Correio B

ANIVERSÁRIO

Exposições de fotos relembram a Campo Grande do passado

Município celebra 120 anos no dia 26 de agosto

Continue lendo...

As comemorações do aniversário de Campo Grande, celebrado em 26 de agosto, começaram no município com a abertura de duas exposições de fotos. A primeira, intitulada “Campo Grande 120 anos”, percorre a cidade em cada década, enquanto a segunda, “Intendentes e Prefeitos de Campo Grande”, mostra o que cada gestor fez para o desenvolvimento da Cidade Morena. Ambas são organizadas pelo Arquivo Histórico de Campo Grande (Arca) e ficam em exposição até o dia 31 de agosto, nos shoppings Pátio Central e Norte Sul Plaza, respectivamente. 

Relembrar a história de Campo Grande por meio de fotografias antigas é antes de tudo uma forma de reviver memórias. “Buscamos selecionar fotografias que ainda não foram apresentadas em outras exposições do Arca e, como o nosso arquivo é muito grande, temos essa opção”, explica Rosilene de Melo, gestora do arquivo. 

Segundo Rosilene, é comum que, durante as exposições realizadas pelo arquivo, os visitantes dividam as lembranças que têm sobre os espaços com os mais jovens. “As pessoas mais velhas contam sobre as vivências de determinada época; por exemplo, do período em que a rua Maracaju ainda tinha o córrego, como era para atravessá-lo e que moravam em determinado ponto, enquanto os mais jovens comparam as fotos com as afirmações dos pais e avós sobre o local”, afirma.

Sobre a exposição “Intendentes e Prefeitos de Campo Grande”, a gestora explica que o propósito foi trazer um novo olhar sobre a evolução da cidade. “Percebemos que nunca havíamos mostrado a linha do tempo de Campo Grande dessa forma. Os intendentes também foram administradores da cidade, assim como os prefeitos”, explica. 

TECNOLOGIA

Um diferencial é que as mostras recebem o recurso tecnológico de realidade virtual com o aplicativo HP Reveal-Aurasma. “Já usamos o aplicativo em outras exposições e é bem interessante. Dessa vez, o visitante poderá olhar como era o local antes por meio das fotos antigas e como ele é atualmente”, explica Rosilene. 

Na outra exposição, “Intendentes e Prefeitos de Campo Grande”, o aplicativo funcionará de uma forma diferente. Em vez de visualizar o antes e o depois, a comunidade pode explorar as obras que cada intendente ou prefeito teve em sua gestão para a contribuição da história de Campo Grande. 

Concurso

Além das exposições fixas de fotografias antigas, a iniciativa terá um Concurso de Desenhos em 11 escolas da Rede Municipal de Ensino que estão no entorno dos shoppings citados. As inscrições para participar do concurso ficarão abertas do dia 1º até 21 de agosto. Os estudantes selecionados terão seus desenhos expostos em um varal de desenhos no Centro de Formação Lúdio Martins Coelho (Cefor) na Secretaria Municipal de Educação, no dia 27 de agosto. O aplicativo de realidade virtual também poderá ser usado nos desenhos expostos, exibindo imagens de antes e depois com base nas obras criadas pelos alunos. O Cefor está localizado na R. Onicieto Severo Monteiro, 460,  Vila Margarida.

O Norte Sul Plaza está localizado na Av. Pres. Ernesto Geisel, 2.300,  Jardim Joquei Club.

O Pátio Central Shopping está localizado na R. Mal. Candido Mariano Rondon, 1.380,  Centro.

MÚSICA

Cantata Natalina da ASL

A Academia Sul-Mato-Grossense de Letras recebe seis corais nesta sexta-feira, com entrada franca: Angelis, Educandário Getúlio Vargas, Senhora de Fátima, Arte Viva, Casa de Scheilla e Fronteiras Abertas

12/12/2024 10h00

Coral Arte Viva, um dos seis corais que irão compor o Cantata Natalina da ASL nesta sexta-feira (13)

Coral Arte Viva, um dos seis corais que irão compor o Cantata Natalina da ASL nesta sexta-feira (13) Foto: Divulgação

Continue Lendo...

Já tradicional no calendário de eventos da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras (ASL), a Cantata Natalina chega em 2024 à sua terceira edição, reunindo seis corais de Campo Grande nesta sexta-feira. A partir das 19h, com entrada franca, o público poderá conferir, na seguinte ordem de apresentação, os corais: Angelis, Educandário Getúlio Vargas, Senhora de Fátima, Arte Viva, Casa de Scheilla e Fronteiras Abertas.

