Correio B

CORREIO B

Grupo de rap da região do Nova Lima
lança seu "grito" contra a violência

La Firma, com menos de dois anos de atividade, chama atenção em shows e na internet

OSCAR ROCHA

01/03/2017 - 15h21
Continue lendo...

Ritmo e poesia fazem parte do cotidiano  de um grupo de amigos que mora na região da saída para Cuiabá, mais precisamente na área compreendida pelos bairros Anache, Vida Nova e Nova Lima. Desde 2015, eles resolveram adotar o nome de La Firma, com a proposta de expressar a realidade local por meio de letras realistas e batidas eletrônicas. Ou seja, o rap faz parte  do dia a dia dessa turma.

Pode-se dizer que o grupo faz parte da terceira geração do rap campo-grandense. “Peguei muito do rap com o meu tio. Lembro da época do Master Break e de outros que iniciaram o movimento por aqui”, explica um dos integrantes, Rodrigo Camargo, referindo-se  à cena do hip-hop local, surgida na década de 1990. A formação do La Firma ainda conta com a presença de Abraão Barreto, Luan Fioravante, Lucas Ferreira e  Juninho Ornelas.

O que inicialmente estava restrito à região, agora começa a ser conhecido não somente por outros pontos da Capital, mas também em outros estados e até no exterior. 

“Cada um de nós já fazia algo, mas separadamente. Há cerca de dois anos, resolvemos fazer juntos. Inicialmente, o que surgiu foi um descarrego de rimas, mais adiante é que fomos construindo nossa identidade; mas, desde o começo, batemos na tecla das questões sociais e daquilo a que assistimos a nossa volta”, enfatiza Rodrigo.

MENSAGENS

O avanço do grupo pôde ser percebido desde o início do ano, quando começou a ser exibido, na internet, o clipe de “Nova Lima Mil Pecados”. Com jeito de curta-metragem, a produção apresenta  imagens dramatizadas  de situações do bairro título. Até o momento, mais de 12 mil exibições foram efetuadas na plataforma YouTube. “A gente estava esperando uma boa repercussão na cidade, mas não previa que fora daqui as pessoas se identificariam com nossa mensagem. Já recebemos comentários de pessoas da França, dos Estados Unidos, do Chile, Peru e de todos os estados  do Brasil”, informa Rodrigo.

Segundo ele, a intenção do grupo é tentar ajudar a mudar  uma realidade comum na região, a violência que atinge os jovens. “Nossa música é um grito, tentando mostrar que essa situação precisa ser modificada. Já vimos muitos amigos morrerem. Por isso chamamos atenção para essa questão, por meio da nossa música e das nossas  ações: a violência não pode ter continuidade”, destaca.

Além  de divulgar seus raps na internet, o grupo também promove apresentações na região, organiza eventos beneficentes e abre espaço para dança e outras artes. Agora, o objetivo é ampliar a área de atuação e também levar as performances para outros pontos de Campo Grande, do Estado  e do Brasil. Talento não falta para atingir o objetivo. 

Correio B

Esposição literária destaca identidade cultural de MS

Mostra dará destaque às obras de Manoel de Barros, Hélio Serejo e Maria da Glória Sá Rosa

04/12/2025 18h00

Divulgação

Continue Lendo...

Será inaugurada amanhã (5) a exposição “Literatura Regional de MS: Pantanal, Prosa e Poesia” que promete explorar a essência, a estética e as  influências que moldam a escrita sul-mato-grossense. Montada na “Gibiteca Mais Cultura”, a mostra permanecerá aberta ao público até abril de 2026.

Os grandes destaques da exposição são Manoel de Barros, cuja poesia reinventou o olhar sobre o Pantanal; de Hélio Serejo, cronista das tradições e histórias de fronteira; e Maria da Glória Sá Rosa, referência na pesquisa e crítica literária.  

