Correio B

Diálogo

Vem chamando atenção e, ao mesmo tempo, causando preocupação a "safra" de... Leia na coluna de hoje

Leia a coluna desta sexta-feira (30)

Continue lendo...

Roberto Shinyashiki - escritor brasileiro

A grande verdade é que você é a pessoa que escolhe ser. Todos os dias você decide se continua do jeito que é ou muda. A grande glória do ser humano é poder participar de sua autocriação”.

Felpuda

Vem chamando atenção e, ao mesmo tempo, causando preocupação a “safra” de motoristas que trafegam tendo pets no colo, com direito a cafunés, só faltando colocar os bichinhos ao volante para conduzir os veículos. Esse é apenas um dos casos, pois motociclistas, na área central da cidade ou nos bairros, adotaram como “código de trânsito pessoal” fazer ultrapassagens pela direita, colocando em risco suas vidas e as de outras pessoas. O abuso é tão grande que muitos dessa galera fazem gestos obscenos ou gritam ofensas quando advertidos. Só falta colocarem melancia no pescoço...

Tudo igual

O rumo político que a ministra Simone Tebet (MDB) tomará não deverá afetar o projeto de seu esposo, Eduardo Rocha, ex-secretário da Casa Civil do governo de Riedel. Ele é considerado como uma das apostas de poderoso grupo.

Mais

O grupo é formado pelo governador Riedel, pela senadora Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias e pelo ex-governador Reinaldo Azambuja, para conquistar uma das 24 cadeiras na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul.

Paulo Machado e Maria Adelaide Noronha

 

Edison Ferreira de Araújo, que foi reeleito presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Campo Grande para o período 2026-2030

Sedentos

Na primeira sessão ordinária deste ano na Câmara Municipal de Campo Grande, dois projetos pautados mostram que muitas das excelências estão ávidas para o confronto com a prefeita Adriane. O primeiro, de autoria de Marcos Trad, determina que o Poder Executivo mantenha em seu portal da Transparência a íntegra de contratos, convênios, acordos, termos de parceria e demais instrumentos, ainda que encerrados, pelo prazo mínimo de cinco anos após o término de sua vigência ou a prestação de contas final.

Lixo

Outra proposta polêmica a ser apreciada é o veto do Executivo ao projeto que impede o aumento da taxa de coleta de lixo. A votação impacta diretamente os valores dos carnês do IPTU, que têm causado indignação entre os contribuintes. A alta nos valores ocorreu em decorrência da majoração da taxa do lixo e da redução do desconto para pagamento à vista, medidas adotadas sem que a Câmara Municipal fosse consultada.

Na disputa

O Psol, partido de esquerda, terá candidato ao governo de MS nestas eleições. Será Lucien Rezende, ex-secretário de Desenvolvimento de Ribas do Rio Pardo, apresentado pela assessoria como pequeno produtor rural. O partido anunciou ainda o seu pré-candidato ao Senado, que é conhecido como Beto do Movimento, um dos líderes do Movimento Popular de Luta (MPL).

