Correio B

corumbá

Novo Porto Geral será entregue neste ano

Novo Porto Geral será entregue neste ano

silvio andrade

03/08/2012 - 08h40
Continue lendo...

Uma das últimas etapas do projeto de recuperação do Casario do Porto, tombado pelo patrimônio histórico nacional em 1992, e urbanização da orla, se tornará realidade até o final do ano. Com recursos do PAC Cidades Históricas (R$ 3,5 milhões), a fiação elétrica e telefônica, que hoje polui a fachada dos prédios históricos, será retirada, sendo transferida para uma rede subterrânea.

As intervenções no conjunto arquitetônico do Porto Geral de Corumbá iniciaram-se no final dos anos 1990 com a implantação do Programa Monumenta, financiado pelo BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento). Além da restauração de prédios construídos no final do século 19, como o Wanderley & Baís, o espaço público até o Rio Paraguai foi ampliado com um muro de arrimo.

A valorização do antigo porto atraiu equipamentos culturais voltados ao público, como o Muhpan (Museu de História do Pantanal) e a Estação Pantanal (Fundação O Boticário), e um centro de convenções construído pelo município na beira do rio. Prédios particulares também foram restaurados, apesar da burocracia do financiamento a longo prazo oferecido pela Caixa Econômica Federal.

Leia mais no jornal Correio do Estado

Correio B+

Bem-estar B+: Você conhece a massagem terapêutica integrativa?

Especialista em massagem terapêutica integrativa se dedica a ajudar seus clientes no processo de autoconhecimento estimulando a consciência corporal

21/07/2024 16h00

Você conhece a massagem terapêutica integrativa?

Você conhece a massagem terapêutica integrativa? Foto: Glauco Epov

Continue Lendo...

Marina Monteiro tem formação em teatro, logo após realizou muitos cursos, aprimorou seus conhecimentos e se encontrou como massagista terapêutica integrativa, técnica realizada com o propósito de liberar tensões e movimentar energias bloqueadas que geram estresse, dor e desconforto muscular.

Como resultado da técnica, acontece a soltura da musculatura tensionada e melhora o funcionamento de todo organismo promovendo benefícios ao sistema nervoso, endócrino, aos órgãos, tecidos, entre outras áreas do nosso corpo.

Ainda através dos toques das mãos, a massoterapeuta cria em seus atendimentos, o acompanhamento de processos de autoconhecimento, desde as percepções corporais até sensações, emoções e pensamentos, proporcionando uma melhor qualidade de saúde física, mental e emocional.

Para a realização de seus atendimentos, Marina faz o uso de óleos que auxiliam na sensibilidade do toque para o relaxamento e soltura da musculatura durante o processo de massagem. “Os óleos são importantes para o deslizamento dos movimentos lentos e profundos, que são fundamentais para a liberação das tensões. Além disso, proporcionam mais relaxamento e maciez à pele, oferecendo sensação de bem-estar
ao cliente”, explica.


Para a massoterapeuta, a cada atendimento a continuidade de uma experiência que vai se transformando, aprofundando, e o cliente vai se tornando consciente de aspectos de si mesmo, o que promove mudanças em sua vida. “A minha trajetória sempre esteve ligada ao corpo. A princípio, na forma de arte, através
do teatro e da dança. E depois, com os estudos na área de expressão corporal, que foi
quando me apaixonei pela terapia e pelo autoconhecimento, e vi que podia ajudar outras
pessoas com o que aprendi, especialmente as gestantes”, conta Marina, que também édoula (uma profissional que tem como responsabilidade o acompanhamento da gestante durante todo o período de gravidez, parto e pós-parto, além de apoiar, encorajar, oferecer conforto e suporte emocional nesses momentos).

Você conhece a massagem terapêutica integrativa?Marina Monteiro - Foto: Glauco Epov

A massagista terapêutica integrativa possui formação na área para atendimento das mães e gestantes e conta um pouco da sua experiência. “Fiz cursos de especialização focados no cuidado à saúde da mulher e fui doula pouco antes do meu filho nascer. Amo atender gestantes, e agora sinto uma imensa alegria em atender mulheres mães, porque temos uma rotina cansativa e muitas demandas. Durante o processo de amamentação, nos primeiros anos de vida das crianças, sinto ser fundamental para a mulher receber apoio e cuidados. Assim ela pode se dedicar mais e melhor aos filhos”, explica.

