Correio B

Diálogo

Veteranos da política acompanham intrigados duas conversões... Leia na coluna de hoje

Leia a coluna dessa sexta-feira (03)

Continue lendo...

Silvana Duboc - escritora brasileira

"Procure os seus caminhos, mas não magoe ninguém nessa procura. Arrependa-se, volte atrás, peça perdão! Não se acostume com o que não o faz feliz. Revolte-se quando julgar necessário"

FELPUDA 

Veteranos da política acompanham intrigados duas conversões ideológicas. Quem ontem fazia discursos e mais discursos de centro-esquerda, "puxando" mais para a esquerda e o governo atual, hoje desfila "apaixonado" pela direita. Neste novo, digamos, idílio, há flores, bombons e declarações públicas de "amor eterno". Tudo em nome da nova paixão eleitoral. Se esse romance sobreviver depois da posse, talvez mereça mesmo um prêmio. Milagre político também é forma de amor. E dê-lhe!...

Obsessão

Na política, há quem enxergue Bolsonaro em qualquer esquina. Um dos integrantes da bancada petista na Assembleia Legislativa de MS resolveu apresentar moção de protesto e repúdio contra Flávio Bolsonaro, por oferecer, supostamente, antes das eleições, uma equipe de transição aos  EUA.

Mais

O episódio lembra o velho "momento Bolsonaro": basta surgir um assunto, e a família é puxada para o debate. No fim, quem agradece é o sobrenome, que continua ocupando espaço até quando não está na pauta. Dá licença!

Severina da Silva e Cacilda da Silva - Foto: Studio Vollkopf

 

Dra Luiza Inácio   Ft Higor LimaDra. Luiza Inácio - Foto: Higor Lima

Marimbondos

O ano eleitoral nem esquentou de vez, mas em Dourados já tem político voando mais irritado do que marimbondos presos em lata. A vereadora Isa Marcondes ingressou com representação contra o colega de legislativo Márcio Pudim na Mesa Diretora, após um bate-boca que descambou para ofensas. Ela o acusa de violência política de gênero e injúria racial, afirmando que Pudim fez declarações homofóbicas. Quando falta argumento e sobra destempero, o resultado é indigesto.

Paternidade

Foi só a lei do deputado estadual Pedro Kemp propor o fim do "velhinho curvado" nas placas, para começar a corrida pela autoria da ideia. O vereador Otávio Trad fez questão de divulgar, no site oficial da Câmara Municipal, que Campo Grande já havia adotado a mudança em 2023, por iniciativa dele. Não foram citados nomes, mas deixou claro nas entrelinhas que a primeira iniciativa e proposta aprovada foram de sua autoria. Pelo jeito, até placa de estacionamento ganha mais de um pai quando rende boa fotografia.

Aquecendo

A liberação do segundo lote de restituição do Imposto de Renda vai injetar R$ 244,1 milhões na economia de MS. São 146.234 contribuintes do Estado recebendo os créditos nesta semana. Segundo a economista Regiane Dedé de Oliveira, do IPF-MS, da Fecomércio MS, as restituições fortalecem o consumo das famílias e devem aquecer o comércio.