O evento encerra as atividades deste ano da ASL e tem a coordenação do acadêmico Américo Calheiros. Trata-se de uma bela oportunidade para o público assistir apresentações de canções natalinas antológicas e de outras músicas que evidenciam o espírito do Natal. A proposta da Academia é justamente “celebrar o fim de ano junto à comunidade estadual com uma noite de encantamento por meio da cantata”.

No repertório a ser apresentado pelos corais, estão composições natalinas bem populares, a exemplo de “Noche de Paz”, “Ave-Maria”, de Charles Gounod (1818-1893), “Adeste Fidelis”, “Jubilate Deo” e “Domine Jesu”, ambas de Mozart (1756-1791), e “Hallellujah”, do canadense Leonard Cohen (1934-2016). Como estarão em cena corais de diferentes perfis e trajetórias, o evento também é uma chance para apreciar as nuances do trabalho vocal de cada formação.

Henrique de Medeiros, presidente da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras, ressalta que “para a Academia é uma alegria esse momento de confraternização natalina com a presença dos corais na ASL”. Américo Calheiros, coordenador do evento, destaca a possibilidade de troca entre os grupos participantes.

“Esta cantata, ao enaltecer o Natal, possibilita também aos coros participantes o intercâmbio artístico e cultural, algo muito positivo para o crescimento de todos”, afirma.

“O que mais me toca do ponto de vista pessoal no evento é essa possibilidade do encontro de distintos corais e a natural troca de experiência que se estabelece. Ressalto, também, a afável confraternização entre os coros participantes, que nesse período pré-natalino uma cantata como essa proporciona”, diz Américo, reforçando o convite para a população de Campo Grande.

A CANTATA

Em uma das datas mais especiais do ano, a realização de apresentações de canções natalinas destaca principalmente o nascimento do menino Jesus, com músicas que variam de acordo com os países. As cantatas têm composições cantadas individualmente ou em grupo, com ou sem acompanhamento. Essas criações musicais são frutos de manifestações populares nascidas na Europa. Com estreita relação com a música clássica, receberam especial atenção de consagrados compositores como Bach e Handel, entre outros.

O repertório da 3ª Cantata Natalina da ASL é bem variado e inclui composições como “Família Sagrada”, “Quando o Natal Chegar”, “Anjos Vieram Anunciar”, “Domine Jesu”, “O Primeiro Natal” e a mais conhecida de todas, “Noite Feliz”. Conheça, a seguir, um pouco da história de cada coral.

CORAL ANGELIS

Formado atualmente por quatro vozes: Angélica Jado, Eliseba Manhães, Talita Mendes e Gabriel Guizado. Tem o propósito de difundir a música sacro-religiosa e erudita, promovendo a democratização da música clássica. O Coral Angelis atua em Campo Grande e em regiões próximas, participando de missas, casamentos e outros eventos.

Em dezembro de 2023, realizou em Campo Grande, no auditório da Associação Brasileira de Odontologia, o Concerto de Natal, e em 2024, na Paróquia Santo Agostinho de Hipona, um concerto de Páscoa. No repertório, apresenta músicas que vão do renascimento ao contemporâneo. Eliseba, responsável pelo grupo, é formada em Música pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). 

CORAL GETÚLIO VARGAS

O Coral do Educandário Getúlio Vargas é constituído por 50 alunos participantes das atividades da instituição, criada em 1943. Desde a sua fundação, em 1996, o coral mantém uma rotatividade anual de alunos integrantes. Tem por objetivo a socialização e outras “ações evolucionais” no aprendizado da arte vocal. 

Desde o ano de 1997, tem como professor e regente o maestro Orion Cruz. Ao longo de sua existência, o Coral do Educandário tem se apresentado atendendo a convites de vários eventos, “sempre conotando uma bela performance musical e encantando o público presente”.

CORAL SENHORA DE FÁTIMA

O Coral Senhora de Fátima, regido pela pianista e professora Simone Vieira Carvalho Gomes, iniciou suas atividades no ano de 1997, na Igreja Nossa Senhora de Fátima, em Campo Grande, com o objetivo de servir nas atividades paroquiais. 

O coral já promoveu Encontros de Liturgia e Canto Pastoral, participou de festivais municipais e paroquiais, de apresentações e celebrações diversas e também de celebrações eucarísticas, sendo o seu projeto mais ousado o Oratório de Natal – Natividade, que já foi apresentado por cinco vezes, inclusive em São Gabriel do Oeste, nas portas da Igreja Matriz, integrando o projeto Luzes do Cerrado.

