Correio B

Festivais nacionais

Festival de jazz reúne músicos de 9 países em SP

Outro festival tem como uma das bandas finalistas, Urbem que é de Campo Grande

Agência Brasil

08/08/2015 - 18h37
Continue lendo...

Desde quinta-feira (6), o festival Jazz na Fábrica reúne artistas de nove países para mais de 20 apresentações no Sesc Pompeia, na zona oeste da capital paulista. Além dos músicos nacionais, estão presentes grupos e solistas dos Estados Unidos, do México, de Israel, Cuba, da Inglaterra, do Japão, da França e Áustria. Outro Festival que deve dar a oportunidade de se apresentar Brasil afora, tem como uma das bandas finalistas, Urbem que é de Campo Grande, Mato Grosso do Sul.

O Festival que acontece em São Paulo, tem como destaques brasileiros, o Grupo Um, criado pelos irmãos Lelo (teclados e sons eletrônicos) e Zé Eduardo Nazário (bateria e percussão). O projeto foi fundado em 1976, quando ambos tocavam com Hermeto Pascoal. O som da dupla tem influências da música eletrônica e eletroacústica.

Há ainda uma programação gratuita que ocorre aos domingos ao ar livre. Entre os artistas que estão incluídos nessa parte do festival está o Chaiss Quinteto, que vão mostrar no domingo (9) temas que compõem o disco Afrodisia. O som passa pelo jazz fusion, hard-bop, e jazz contemporâneo.

Também se apresentam gratuitamente o QN Quarteto, o Rodrigo Digão Braz Trio e Convidados e o Gestos Sonoros. Os ingressos das demais apresentações variam de R$ 15 a R$ 60 e a programação vai até o dia 30 de agosto.

SAMSUNG E-FESTIVAL INSTRUMENTAL

A banda campo-grandense Urbem, está entre as dez finalistas no Samsung E-Festival Instrumental, que premiará os mais talentosos instrumentistas do País. Urbem é composta pelo quarteto de músicos Gabriel Basso, Sandro Moreno, Gabriel de Andrade e Bianca Bacha.

A música que a banda escolheu para o concurso é "Painel" de autoria do baterista Sandro Moreno e do guitarrista Gabriel de Andrade. Os músicos tem usado as redes sociais para pedir apoio do campo-grandenses, já que agora o voto é popular via internet. 

A votação começou nesta sexta-feira (7) e segue até p próximo dia 23 de agosto. Para votar é só clicar no link da votação popular e escolher a Urbem. Depois do resultado, a banda vencedora terá apoio para construir uma carreira relevante, com uma premiação em dinheiro, abertura de shows para artistas de renome e até participar de uma turnê nacional.

Correio B+

Bem-estar B+: Morar em studio: o que muda na rotina e as adaptações para você viver bem

Tipo de moradia em franca expansão no mercado imobiliário, arquiteta aborda a diferença entre studio e apartamento

13/07/2025 15h30

Bem-estar B+: Morar em studio: o que muda na rotina e as adaptações para você viver bem

Bem-estar B+: Morar em studio: o que muda na rotina e as adaptações para você viver bem Foto: Divulgação

Continue Lendo...

Os imóveis pequenos são uma realidade no mercado imobiliário e os números comprovam a afirmação: de acordo com SECOVI SP (Sindicato das Empresas de Compra, Venda e Administração de Imóveis), em 2024 o volume de unidades residenciais, com até 45 m², cresceu 57%, universo que representa mais de 80% do montante de lançamentos realizados em São Paulo no ano inteiro. E mês a mês esse cenário segue em franca expansão por vários motivos.

“As mudanças no estilo de vida e o estabelecimento de outras questões são prioritárias preponderantes para esse crescimento”, afirma Natália de Souza, arquiteta e diretora da ResiliArt Arquitetura.

Para ela, o aumento de pessoas que moram sozinhas ou de casais sem filhos e a praticidade de viver em localidades estratégicas justificam a opção por moradas pequenas que são classificadas em studios ou apartamentos.