ANIVERSARIANTES 

Wilson Aquino,
Maria Helena Nadra Jeha,
Antonio Roberto Simões Tuca,
Cibele Bonfim de Rezende Zarate,
Mauro Ribeiro Corrêa,
Lucas Centenaro Foroni,
Carlos César Coelho Netto,
Carlos Augusto Coelho Netto,
Raul Pistorello,
Dra. Maria Tereza Ragalci Galdino, 
Maria Nilva da Silva,
Elias Rosa de Moraes,
Elza Barbosa Coelho,
Mariana Leal Capillé,
Gabriel da Cruz da Conceição,
Vanessa Zan Schossler, 
Guimarães Rocha,
Oswaldo Fernandes,
Ilca Corral Mendes Domingos, 
Tânia Maria  Gutierrez,
Nelson Kohatsu Júnior,
Dr. Nagib Marques Derzi,
Jair Leão Jara,
Marcos Fernando Alves Rodrigues,
Márcia Aparecida Bacchi Corrêa da Costa,
Dr. Christiano Henrique Souza Pereira,
Mauricio Mazzi, 
Edna de Oliveira Cabrera,
Naércio Ferreira Fernandes de Souza,
Margarida Costa Brambilla,
Luiz Carlos da Rocha Lima, 
Márcia Maria Mujica,
Gina Baraldo Andrade Sales,
Ernestina Cardoso Vilares,
Delmira Monteiro,
Doralice da Silva,
Dr. Mário Guimarães,
Maria Mercedes de Almeida Metello Oliveira Lima,
Joel José Faraco,
José de Oliveira,
Rosângela Ferreira do Valle Barbosa,
Wainer Ferreira Gibim, 
Bruno Insfran, 
Rodrigo Insfran, 
Edy Emerson Sakaguti, 
Mayra Fenner,
Julinete Bento de Sousa,
Cypriano Cosme de Siqueira Filho,
Vania Lúcia Salvi,
Stelino Luiz Ferreira  de Souza,
Ingrid Costa Nasser Cântero,
Rosa Planez Diniz,
Jucelene Romero Estigarribia,
Virginio Rodrigues do Nascimento,
Dr. Luiz Feracine, 
Walter Vinicius Schoenherr,
Carlos Eduardo Medici Lemos,
Douglas Lemos Xavier,
Patrícia Manoela Scherer,
Gracyelen Lousada Felipe Centenaro,
Francine Palharin de Mayo,
Aline Passos Dantas,
José Carlos Luppi,
Renata Jallad Alves da Silva,  
Maria Camillo Duo,
Rosângela Maria Jovê dos Santos,
Eneida Maria de Rosa Silva Dacal,
Daniel de Souza Assis Ton,
Wladimir Gomes Figner de Luna,
Geraldo Pereira Duarte,
Maria Antônia Sanches,
Espedito Sindeaux de Carvalho,
Gilson Monteiro,
Vera da Silveira Mattos,
Arnaldo Lopes da Silva,
Eva Maria da Costa Soares,
Manoel dos Passos,
Orcilio Pereira da Rocha, 
Francisco Moreira da Silva,
Evair Rezende Corrêa,
Maricléia Alcântara de Oliveira,
Rosângela Palhano Medeiros Bentabel,
Leda Maria Ribeiro Rodrigues Marçal,
Rihad Nahas, 
Wilson Massaharu Inagaki, 
Edne Belintane Tucci,
Dr. José Oswaldo Soares Machado,
Inês Segato Balzan,
Mário Stuczynski,
Zildo Portalupp,
Jeanine Soler Soares,
João Niero Friosi,
Jaime Caldeira,
Miguel Angelo Povh,
Márcio Antonio Simei,
Paulo Pereira Duarte,
Kamilla dos Santos Trindade,
Nagib Maluf Neto,
Rafael Cruz Tybusch,
Leonardo Capello Filho,
Marcelo de Paula Bataglini,
Lincoln Sanches Pellicioni,
Pedro Rippel Salgado,
Luciano Coppini Meireles de Lima.

Colaborou com Tatyane Gameiro

127 anos

Bisneto do fundador da cidade, Jozé Antônio Pereira esclarece fatos sobre a história da Capital

Por meio de seu bisneto, Jozé Antônio Pereira (com z mesmo) esclarece fatos sobre a história de Campo Grande e de sua vida

26/08/2026 09h30

Estátua no Museu José Antônio Pereira retrata o filho do fundador, Antônio Luiz Pereira, sua esposa Anna Luiza e sua filha Carlinda

Estátua no Museu José Antônio Pereira retrata o filho do fundador, Antônio Luiz Pereira, sua esposa Anna Luiza e sua filha Carlinda Foto: Marcelo Victor/Arquivo Correio do Estado

Continue Lendo...