ANIVERSARIANTES

Cleverson Ribeiro Franco, 
Thais Capelli de Campos,
Dr. Aldo Roberto Brandão, 
Maria Helena Sperb Wanderley, 
Luciano Machado, 
Almir Pereira Borges,
Hélio Tadao Oshiro,
Thamara de Souza Barbosa,
Márcia Alves Fernandes,
Carolina Custodio Molinari,
Mauro Antonio Espindola Arevalo,
Marli do Nascimento, 
Carlos Moreira dos Santos,
Ildefonso Valenzuelaarguelo,
Eduardo de Souza,
Natalia Rafael Yahn do Nascimento,
Dulce Regina Silva,
Dr. João Carlos Battaglin, 
Osmar Prado Pias,
Liane Maria Calarge,
Alexandre Luiz Braga de Souza,
Dra. Sônia Tomás de Oliveira e Silva, 
Chiara Duarte, 
Natalio Abrahão Filho, 
Gláucia Maria Fogolin,  
Antonio Viana Saraiva,
Luzinete Calvis Chucarro Camim,
Everaldo Cristovão de Souza,
Marcos Oliveira Senise da Silva, 
Sandro Miranda do Nascimento,
Carolina Mendonça Rossi Rodrigues, 
Pedro El Daher Neto, 
Larissa Thaíza Lins,
Dr. José Marcos Rosa da Silva, 
Graciele Gonçalves Pereira,
Sonia Corina Hess, 
Monsenhor Antônio Nakkoud, 
Thaís Caetano de Figueiredo,
Mauro Fascincani,
Airton Edison de Araújo,
Wladimir Rebuá Cândia, 
Ruben Abbot Cavassa, 
Márcia Andréa Silvério Batista,
José Marcolino, 
Martiniano Lima, 
Dra. Izabela Guimarães Falcão Alves,  
Flávia Costa Barbosa,  
Sandra de Souza Campos, 
Maria Cavalcanti, 
Márcio Luzardo de Souza, 
Verônica da Rocha, 
Maria Angela Abreu, 
Adolfo Rodrigues Xavier, 
Luiz Claudio Fonseca, 
José Antônio Lima,
Antônio Carlos Martins Junqueira,
Luiz Alberto de Luna,
Lurdes Aparecida Teixeira Paiva,
Manoel Coelho de Almeida, 
Luiz Marlan Nunes Carneiro,
Silvania Tamerão Paes,
Rayc Soares Araújo,
Daniele de Almeida Martins Costa, 
Adriana Campos Fugiyara,
Ligia Galando Montilha,
Regina Lucia Ottoni Costa,
Maria do Carmo Pereira Santa Cruz, 
Natália Gutierres Patay,  
Luiz Sergio Lunardi,
Rodrigo Lúcio dos Santos,
Eleni Fátima Paschuini dos Santos, 
Inaiara Rocha de Carvalho Gorski,
Marileusa Alvarez Benetti de Lima,
Davi Nogueira Lopes, 
Helton da Silva Nascimento, 
João Augusto Lopes, 
Dalila Fraile Lasmar, 
Pedro Henrique Leopoldo e Silva,
Sandra Maria de Almeida, 
Bibiana de Oliveira Orsi Silva,
Tathyana Smaniotto Rodrigues de Almeida,
Valdir Monteiro, 
Walfrido Soley Valiente,
Rubia Jucie de Oliveira,
Adriana da Motta,
Mariluci Moraes do Amaral,
João Bosco Gonçalves Sabura,
Maria Lívia Barbosa Nantes,
Valter Hary Bumbieris, 
Celso Luiz Brasil Ovelar,  
Vanda Maria Flôres,  
Gilson Lucas Moreira,
Edson Silva Conrado,
Maria Alice Veiga Sousa, 
Zara Fernandes Mendes,
Mariza Vieira Lopes, 
Sérgio Ferreira Antunes, 
Lilianne Menezes, 
Claudio Marques Barbosa, 
Mara Lúcia Pereira de Oliveira, 
Pedro Camargo Lima, 
Leila Costa Antunes, 
Olga Barros dos Santos,  
Waldir Gonçalves, 
Marina Barbosa Garcia, 
Luiz Mendes Flôres, 
Líbia dos Santos Mendes, 
Renata Correia Moreira, 
Amanda Cristina Monteiro.

*Colaborou Tatyane Gameiro

SAÚDE

Especialista comenta benefícios dos exercícios físicos matinais

A prática de exercícios físicos matinais proporciona bom humor e aumenta a produtividade pessoal ao longo de todo o dia, melhora o ânimo, a concentração e a qualidade da rotina

29/01/2026 10h00

Começar o dia em movimento pode ser o primeiro passo para dias mais produtivos e equilibrados

Começar o dia em movimento pode ser o primeiro passo para dias mais produtivos e equilibrados Divulgação

Continue Lendo...

Para quem busca mais disposição, foco e equilíbrio emocional ao longo do dia, a prática de exercícios físicos logo pela manhã pode ser uma aliada decisiva. Além de ajudar a organizar a rotina, o movimento nas primeiras horas do dia provoca respostas no corpo e no cérebro que impactam diretamente o humor, a concentração e a produtividade.

