Correio B

246 anos

Presentes para Corumbá

A Capital do Pantanal comemora seus 246 anos

Continue lendo...

Neste sábado (21) Corumbá, a Capital do Pantanal, comemora seus 246 anos com uma rica herança cultural, belezas naturais inigualáveis e a marca permanente deixada por artistas que imortalizaram a essência da cidade. Entre eles, Cleir Ávila, renomado artista plástico sul-mato-grossense, é um dos maiores admiradores e contribuintes da identidade visual da "Cidade Branca".

Com três grandes obras espalhadas por Corumbá, Cleir declara seu carinho e respeito pela cidade. Conhecido por sua habilidade em capturar a fauna pantaneira em suas criações, o artista traz à tona a conexão íntima entre a cidade e a exuberante natureza do Pantanal.

Presentes

Corumbá, localizada a 425 km de Campo Grande, é conhecida pela sua importância histórica e beleza natural. Situada às margens do Rio Paraguai, e abrigando 60% do Pantanal, a cidade é um polo de cultura e arte. Cleir, fascinado desde sua primeira visita em 1982, retornou várias vezes para contribuir com obras que dialogam diretamente com o ambiente local.

Uma de suas primeiras criações em Corumbá, o Painel da Arara Vermelha e do Dourado, foi realizada em 1998 no Edifício Dom Aquino. Essa obra monumental reflete a fauna da região e está entre os marcos que enaltecem o talento de Cleir e a beleza natural da cidade.

Painel da Arara Vermelha e do Dourado

Em 2003, Cleir retornou a Corumbá para criar o Painel do Homem Pantaneiro, na sede do Sindicato Rural. O mural, que mede 25 metros de largura e 5 metros de altura, celebra a resistência e o trabalho dos moradores da região, em harmonia com a natureza pantaneira.

Painel do Homem Pantaneiro

Já em 2004, o artista presenteou Corumbá com o Monumento Pantanal de Corumbá, uma escultura de 4,5 metros de altura localizada no Aeroporto Internacional da cidade, que homenageia a Arara-Canindé, ave símbolo do Pantanal.

Monumento Pantanal de CorumbáMonumento Pantanal de Corumbá

Carinho

Para Cleir, Corumbá não é apenas uma cidade onde ele deixou sua marca artística, mas um lugar que guarda grandes memórias. O artista relembra os desafios de trabalhar em temperaturas elevadas e sob a luz direta do sol, mas sempre com um sentimento de gratidão por ter sido acolhido pela comunidade local. Além das suas obras, Cleir destaca sua admiração pela artista corumbaense Izulina Xavier, um ícone da arte local.

“Corumbá é uma cidade que nos desafia. Os trabalhos que fiz lá, como o painel externo, foram um grande aprendizado. É um lugar que guardo no meu coração, onde tive o prazer de conhecer e admirar artistas locais incríveis. Espero voltar em breve. Parabéns, Corumbá querida!”, declara o artista, reforçando seu amor pela cidade.

Assine o Correio do Estado

Correio B+

Gastronomia B+: Vamos aprender a fazer um cone com atum e avocado com a vice-campeã do Top Chef?

A Chef Victoria Teles que já trabalhou em renomados restaurantes no Rio, São Paulo, Nova York e Montreal, recentemente, foi vice-campeã do Top Chef Brasil ensina como fazer

10/11/2024 10h30

Gastronomia B+: Que tal aprender a fazer um cone com atum e avocado?

Gastronomia B+: Que tal aprender a fazer um cone com atum e avocado? Foto: Divulgação

Continue Lendo...

Com mais de 10 anos de experiência e formação em Gastronomia, a Chef Victoria Teles já trabalhou em renomados restaurantes no Rio, São Paulo, Nova York e Montreal. Recentemente, foi vice-campeã do Top Chef Brasil e ocupou o cargo de Chef Executiva na Vila d'este, também em Búzios.

No Insólito Boutique Hotel, Victoria é responsável pela gastronomia do hotel, incluindo café da manhã, restaurante aGaleria e room service. Ela é conhecida por seu estilo "mão na massa" e pela busca constante de novas ideias e referências.

Durante sua participação no programa Top Chef Brasil, a Chef teve a oportunidade de mostrar todo seu talento e paixão pela gastronomia. Ela se destacou nas provas, superando diversos desafios, adquirindo muitos aprendizados e fazendo novas amizades no meio profissional.

A Chef teve a honra de cozinhar para chefs renomados como Felipe Bronze, Janaína Rueda e Emmanuel Bassoleil, os jurados do programa.

"Mostrar meu trabalho na TV foi uma experiência nova e desafiadora para mim. Essa vivência me proporcionou um grande crescimento pessoal e profissional. Além disso, recebi o carinho e a torcida do público, o que tornou tudo ainda mais especial", compartilha Victoria.

Ela completa sobre o seu estilo de gastronomia: "Para mim, a comida deve ser gostosa, afetiva, mas ao mesmo tempo surpreender. Meu estilo de cozinha se encaixa mais no mediterrâneo, com muitos frutos do mar e frescor. Embora eu ame fazer um pouco de tudo", define a chef.

Victoria busca liderar sua equipe com respeito e colaboração, inspirando seus colegas com seu compromisso com a qualidade e a inovação. "A vida de chef é feita de muitas renúncias e dedicação, mas também de muito amor e parceria. Tudo precisa estar em sincronia, e nós chefs somos responsáveis por coordenar tudo isso. Não é fácil, mas o resultado final é muito prazeroso", conclui.

