Correio B

QUALIDADE SEM IGUAL

Sgt Pepper's, dos Beatles, completa 50 anos
e ainda revoluciona música

Sgt Pepper's, dos Beatles, completa 50 anos
e ainda revoluciona música

G1

01/06/2017 - 16h19
Continue lendo...

Quando os Beatles lançaram o disco "Sargeant Pepper's Lonely Hearts Club Band", em 1º de junho de 1967, o mundo ganhou novas cores e sons.

O quarteto de Liverpool colocou nas lojas o seu trabalho mais inovador e ousado. Para celebrar os 50 anos do disco que mudou os rumos da música, o historiador e jornalista Fernando Benevides lança na data do aniversário da obra o livro "A Revolução no Rock - O Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band".

O autor ressalta que a obra foi "responsável pela transformação da indústria da música em indústria fonográfica".

"Até então, artistas vendiam muitos discos, mas o intuito era fazer com que esses discos promovessem os shows, as apresentações ao vivo. Era isso que gerava muita renda, que sustentava uma banda ou cantor, por isso faziam-se muitos shows. A venda de discos era secundária. O Sgt. Pepper surge após os Beatles decidirem abandonar os palcos. Ele cria a ideia de 'álbum de estúdio'. Seu impacto foi tão grande, que é como se tivesse criado um novo mercado", avalia.

Para Fernando, o Sgt. Pepper é o divisor do rock, que existe em duas fases: antes e depois do disco cinquentenário. O livro, segundo o autor, foi desenvolvido para entender essa divisão no gênero musical.

"O livro foi escrito justamente para tentar entender como isso aconteceu, porque ele foi um divisor de águas na história do rock. A resposta disso está na quantidade de contribuições inovadoras que o álbum trouxe para o rock, como a utilização de instrumentos musicais incomuns para o gênero, a adoção de novas técnicas de gravação, a ampliação das temáticas nas letras das canções e a quebra de fronteiras entre erudito e popular e entre ocidental e oriental. Eu procuro explicar tudo isso no livro", afirma.

Segundo o historiador, o livro aborda também o contexto histórico e o que se passava com os Beatles na época em que o disco foi produzido. Para isso, foram consultadas biografias e trabalhos de pesquisadores especialistas em rock, como Roberto Muggiati, Paul Friedlander e Jonathan Gould.

Para narrar o dia a dia dos músicos e demais pessoas que trabalharam no disco, Fernando conta que as principais fontes foram as memórias do produtor George Martin, publicadas no Brasil em 1995, e as obras do escritor Barry Miles, amigo íntimo dos Beatles e que, por isso, teve acesso ao cotidiano deles.

REVOLUÇÃO COMEÇA NA CAPA

Sgt. Pepper’s tem pela primeira vez os quatro Beatles uniformizados como militares e pela primeira vez de barba e bigode, o que chamou a atenção dos fãs. Ela foi criada pelos artistas britânicos Peter Blake e Jann Haworth.

Eles se basearam em um desenho de Paul McCartney feito em um pedaço de papel. Por trás dos garotos de Liverpool estão outros ícones da cultura e da história, como Bob Dylan, Marilyn Monroe, Marlon Brando, Muhammad Ali, Edgar Allan Poe, Gordo e o Magro e outros.

Os Beatles entraram no estúdio para gravar o disco em dezembro de 1966 e terminaram em abril de 1967. Os quatro queriam gravar algo nunca ouvido pelo público.

Paul McCartney admitiu que sua inspiração foi o álbum "Pet Sounds", de 1966, dos Beach Boys. Na época, John Lennon falou para George Martin que os quatro queriam um som vindo do nada e que abraçasse o universo. E abraçou.

O produtor George Martin tratou de reproduzir o que os Beatles queriam. Foram utilizados, apesar dos poucos recursos da época, metais, vozes dobradas, tambura e harmônica, sexteto de saxofones, violinos e violoncelos, fitas usadas de trás para frente, madeiras e percussão. Além dos Beatles, mais de 30 músicos foram utilizados. E mais. Todas as músicas interligadas. Algo inédito para a época.