Segundo o preparador físico e professor Marcelo Carneiro, o exercício matinal influencia de forma significativa o funcionamento do organismo. “Do ponto de vista fisiológico, a atividade física pela manhã ativa o sistema nervoso central, estimula a circulação sanguínea e aumenta a oxigenação cerebral. Isso favorece maior estado de alerta, disposição e sensação de energia ao longo do dia”, explica Marcelo Carneiro, que é coordenador do curso de Educação Física da Faculdade Estácio.

Esse estímulo desencadeia a liberação de hormônios e neurotransmissores fundamentais para o bem-estar, como endorfina, dopamina e serotonina, que atuam na melhora do humor, na redução da ansiedade e no controle emocional.

Também entram em ação a adrenalina e a noradrenalina, responsáveis por aumentar a atenção e a prontidão motora, além do cortisol, que, naturalmente mais elevado pela manhã, quando associado ao exercício de forma equilibrada, contribui para o estado de alerta. “Além dos efeitos fisiológicos, iniciar o dia com uma prática corporal gera sensação de conquista e organização, o que reflete positivamente na motivação diária”, acrescenta o professor.

MAIS FOCO

Do ponto de vista cognitivo, o exercício pela manhã favorece a ativação do córtex pré-frontal, área do cérebro relacionada à atenção, ao planejamento e à tomada de decisão. De acordo com Marcelo Carneiro, esse processo ajuda a explicar por quê muitas pessoas relatam maior capacidade de concentração e rendimento intelectual após o treino matinal. “A prática regular tende a organizar a rotina e a melhorar o desempenho nas tarefas que exigem foco e raciocínio”, afirma.

Embora não exista um horário único ideal para todos, o educador ressalta que a manhã costuma ser estratégica para quem tem dificuldade de manter a regularidade. “O mais importante é a constância. Os benefícios físicos e mentais aparecem quando o exercício se torna hábito, independentemente do horário”, reforça.

Começar o dia em movimento pode ser o primeiro passo para dias mais produtivos e equilibrados“Escutar o corpo é indispensável. Dor não é sinônimo de evolução”

15 A 30 MIN

Mesmo com rotinas intensas, é possível colher os benefícios do exercício matinal. Segundo o professor, de 15 a 30 minutos de atividade física bem estruturada já são suficientes para promover ganhos fisiológicos e mentais. Caminhada rápida, corrida leve, treinos funcionais, exercícios com o peso do corpo, mobilidade articular e atividades aeróbias moderadas são algumas das opções mais indicadas para esse período do dia.

Nesse sentido, dados de pesquisa realizada em 2025 pelo Datafolha ajudam a contextualizar o cenário: a falta de tempo é apontada como o principal motivo para não praticar atividade física, mencionada por quase metade dos entrevistados. Ainda assim, o levantamento mostra que mais da metade dos brasileiros afirma praticar algum tipo de exercício, sobretudo modalidades simples e acessíveis.

A caminhada lidera as preferências, seguida por atividades como musculação e futebol, e a maioria das pessoas relata optar por exercícios ao ar livre. O recorte reforça que a prática não precisa ser complexa nem longa para acontecer, e que o exercício matinal pode, justamente, responder à principal queixa de quem não consegue se movimentar ao longo do dia.

Começar o dia em movimento pode ser o primeiro passo para dias mais produtivos e equilibradosUma pesquisa de 2025 mostra que mais da metade dos brasileiros afirma praticar algum tipo de exercício, sobretudo modalidades simples e acessíveis

ESCUTAR O CORPO

Apesar de ser seguro para a maioria das pessoas, o exercício pela manhã exige atenção em alguns casos. Marcelo Carneiro alerta que indivíduos com doenças cardiovasculares, hipertensão não controlada, arritmias, diabetes, em função do risco de hipoglicemia em jejum, além de pessoas com dores articulares ou histórico de lesões, devem buscar orientação profissional. Iniciantes sedentários também precisam respeitar progressões adequadas.

“O acompanhamento de um profissional de educação física é fundamental para ajustar intensidade, volume e tipo de exercício com segurança”, orienta.

Para que a prática matinal se mantenha ao longo do tempo, a recomendação é começar com metas realistas, priorizar a regularidade, preparar roupas e materiais na noite anterior, respeitar o aquecimento, essencial por conta da rigidez muscular matinal, e variar os estímulos. “Escutar o corpo é indispensável. Dor não é sinônimo de evolução”, destaca o professor.

