Correio B

ARTE E CULTURA

'Toy Story 4' terá romance entre Woody e boneca Betty

John Lasseter, Chefe Criativo da Disney, confirmou o rumor em evento nos EUA

Terra

15/08/2015 - 19h00
Continue lendo...

Um dos filmes mais esperados dos próximos anos, Toy Story 4,acaba de ter uma novidade divulgada. A nova sequência da franquia da Disney mostrará o cowboy Woody se apaixonando. "É uma história de amor entre Woody e — isso é novidade — Bo Peep", afirmou John Lasseter, Chefe Criativo da Disney em evento nos Estados Unidos.

Na versão brasileira, Bo Peep é conhecida como Betty. Os primeiros filmes citam que os dois brinquedos são namorados, mas a boneca tem poucas aparições nas sequências lançadas.

Como já divulgado anteriormente pela equipe de produção da sequência, Toy Story 4 não terá relação direta com a história desenvolvida nos filmes anteriores.

GRAMMY LATINO

Hamilton de Holanda, o único

18/11/2025 11h00

Divulgação

Continue Lendo...

O bandolinista Hamilton de Holanda conquistou, na noite de quinta-feira, o Grammy Latino na categoria “Melhor Álbum de Jazz Latino/Jazz” com o disco “Hamilton de Holanda Trio – Live in NYC”.

Ele foi o único brasileiro indicado e o único a vencer em uma categoria geral que não é restrita à música em língua portuguesa, um feito raro para artistas do País.

QUINTA ESTATUETA

“Essa é minha quinta estatueta do Grammy Latino, mas a primeira na categoria Jazz Latino/Jazz, sendo um marco na minha trajetória. Uma conquista que celebra o encontro do choro com o jazz, a união de culturas e linguagens construída ao vivo em Nova York ao lado de Big Rabello, Salomão Soares e Chris Potter, e que reafirma a força contemporânea da música brasileira no mundo”, comemora Hamilton.

O DISCO

Gravado ao vivo no lendário Dizzy’s Club, no Jazz at Lincoln Center, em Nova York, o álbum celebra o encerramento da turnê norte-americana do trio formado por Hamilton (bandolim de 10 cordas), Thiago “Big” Rabello (bateria) e Salomão Soares (teclado e Moog).

A noite registrada ao vivo capturou a plena sintonia do grupo após uma extensa viagem por cidades como Nashville, Chicago, Washington e Minneapolis.

O disco conta ainda com participação especial do saxofonista norte-americano Chris Potter, presente em três faixas e parceiro recorrente de Hamilton. O encontro dos dois retomou a química já conhecida desde “Maxixe Samba Groove”, vencedor do Latin Grammy de 2022.

CHORO EM ALTA

Em seu discurso, o empresário de Hamilton, Marcos Portinari, destacou a importância da valorização da música instrumental, ressaltando o peso de uma vitória brasileira em uma categoria que tradicionalmente premia produções do circuito internacional de jazz.

“Que a música instrumental seja valorizada porque ela é a base de todos esses gêneros. Em todos esses gêneros têm um músico, instrumentista, que precisa estudar 12, 15 anos, para deixar o mundo mais colorido, mais feliz. Viva a música”, declarou Marcos Portinari.

O álbum vencedor, lançado pela Sony Music Brasil em parceria com a Brasilianos, reforça o reconhecimento global de Hamilton de Holanda.

Sua atuação combina raízes profundas no choro brasileiro com uma abordagem aberta, contemporânea e altamente inventiva, criando um diálogo espontâneo entre tradições distintas que se encontrou em rara potência no palco nova-iorquino, agora consagrado pelo Latin Grammy.

EM CAMPO GRANDE

24º Encontro da Rede Brasileira de Teatro de Rua

O evento será realizado no Centro Cultural José Octávio Guizzo, de quarta-feira até domingo, com debates, plenárias, grupos de trabalho, vivências e apresentação gratuita de espetáculos

18/11/2025 10h50

Teatro Imaginário Maracangalha (na foto, durante apresentação do espetáculo

Teatro Imaginário Maracangalha (na foto, durante apresentação do espetáculo "Tekoha", na Calçada Bia Marques), Flor e Espinho, Teatral Grupo de Risco, Circo do Mato, Pisando Alto, Trupior Circo e o Casulo e Clandestino são os grupos de MS envolvidos Divulgação

Continue Lendo...

Campo Grande será palco do 24º Encontro da Rede Brasileira de Teatro de Rua (RBTR), que acontece de quarta-feira até domingo, reunindo artistas, pesquisadores, articuladores e gestores culturais de vários estados brasileiros e do Distrito Federal.

