Carnê do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), referente ao ano de 2026, estará disponível a partir de 18 de dezembro de 2025, neste site.
Com isso, será possível consultar o valor do imposto de sua casa na semana que vem. No ano passado, o boleto virtual estava disponível no dia 6 de dezembro de 2024. Ou seja, neste ano, o carnê digital será publicado 12 dias mais tarde.
Além disso, o Correio do Estado apurou que os carnês físicos ainda não foram entregues nas residências pelos Correios.
Neste ano, o IPTU será reajustado em 5,32%, conforme noticiado pelo Correio do Estado. O reajuste cobrou a inflação, prevista no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo Especial (IPCA), calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A expectativa é que milhares de carnês sejam entregues na casa do contribuinte neste mês de dezembro de 2025.
As formas de pagamento do IPTU 2026 são:
- À vista, com 10% de desconto – vencimento em 12 de janeiro
- Parcelado, em 12 vezes – vencimento em dias de feriados, finais de semana ou não úteis, o pagamento deverá ser feito no primeiro dia útil subsequente
Ainda haverão aqueles contribuintes beneficiados com o Bônus IPTU Azul, que terão desconto de 10% (dez por cento) sobre o valor do IPTU e da Taxa de Coleta, Remoção e Destinação de Resíduos Sólidos Domiciliares lançados.
A concessão do Bônus IPTU Azul será efetivada independentemente de requerimento do contribuinte, mediante a redução de 10% no valor lançado, e, sobre o valor já deduzido, será aplicado o desconto para pagamento à vista, conforme a opção do contribuinte.
Neste ano, as cores azul e amarelo também dão adeus ao IPTU. Até então, os carnês eram emitidos em tons diferentes: azul para contribuintes sem débitos e amarelo para aqueles com pendências.

IPTU
O IPTU é um imposto brasileiro, de competência municipal, que deve ser pago por pessoas que tenham propriedades dentro do perímetro urbano.
A arrecadação do tributo municipal é convertido em melhorias para a cidade, nas áreas de segurança, educação, saúde, infraestrutura e lazer.
Quem não paga IPTU, corre risco de perder a posse do imóvel.