Antes que comecem a pipocar as manchetes dizendo dos 127 anos de “fundação”, lembro aos mais desavisados que serão 127 anos de emancipação político-administrativa de Campo Grande, pois de fundação já passaram os 154 anos no dia 21 de junho deste ano.

Orgulhoso de ver hoje a Campo Grande fundada por meus bisavô e avô, continuo zeloso em ver contada a sua história sem erros.

Campo Grande, 127 anos de emancipação político-administrativa. 

Hoje vou fazer diferente! Vou deixar que meu “bisa” conte a história da fundação! Conta aí, “bisa”!

“Bom dia! Fundei um arraial, quando aqui cheguei no dia 21 de junho de 1872, em companhia do meu filho Antônio Luiz e os camaradas João e Manoel Ribeira, além de Luiz Pinto, contratado pra nos guiar nestes sertões da província de Mato Grosso. 

Vim de Monte Alegre (MG), onde residi por muitos anos, até minha vinda para o sertão...
Nasci em 1825, na cidade de Barbacena (MG) e casei-me com Maria Carolina de Oliveira, em São João Del-Rey (MG), com a qual tive oito filhos.

Meu nome verdadeiro é Jozé (com z mesmo) , embora os historiadores teimem em me chamar de José. Não se dão ao trabalho de pesquisar nem mesmo no cartório, onde tem minha assinatura como juiz de paz, nos primeiros livros de casamentos.

Tanto fizeram que acabei virando José... só não gosto quando insistem, ao festejar o 26 de agosto, como sendo aniversário da ‘fundação’, ignorando que a data marca apenas a elevação da paróquia à condição de município, ocorrido na citada data, no ano de 1899, portanto, 27 anos depois da fundação.

Mas o que importa hoje é festejar a emancipação da paroquia a categoria de Vila. 

Olhando aqui de cima, não consigo ver qualquer vestígio da pequena Vila que fundei. Cobriram seu chão moreno, ergueram edifícios, poluíram os córregos que nos serviram água e alimentos, e transformaram tudo em uma grande cidade, com ruas e avenidas que não permitem mais o trafego dos meus carros de bois.

Ficou bonita, grande, acolhe o primeiro milhão de habitantes, tem lindas avenidas e parques, tem asfalto, jardins, belos shoppings, bares, teatros, cinemas, gente chegando, ficando, somando, gostando e tornando-se filhos adotivos da cidade.

Me homenagearam com bustos, obeliscos, prédio, rua com o meu nome, e até um museu com a minha história construíram na sede da fazenda bálsamo, herdada por minha neta Carlinda Pereira Contar, cujo local está a merecer reparos. E foi graças a lembrança de um jovem vereador (Carlos Henrique Santos Pereira) que tornei-me cidadão (mais de 100 anos depois) da cidade que fundei.

Mas isso não importa, vale mais o que fizeram os que nela se sacrificaram, lutaram e venceram, tornando Campo Grande a linda Capital desse novo Estado.

E se hoje eu pudesse pedir mais alguma coisa aos que nela vivem, gostaria que zelassem por sua limpeza, que valorizassem a história da cidade, que cuidassem para torná-la ainda mais linda, e que seus administradores atentassem para a importância que

Campo Grande tem no contexto nacional, como cidade pujante, rica e ordeira, inspirando-se na dedicação, honestidade e respeito daqueles que no passado ajudaram-me a construir essa urbe , incluindo-se aí os brasileiros de todos os rincões e estrangeiros que tanto se dedicaram ao seu progresso.

Obrigado a todos que, ao longo destes 154 anos, desde o dia em que aqui finquei o primeiro rancho, participaram e participam de minha história, ampliando e colorindo meu sonho de desbravador ou aventureiro, como queiram chamar-me”.
Jozé Antônio Pereira*.

Anexo cópia da Resolução nº 225, de 26 de agosto de 1899, que eleva Campo Grande a categoria de Vila.
Parabéns, Campo Grande!!!