CORAL ARTE VIVA

O movimento de canto coral infantojuvenil e adulto do Centro de Arte Viva foi introduzido desde a sua criação, em 1989, como uma atividade mantida gratuitamente, aberta aos frequentadores do Centro de Arte Viva e à comunidade em geral.

Visando realizações culturais com peças selecionadas de compositores brasileiros, internacionais e locais de épocas variadas, está sob a regência da cantora, compositora e professora Luciana Fisher. O Centro de Arte Viva tem a direção da professora Clarice Maciel e a coordenação de sua filha, Sofia Maciel.

CORAL ESPÍRITA SCHEILLA

O Coral Espírita Scheilla foi fundado em 20 de agosto de 1986 por membros da Comunhão Espírita Casa de Scheilla, com a finalidade de divulgar a doutrina espírita e o evangelho de Jesus por meio do canto coral. Embora seja um coral espírita, acolhe integrantes de outras religiões que estejam buscando o mesmo ideal cristão. Com 38 anos de trabalho ininterrupto, o coral conta atualmente com 16 integrantes e há 21 anos está sob a regência do maestro Fábio Bernobic.

CORAL FRONTEIRAS ABERTAS

O Coral Fronteiras Abertas foi criado em 2016 por iniciativa de Américo Calheiros, que convidou o maestro Orion Cruz para regê-lo. O Fronteiras Abertas é coordenado por Américo Calheiros e pela coralista Kátia Francisco, com o propósito de “abrir fronteiras geográficas, humanas e culturais”, cantando em diferentes idiomas e até dialetos. Sempre pronto a receber novos integrantes, o coral apresenta-se em distintos espaços e diversos municípios, sendo seu repertório extremamente diversificado.

Serviço - Cantata Natalina da ASL

Amanhã, às 19h.
Local: ASL, Rua 14 de Julho, nº 4.653, Altos do São Francisco.
Entrada franca.

Assine o Correio do Estado

Diálogo

Acendeu o sinal de alerta no Paço Municipal, conforme algumas "inconfidênc... Leia na coluna de hoje

Por Ester Gameiro ([email protected])

12/12/2024 00h01

Diálogo

Diálogo Foto: Arquivo / Correio do Estado

Continue Lendo...

Victor Hugo - escritor francês

Há pensamentos que são orações. 
Há momentos nos quais, seja qual for 
a posição do corpo, a alma está de joelhos”.

FELPUDA

Acendeu o sinal de alerta no Paço Municipal, conforme algumas “inconfidências”, sobre a participação de tchurminha que estaria 
jogando contra e incentivando protestos contra os últimos atos da prefeita Adriane Lopes, incluindo a reforma administrativa. 
Tem gente não gostando nadica de nada dos possíveis “infiltrados”, que já teriam sido identificados. Comenta-se que as providências virão logo no início de 2025. A conferir.

De olho

Atento jornalista anotou observação do ministro presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça, Luís Roberto Barroso, que esteve recentemente em Campo Grande, participando de evento nacional.

Mais

Quando o foco era sobre questões envolvendo homens públicos de todos os naipes, afirmou que haveria toda a atenção sobre as datas de prescrições de processos. No popular: empurrar com a barriga, escapar das punições e posar de santo, c’est fini. Vamos ver.

Diálogo

A Royal Mint, fabricante de moedas do Reino Unido, lançou uma coleção de moedas em homenagem ao ex-beatle Paul McCartney. As moedas trazem o icônico Magic Piano de Paul, bem como várias referências à sua carreira – incluindo notas de piano escolhidas pessoalmente pelo artista, que também aprovou oficialmente o design. As moedas custam a partir de 15,50 libras 
(aproximadamente 120 reais) e estão disponíveis com vários acabamentos, bem como em edições coloridas. A coleção completa pode ser vista no site da Royal Mint.

DiálogoLuiz Orcirio Fialho de Oliveira Figueiró e Ana Cristina Martins

 

DiálogoLolita Hannud

Quase

Há quem garanta que está a “um pulinho de pulga” a definição para que a presidência da Câmara Municipal de Campo Grande fique sob o comando de um tucano. Dizem que isso teria a ver com a aprovação do projeto da reforma administrativa, e que 
o PP teria feito acordo para ela ocorrer neste ano, pois, com a nova configuração das bancadas em 2025, seria mais difícil. 
Como onde há fumaça, há fogo...

Cartas

Ainda sobre a futura presidência da Câmara Municipal, também é voz corrrente que, se o vereador Papy (PSDB) for eleito, quem continuará dando as cartas será o atual presidente, Carlos Augusto Borges, o Carlão, que na chapa tucana ocupa a vaga de primeiro-secretário. Ele é do PSB, partido de centro-esquerda.