O Centro Cultural José Octávio Guizzo (CCJOG) – na Rua 26 de Agosto, nº 453, Centro – será o QG das atividades, que incluem debates, plenárias e apresentação gratuita de espetáculos para o público em geral.

A Calçada Bia Marques, na entrada do CCJOG, também receberá espetáculos de rua e performances durante todas as noites do evento.

O evento é uma realização da Rede Brasileira de Teatro de Rua em parceria com os grupos Teatro Imaginário Maracangalha, Flor e Espinho, Teatral Grupo de Risco, Circo do Mato, Pisando Alto, Trupior Circo, Casulo e Clandestino, com apoio da Fundação Nacional de Artes (Funarte), Ministério da Cultura, governo federal, Fundação de Cultura de MS, Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura (Setesc), Rede de Economia Solidária MS, Comitê de Cultura MS e da vereadora Luiza Ribeiro.

Criada em 2007, em Salvador (BA), a Rede Brasileira de Teatro de Rua é um espaço de organização horizontal, democrático e inclusivo, que reúne artistas e coletivos comprometidos com o fortalecimento das artes públicas e o livre uso dos espaços urbanos como territórios de criação, convivência e resistência.

PAUTA

O encontro nacional, realizado anualmente de forma itinerante, é o principal momento de deliberação da Rede, em que são discutidas as políticas, ações e diretrizes que orientam a atuação do movimento em todo o País.

Em Campo Grande, o evento reunirá cerca de 60 articuladoras e articuladores, que participarão de rodas de conversa, plenárias, debates, vivências e apresentações de grupos locais e de outros estados.

Entre os temas centrais estão a conjuntura do Teatro de Rua no Brasil, a formulação de políticas públicas para as artes públicas, a valorização da arte nos espaços abertos e a criação de um programa nacional de apoio e fomento ao teatro de rua.

A RBTR

A Rede Brasileira de Teatro de Rua (RBTR) nasceu em 2007, em Salvador (BA), com o propósito de fortalecer a prática artística no espaço público e de lutar por políticas culturais democráticas e inclusivas.

Entre suas bandeiras históricas estão:

> O livre uso dos espaços públicos para manifestações artísticas;
> A criação de uma lei nacional de fomento ao teatro de grupo e de rua;
> A representatividade do teatro de rua nos conselhos e colegiados culturais;
> E a inserção do teatro de rua e das culturas populares nas universidades e escolas técnicas brasileiras.

Com a realização do 24º Encontro, a RBTR “reafirma seu compromisso com a arte como ferramenta de transformação social, defendendo um mundo mais justo, plural e solidário, em que a rua siga sendo o maior e mais democrático palco do País”.

PROGRAMAÇÃO

Quarta-feira

  • Abertura oficial
  • 19h –
  • Cerimônia de abertura com representantes da RBTR, Funarte e Setesc;
  • Coquetel de boas-vindas.

Quinta-feira

  • Conjuntura e políticas públicas
  • 08h – Roda de conversa: A Conjuntura do Teatro de Rua no Brasil;
  • 14h – Debate: Políticas Públicas e as Artes Públicas no País;
  • 18h – Espetáculo: “Fuzarca”, da Trupior (Dourados) na Calçada Bia Marques – Rua 26 de agosto, nº 453.

Sexta-feira 

  • Grupos de trabalho e vivências
  • 08h – Reuniões dos GT’s: 1º Política e ações estratégicas; 2º Pesquisa; e 3º Colaboração;
  • 14h – Roda de mulheres RBTR;
  • 17h – Espetáculo: “Leno Quer Nascer Flor”, do Núcleo Ás de Paus (Londrina-PR) na Praça Ary Coelho;
  • 18h – Espetáculo: “Estorvo”, do Grupo Clandestino (Dourados), na Calçada Bia Marques.

Sábado

  • Plenária e Carta de Campo Grande
  • 08h às 17h – Plenária final dos GTs e elaboração da carta do 24º Encontro da RBTR;
  • 18h – Espetáculo: “Turma em Cena – 25 anos” (RJ) na Calçada Bia Marques;
  • Cortejo e leitura pública da carta da RBTR 2025, do Centro Cultural José Octávio Guizzo até a Praça Ary Coelho.

Domingo

  • Encerramento
  • 08h – Avaliação e encaminhamentos para o 25º Encontro da RBTR;
  • 11h – Espetáculo: “As Pelejas de Aruna na Folia das Sete Estrelas”, com Mamulengo Riso Frouxo (SP), na Calçada Bia Marques.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).