”. Mas, quando você começa a ler, percebe que é sobre a vida, sobre a qualidade da vida, sobre como você vive os seus dias aqui. Porque a finitude existe para todos, mas seu tempo é diferente do tempo do outro. Se você tem uma doença, você entra em contato real com esse tempo.

P – Além disso, Paloma se envolve com o Carnaval. Esse aspecto da personagem fez você querer voltar a desfilar?

R – A personagem tem muitos pontos que me fazem reviver situações. Quando pequena, eu saía na escola de samba da minha cidade, depois passei a sair aqui no Rio de Janeiro. Eu amo desfilar, mas é muita função. Eu gosto do dia, mas a função toda faz deixar de ser Carnaval e vira trabalho. E para mim, Carnaval é Carnaval, não é trabalho. Fico meio confusa.

Rotina de cuidados
Grazi Massafera está sempre em dia com saúde e beleza. Fanática por praticar esportes e exercícios físicos, a atriz sempre dá um jeito de se movimentar em meio à rotina caótica de gravações. Uma das coisas que mais gosta de fazer é ioga. Volta e meia, inclusive, ela publica fotos suas em posições complexas da prática nas redes sociais. Mas, Grazi garante, é tudo uma questão de prática. “Eu brinco que é igual à comida japonesa: você come uma vez e acha ruim, mas depois vai gostando porque sente a diferença. Eu senti a diferença na minha vida e na minha profissão”, constata.

Além dos exercícios físicos, a atriz faz questão de ter boas noites de sono e tomar vitaminas para dar conta do ritmo puxado. Beber bastante água também faz parte de seus cuidados. “Levo dois litros de água todo dia para o estúdio. E meu maquiador me fala a hora de comer porque, às vezes, esqueço. Estou fazendo essas coisas para ficar bem”, conta.

Mais para frente
Apesar de ter se separado de Cauã Reymond em 2013, até hoje Grazi Massafera precisa lidar com boatos envolvendo seu nome e o do pai de sua filha, Sofia. Mas a atriz garante que mantém uma boa relação com ele. “Por que a gente não se falaria? O povo inventa umas coisas...”, observa.

Solteira, Grazi não descarta ter mais filhos. Só não pensa nisso por enquanto. “Deixa eu arrumar o pai, aí a gente decide”, brinca. No momento, a atriz jura ter foco total no trabalho. “Eu gosto de namorar, mas, nesse ritmo que estou, é impossível!”, reforça.

Instantâneas
# Antes de se tornar famosa, Grazi Massafera foi Miss Paraná, vendedora de cosméticos e manicure.

# Depois de protagonizar “Negócio da China” e “Flor do Caribe”, a atriz enfrentou duras críticas e pensou em desistir.

# Mas, depois de “Verdades Secretas”, ela percebeu ter ganhado respeito da classe artística por sua atuação como a modelo Larissa.

# O pai de Grazi é pedreiro e ela é a única menina de uma família com quatro filhos.

Correio B

Veja 5 receitas para aproveitar o que sobrou do Natal

Para ajudar nas ideias de como reaproveitar a ceia natalina, o Correio do Estado separou dicas e receitas entre salgadas e doces

25/12/2024 14h30

Veja 5receitas para aproveitar o que sobrou do Natal

Veja 5receitas para aproveitar o que sobrou do Natal Divulgação

Continue Lendo...

A Ceia de Natal costuma ser recheada de diversas receitas, sejam elas salgadas ou doces mas quando chega o dia 25 é que vem a dúvida, o que fazer com a comida que sobra, durante os próximos dias ? 

Para ajudar com essa questão, o Correio do Estado preparou 10 receitas para você fazer com as sobras da ceia ou até mesmo do almoço de Natal. Confira: 

Veja 5receitas para aproveitar o que sobrou do Natal

Bolinho de arroz

O famoso bolinho de arroz, ideal para servir como acompanhamento ou até mesmo de lanche da tarde, crocante por fora e saboroso por dentro.

Ingredientes

  • 2 xícaras de chá de arroz cozido
  • 2 ovos
  • 1 xícara de chá de queijo tipo parmesão ralado
  • ½ xícara de chá de cheiro verde picado
  • ½ xícara de chá de cebola picada e refogada
  • Tempero a gosto
  • Óleo, o suficiente para fritar

Modo de Preparo

Misture bem em uma tigela o arroz, os ovos, o queijo, o cheiro verde, a cebola e o sal. Molde os bolinhos e frite-os no óleo quente até que fiquem dourados. Coloque-os sobre papel absorvente para escorrer o excesso de gordura e sirva.

