Correio B

RESPONSABILIDADE

Gravidez exige cuidados específicos: aprenda quais são eles

Gravidez exige cuidados específicos: aprenda quais são eles

Doutíssima

10/07/2016 - 19h00
Continue lendo...

A gravidez é sinônimo de felicidade e preocupação para as mulheres que são mamães de primeira viagem. Essa época de descobertas, emoções e novidades deve ser encarada com muita responsabilidade. É preciso ficar de olho nos exames e não descuidar da saúde.

Quem está com mais de uma semana de atraso na menstruação já deve ficar de olho. O principal sintoma de uma gestação é a inexistência do sangue menstrual. Outros traços característicos dessa fase são enjoos, tonturas, cansaço constante, vontade de ir ao banheiro, desejos por alimentos específicos, dores nos seios e variações do humor.

Gravidez chegou? Tenha apoio de um bom médico

Depois de confirmar a gravidez, o próximo passo é buscar o apoio de um bom obstetra. Esse médico será responsável pela análise da gestação e saúde da mãe, prescrição de medicamentos necessários, controle do pré-natal e também pelo momento tão esperado: a hora do parto.

Serão necessárias diversas consultas, conversas e análises durante a gestação. Todos esses processos são indispensáveis para a identificação de possíveis problemas que podem afetar a saúde da mulher e do bebê que está sendo gerado. Serão contatos mensais e até semanais.

Pré-natal é regra

Esse acompanhamento é o principal método para a identificação de todas as características da gravidez, seus principais cuidados e possíveis tratamentos. De acordo com a Legislação Federal da Saúde, toda a mulher tem direito a acompanhamento especializado durante essa fase. Isso inclui exames, consultas e orientações sem custos.

Na primeira consulta de pré-natal serão analisados alguns detalhes de sua saúde. São eles a medição da pressão arterial, verificação de peso, altura, batimentos cardíacos do bebê, análise do útero e circunferência da barriga. O obstetra irá indicar todos os exames que deverão ser feitos durante a gestação. Veja quais são eles.

Sangue: determina qual é o tipo sanguíneo da gestante. Indica a presença de doenças perigosas para a saúde de ambos, verifica os níveis de açúcar, anemia e imunidade.  

Urina: indispensável para a identificação de possíveis infecções urinárias – algumas não causam dor e podem trazem prejuízos para o bebê. Os níveis de proteínas também são consultados para a verificação do risco de pré-eclâmpsia.

Fezes: análise para a identificação de parasitas que podem influenciar no desenvolvimento de anemia e problemas no sistema digestivo.

Ultrassonografia intravaginal: verifica o estado do embrião em seu saco gestacional e indica o tempo de gravidez.

Ultrassonografia da transluscência nucal: teste para o diagnóstico de possíveis anomalias como a Síndrome de Down.

Ultrassonografia morfológica: análise dos órgãos e identificação do sexo do bebê.

Triagem de diabetes gestacional: diagnóstico da diabetes, que deve ser tratada para evitar riscos à saúde da criança.

Triagem de estreptococo beta-hemolítico: identifica possível infecção por bactéria que pode causar a morte da criança após a nascimento.

Ultrassonografia do terceiro semestre: indica o peso, tamanho e posição da criança. 
Outros exames ainda podem ser pedidos pelo médico. Todos eles garantem a segurança necessária para a gestante e a criança que está sendo gerada.

 

 

ENTRADA FRANCA

Festival de Todos os Povos levará mais de 30 atrações até a Praça Antônio João, em Dourados

A segunda edição do evento, desta sexta-feira até este domingo, em Dourados, levará mais de 30 atrações até a Praça Antônio João, incluindo shows de vários gêneros musicais, literatura, circo e stand-up comedy

23/10/2024 10h00

Formado por Adriel Santos (bateria), Gabriel Basso (baixo) e Gabriel de Andrade (guitarra), o grupo de jazz El Trio é uma das atrações  de Campo Grande que marcarão presença na edição deste ano do Festop

Formado por Adriel Santos (bateria), Gabriel Basso (baixo) e Gabriel de Andrade (guitarra), o grupo de jazz El Trio é uma das atrações de Campo Grande que marcarão presença na edição deste ano do Festop Fotos: DIVULGAÇÃO

Continue Lendo...

Com mais de 30 atrações, a segunda edição do Festival de Todos os Povos (Festop) ocupa a Praça Antônio João, em Dourados, desta sexta-feira até este domingo, levando ao público shows de vários gêneros musicais, lançamentos e debates literários, recital de poesia, teatro, stand-up comedy, circo, artesanato e outras linguagens culturais, além de gastronomia e empreendedorismo criativo. O acesso para todas as atividades da programação é gratuito.

Os grupos El Trio (jazz) e Falange da Rima (rap), de Campo Grande, estão entre os nomes escalados para se apresentar no evento. O poeta Emmanuel Marinho e a Orquestra Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) também estão entre as atrações, que incluem ainda Sheyla Canamaro, a trupe Balança Mas Não Cai (circo) e outros artistas que se dedicam ao público infanto-juvenil. O paraguaio Néstor Ló y Los Caminantes e o boliviano Grupo Bezz são os nomes internacionais do Festop 2024.

