Correio B

GASTRONOMIA

Festival da carne: Mais de 30 estações de degustação, concurso de chefs, oficinas e shows

Mais de 30 estações de degustação, copa de assadores, concurso de chefs, oficinas e shows de João Bosco & Vinícius e outras atrações integram a programação do evento, com entrada franca, neste fim de semana

Continue lendo...

Em sua segunda edição, o Festival Internacional da Carne movimenta o segmento da gastronomia, com mais de 30 estações de carne, oficinas gastronômicas, o Meat Master – Copa Internacional de Assadores e também com a grande novidade para a temporada de 2024: o Concurso Gastronômico Abrachefs MS, que vai selecionar um chef ou um bartender de Mato Grosso do Sul para representar o Estado, em 2025, no concurso nacional da Associação Brasileira de Chefs de Cozinha e Bartenders (Abrachef), a ser realizado em Fortaleza (CE).

O festival ocupa o Parque de Exposições Laucídio Coelho, de sexta-feira até domingo, 13 a 15 de setembro, com entrada franca para a visitação e para as atrações musicais programadas. 

O cardápio de opções oferece ainda, além de mais de 200 assadores e chefs ávidos para fisgar os visitantes pela boca, espaço kids, palestras, estandes com os mais variados produtos e serviços para quem se dedica à culinária profissionalmente ou como hobby, workshop e oficina de negócios. A dupla João Bosco & Vinícius está entre os shows confirmados.

De acordo com o corresponsável pelo concurso, o chef Felipe Caran, as inscrições de chefs e bartenders interessados seguiam abertas ontem (9), mediante preenchimento de formulário pela internet (www.festivaldacarnedoms.com.br) e pagamento de uma taxa de R$ 30. 

“Essa seleção do nosso estado vem mostrar a estrela do nosso Mato Grosso do Sul. É a hora de a gente mostrar as nossas revelações, tanto em mixologia [criação de drinks] quanto na gastronomia. Torço que a gente seja bem representado, e a expectativa está a mil”, diz Caran.

A também corresponsável pelo Concurso Abrachefs e embaixadora da gastronomia de MS, Helen Braz, complementa. “Nós temos muito para mostrar para o Brasil e para o mundo. Acredito que o vencedor precisa, antes de tudo, cumprir com as regras do edital do concurso. Depois, é preciso que ele tenha criatividade, apresentando algo totalmente diferente, que valorize a culinária regional, pois ele será o Mato Grosso do Sul dentro de um prato ou drink”.

DO SERTANEJO AO POP

Para acompanhar a vasta programação gastronômica do evento, realizado pela produtora cultural Márcia Marinho, em parceria com a Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul (Acrissul) e com o governo do Estado, o festival apresenta diversos shows musicais, que vão do sertanejo ao pop, em horários variados.

Confira detalhes a seguir.

Na sexta-feira (13/9), a banda Naip e a dupla João Haroldo & Betinho inauguram o palco do festival, com apresentações, respectivamente, às 19h30min e às 21h30min. No sábado (14/9) é a vez das bandas Alzira’s, às 16h, Os Filhos de Campo Grande, às 18h, e Vitor Gregório & Marco Aurélio, a partir das 20h. 

No domingo (15), Chicão Castro abre a programação mais cedo, às 13h, e quem encerra a maratona é a dupla João Bosco & Vinícius, responsável por sucessos como “Chora, Me Liga” e “Deixaria Tudo”, entre outros, a partir das 16h.

“Além do concurso de chefs da Abrachef, que entrou na programação deste ano, teremos preços variados nas ofertas das estações e teremos um restaurante conceito como inovação, para quem quiser sentar no ar condicionado e ter uma experiência diferenciada”, afirma a food-hunter, produtora e curadora de eventos Márcia Marinho.

PALESTRAS

As oficinas serão em horários variados durante os três dias de festival. E as duas palestras deste ano serão no sábado e no domingo. No sábado, das 17h às 19h, o barista Guilherme Horing fala sobre o preparo de bebidas à base de café. 

No domingo, das 11h às 13h, o instrutor será Kiko Espíndola, do perfil @churraskiko.ms, ensinando o caminho das pedras para quem quiser se dar bem no preparo dos mais variados formatos de churrasco.

No site do Festival Internacional da Carne, além de mais informações, há um tour visual em 3D, simulando o Parque de Exposições Laucídio Coelho durante o evento, e um link para uma playlist temática do Spotify, com 30 canções em inglês. (Pantanal Fashion Week começa amanhã: página B4)

Saúde

Consumo moderado de cafeína pode reduzir risco de diabetes e AVC

Na contramão de estudos antigos sobre a associação entre o consumo de café e doenças cardiometabólicas, nova pesquisa aponta que ingestão moderada diminui riscos

07/10/2024 17h00

Estudo aponta que consumo de café pode reduzir riscos na saúde

Estudo aponta que consumo de café pode reduzir riscos na saúde Arquivo

Continue Lendo...

