Após 4 meses consecutivos em queda, Campo Grande voltou a registrar aumento na Intenção de Consumo de Famílias (ICF). O índice do mês de setembro ficou em 83,7 pontos, cerca de 1,6 a mais em relação a agosto.
Mesmo ainda estando abaixo da faixa ideal, ou seja, 100 pontos, essa foi a primeira vez desde o início da pandemia do novo Coronavírus que a taxa do ICF registrou um fechamento positivo.
Os dados foram levantados pela Confederação Nacional de Comércio de Bens e Turismo (CNC), a partir de entrevistas com 500 famílias.
De acordo com a pesquisa, 2020 começou em alta, com 109,9 pontos, mas a partir do mês de maio a taxa chegou na zona negativa e se manteve em queda.
Agora, além dos consumidores se sentirem mais seguros financeiramente, em comparação ao mesmo período do ano passado, a perspectiva profissional também cresceu.
Mesmo com 25,4% dos entrevistados afirmando piora na renda familiar, cerca de 53,5% deles estão otimistas para os próximos seis meses quando o assunto é mercado de trabalho.
O levantamento mostra também que, ainda que o nível de consumo atual não seja tão significativo, segundo as próprias famílias, a tendência é de que, nos próximos meses, a população volte consumir tanto quanto em 2019.