Mesmo com uma rotina corrida Victoria ainda compartilha muitos momentos em suas redes sociais, e fala de receitas, dia-a-dia, igualdade no ambiente de trabalho e outros assuntos que vive diariamente. “Eu amo mostrar quem sou além dos pratos. Dar voz para as mulheres, dicas para quem precisa e até passar receitas. Ajudar pessoas é maravilhoso,” finaliza a chef.

No Correio B+ desta semana, aprenda com Victoria a fazer um  Cone crocante com tartare de atum e purê de avocado.

Ingredientes:

*Para os cones de harumaki:

  • 10 folhas de massa de harumaki (massa para rolinho primavera)
  • Óleo para fritar
  • Água para selar as folhas
     

*Para o tartare de atum:

  • 300g de atum fresco 
  • 1 colher de sopa de molho de soja (shoyu)
  • 1 colher de chá de óleo de gergelim torrado
  • 1 colher de sopa de cebolinha picada
  • 1 colher de chá de gengibre ralado
  • 1 colher de sopa de sementes de gergelim (opcional)
  • Pimenta-do-reino a gosto
  • Raspas de limão siciliano

*Para mousse de avocado:

  • 2 avocados maduros
  • Suco de 1 limão
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • Azeite a gosto
Gastronomia B+: Que tal aprender a fazer um cone com atum e avocado?Cone crocante com tartare de atum e purê de avocado. Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal

Modo de preparo:

*Preparar os cones de harumaki:

- Corte as folhas de massa harumaki em tiras grandes.

- Enrole cada tira em forma de cone e use um pouco de água para selar as bordas e manter o formato.

- Aqueça o óleo em uma frigideira ou panela e frite os cones até ficarem dourados e crocantes. Escorra em papel toalha.

*Fazer o tartare de atum:

- Corte o atum em cubos pequenos.

- Em uma tigela, misture o atum com o shoyu, óleo de gergelim, cebolinha, gengibre, gergelim, pimenta-do-reino e raspas de limão.

- Reserve na geladeira para marinar enquanto prepara o purê.

*Preparar mousse de avocado:

- Amasse o avocado com um garfo até obter uma consistência cremosa, passe por uma peneira fina (opcional).

- Adicione o suco de limão, sal, pimenta e azeite, ajustando os temperos a gosto.

*Montagem:

- Preencha os cones de harumaki com uma camada de mousse de avocado no fundo.

- Coloque o tartare de atum por cima, completando o cone.

- Finalize em cima com mais mousse de avocado um toque de cebolinha picada e, se desejar, mais sementes de gergelim ou furikake.

Pronto! Seu cone de harumaki com tartare de atum e purê de avocado está pronto para ser servido como uma entrada sofisticada e leve.

Tradição

Qual a data certa para montar a árvore de Natal? Confira

Pela data cristã, deve ser montada no Advento. Mas quanto é isso? A gente te explica!

10/11/2024 05h01

Crédito: Freepik

Continue Lendo...

Faltando exatos 44 dias para o Natal, o comércio iniciou a preparação com a decoração natalina, e os pisca-piscas podem ser vistos tanto na região central quanto nos bairros.

E a dúvida paira no ar quanto ao dia de montar a árvore de Natal e, dependendo da fé das famílias, o presépio.

Mas, afinal de contas, há uma data para montar a árvore de Natal?

Segundo o calendário cristão, o momento de montar a árvore de Natal é no primeiro domingo do Advento, que neste ano cai no dia 1° de dezembro.

O Advento significa "chegada" e marca as quatro semanas que antecedem o Natal, no dia 25 de dezembro.

Veja as datas do Advento:

  • O 1.º Domingo do Advento é no dia 1 de dezembro;
  • O 2.º Domingo do Advento é no dia 8 de dezembro;
  • O 3.º Domingo do Advento é no dia 15 de dezembro;
  • O 4.º Domingo do Advento é no dia 22 de dezembro.
Reprodução Pinterest

Presépio

O calendário cristão diz que o momento de montar o Presépio é no 3° domingo do Advento, no dia 15 de dezembro. A data representa a anunciação do anjo Gabriel, a Maria escolhida por Deus para ser mãe de Jesus.

A Bíblia diz que Jesus nasceu em um estábulo rodeado por animais, por isso a palavra "Presépio", em latim ("Praesaepe"), significa estrebaria ou curral.

Jesus nasceu em Belém, e quando José e Maria chegaram à cidade, todas as estalagens estavam lotadas, e o filho de Deus nasceu em um estábulo, tendo sido aconchegado na manjedoura.

Naquele local simples, recebeu a visita dos Três Reis Magos (Melchior, Gaspar e Baltazar), que o presentearam com ouro, incenso e mirra.

O presépio é tradicionalmente composto por pastores que foram os primeiros a conhecer Jesus, animais, a figura de um anjo que representa o mensageiro de Deus, os três Reis Magos, e Maria, José e o menino Jesus.

Algumas famílias preservam a tradição de manter a manjedoura vazia e colocar o menino Jesus apenas à meia-noite do dia 25 de dezembro.

Quando desmontar a árvore de Natal?

A árvore deve ser desmontada no Dia de Reis, no Brasil, comemorado no dia 6 de janeiro, data em que encerra o período natalino.

Neste mesmo dia, o calendário recomenda desmontar o presépio.

Reprodução Pinterest

História do Presépio

São Francisco de Assis foi o primeiro a montar um presépio natalino, em 1223, na Itália. Era um momento onde a Igreja Católica não autorizava representações litúrgicas nas paróquias.

Contudo, São Francisco recebeu a permissão para montá-lo, com objetivo de relembrar o momento do nascimento de Jesus Cristo, facilitando a compreensão da população acerca do evento narrado na Bíblia.

Já no Brasil, o presépio foi montado pela primeira vez em 1552, pelo padre José de Anchieta.

 

 

 

** Colaborou Denis Felipe

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).