Estátua no Museu José Antônio Pereira retrata o filho do fundador, Antônio Luiz Pereira, sua esposa Anna Luiza e sua filha CarlindaFoto: Divulgação

* Por meu bisneto Eddson C. Contar. 
 

Diálogo

Na corrida eleitoral, candidatos, principalmente os da direita, terão de... Leia na coluna de hoje

Leia a coluna desta quarta-feira (26)

26/08/2026 00h02

Diálogo

Diálogo Foto: Arquivo / Correio do Estado

Continue Lendo...

Leandro Karnal - Escritor brasileiro

"Pessoas elevadas falam de ideias; pessoas medianas falam de fatos; pessoas vulgares falam de pessoas”.

FELPUDA

Na corrida eleitoral, candidatos, principalmente os da direita, terão de andar com os olhos bem abertos. Adversários da esquerda já estão batendo às portas da Justiça Eleitoral para denunciar propagandas dos desafetos. Entre as reclamações estão até painéis com dimensões consideradas fora do padrão. A disputa parece ter ganho um novo instrumento: a fita métrica eleitoral. Pelo jeito, tem gente procurando milímetro por milímetro “irregularidade monumental”. E na eleição, até o tamanho do painel pode virar munição para uma boa briga jurídica.

Diálogo

Romaria

O escritório político de Reinaldo Azambuja tem recebido uma sucessão de lideranças interessadas em reafirmar apoio à candidatura ao Senado. Prefeitos e outras figuras políticas vêm passando pelo local em demonstrações públicas de alinhamento com o projeto eleitoral.

Mais

A movimentação revela uma campanha que procura consolidar apoios antes da reta decisiva. Azambuja, experiente na política, evita adotar o discurso de vitória antecipada. Sabe que alianças e pesquisas ajudam, mas é o último voto depositado na urna que efetivamente define o resultado.

Diálogo Luciene Orsi Abdul Ahad e Jorge Abdul Ahad - Foto: Studio Vollkopf

 

DiálogoIzabella Andrade - Foto: Arquivo Pessoal

Poço

Em MS, tem candidato a deputado disputando eleição como se o orçamento público fosse um poço sem fundo. Na falta de propostas realmente novas, aparecem promessas para todos os gostos. O problema é que boa parte delas depende de recursos, convênios e liberações que não acontecem simplesmente porque o candidato prometeu. Há projetos que exigem longa peregrinação pelos gabinetes. Portanto...

Cobrança

O deputado estadual Pedro Caravina colocou na pauta um problema ambiental que vem preocupando, há muito tempo, municípios da região do Rio Pardo: a proliferação de macrófitas aquáticas. A cobrança é por explicações sobre a abertura das comportas da Usina Mimoso e o deslocamento da vegetação para áreas de Santa Rita do Pardo e Bataguassu. Caravina quer saber quais critérios técnicos foram utilizados para a operação e se os impactos ambientais estão sendo considerados. 

Aqui, não!

Moradores e comerciantes do Bairro Amambaí lotaram audiência pública promovida pela Câmara Municipal  de Campo Grande, para discutir a instalação do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua na região. A proposta prevê a mudança para o antigo prédio da Secretaria de Assistência Social. Durante a audiência, moradores protestaram e manifestaram preocupação com a segurança e os possíveis impactos.