Do ponto de vista pedagógico, criar significado para a prática é decisivo. “Quando o exercício está associado à saúde, ao bem-estar, à autonomia e à qualidade de vida, ele deixa de ser obrigação e passa a fazer parte do cotidiano”, conclui o coordenador. Em um cenário em que a falta de tempo ainda é um desafio, começar o dia em movimento pode ser o primeiro passo para dias mais produtivos e equilibrados.

Assine o Correio do Estado

Diálogo

Causou muita estranheza o fato de uma secretária, hoje demitida, ter sido... Leia na coluna de hoje

Leia a coluna desta quinta-feira (29)

29/01/2026 00h01

Diálogo

Diálogo Foto: Arquivo / Correio do Estado

Continue Lendo...

Cazuza - cantor e compositor brasileiro

Você está vivo. esse é o seu espetáculo. Só quem se mostra se encontra. Por mais que se perca no caminho”.

Felpuda

Causou muita estranheza o fato de uma secretária, hoje demitida, ter sido a versão local da estratégia do tal Careca do INSS, que resultou em desvio de dinheiro da conta de filiados a entidade e que são, veja só, delegados. Atuando com uma cúmplice, a acusada “pintou e bordou” nas contas de alguns associados e só restituía os valores quando havia reclamações de alguns deles. Isso, sem contar que a então secretária usava o serviço odontológico da associação para atendimento a seus familiares. Irônico leitor comentou: “Em casa de ferreiro, espeto é de pau...”

Amém

A escolha do futuro presidente da Assembleia Legislativa de MS, em 2027, entre os eleitos neste ano obrigatoriamente passará pelos crivos de Eduardo Riedel e Reinaldo Azambuja.

Mais

O fato de os Poderes serem harmônicos, porém independentes, nessas horas não funciona bem assim. É claro que a “costura” tem de ser muito bem-feita, para não f icar, digamos, pedras no caminho.

Diálogo

O jornalista ernesto Paglia estreia no programa “Roda Viva”, da TV Cultura, em fevereiro, após o Carnaval. Em sua bem-sucedida carreira, ele atuou por mais de 40 anos como repórter especial e correspondente internacional na rede Globo e teve passagens marcantes como correspondente em Londres. Ernesto Paglia celebra o novo desafio de sua carreira: “Tenho a honra de ser o novo apresentador do programa de entrevistas mais prestigiado e tradicional da TV brasileira, o ‘Roda Viva’. Estou muito feliz, e o meu compromisso com o público será manter o alto nível conquistado pelo programa nos seus 40 anos de história”.

DiálogoKeila Tulux, que hoje comemora idade nova

 

DiálogoAstrid Fontenelle

Revoada

Os deputados estaduais voltam às suas atividades, pós-recesso parlamentar, no dia 3 de fevereiro. As bancadas atuais reassumem, mas não durarão com a mesma configuração por muito tempo. Do dia 6 de março até o dia 5 de abril estará aberta a janela partidária, prazo para deputados se desfiliarem de suas siglas e rumarem para novo endereço sem perder o mandato. Na Assembleia Legislativa de MS está prevista uma debandada. A conferir.

Barco

Com relação à Câmara dos Deputados, a mudança deverá ser na bancada do PSDB, hoje com três integrantes. Um deles já estaria de mala pronta para cantar em outra freguesia. Os outros dois não manifestam desejo de pular do barco, mas, pelas articulações que vêm sendo feitas, é possível também que decidam mudar de endereço. Afinal, serão 30 dias para que muita água passe sob a ponte...

Clima

A Câmara Municipal da Capital reinicia as atividades no dia 2 de fevereiro, e em clima não muito amigável com a prefeita Adriane Lopes, em razão do imbróglio do aumento da taxa do lixo e, depois, do veto ao projeto dos vereadores que reduzia a tarifa. Já é voz corrente que a primeira medida por lá será derrubar o tal veto. Durante a solenidade, dois discursos estão sendo esperados, pelo teor: o do presidente do Legislativo, Epaminondas Neto, o Papy, e o da prefeita.