Marina também faz atendimentos familiares, que na maioria das vezes, é uma consequência de uma experiência que começa com uma pessoa e se estende para a família inteira. “Geralmente, é a mulher que realiza o primeiro contato, faz as primeiras sessões e o marido resolve testar também. Às vezes, até as crianças querem fazer. Adoro esse tipo de atendimento, porque gera uma intimidade e uma alegria em conjunto. Cuidar, doar e contribuir para o desenvolvimento pessoal do próximo é a minha principal
missão!”, finaliza a massoterapeuta. 

Correio B+

Astrologia B+: A energia do Tarô entre 22 e 28 de julho

Período para exercer o seu poder pessoal com a carta do Imperador. Com a Lua Nova em Capricórnio, é também um bom momento de fazer um desejo profissional. Vamos aproveitar!

21/07/2024 14h00

 A energia do Tarô entre 22 e 28 de julho

A energia do Tarô entre 22 e 28 de julho Foto: Divulgação

Continue Lendo...

Luas Cheias sinalizam o encerramento e esta segunda lunação em Capricórnio sugere que é hora de encerrar, comemorar o que foi sucesso e se preparar para um novo capítulo. Não é por acaso que fomos contemplados com a carta do Imperador do Tarô nesta semana. Este arcano fala sobre o autogerenciamento da própria vida, segurança, além de manutenção de status.

Capricórnio está justamente associado à ambição, reputação, carreira, planos e estruturas. Isso significa que esses temas podem ser onde a ação principal vai estar acontecendo durante a semana. Se você precisa de clareza nessas áreas, esta segunda Lua Cheia é a solução.

De repente, você consegue enxergar melhor como as coisas estão evoluindo, o que precisa ser feito e onde você pode começar a preparar as bases para novas oportunidades.

Esta lunação acontece após uma semana volátil, onde Marte e Urano estiveram em conjunção. A conjunção de Marte e Urano, um aspecto conhecido por caos, perturbação e impulso, pode ter trazido eventos inesperados ou mudanças repentinas em sua vida.

Esta lua cheia de Capricórnio nos ajuda a assumir o controle de nossas vidas, a examinar todas as nossas escolhas e a assumir a responsabilidade pelas situações de vida em que nos encontramos. Afinal de contas, não podemos controlar os eventos que acontecem, mas é sempre possível escolher a maneira de lidar com eles.

A carta do Imperador é a quarta carta do Tarô nos Arcanos Maiores. Ele é retratado como um homem de aparência severa sentado em um trono, segurando um cetro e um orbe. O Imperador representa autoridade, poder e estrutura. Ele é um símbolo de estabilidade e controle, representando um momento em que você pode estar buscando ordem e estrutura em sua vida.

 A energia do Tarô entre 22 e 28 de julho        Carta do Imperador - Divulgação

O Imperador também representa liderança – alguém que está no controle e é capaz de liderar os outros em direção aos seus objetivos. No entanto, o Imperador também pode ser rígido e inflexível, indicando o potencial para um ambiente opressivo ou sufocante. Muito cuidado para não exagerar e atuar de forma intolerante nesta semana, sobretudo tendo a Lua em conjunção com Plutão, que amplifica as tensões. As relações poderão ser testadas durante os próximos dias. Tenha, portanto, autocontrole.

Quando a Lua está em Capricórnio, também podemos nos sentir confusos ou sufocados ao levar as coisas adiante, e podemos demorar um pouco mais para fazer as coisas andarem.

Será que simplesmente usamos as correntes do Diabo (carta correspondente ao signo de Capricórnio), cedemos ao desespero, renunciamos ao nosso controle, ou assumimos a responsabilidade, fazemos escolhas difíceis e libertamo-nos das correntes que pensamos que nos controlam? Com a carta do Imperador, ter força de autoridade, estrutura e controle é essencial. Lembre-se de que ele é o governante supremo que põe ordem em meio ao caos.

Com a carta do Imperador, retome o controle e o poder sobre sua vida. Tenha força interior, perseverança e resistência. Você tem tudo para ser o “chefe”, ditar o seu destino, exercer o controle sobre como, quando, onde e por quê. O Imperador coloca você firmemente no comando. Aproveite este período para traçar estratégias. Isso ajudará você a criar seu plano para metas futuras com mais segurança e clareza.

É hora de voltar à prancheta, ver onde as coisas deram errado e corrigir nosso comportamento. Esta Lua Cheia ilumina o que está em jogo.

As últimas semanas trouxeram revelações que não devem ser ignoradas, nem estes acontecimentos devem nos levar à angústia. Não ceda ao desespero – em vez disso, é hora de planejar e organizar, que são temas muito capricornianos. “Não espere por uma crise para descobrir o que é realmente importante em sua vida”. (Platão)

Uma ótima semana e muita luz,

Cris Paixão

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).