Correio B

dicas

Melhores tipos e cortes de carne para fazer churrasco

Além da famosa picanha, veja quais outros cortes são ideais para assar na churrasqueira ou grelha, além de outras dicas para um churrasco perfeito

Continue lendo...

O churrasco é mais do que apenas um tipo de refeição, mas um momento de confraternização entre amigos e familiares brasileiros.

Para saborear um bom churrasco, um dos pontos importantes é a escolha das carnes. 

Com tantas opções disponíveis, é importante saber quais cortes são ideais para garantir suculência e sabor

Além da escolha do corte, também há técnicas de salga e de fogo que podem fazer a diferença.

O Correio do Estado compilou dicas especialistas churrasqueiros e lista alguns dos melhores tipos de carne para churrasco, com dicas para acertar na escolha e no preparo.

Veja os melhores cortes de carne para o churrasco

Picanha

A picanha é um dos cortes mais apreciados no churrasco brasileiro. Reconhecida por sua capa de gordura, que realça o sabor e torna a carne macia, ela pode ser assada inteira no espeto ou em fatias grossas na grelha, temperada apenas com sal ou com outros condimentos, a gosto.

Entre as dicas de especialistas, está que o segredo é manter a gordura intacta durante o preparo e não passar do ponto, para preservar a suculência.

Costela

A costela é um corte mais fibroso, com tempo de preparo mais longo, e é uma carne que também é sempre destaque no churrasco.

A costela bovina é muito popular, mas a costelinha de porco também é uma excelente opção. Ambas podem ser feitas apenas com sal grosso ou com temperos mais elaborados e até marinada antes de assar.

Fraldinha

A fraldinha é uma carne macia e saborosa, sendo outro corte tradicional para churrasco. Ela tem fibras longas, o que exige cuidado ao cortar, sempre na direção contrária das fibras e a dica é que seja cortada em pedaços grossos e assada na grelha.

O ponto ideal para a fraldinha é mal passada a ponto, para garantir que mantenha sua suculência, pois o corte possui pouca concentração de gordura.

Alcatra

A alcatra é um corte mais magro, porém muito versátil, podendo ser preparada em peças inteiras ou em bifes.

Um diferencial desse corte é que ele pode ser utilizado tanto para espetinhos como para assar diretamente na grelha.

O ideal é servir ao ponto, para evitar que a carne fique seca.

Maminha

Assim como a alcatra, a maminha é um corte magro, macio e de sabor suave.

É uma excelente escolha para quem prefere carnes menos gordurosas, mas sem abrir mão do sabor. A maminha deve ser assada em peças grandes e fatiada após o preparo.

Uma dica para ela ficar macia e suculenta, é não retirar a capinha de gordura antes de assar.

Entrecot (Ancho)

O entrecot, também conhecido como bife ancho, é um corte retirado da parte dianteira do contrafilé, próximo à costela.

É um corte de carne nobre, marmorizado, com bastante gordura entremeada, o que garante um churrasco suculento.

É ideal para quem gosta de um corte mais robusto e com bastante sabor.

Contra Filé

O contra-filé é um corte de fibras curtas, geralmente servido mal passado, pois fica macio e com sabor acentuad.

A dica é servir picado ou em bifes grossos, e de preferência assado em grelha com alta temperatura. 

Não bovino

Além dos cortes bovinos, também há boas opções de cortes suínos e de frango.

No caso de suínos, as principais indicações são costela, panceta e lombo. Já de frango, asinhas e coxa e sobrecoxa são boas opções.

Dentre as linguiças, a principal indicação é a toscana, mas há diversas variedades no mercado, podendo ser escolhida a gosto.

Dicas adicionais

  • Carvão: Invista em um bom carvão, de preferência de lenha nobre, que proporciona queima mais duradoura e calor intenso.
  • Fogo indireto: Para assar grandes cortes (como costela), prefira o fogo indireto. Isso evita que a carne queime por fora antes de cozinhar por dentro.
  • Altura da grelha: Regule a altura da grelha para controlar a intensidade do calor. Carne vermelha pode ser grelhada com o fogo mais alto, já aves e linguiças com fogo moderado.
  • Sal grosso: Para temperar, o tradicional sal grosso é sempre uma boa pedida. Ele deve ser aplicado com moderação, para não salgar demais a carne.
  • Temperos: Para carne de frango e porco e até alguns cortes bovinos, considere marina-lás com ervas, alho, limão e azeite, que deixam a carne mais macia e saborosa.
  • Ponto da carne: Cada corte tem seu ponto ideal, mas em geral, carnes para churrasco devem ser servidas de mal passada a ao ponto, para garantir a suculência.
  • Deixe a carne "selar": Não fique virando a carne o tempo todo. Deixe-a selar de um lado para obter uma boa crosta antes de virar.

magia

Caravana de Natal da Coca-Cola passa por Campo Grande nesta terça; veja o trajeto

Caminhões estarão enfeitados com luzes natalinas, sistema de bolhas d'água, decoração interativa, painéis LED, cenografia natalina, cenários montados e Casa móvel do Papai/Mamãe Noel

16/12/2025 12h00

Carretas natalinas da Coca Cola vão passar em Campo Grande

Carretas natalinas da Coca Cola vão passar em Campo Grande DIVULGAÇÃO/Coca Cola

Continue Lendo...