Sem moeda

A prefeita Adriane Lopes decidiu criar secretarias-executivas da Juventude, da Mulher e da Cultura. Todas serão subordinadas à Secretaria de Governo. Quem pensava que poderia exigir cargos e tentar fazer moeda de troca, caso esses órgãos fossem do primeiro escalão, deve estar frustrado. Afinal, subsecretarias não têm orçamento próprio, dependendo da secretaria-mãe, que, obviamente, estará nas mãos de pessoa da mais estrita confiança da prefeita.

ANIVERSARIANTES

Vanessa Rodrigues Feitosa Pavan, 
Dra. Liborina Tereza Rosa Pires Souza,
Alberto Leonel de Paula e Manna,
Grazielle Salgado Machado, 
Márcia Raquel Rolon, 
Ednaldo Aparecido dos Santos,
Hadydee Alvarenga da Silva,
Helder Gonzaga Coelho,
Jeferson Almeida Ferreira,
Sidnei Iano Shiroma,
José Estefano Ferraresi, 
José Bijos Júnior,
Armando Paiva,
Osamu Sakai,
Dr. Emerson Cafure,
Moises Mancebo Manhães Junior,
Jefferson de Faria Molina,
José Ricardo Sartori Dib, 
Ronaldo da Rosa Miranda,
Jeferson Medina Jara,
Carlos Alberto Bento,
Edison Ferreira de Araujo,
Dra. Aparecida Afif El Ossais 
Villa Maior, 
Nathália Poiatt,
Emerson Ottoni Prado, 
Antônio Perez Carvalho,
Rubens Freire Marinho,
Dra. Marialda Goulart de Almeida Pereira,
Vanessa Cavalcante Stefanello,
Ângelo Maria Mônaco, 
Terezinha Aparecida Batista da Silva,
Roselene Borgo Monteiro, 
Aldory Trevisol de Oliveira,
Clemilson Alexandre Siqueira da Silva,
Ademar Cristiano Estivel,
Rayssa Nacasato,
Alexandre Cesar Gonçalves dos Santos,
Elisangela Ribeiro de Queiroz Paiva,
Ronaldo Cunha,
Luzinete Balan,
Thammy Saruwatari Yamaki,
Lu Bigatão,
Mayara Barros Pagani, 
Walter Flôres,
Mariangela de Lorenzo,
Antonio Nunes da Cunha,
Sandra Maria Marconcini,
Samir José da Silva,
Silvio Souza Júnior,
Thaís Martins,
Silvia Luiza Fernandes Duarte,
Agnólia Jesus de Assis,
Silvio Agueda de Souza,
Marisa Leite,
Erton Fonseca,
Antônio Natal Santoro,
João Monteiro de Almeida,
Thales Mariano de Oliveira,
Clotilde Barbosa Ferreira,
Sulei Garcia da Costa,
Teresa Pimentel,
Renato Gianini,
Marisa Barbosa Lima,
Dr. Gabriel Annes Nunes da Cunha,
Marco Aurélio Alencar,
Francisco José Machado,
Manoel Sérgio da Silva,
Jorge Alberto dos Santos Souza,
Nobuko Ayabe, 
Wilson de Lima,
Paulo Sérgio Fontoura,
Neuza dos Santos Rocha,
Francisca de Souza,
Belchior Batista Almeida,
Antônio Alves de Freitas,
Francisco Luiz Sisti,
José Carlos Bonalum,
Maria Helena Belalian,
Nair Luriko Okamoto,
Sueli de Azevedo Gonçalves,
Jesaias Marques,
Edna Melo Costa Quintana,
Amélia Marcelino Vieira,
Agostinho Lescano,
Antônia Aracy da Neves,
Jairo Vinicios de Oliveira,
Ana Laura Nunes da Cunha,
Marcio José Wolf,
Natalia Fernandes Veroneze, Carolina Lopes Brandão, 
Sebastião da Rocha Braga,
Adans de Ross Anesi, 
Nadir Camargo Alves,
Veraci Florize Oliveira Soares,
José Edino do Amaral, 
Julio Cezar Braga,
Marcos Augusto de Souza, 
Antônio Confortini,
Candido Burguez de Andrade,
Cicero Vieira Cavalcante Filho,
Mário Fumio Oshiro,
Elly Roberto de Oliveira Júnior,
Wilson Amorim de Paula Junior,
Júlio Cabral Neto,
João Pedro Rodrigues da Costa,
José Lopes de Souza.

*Colaborou Tatyane Gameiro

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).