ESPETÁCULO

O lado A do disco tem é um clássico atrás do outro. O disco inicia com a guitarra de George Harrison e em seguida a voz de Paul chamando os fãs para conhecerem o mundo do Sargento Pimenta.

Ringo aparece ótimo e alegre em "With a Little Help from My Friends" . John Lennon faz os fãs viajarem em "Lucy in the Sky with Diamonds". A história se repete na contagiante "Getting Better", na poética "Fixing a Hole", na romântica "She's Leaving Home" e na alegria circense de "Being for the Benefit of Mr. Kite!".

O lado B inicia com a indiana "Within You Without You", de George Harrison. Mais uma vez como ocorreu no disco anterior de agosto de 1966, "Revolver", o beatle mais quieto introduz sons indianos nas suas performances atingindo pioneirismo e sucesso.

"When I'm Sixty-Four" é uma das preferidas do público e crítica. Paul introduziu um som inglês dos anos 20 e 30. Paul em entrevistas sempre desejou chegar aos 64 anos e relembrar os bastidores da criação da música. Ainda bem que chegou!

Em "Lovely Rita" a criatividade dos Beatles chega ao ápice. Paul toca piano e George Martin faz solo no estilo Honk Tonk. John Lennon e Paul McCartney cantam em fantástica sintonia e usam pentes e pedaços de papel para criar sons engraçados.

Na alegre "Good Morning Good Morning" o grupo tem a ajuda da banda de Liverpool "Sounds Incorporated". Com eles os Beatles introduzem sons alegres e divertidos como cacarejar de uma galinha no fim da canção.

Já que o disco inicia com o grupo convidando a plateia para a viajar na obra, nada de estranho em fechar a apresentação agradecendo o público.

"Sargeant Pepper's Lonely Hearts Club Band (Reprise)" agradece a todos por ter ouvido a banda. Diferente da faixa que abre o álbum, a reprise é mais ligeira. Em seguida chega "A Day in the Life". A canção, uma das preferidas do produtor George Martin, na verdade são duas composições. A primeira parte é de John e a segunda, de Paul. A junção da letra e melodia é a concepção perfeita para encerrar a obra-prima do rock mundial.

OUÇA A EDIÇÃO HISTÓRICA

Correio B

Veja 5 receitas para aproveitar o que sobrou do Natal

Para ajudar nas ideias de como reaproveitar a ceia natalina, o Correio do Estado separou dicas e receitas entre salgadas e doces

25/12/2024 14h30

Veja 5receitas para aproveitar o que sobrou do Natal

Veja 5receitas para aproveitar o que sobrou do Natal Divulgação

Continue Lendo...

A Ceia de Natal costuma ser recheada de diversas receitas, sejam elas salgadas ou doces mas quando chega o dia 25 é que vem a dúvida, o que fazer com a comida que sobra, durante os próximos dias ? 

Para ajudar com essa questão, o Correio do Estado preparou 10 receitas para você fazer com as sobras da ceia ou até mesmo do almoço de Natal. Confira: 

Veja 5receitas para aproveitar o que sobrou do Natal

Bolinho de arroz

O famoso bolinho de arroz, ideal para servir como acompanhamento ou até mesmo de lanche da tarde, crocante por fora e saboroso por dentro.

Ingredientes

  • 2 xícaras de chá de arroz cozido
  • 2 ovos
  • 1 xícara de chá de queijo tipo parmesão ralado
  • ½ xícara de chá de cheiro verde picado
  • ½ xícara de chá de cebola picada e refogada
  • Tempero a gosto
  • Óleo, o suficiente para fritar

Modo de Preparo

Misture bem em uma tigela o arroz, os ovos, o queijo, o cheiro verde, a cebola e o sal. Molde os bolinhos e frite-os no óleo quente até que fiquem dourados. Coloque-os sobre papel absorvente para escorrer o excesso de gordura e sirva.