A diferença

Arquitetonicamente falando, a diferença entre esses perfis de imóveis está na distribuição do layout. Enquanto o apartamento apresenta as tradições divisões entre dormitórios, cozinha e sala, o studio é totalmente integrado, com exceção do banheiro. “Geralmente o studio é mais vantajoso financeiramente e com uma planta mais otimizada”, explica.

E por receber toda a morada em um mesmo espaço, torna-se uma premissa que o morador mantenha o local sempre limpo e organizado para o seu bem-estar. “Cheiros de comida e bagunça visual, por exemplo, podem atrapalhar até na hora de dormir”, diz. Por isso, viver em um studio exige planejamento, organização e, principalmente, adaptação.

Minimalismo como estilo de vida

A redução de espaço físico exige uma mudança de mentalidade. “É praticamente indispensável ter um estilo de vida mais minimalista para viver em um studio”, afirma a arquiteta Gabrielle Ravanelli, que faz parte do escritório ResiliArt Arquitetura.

Isso significa ter apenas o necessário, tanto para facilitar a rotina, quanto para evitar distrações e ansiedade provocadas por ambientes carregados, buscando sempre ampliar a morada sem, de fato, preenchê-la completamente.

A marcenaria entra como aliada com a produção de móveis multifuncionais como sofá-cama e mesas retráteis, junto com a serralheria que entrega adaptações com a TV pendurada no teto. “É preciso encontrar um equilíbrio entre aproveitar o máximo possível, mas sem exagerar na quantidade de móveis. Caso contrário, o apartamento perde funcionalidade”, destaca.

Armazenamento e funcionalidade

Em studios, soluções inteligentes de armazenamento fazem toda a diferença. Armários superiores com profundidade de, no máximo 35 cm, e instalados a partir de 90 cm do chão, criam leveza visual e evitam a sensação de sufocamento. Abaixo dessa referência, o ideal é trabalhar com 60 cm de profundidade.

“A escolha dos armários e móveis precisa respeitar a rotina da pessoa. Sempre avaliamos os hábitos como o fato de trabalhar no imóvel, cozinhar ou a pretensão de passar mais ou menos tempo nele. Essas questões impactam diferentemente no projeto”, ressalta Natália.

Na cozinha, a arquiteta lista que o básico é dispor de gaveteiros organizadores, panelas específicas para cooktop de indução, cafeteira, air fryer, chaleira elétrica, lixeira com tampa e utensílios organizados por nichos. 

“Panelas e restos de comida não podem ficar sobre a bancada, que pode ser aberta para os lados permitindo mais possibilidades. Isso interfere diretamente na qualidade de vida no studio”, alerta Jociane.

Como ampliar e personalizar

Apesar da área limitada, é totalmente possível imprimir personalidade na decoração de um studio. O segredo está na harmonia e no uso estratégico de cores neutras, texturas naturais e iluminação bem planejada.

“Espelhos em locais pontuais, poucos objetos decorativos e quadros cooperam no intuito de promover amplitude visual. Um bom projeto é indispensável para deixar o imóvel aconchegante”, diz Natália.

Ela também recomenda o uso de organizadores tais como cestos, nichos e gavetas divisórias – soluções comuns indicadas por personal organizers –, para evitar que itens fiquem espalhados ou acumulem sujeira.

Studios: para morar x para alugar - Para alugar, quanto menos, melhor. 

A concepção muda de acordo com o objetivo do proprietário. Para moradia fixa se prevê mais áreas de armazenamento, eletrodomésticos maiores (como geladeira) e outras ideias voltadas para o dia a dia do morador. Já para aluguel de curto prazo, conhecido como short stay, não se faz tão relevante um amplo volume de armários e o frigobar resolve bem. “São planejamentos completamente diferentes.”, explica Jociane.

Vantagens e desafios

Entre os pontos positivos de morar em um studio estão o custo mais acessível, a praticidade e a localização privilegiada. “Geralmente, os studios estão em áreas centrais, com acesso fácil ao transporte público. Para quem mora sozinho, isso é uma excelente escolha”, afirma Natália.

