As comemorações do aniversário de Campo Grande, celebrado em 26 de agosto, começaram no município com a abertura de duas exposições de fotos. A primeira, intitulada “Campo Grande 120 anos”, percorre a cidade em cada década, enquanto a segunda, “Intendentes e Prefeitos de Campo Grande”, mostra o que cada gestor fez para o desenvolvimento da Cidade Morena. Ambas são organizadas pelo Arquivo Histórico de Campo Grande (Arca) e ficam em exposição até o dia 31 de agosto, nos shoppings Pátio Central e Norte Sul Plaza, respectivamente.
Relembrar a história de Campo Grande por meio de fotografias antigas é antes de tudo uma forma de reviver memórias. “Buscamos selecionar fotografias que ainda não foram apresentadas em outras exposições do Arca e, como o nosso arquivo é muito grande, temos essa opção”, explica Rosilene de Melo, gestora do arquivo.
Segundo Rosilene, é comum que, durante as exposições realizadas pelo arquivo, os visitantes dividam as lembranças que têm sobre os espaços com os mais jovens. “As pessoas mais velhas contam sobre as vivências de determinada época; por exemplo, do período em que a rua Maracaju ainda tinha o córrego, como era para atravessá-lo e que moravam em determinado ponto, enquanto os mais jovens comparam as fotos com as afirmações dos pais e avós sobre o local”, afirma.
Sobre a exposição “Intendentes e Prefeitos de Campo Grande”, a gestora explica que o propósito foi trazer um novo olhar sobre a evolução da cidade. “Percebemos que nunca havíamos mostrado a linha do tempo de Campo Grande dessa forma. Os intendentes também foram administradores da cidade, assim como os prefeitos”, explica.
TECNOLOGIA
Um diferencial é que as mostras recebem o recurso tecnológico de realidade virtual com o aplicativo HP Reveal-Aurasma. “Já usamos o aplicativo em outras exposições e é bem interessante. Dessa vez, o visitante poderá olhar como era o local antes por meio das fotos antigas e como ele é atualmente”, explica Rosilene.
Na outra exposição, “Intendentes e Prefeitos de Campo Grande”, o aplicativo funcionará de uma forma diferente. Em vez de visualizar o antes e o depois, a comunidade pode explorar as obras que cada intendente ou prefeito teve em sua gestão para a contribuição da história de Campo Grande.
Concurso
Além das exposições fixas de fotografias antigas, a iniciativa terá um Concurso de Desenhos em 11 escolas da Rede Municipal de Ensino que estão no entorno dos shoppings citados. As inscrições para participar do concurso ficarão abertas do dia 1º até 21 de agosto. Os estudantes selecionados terão seus desenhos expostos em um varal de desenhos no Centro de Formação Lúdio Martins Coelho (Cefor) na Secretaria Municipal de Educação, no dia 27 de agosto. O aplicativo de realidade virtual também poderá ser usado nos desenhos expostos, exibindo imagens de antes e depois com base nas obras criadas pelos alunos. O Cefor está localizado na R. Onicieto Severo Monteiro, 460, Vila Margarida.
O Norte Sul Plaza está localizado na Av. Pres. Ernesto Geisel, 2.300, Jardim Joquei Club.
O Pátio Central Shopping está localizado na R. Mal. Candido Mariano Rondon, 1.380, Centro.