Veja 5receitas para aproveitar o que sobrou do Natal

Torta de liquidificador de Peru ou Chester

Ingredientes

Massa

  • 3 xícaras de chá de água
  • 2 cubos de caldo de galinha
  • 1 xícara de óleo
  • 3 ovos
  • 3 xícaras de farinha
  • 50 g de queijo parmesão ralado
  • 1 colher de sopa de fermento químico em pó
  • sal a gosto

Recheio

  • 2 colheres de sopa de óleo
  • 1/2 cebola picada
  • 2 tomates picados
  • 2 xícaras de sobras de peru/chester desfiado
  • 1/2 xícara de azeitonas picadas
  • 3 colheres de sopa de cheiro-verde picado
  • Bacon, calabresa e presunto opcionais
  • Cheiro verde e milho a gosto

Modo de Preparo

Pré-aqueça o forno médio (180ºC). Unte uma forma média com óleo. Reserve. Bata todos os ingredientes da massa no liquidificador, colocando o fermento por último. Reserve. Para o recheio, esquente o óleo e refogue a cebola. Junte o tomate e refogue até secar a maior parte do líquido da panela. Junte o restante dos ingredientes e misture. Despeje metade da massa na forma, espalhe o recheio e cubra com o restante da massa. Leve para assar por meia hora, ou até dourar.

Veja 5receitas para aproveitar o que sobrou do Natal

Arroz de forno

Ingredientes

  • ½ xícara de chá de arroz cozido
  • 2 colheres de sopa de óleo
  • ½ colher de sopa de alho desidratado
  • 800 ml de água quente
  • 2 colher de sopa de azeite
  • ½ xícara de chá de pimentão verde picado
  • 1 envelope de caldo de legumes em pó
  • 1 xícara de chá de peito de peru picado
  • 1 lata de ervilha em conserva
  • 1 lata de molho de tomate pronto
  • ½ xícara de chá de água quente
  • 200g de mussarela fatiada
  • 1 xícara de chá de batata palha

Modo de Preparo

Em uma panela coloque óleo e o alho, leve ao fogo até o alho dourar levemente. Junte o arroz e refogue um pouco, adicione a água e deixe cozinhar com a panela semi-tampada. Reserve. Em outra panela coloque o azeite e o pimentão, refogue, misture o caldo de legumes, o peito de peru, a ervilha, o molho de tomate e a água.

Deixe ferver e reserve. Em um refratário, coloque uma camada de molho, arroz, mussarela repita a sequência e leve ao forno pré-aquecido até que o queijo esteja derretido. Salpíque um pouco de parmesão ralado se quiser. Retire do forno, coloque por cima a batata palha e sirva imediatamente.

Rabanada de Panetone, do chef Francisco Soligon

"O clássico aqui de casa é a rabanada de panetone. Ela já está presente no Natal e ficam melhores ainda quando feitas de panetone de chocolate ou de frutas", diz o chef pâtisserie Francisco Soligon, do restaurante Nonna Rosa.

Ingredientes: 

  • 1 e 1/2 xícara de leite
  • 2 ovos
  • 1/2 xícara de açúcar
  • Extrato de baunilha a gosto
  • Canela a gosto
  • Óleo para fritar

Modo de fazer:

Corte fatias generosas de panetone e passe-as em uma mistura de leite, dois ovos, açúcar, extrato de baunilha e canela. Frite em óleo quente ou asse para uma versão mais leve, e finalize com açúcar e canela. Uma maneira simples de adicionar sabor ao café da manhã ou chá da tarde.

Veja 5receitas para aproveitar o que sobrou do Natal

Pavetone (pavê de chocotone)

Ingredientes

  • 1 lata de leite condensado (395 gramas)
  • 2 e 1/2 xícara de chá de leite
  • 1/4 xícara de chá de amido de milho
  • 1 gema peneirada
  • 1 caixinha de creme de leite (200 gramas)
  • 2 colheres de chá de essência de baunilha
  • 1 panetone fatiado (500 gramas)
  • 200 gramas de chocolate meio amargo picado
  • 1 caixinha de creme de leite (200 gramas)
  • 50 gramas de raspas de chocolate
  • Cereja em calda a gosto

Modo de fazer:

Em uma panela, coloque o leite condensado, a gema, o amido e o leite. Mexa bem. Leve a panela ao fogo médio e fique mexendo o tempo todo. Após levantar fervura, mantenha a panela no fogo por mais 2 minutos, mexendo sempre, e desligue.