ANIVERSARIANTES

Keila tulux,
Ronie Zanela,
Dra. Vanessa Medeiros Loureiro,
Dione Costa Anache,
Luciana Cassia de Azambuja Roca, 
Fanny Assad Coelho de Melo, 
Alfredo Abdalla,
Ilda Tavares Barbosa,
Wanderlei Ribeiro,
Antônio Nabia,
Jania Eliane de Melo Pelzl Ferreira,
Lúcia Wakugawa Oyadomari,
Neuza Maria Picolim,
Paulo Nina Ferreira,
Sylvio Darilson Cesco,
Juliana Carvalho Corrêa,
Wilson Rosa e Silva,
Ismaildo Arlindo,
Luis Tomaz de Paula Ribeiro, 
Paulo Sérgio Chawind, 
Vanessa Pereira Pinto,
Sérgio Wilde Azevedo Rodrigues,
Maria Solange Gonçalves de Vilhena Moraes,  
Maria Lisdalia Gomes Lopes do Seixo Kadri,  
Áurea Célia Pereira Mendonça, 
Cleusa fátima Lohmann,
Aisar Jaber,
Evelyn Lopes Kuntzel,
Dirce Maria Gonçalves do Nascimento, 
Nely Takayassu, 
Sérgio Assumpção Barros,
Francisco Casal Caminha,
Ana Amélia Fialho de Oliveira,
Francisco Laranjeira Silva,
Ubirajara Borges Martins,
Rosângela Leopoldo de Paula,
Ana Cecília Vilanova Maia, 
Judite da Silva Conceição, 
Luiz Antônio Ferreira de Carvalho, 
Sandra Mara Peixoto da Silva, 
Alberto Guimarães,
Francisco Mário Nascimento, 
Dr. Carlos Eduardo Arantes da Silva, 
Sales de Arruda Braga,
Raimundo Nonato Coutinho,
Darcira Rodrigues de Arruda,
Fernando de Souza Amorim,
Dr. Arlindo Pereira da Silva,
Leandro Araújo da Silva,
Maria Auxiliadora Barbosa,
Luiza Carlota da Silva,
Maria Eduarda Rocha Maravieski Gentil,
Jair Rocha,
Janete Amizo, 
Cordon Luiz Capaverde Junior,
Agnaldo Henrique Valdonado dos Santos,
Wellington Batista,
Paulo Henrique Menezes Medeiros,
Álvaro Vital de Oliveira Filho,
Maria de Fátima Louveira Marra Silva,
Claudio Siqueira Bais,
Alfredo Marcondes Gimenez,
Janaína Bonomini Pickler, 
Renata Barbosa Lacerda,
André Luiz Gomes Martins, 
Haroldo Waltencyr Ribeiro Cavassa, 
Alindor Pereira da Silva, 
Crispim Rodrigues dos Santos, 
Marcos Roberto de Oliveira,
Darlei Faustino da Fonseca, 
Janaína Mara Pacco Mendes, 
Stela Pereira Lopes,
José Elnicio Moreira de Souza,
Luís Pedro Guimarães,
Maria José do Nascimento, 
Flávio Almeida da Silva,
David Francisco de Anicésio,
Adriana Barbosa Lacerda,
Daniel Marques,
Fábio da Silva Nakaya,
Gilberto Lamartine Pimpinatti,
Jaime Antonio Miotto,
Luis Antonio Venâncio,
Alfredo Agnaldo Riffel,
Ricardo Martins,  
Paulo César Lani,  
Diogo Miranda Guimarães,
Rodrigo Martins de Quevedo,
Valdisnei Landro Delgado,
Makys Gledson,
Luiz Henrique Menezes,
Eduardo Campos de Almeida,
Marcos Fernando Soares,
Cristina Lopes Rodrigues,
César Santos Ferreira,
Francisco Monteiro,
Eliane Pereira de Oliveira,
Nádia Lima Moraes,
Sandra Almeida Marques,
Ana Cristina de Souza Mendes,
Mário Lacerda Guimarães,
José Márcio Barbosa,
Maria Lúcia Castro Mendes,
Lucila dos Santos Silva,
Erlita Maria Ribeiro.

*Colaborou Tatyane Gameiro

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).