Correio B

Natureza

Depois de Alice, casal de araras escolhe cães como amigos

Amizade está fazendo a alegria dos moradores do município

Danielle Valentim

11/07/2015 - 14h29
Continue lendo...

Depois da arara Alice, conhecida por pegar carona em capacetes de ciclistas e em carros no distrito de Piraputanga, agora um casal de araras da espécie canindé de Aquidauana, município a 142 quilômetros de Campo Grande, escolheu cães como amigos. A amizade está fazendo a alegria dos moradores do município.

A dona dos cachorros, Maria Silvana, que mora no Bairro Guanandy, conta que recebe a visita das aves há dois anos. “Comecei a reparar nelas, quando pousavam nas árvores próximas do meu quintal. Vi que era frequente, aí comecei a conversar com elas, e foram se aproximando e nossa amizade dura até hoje”, contou orgulhosa da aproximação que tem com as araras. Ela conta que as amigas aparecem duas vezes por dia e se não fecha as portas da casa, elas entram mesmo. 

As aves não desanimaram e trataram de estreitar laços com outro integrante da casa. Além de se deliciarem com sementes que são preparadas para elas, a diversão é brincar com a cadelinha. “Uma em especial gosta de brincar com meus cachorros. Tenho um, o ‘amigo’, que quando pequeno brincava muito com uma delas aqui no quintal, mas ele cresceu e ficou preguiçoso. Esses tempos vi que uma das araras entrou em casa, hora que eu corri pra ver onde ela foi parar, estava em cima da cama brincando com a pequena, não pensei duas vezes em registrar a bagunça das duas”.
 
Salomão Júnior, morador do Bairro Serraria, ficou impressionado de ver um casal de canindés na porta da sua casa. “Faz uns dois dias que me deparei com uma delas aqui na mureta da casa da vizinha, meu cachorro estava na calçada, e ela estava tentando ‘brincar’ com ele, mas o Neguinho ficou bravo, queria avançar. Mesmo assim, ela não desistiu”, contou.
 
De acordo com o site O Pantaneiro, Salomão fez um teste para saber se realmente as araras estavam na casa por conta dos cães, então colocou o cachorro na calçada preso a uma corrente, para garantir a segurança e a arara voltou.

OUTRO CASO
Há um mês o Portal Correio do Estado publicou uma das caronas que a arara Alice costuma pegar no capacetes de ciclistas que passam pela região de Piraputanga, distante 113 quilômetros de Campo Grande,.

ARARA CANINDÉ
A arara-canindé (Ara ararauna, Linnaeus, 1758), também conhecida como arara-de-barriga-amarela, arari, arara-amarela, arara-azul-e-amarela, araraí e canindé, é uma das mais conhecidas representantes do gênero Ara, sendo uma das espécies emblemáticas do cerrado brasileiro e importante para muitas comunidades indígenas. 

As araras-canindé são talvez dentre todas as araras as mais populares como animal de estimação, exercendo um fascínio que remonta aos primórdios do Brasil Colônia. Os indivíduos desta espécie pesam cerca de 1,1 quilogramas e chegam a medir até noventa centímetros de comprimento, com partes superiores azuis e inferiores amarelas, alto da cabeça verde, fileiras de penas faciais negras, olhos de íris amarela e garganta negra. 

Veja imagens da aproximação das aves:

 

 

Curiosidades

Páscoa: entenda a transição de ovos decorados para ovos de chocolate

Mudança veio com o desenvolvimento das indústrias, diz pesquisadora

20/04/2025 11h35

Foto: Arquivo

Continue Lendo...

Levantamento divulgada pela empresa de pesquisa e inteligência de dados Nexus revelou, recentemente, que 52% dos brasileiros pretendem comprar ovos de chocolate na Páscoa, sendo que cada um pretende adquirir em média três produtos.

Mas como foi a passagem dos tradicionais ovos decorados que eram presenteados no passado para os ovos feitos de chocolate, que dominam as prateleiras dos comércios e são aguardados ansiosamente nesta época do ano pelas crianças?

A doutora em Teologia e professora da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Ana Beatriz Dias Pinto, explicou que a transição dos ovos decorados para os de chocolate seguiu uma adaptação do mercado.

“Embora o ovo seja símbolo ancestral de fertilidade e vida (presente antes mesmo do cristianismo, em rituais pagãos e em tradições cristãs orientais), a prática de presentear ovos de chocolate é resultado de um processo de industrialização e mercantilização da Páscoa, que se intensificou ao longo do século XIX e permanece há 175 anos”, afirmou. 