Por outro lado, os principais desafios envolvem a falta de privacidade — já que todos os ambientes estão integrados —, a área reduzida para organização e a demanda por manter a organização em dia. “A pessoa precisa estar disposta a mudar práticas, pois um studio exige disciplina, principalmente com relação à limpeza e à quantidade de objetos que se possui”, conclui a arquiteta.

Correio B+

Lançamento B+: Marca de produtos naturais fundada e liderada por mulheres celebra cinco anos

Fitō reafirma, em cada produto, seu pacto com a natureza, com a beleza simples e com o tempo de cada corpo.

13/07/2025 14h00

Fitō celebra cinco anos com nova linha capilar, redesign de embalagens e novo site

Fitō celebra cinco anos com nova linha capilar, redesign de embalagens e novo site Foto: Divulgação

Continue Lendo...

A marca de cosmética botânica Fitō celebra cinco anos de trajetória e marca este novo ciclo com o lançamento de sua aguardada linha capilar, agora disponível no site oficial da marca e em seus pontos de venda parceiros.

Além disso, a marca apresenta seu redesign de embalagens e um novo site, que reflete de forma ainda mais precisa sua essência, seus valores e sua proposta de autocuidado natural, ético e consciente.

A nova linha capilar Fitō é composta por produtos sólidos, multifuncionais e altamente concentrados, desenvolvidos para oferecer nutrição profunda, equilíbrio e fortalecimento dos fios — sempre respeitando os ciclos naturais do corpo e da natureza.

Destaques da nova linha capilar Fitō:

Óleo Capilar
Nutrição da raiz às pontas, com extratos de jaborandi, bardana e cavalinha, que estimulam o crescimento e fortalecem os fios. A sinergia de alecrim, lavanda, cedro e ylang ylang equilibra a oleosidade e oferece uma experiência sensorial delicada. Pode ser usado em umectações, pré-lavagens ou como tônico do couro cabeludo. Indicado para todos os tipos de cabelo.

Xampu Sólido Fortalecedor
Limpeza eficaz sem agredir. Combina alecrim e hortelã-pimenta, que ativam a circulação, com óleos de andiroba, pracaxi e rícino, além de spirulina e manteiga de murumuru, que nutrem e fortalecem os fios.
1 barra equivale a 2 frascos de 250ml.

Condicionador Sólido Nutritivo
Desembaraça e protege sem pesar. Fórmula com óleos de abacate e pracaxi, manteiga de cupuaçu e cera de candelila, que sela as cutículas, mantém a elasticidade e realça o brilho natural. O aroma suave de lavanda, alecrim e cravo completa o ritual.
1 barra equivale a 2 frascos convencionais.

Fitō celebra cinco anos com nova linha capilar, redesign de embalagens e novo siteLinha para o rosto - Divulgação

Além da linha capilar, Fitō mantém sua coleção de cosméticos botânicos para cuidado facial (óleo para o rosto, área dos olhos, sérum facial), corporal (óleo para o corpo, desodorante, Lub, sabonete) e terapêutico (balm para a pele, óleo para dor, proteção herbal e óleo do feminino) — todos produzidos com o mesmo rigor na seleção de matérias-primas e no compromisso com práticas sustentáveis.

Suas fórmulas são compostas por 99% de ingredientes vegetais, livres de sintéticos, conservantes artificiais, derivados de petróleo e testes em animais. Os óleos e manteigas vêm prioritariamente do Brasil, prensados a frio, de comunidades tradicionais ou projetos que mantêm a floresta em pé.

A marca privilegia fornecedores locais de óleos essenciais cultivados em sistemas agroflorestais, além de ervas provenientes de pequenos produtores orgânicos. As embalagens em vidro e alumínio, com envio zero plástico, refletem seu compromisso ambiental, assim como a certificação SVB (vegano).

Fundada e liderada por mulheres, Fitō reafirma, em cada produto, seu pacto com a natureza, com a beleza simples e com o tempo de cada corpo.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).