Faltam 9 dias para o Natal e a tradição de sair às ruas para acompanhar a passagem das carretas de Natal da Coca-Cola está de volta.

Caravana Iluminada de Natal percorre ruas e avenidas de Campo Grande nesta terça-feira (16). 

Os caminhões estarão enfeitados com luzes natalinas, sistema de bolhas d’água, decoração interativa, painéis LED, cenografia natalina, cenários montados e Casa móvel do Papai/Mamãe Noel.

Confira os trajetos e horários:

CAMPO GRANDE - 16 DE DEZEMBRO -  19H

  • INÍCIO - 19 horas – Comper Itanhangá – Avenida Ricardo Brandão
  • Avenida Arquiteto Rubens Gil de Camilo
  • Avenida Afonso Pena – Bioparque Pantanal até a 13 de maio
  • Avenida Ceará
  • Avenida Mato Grosso – apenas três quadras
  • Avenida Antônio Maria Coelho
  • Avenida 14 de julho
  • Avenida 13 de Maio – apenas três quadras
  • Avenida Eduardo Elias Zahran
  • Avenida Bom Pastor
  • Avenida Toros Puxian
  • Avenida Dr. Olavo Vilella de Andrade
  • FIM – Avenida Gury Marques

Carretas natalinas da Coca Cola vão passar em Campo Grande

 

ALERTA PARA A EXAUSTÃO

A síndrome do dezembro perfeito

16/12/2025 11h30

Divulgação / Renata Carelli

Continue Lendo...

Dezembro traz dois fenômenos digitais que podem afetar o bem-estar: as retrospectivas de um ano supostamente perfeito e a pressão estética pelo chamado corpo de verão. O que deveria servir de inspiração tem se tornado gatilho de ansiedade para quem tenta conciliar o esporte com uma rotina de trabalho exaustiva.

O canal Atleta de Fim de Semana, criado pela produtora audiovisual Renata Carelli para servir de guia a uma prática mais saudável do esporte amador, defende que a matemática dessa comparação é injusta.

O erro comum do amador é comparar sua vida integral, que inclui boletos, trânsito, cansaço e limitações, com os melhores momentos editados de influenciadores ou atletas que vivem da imagem.

A vida é complexa demais para caber em um post. Quando nos comparamos com a retrospectiva de alguém, ignoramos o contexto, como a rede de apoio, o tempo livre e os recursos financeiros.

Essa busca por uma estética ou performance irreal no fim do ano gera uma sensação de fracasso, mesmo para quem teve um ano vitorioso dentro de suas possibilidades.

Para virar a chave em 2026, o Atleta de Fim de Semana sugere trocar a meta do corpo de verão pelo corpo funcional. A ideia é valorizar o corpo não pela aparência na praia, mas pela capacidade de viver experiências, aguentar a rotina e gerar disposição.

Confira três dicas que Renata considera essenciais para sobreviver ao fim de ano sem culpa.

NÃO DESISTIR

Não desistir é a verdadeira medalha: no mundo amador, a consistência vale mais que intensidade. Se você teve um ano difícil no trabalho e, mesmo assim, conseguiu treinar duas vezes na semana, isso é uma vitória.

O importante é celebrar o fato de não ter voltado ao sedentarismo, sem se comparar com quem treinou todos os dias.

FILTRE O FEED

Filtre o feed e a mente. Nesta época, o algoritmo privilegia corpos expostos e grandes feitos. Se isso gera ansiedade, a recomendação é prática: silencie perfis que despertam a sensação de insuficiência. O esporte deve ser sua válvula de escape para o stress, não mais uma fonte dele.

REDEFINA O SUCESSO

Redefina o sucesso para 2026: ao fazer as resoluções de Ano-Novo, evite metas baseadas apenas em estética, como perder peso a qualquer custo, ou em números de terceiros.

Trace metas de comportamento, como priorizar o sono ou se exercitar para ter energia para a família. Quando o objetivo é funcional, a pressão diminui e a longevidade no esporte aumenta.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).