ANIVERSARIANTES 

  • Carlos Alberto Peratelli,
  • Dr. Luiz Antônio Saab,
  • Dra. Isabella Miotello Ferrão, 
  • Dr. Oclécio Assunção Júnior, 
  • Yuri Andreis Boeira, 
  • Antônio Benjamim Correa da Costa,
  • Clóvis Martins,
  • Edgar Andrade D´Avila,
  • Eloina Yanez Brites,
  • Moezis José dos Santos,
  • Jorge Ono,
  • Inêz Geralda de Magalhães Madureira,
  • Marli Gauto Viliagra,
  • Edson Sanches,
  • Christian Maluf Victório,
  • Aroldo José de Lima,
  • Gilberto Veiga de Souza,
  • Tauana Montier Onça Bortolini, 
  • Tatiana Decarli,
  • José Roberto Tedeschi,
  • Dra. Rejane Alves de Arruda,
  • Aloysio Moreira Salles,
  • Caetano Rottilli, 
  • Thiago Rieger Silverio dos Santos,
  • Afonso Basso,
  • Dr. Hélinton Moura Lutz, 
  • Francisco Carlos Brasil Leite,  
  • Suely Aparecida Morilla Alves,
  • Eduardo Ferreira dos Santos,
  • Maria de Fátima Vieira Andrade,
  • Seiki Miiji, 
  • Antônio Cavalcante, 
  • Hélvio Rodrigo Gonçalves,
  • Alexandre Morais Cantero, 
  • Ricardo Aparecido da Silva,
  • Silvia Regina da Silva,
  • Laura Menzio,
  • Sérgio Retumba Carneiro Monteiro,
  • Moacir da Silva Queiroz,
  • Janethe Leite Cardoso,
  • Maria de Fátima de Souza,
  • Genésio Rodrigues Corrêa,
  • Aristides Brun,
  • Dinalva Garcia Lemos de Morais Mourão, 
  • Karla Marchitto Jacob Farias, 
  • Sônia Virgínia Moreira,
  • Pedro Franco Neto,
  • Vera Lúcia Nogueira,
  • Alcides Landfelt da Silva,
  • Sueli Alves Braga,
  • Altevir Soares de Alencar,
  • Sônia Maria Avelino Duarte,
  • Luiz Ferreira de Alencastro, 
  • Elizabeth Kioko Kohatsu,
  • Lutiane Machado Romero,
  • Dr. Benjamin Ramos, 
  • Maria de Fátima Camparin,
  • Sirley de Albuquerque,
  • Ricardo Luiz Silveira,
  • Luiza Francisca Oliveira,
  • Wilson de Paula Souza,
  • Bruno Vieira Antunes,
  • Clóvis Trindade Rocha,
  • João Tadeu Gonçalves,
  • Maria Luiza Pereira Franco,
  • Francisca da Silva Tôrres, 
  • Eliane Yamazato,
  • Danilo Mandetta Júnior, 
  • Dr. Agliberto Marcondes Rezende,
  • Kleber Pinheiro da Silva,
  • Ramão Gilberto Valiente,
  • Mauricio Vieira Gama,
  • Edson Andrade da Vila,
  • Victor Scarpellini,
  • Luiz Braz de Oliveira,
  • Francisco Muniz Soares,
  • Francisco Silva de Freitas,
  • Julio Cesar Gonçalves da Silva,
  • Adelaide Fernandes,
  • Eva Maria Barbosa,
  • Evelin Flávia Alves da Silva, 
  • Zeferina de Souza Montenegro 
  • de Camargo,
  • Alberto Magno Ribeiro Vargas,
  • Michelly de Souza Andrino,  
  • Neuri Paulo Gasparetto,
  • Ligia Toma,
  • Anna Cristina Barros Toledo Giurizatto,
  • Paulo Ricardo de Oliveira Reghin,
  • Luiz Yasunaka,
  • Glória Segrillo Faker,
  • Gustavo Rodrigues Nacasato,
  • Dr. Marcelo Oliveira dos Santos,
  • Márcio Rômulo dos Santos Saldanha, 
  • Valéria Martins dos Santos,
  • Ariane Marques de Araújo,
  • Elaine Maria dos Santos,
  • Arlindo Murilo Muniz,
  • Camila Morena Kudo da Silva,
  • Ana Paula Gaspar Melim,
  • Daniel Martins Ferreira Neto,
  • Armando de Oliveira, 
  • Regina Célia Goya,
  • Ana Cristina Castilho Sanchez,
  • Roberto Lorenzoni Neto,
  • Carlos Cesar Girardi Ferreira,
  • Norma Aquino Castro,
  • Arildo Loper.

Colaborou com Tatyane Gameiro

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).