Recentemente, a pesquisa Habitual Coffee, Tea, and Caffeine Consumption, Circulating Metabolites, and the Risk of Cardiometabolic Multimorbidity (Consumo Habitual de Café, Chá e Cafeína, Metabólitos Circulantes e o Risco de Multimorbidade Cardiometabólica) foi publicada na revista científica Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism (Jornal de Endocrinologia Clínica e Metabolismo), principal periódico revisado por pares do mundo para a disseminação de pesquisas originais relacionadas à prática clínica de endocrinologia, diabetes e metabolismo

O estudo, que contou com a participação de pesquisadores de diversos países ao redor do mundo, trata sobre a relação do consumo moderado de cafeína e a redução de riscos à saúde cardiometabólica.

A cardiometabólica multimorbidade (CM) é uma preocupação crescente em saúde pública globalmente. A CM envolve a coexistência de múltiplas doenças, como diabetes tipo 2, doença coronariana e AVC (Acidente Vascular Cerebral), afetando milhões de pessoas no mundo.

Ao longo da pesquisa, que buscava relacionar o consumo de café, chá e cafeína ao desenvolvimento de doenças cardiometabólicas e a metabólitos circulantes (compostos orgânicos utilizados ou gerados no processo metabólico), foram observadas associações inversas não lineares entre o consumo de café, chá e cafeína e o risco de CM. Ou seja, o consumo dessas substâncias possui potencial de redução nos riscos.

Da amostragem de 172.315 participantes para análise da cafeína isolada e 188.091 para análise de café e chá, os que obtiveram a menor probabilidade de desenvolver doenças cardiometabólicas foram os que consumiram de forma moderada, cerca de 3 xícaras de café ou entre 200 mg e 300 mg de cafeína por dia.

Metodologia

O consumo de café, chá e cafeína dos participantes foi medido por meio de um questionário alimentar, que incluiu um recall de 24 horas sobre a ingestão de bebidas. A quantidade diária de cafeína foi estimada com base nas doses consumidas, onde uma xícara de café regular era considerada equivalente a 75 mg de cafeína e uma xícara de chá a 40 mg.

O estudo utilizou modelos de estado múltiplo para avaliar as transições entre diferentes estados de saúde (de livre de doenças para uma doença cardiometabólica isolada, e depois para CM). Esse método revelou que o consumo moderado de café ou cafeína estava associado à redução do risco em quase todas as fases de progressão dessas doenças.

Assine o Correio do Estado

 

Correio B

CineMaterna: A Menina e o Dragão será exibido nesta terça-feira (08)

Mamães e bebês de até 18 meses podem aproveitar momento de lazer com tranquilidade em sessão totalmente adaptada às famílias. Vale lembrar que as 10 primeiras mamães que chegarem ao guichê, irão receber cortesias para desfrutar dessa experiência

07/10/2024 13h15

CineMaterna: A Menina e o Dragão será exibido nesta terça-feira (08)

CineMaterna: A Menina e o Dragão será exibido nesta terça-feira (08) Divulgação

Continue Lendo...

Em mais uma sessão, o CineMaterna tem programação marcada para esta terça-feira (11), às 14:10 na rede Cinemark do Shopping Campo Grande, desta vez o filme escolhido é a mais nova animação de aventura, “A Menina e o Dragão”. 

Essa iniciativa é especialmente projetada para famílias com bebês, com o objetivo de oferecer um ambiente confortável e inclusivo para que mães e pais possam desfrutar de um momento cultural enquanto cuidam de seus pequenos.

O filme em questão, “A Menina e o Dragão”, inicia a história no passado, onde dragões e humanos eram amigos, no entanto, ao passar do tempo, a ganância dos homens destruiu essa aliança, fazendo com que as criaturas mágicas fossem caçadas e aprisionadas.

Anos depois, a jovem Ping (Bella Chiang) encontra o último dos dragões imperiais e decide ajudá-lo. Perseguidos pelo exército do Imperador, essa dupla improvável embarca numa aventura cheia de magia e amizade, onde Ping precisa buscar dentro de si um poder adormecido para salvar os dragões e proteger aqueles que ama.

Diferenciais

CineMaterna é uma proposta pensada para oferecer às famílias com bebês uma experiência agradável e inclusiva. A sala de cinema é adaptada com trocadores, fraldas e outros itens essenciais, além de contar com uma temperatura agradável, som reduzido e iluminação suave.

Aos bebês que já sentam e engatinham, as mães não precisam se preocupar, o filme poderá ser assistido do tapete colocado especialmente na primeira fila. 

Essas medidas garantem que os bebês possam estar confortáveis e tranquilos durante a sessão, enquanto as mães têm a oportunidade de desfrutar do filme e discutir sobre os desafios e alegrias da maternidade.

Como participar

Basta ir ao cinema no dia e horário da sessão CineMaterna com a pessoa que mais ama no mundo: seu bebê.

Os filmes, em sua maioria, são para o entretenimento dos adultos, mas o ambiente é adaptado para acolher com segurança os bebês.

Crianças acima de 18 meses e acompanhantes também podem participar, mas as famílias devem verificar a classificação indicativa do filme, assegurando uma diversão adequada para todos.

Assine o Correio do Estado.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).