No ano passado, o público do festival foi estimado em aproximadamente 20 mil pessoas. O músico e produtor Fernando de Castro Além, conhecido como Dagata, destaca que a maior parte dos artistas são de Dourados, como uma forma de valorizar a expressão cultural da própria cidade. 

A cantora SoulRa e o grupo Brô MC’s, destaques no hip-hop de MS, estiveram entre os representantes locais do município em 2023.

TODOS OS GÊNEROS

“Pensamos em todos os gêneros musicais [na programação desta edição], que vai do sertanejo, música regional, pop, rock e samba até o heavy metal. Também buscamos pensar em todos os pontos para favorecer o trabalho dos expositores nas barracas de alimentação e facilitar o acesso do público aos shows e às tendas literárias. Esse é um trabalho que começou logo após o encerramento da primeira edição, levando em consideração as correções necessárias”, afirma o produtor.

Além da presença de milhares de pessoas nos três dias do evento, o sucesso da edição do ano passado, diz Dagata, foi também econômico, “movimentando a economia criativa, gerando lucro para pequenos empreendedores”.

“Neste ano, a expectativa é de superar a marca de aproximadamente 600 empregos diretos”, afirma, acrescentando ainda que o “espírito do Festop é ocupar uma lacuna na agenda cultural não só de Dourados, mas de todo o Estado, já que haverá mais uma vez atrações de diversas cidades de Mato Grosso do Sul”.

“Esse evento movimenta a economia local e dá oportunidade para diversos pequenos empreendedores poderem mostrar e comercializar a sua arte. Por isso, essa expectativa das pessoas neste fim 
de semana na cidade”, reforça o organizador do evento.

LITERATURA

A edição deste ano do Festop vai oferecer também a Tenda da Literatura Ilson Boca Venâncio, um espaço de difusão das obras literárias sul-mato-grossenses em que serão realizados lançamentos e exposições de livros, apresentações musicais, declamação de poemas e espetáculos de dança e teatro, além de apresentações culturais diversas no palco livre.

No ano passado, a tenda manteve uma agenda movimentada ao reunir escritores de Dourados e região e receber diversas apresentações culturais. Neste ano, o espaço presta uma homenagem ao multiartista douradense Ilson Boca Venâncio – artista, ator, compositor, escritor e memorialista falecido em julho, aos 71 anos.

O Festop é uma realização da Bailinho do Dagata Produção Cultural e Economia Criativa, com apoio do governo do Estado – por meio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) e da Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura (Setesc) –, da prefeitura de Dourados, da Câmara Municipal de Dourados, do Sesc, do Sebrae, da Aced, do Sicredi, da Unigran, da Glassbox, do Grupo Valota, da Portobello, da UFGD, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), da Associação Cultural Casulo, da deputada federal Camila Jara e da deputada estadual Gleice Jane.

Assine o Correio do Estado

Jornalismo

Famoso por podcasts, jornalista Chico Felitti vem a MS dar palestras

Comunicador passará por Campo Grande, Dourados e Três Lagoas

23/10/2024 09h45

Chico Felitti

Chico Felitti Reprodução

Continue Lendo...

Na próxima semana, entre os dias 29 e 31, acontece o SebraeJor 2024, 6ª edição do evento que é direcionado aos profissionais da imprensa.

Acontecendo pela primeira vez em Dourados e Três Lagoas, além de Campo Grande, o evento terá como tema “Inspiração em pauta: Notícias que fazem história”. As palestras serão ministradas pelo jornalista, escritor e podcaster Chico Fellitti.

Quem é Chico?

Chico Felitti, cujo nome completo é Francisco Dias Felitti, é um jornalista, sociólogo, escritor e roteirista. Nascido em Jundiaí, São Paulo, em 1986, ele se destacou por suas investigações e reportagens profundas.

Chico é formado em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (USP). Ele também possui um mestrado em Escrita Criativa pela Columbia University.

Ele ganhou notoriedade em 2017 com uma reportagem no site BuzzFeed News Brasil sobre Ricardo Correa da Silva, conhecido como "Fofão da Augusta", que mais tarde se tornou o livro "Ricardo e Vânia: o maquiador, a garota de programa, o silicone e uma história de amor".

Chico Felitti é conhecido por seus podcasts investigativos, como "A Mulher da Casa Abandonada" e "A Coach", que exploram histórias extraordinárias e personagens que passam despercebidos no dia a dia. Ele também é autor de livros como "A Casa: A história da seita de João de Deus" e "Elke: Mulher Maravilha".

Confira a programação completa:

  • Campo Grande:
  • Dourados:
    • 30/10, 19h, Sebrae Unidade Regional Sul (Rua Joaquim Teixeira Alves, nº4705 – Vila Industrial)
    • Inscrições: SebraeJor Dourados
  • Três Lagoas:
    • 31/10, 19h, Sebrae Unidade Regional Costa Leste (R. Zuleide Pérez Tabox, nº826)
    • Inscrições: SebraeJor Três Lagoas

 Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).