Acrescente o creme de leite, a essência de baunilha e misture novamente; Assim que o creme estiver morno, cubra-o com um plástico filme encostando no doce, e deixe esfriar por completo; Passado o tempo necessário, forre uma travessa com um pouco do creme;

Por cima, acomode as fatias de chocotone e cubra com mais creme. Repita o processo até acabar os ingredientes, finalizando com uma camada de creme. Leve à geladeira por pelo menos 1 hora; Enquanto isso, derreta o chocolate picado em banho-maria ou no micro-ondas; Em seguida, adicione o creme de leite e misture bem até formar uma ganache; Despeje a ganache por cima do pavê frio e decore com as raspas de chocolate e a cereja em calda.

Veja 5receitas para aproveitar o que sobrou do Natal 

   

Programação Natalina

Cidade do Natal tem apresentação de Erika Espíndola e Flávio Bernardo

Com início às 19h, haverá ainda a tradicional Parada Natalina, contando com a presença do Senhor e da Senhora Rena, além da jovem Capivara

25/12/2024 09h00

Divulgação Prefeitura Municipal de Campo Grande

Continue Lendo...

A Cidade do Natal encanta com a programação especial deste feriado, nesta quarta-feira (25), com apresentações musicais de Erika Espíndola e Flávio Bernardo, nos altos da Avenida Afonso Pena, em Campo Grande.

Neste ano, a programação contou com a tradicional “Caravana dos Bairros”, que percorreu diversas regiões. Na região do Imbirussu, por exemplo, as atividades foram realizadas no CRAS Albino Coimbra.

Divulgação Prefeitura Municipal de Campo Grande

Caravana nos Bairros

Foram atendidos vários bairros, como: Parque Tarsila do Amaral, no Bairro Vida Nova, região do Segredo; Parque Jacques da Luz, nas Moreninhas, região do Bandeira; Comunidade da Homex, na região urbana do Anhanduizinho; CRAS Noroeste, região do Prosa; e no Lagoa, com uma festa no Caiobá.

A Caravana dos Bairros levou atrações que incluíram brinquedos infláveis, pintura facial, distribuição de pipoca, sorteio de brindes e, claro, a presença do Papai Noel, que chegou acompanhado por uma banda musical no ônibus do City Tour.

 

 

Feriado de Natal (25)

Após a apresentação musical de Erika Espíndola e Flávio Bernardo, que tem início às 19h, ocorre a tradicional Parada Natalina, a partir das 21h. O evento encanta o público com a presença do Senhor e da Senhora Rena, além da jovem Capivara, a mais nova integrante do grupo.

Encanto natalino

Desde sua inauguração, no dia 15 de dezembro de 2022, a Cidade do Natal se tornou uma tradição para os campo-grandenses e sul-mato-grossenses que visitam a Capital para aproveitar a experiência e vivenciar momentos para toda a família.

Para as crianças, a diversão fica por conta da Área Kids, que oferece escorregadores, brinquedos infláveis, piscina de bolinhas, veículos para passeio e espaços dedicados a atividades artísticas.

Além disso, o carrossel tem encantado a criançada e também alegra os adultos, proporcionando momentos perfeitos para registrar boas fotos e vídeos.

Outro atrativo é a presença de artesãos, que expõem trabalhos temáticos e criativos.

O local conta ainda com uma praça de alimentação, que oferece uma variedade de opções gastronômicas a partir de R$ 6.

Quer mais motivos para visitar? O Presépio, símbolo do Natal, proporciona um espaço para a família viver momentos de reflexão e apresentar a tradição aos pequenos.

Programação e horários

Com entrada gratuita, a Cidade do Natal funciona diariamente a partir das 17h30, até o dia 31 de dezembro. Confira a programação dos próximos dias:

  • 25/12 (quarta-feira): Erika Espíndola – 19h30
  • 27/12 (sexta-feira): Max Henrique – 19h30
  • 28/12 (sábado): Sampri – 19h30
  • 29/12 (domingo): Frequência Zero – 19h30
  • 31/12 (terça-feira): Daran Junior – 20h30 / DJ BWM – 22h30

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).