Outro destaque da exposição é o eixo temático que aborda os fluxos migratórios e suas contribuições para a formação sociocultural do estado. A presença japonesa, síria, libanesa e indígena será apresentada como elemento fundamental na constituição das narrativas e das linguagens literárias consolidadas ao longo do tempo.

O público poderá conhecer como essas influências moldaram costumes, expressões artísticas e modos de viver que se refletem na literatura regional.

O espaço físico da mostra será ornamentado com elementos visuais inspirados no Pantanal, entre eles a icônica imagem do carro de boi atravessando as águas, símbolo da narrativa e da memória afetiva do estado.

O projeto é realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), Política Nacional Cultura Viva (PNCV), Sistema Nacional de Cultura (SNC), do Governo Federal, através do Ministério da Cultura (Minc), operacionalizado pelo Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundação de Cultura de MS.

SERVIÇO

Exposição: Literatura Regional de MS: Pantanal, Prosa e Poesia
Abertura: 5 de dezembro de 2025 (sexta-feira)
Horário: 9h
Local: Rua Sacramento, 800 – Bairro Seminário, Campo Grande (MS)
Período de visitação: Dezembro de 2025 a abril de 2026
Agendamento de visitas: pelo telefone (67) 3365-0405 ou pelo WhasApp (67) 99115-0283
 

pagonejo bão

Alexandre Pires traz show da nova turnê para Campo Grande em 2026

O cantor é o único brasileiro na lista dos 100 maiores artistas latinos do século 21 da Billboard e apresentará show inédito na Capital

04/12/2025 15h00

Alexandre Pires fará show em Campo Grande em agosto de 2026

Alexandre Pires fará show em Campo Grande em agosto de 2026 Foto: Divulgação

Continue Lendo...

O cantor Alexandre Pires, único brasileiro na lista dos 100 maiores artistas latinos do século 21 pela Billboard, fará show da nova turnê 'Pagonejo Bão' em Campo Grande, em agosto do ano que vem.

A apresentação será no dia 1º de agosto de 2026, no Bosque Expo.

Alexandre Pires é reconhecido tanto no Brasil como internacionalmente, com discografia em espanhol e português. Esse histórico soma-se às suas turnês nacionais e participações em grandes eventos.

Na nova turnê, o cantor transcende a barreira de estilos musicais, unindo dois ritmos populares no Brasil, sendo o pagode e o sertanejo.

O projeto Pagonejo Bão nasceu na ideia de aproximar dois universos da música popular brasileira em uma apresentação dinâmica, calorosa e dançante. 

Assinantes do Correio do Estado tem até 50 % de desconto nas atrações do Pedro Silva. ASSINE AGORA.

No palco, Alexandre Pires revisita clássicos que marcaram sua trajetória, tanto do período à frente do grupo Só Pra Contrariar quanto da carreira solo, além de interpretações em dueto com nomes contemporâneos e arranjos que valorizam voz e violão, percussão e instrumentação acústica típica do gênero sertanejo.

O projeto foi gravado ao vivo em 2025 em datas especiais e já ganhou registros em áudio e vídeo. 

No show, Alexandre Pires mistura os maiores sucessos do pagode com o espírito do sertanejo, reunindo repertório romântico, swing e novas interpretações ao vivo.

"Pagonejo Bão é um projeto de coração: é resgatar memórias, mostrar que música boa atravessa estilos e celebrar o público que canta comigo há décadas”, disse Alexandre Pires.

No repertório, o cantor deve apesentar sucessos do Só Pra Contrariar, como Domingo, Essa Tal Liberdade e Mineirinho, além de clássicos do sertanejo, como Evidências, Pense em Mim e É o Amor.

Serviço

Data: 1º de agosto de 2026
Abertura das portas: 20h
Início do show: 22h
Local do show: Bosque Expo
Valores: serão divulgados em breve
Onde comprar: Stand Comper Jardim dos Estados; pela internet no site www.pedrosilvapromocoes.com.br.
Classificação: 18 anos
Realização: Pedro Silva Promoções & Jamelão

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).