Veja 5receitas para aproveitar o que sobrou do Natal

Torta de liquidificador de Peru ou Chester

Ingredientes

Massa

  • 3 xícaras de chá de água
  • 2 cubos de caldo de galinha
  • 1 xícara de óleo
  • 3 ovos
  • 3 xícaras de farinha
  • 50 g de queijo parmesão ralado
  • 1 colher de sopa de fermento químico em pó
  • sal a gosto

Recheio

  • 2 colheres de sopa de óleo
  • 1/2 cebola picada
  • 2 tomates picados
  • 2 xícaras de sobras de peru/chester desfiado
  • 1/2 xícara de azeitonas picadas
  • 3 colheres de sopa de cheiro-verde picado
  • Bacon, calabresa e presunto opcionais
  • Cheiro verde e milho a gosto

Modo de Preparo

Pré-aqueça o forno médio (180ºC). Unte uma forma média com óleo. Reserve. Bata todos os ingredientes da massa no liquidificador, colocando o fermento por último. Reserve. Para o recheio, esquente o óleo e refogue a cebola. Junte o tomate e refogue até secar a maior parte do líquido da panela. Junte o restante dos ingredientes e misture. Despeje metade da massa na forma, espalhe o recheio e cubra com o restante da massa. Leve para assar por meia hora, ou até dourar.

Veja 5receitas para aproveitar o que sobrou do Natal

Arroz de forno

Ingredientes

  • ½ xícara de chá de arroz cozido
  • 2 colheres de sopa de óleo
  • ½ colher de sopa de alho desidratado
  • 800 ml de água quente
  • 2 colher de sopa de azeite
  • ½ xícara de chá de pimentão verde picado
  • 1 envelope de caldo de legumes em pó
  • 1 xícara de chá de peito de peru picado
  • 1 lata de ervilha em conserva
  • 1 lata de molho de tomate pronto
  • ½ xícara de chá de água quente
  • 200g de mussarela fatiada
  • 1 xícara de chá de batata palha

Modo de Preparo

Em uma panela coloque óleo e o alho, leve ao fogo até o alho dourar levemente. Junte o arroz e refogue um pouco, adicione a água e deixe cozinhar com a panela semi-tampada. Reserve. Em outra panela coloque o azeite e o pimentão, refogue, misture o caldo de legumes, o peito de peru, a ervilha, o molho de tomate e a água.

Deixe ferver e reserve. Em um refratário, coloque uma camada de molho, arroz, mussarela repita a sequência e leve ao forno pré-aquecido até que o queijo esteja derretido. Salpíque um pouco de parmesão ralado se quiser. Retire do forno, coloque por cima a batata palha e sirva imediatamente.

Rabanada de Panetone, do chef Francisco Soligon

"O clássico aqui de casa é a rabanada de panetone. Ela já está presente no Natal e ficam melhores ainda quando feitas de panetone de chocolate ou de frutas", diz o chef pâtisserie Francisco Soligon, do restaurante Nonna Rosa.

Ingredientes: 

  • 1 e 1/2 xícara de leite
  • 2 ovos
  • 1/2 xícara de açúcar
  • Extrato de baunilha a gosto
  • Canela a gosto
  • Óleo para fritar

Modo de fazer:

Corte fatias generosas de panetone e passe-as em uma mistura de leite, dois ovos, açúcar, extrato de baunilha e canela. Frite em óleo quente ou asse para uma versão mais leve, e finalize com açúcar e canela. Uma maneira simples de adicionar sabor ao café da manhã ou chá da tarde.

Veja 5receitas para aproveitar o que sobrou do Natal

Pavetone (pavê de chocotone)

Ingredientes

  • 1 lata de leite condensado (395 gramas)
  • 2 e 1/2 xícara de chá de leite
  • 1/4 xícara de chá de amido de milho
  • 1 gema peneirada
  • 1 caixinha de creme de leite (200 gramas)
  • 2 colheres de chá de essência de baunilha
  • 1 panetone fatiado (500 gramas)
  • 200 gramas de chocolate meio amargo picado
  • 1 caixinha de creme de leite (200 gramas)
  • 50 gramas de raspas de chocolate
  • Cereja em calda a gosto

Modo de fazer:

Em uma panela, coloque o leite condensado, a gema, o amido e o leite. Mexa bem. Leve a panela ao fogo médio e fique mexendo o tempo todo. Após levantar fervura, mantenha a panela no fogo por mais 2 minutos, mexendo sempre, e desligue.