Segundo a professora e pesquisadora, a fabricação dos primeiros ovos de chocolate começou na França e na Alemanha por volta de 1850.

“Foi uma forma de presentear com algo mais gostoso e bonito. Antes eram ovos de galinha, pato, avestruz, muito frágeis e visualmente enriquecidos com pinturas e adornos, mas que geralmente tinham tamanhos menores.”

O tamanho dos ovos de chocolate veio com o crescimento e desenvolvimento das indústrias.

“Há países onde já vi ovos do tamanho de uma pessoa”, disse Ana Beatriz.

Para a pesquisadora, “por conta deste marketing, os ovos de chocolate acabam servindo ao consumismo de mercado, mas sua dimensão simbólica para a Páscoa verdadeira não está associada às campanhas publicitárias, brinquedos e embalagens festivas, assim como a vela, o coelho, o círio pascal e as flores,. ela é um elemento que fala sobre a vida, o renascimento”.

O consumismo que pode ser representado pelos números da indústria. A Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Bala (Abicab) estimou que a produção do setor neste ano deve atingir cerca de 45 milhões de unidades. Apesar do aumento nos preços do produto por causa da crise da produção do cacau, ainda assim são números expressivos. 

Correio B+

Lançamento B+: Cid Moreira dá vida a mensagens bíblicas em projeto inovador

Eternizada graças à Inteligência Artificial, a voz icônica do apresentador ganha uma nova missão: levar palavras de fé e inspiração, em recados personalizados

19/04/2025 18h00

Lançamento B+: Cid Moreira dá vida a mensagens bíblicas em projeto inovador

Lançamento B+: Cid Moreira dá vida a mensagens bíblicas em projeto inovador Foto: Divulgação

Continue Lendo...

Há quem diga que, se Deus tivesse uma voz, seria a de Cid Moreira ou muito próxima dela. A voz - que foi imortalizada na memória afetiva dos brasileiros por milhares de apresentações em telejornal e por suas maravilhosas narrações bíblicas - impacta até hoje as pessoas no Brasil e ao redor do mundo.

Agora, ela ganha nova vida no projeto Recados da Bíblia, uma iniciativa que eterniza a voz do apresentador através de uma tecnologia desenvolvida pela ElevenLabs, empresa norte-americana considerada a líder global em soluções de áudio por inteligência artificial, reconhecida por sua impressionante capacidade de sintetizar vozes humanas com emoção e naturalidade.

Lançado oficialmente no último domingo, 13 de abril,  em meio à Quaresma, Recados da Bíblia permitirá que, através de uma plataforma tecnológica, usuários enviem gratuitamente mensagens  personalizadas para amigos e familiares, acompanhadas por trechos bíblicos, salmos ou orações, narrados pela eterna voz de Cid Moreira, que se consolidou como um símbolo de conexão espiritual.

Imagine enviar, por qualquer plataforma, uma mensagem matinal para o grupo da família, palavras de fé para alguém enfrentando um desafio, ou um lindo salmo para celebrar um aniversário.

Com a entonação única de Cid Moreira, cada mensagem enviada pela plataforma Recados da Bíblia transmite afeto, conforto e espiritualidade, sempre acompanhada pela curadoria teológica do Prof. Dr. Pe. Waldecir Gonzaga — um dos mais renomados biblistas do mundo, reconhecido pelo Vaticano — que garante fidelidade aos textos bíblicos.

Guiado pelo lema "tratar daquilo que une as igrejas, e não daquilo que as separa", o projeto Recados da Bíblia leva sua mensagem de fé, acolhimento e sabedoria a pessoas do mundo inteiro, independentemente da religião.

Para ter acesso gratuito ao envio das mensagens, basta acessar www.recadosdabiblia.com.br e personalizar seu recado. Mais do que um serviço gratuito, Recados da Bíblia é uma ferramenta de inspiração, acolhimento e fé.

E paralelamente à estreia do projeto Recados da Bíblia, a inconfundível voz de Cid Moreira – reconhecida como a "Voz de Deus" na categoria Iconic Voices da ElevenLabs, ao lado de lendas como Maya Angelou, James Dean e Judy Garland – ganhará um novo espaço para tocar corações. Agora, sua narração dará vida a livros no aplicativo ElevenReader, incluindo não apenas passagens bíblicas, mas também grandes clássicos da literatura brasileira.

O ElevenReader está disponível para download gratuito na Google Play e na Apple Store, permitindo que usuários de dispositivos Android e iOS mergulhem nessa experiência única de leitura e escuta.

 

 

 

 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail marketing@correiodoestado.com.br na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).