Acrescente o creme de leite, a essência de baunilha e misture novamente; Assim que o creme estiver morno, cubra-o com um plástico filme encostando no doce, e deixe esfriar por completo; Passado o tempo necessário, forre uma travessa com um pouco do creme;

Por cima, acomode as fatias de chocotone e cubra com mais creme. Repita o processo até acabar os ingredientes, finalizando com uma camada de creme. Leve à geladeira por pelo menos 1 hora; Enquanto isso, derreta o chocolate picado em banho-maria ou no micro-ondas; Em seguida, adicione o creme de leite e misture bem até formar uma ganache; Despeje a ganache por cima do pavê frio e decore com as raspas de chocolate e a cereja em calda.

Veja 5receitas para aproveitar o que sobrou do Natal 

   

Programação Natalina

Cidade do Natal tem apresentação de Erika Espíndola e Flávio Bernardo

Com início às 19h, haverá ainda a tradicional Parada Natalina, contando com a presença do Senhor e da Senhora Rena, além da jovem Capivara

25/12/2024 09h00

Divulgação Prefeitura Municipal de Campo Grande

Continue Lendo...

A Cidade do Natal encanta com a programação especial deste feriado, nesta quarta-feira (25), com apresentações musicais de Erika Espíndola e Flávio Bernardo, nos altos da Avenida Afonso Pena, em Campo Grande.

Neste ano, a programação contou com a tradicional “Caravana dos Bairros”, que percorreu diversas regiões. Na região do Imbirussu, por exemplo, as atividades foram realizadas no CRAS Albino Coimbra.

Divulgação Prefeitura Municipal de Campo Grande

Caravana nos Bairros

Foram atendidos vários bairros, como: Parque Tarsila do Amaral, no Bairro Vida Nova, região do Segredo; Parque Jacques da Luz, nas Moreninhas, região do Bandeira; Comunidade da Homex, na região urbana do Anhanduizinho; CRAS Noroeste, região do Prosa; e no Lagoa, com uma festa no Caiobá.

A Caravana dos Bairros levou atrações que incluíram brinquedos infláveis, pintura facial, distribuição de pipoca, sorteio de brindes e, claro, a presença do Papai Noel, que chegou acompanhado por uma banda musical no ônibus do City Tour.

 

 

Feriado de Natal (25)

Após a apresentação musical de Erika Espíndola e Flávio Bernardo, que tem início às 19h, ocorre a tradicional Parada Natalina, a partir das 21h. O evento encanta o público com a presença do Senhor e da Senhora Rena, além da jovem Capivara, a mais nova integrante do grupo.

Encanto natalino

Desde sua inauguração, no dia 15 de dezembro de 2022, a Cidade do Natal se tornou uma tradição para os campo-grandenses e sul-mato-grossenses que visitam a Capital para aproveitar a experiência e vivenciar momentos para toda a família.

Para as crianças, a diversão fica por conta da Área Kids, que oferece escorregadores, brinquedos infláveis, piscina de bolinhas, veículos para passeio e espaços dedicados a atividades artísticas.

Além disso, o carrossel tem encantado a criançada e também alegra os adultos, proporcionando momentos perfeitos para registrar boas fotos e vídeos.

Outro atrativo é a presença de artesãos, que expõem trabalhos temáticos e criativos.

O local conta ainda com uma praça de alimentação, que oferece uma variedade de opções gastronômicas a partir de R$ 6.

Quer mais motivos para visitar? O Presépio, símbolo do Natal, proporciona um espaço para a família viver momentos de reflexão e apresentar a tradição aos pequenos.

Programação e horários

Com entrada gratuita, a Cidade do Natal funciona diariamente a partir das 17h30, até o dia 31 de dezembro. Confira a programação dos próximos dias:

  • 25/12 (quarta-feira): Erika Espíndola – 19h30
  • 27/12 (sexta-feira): Max Henrique – 19h30
  • 28/12 (sábado): Sampri – 19h30
  • 29/12 (domingo): Frequência Zero – 19h30
  • 31/12 (terça-feira): Daran Junior – 20h30 / DJ BWM – 22h30

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).