PODCAST CORREIO RURAL

Relação de troca por bezerro é desfavorável a terminador

Ouça seu Podcast semanal do Correio Rural na voz de Bruno Blecher

Continue lendo...

Vamos falar sobre relações em troca na pecuária, os preços médios do boi gordo seguem em baixa desde a última semana de outubro em consequência da maior oferta de animais para abate segundo o CEPEA.

Já os preços do bezerro vem mostrando certa estabilidade, sustentado pelos bons volumes de chuva que favorece os pastos e tende a aquecer a demanda de terminadores por novos lotes de animais.

Há praticamente sete semanas o indicador do bezerro ESALQ, BMF, Bovespa fecha nas casas aí de dois mil e trezentos, dois mil e quatrocentos a cabeça.

Diante disso o cálculos do CEPEA mostram que a relação de troca atual é a pior ao pecuarista este ano na parcial de novembro produtor que faz terminação precisa de oito vírgula meia oito arrobas de boi gordo paulistas para a compra de um bezerro em Mato Grosso do Sul.

Cinco por cento a mais do que no mês anterior.

A média da relação de troca desse ano está em oito vírgula trinta e cinco arrobas

Segundo o CEPEA todas essas cooperações foram realizadas em termos reais.

As médias mensais foram deflacionadas pelo IGP DI.

A aquicultura vem crescendo a taxa superiores a das proteínas animais aqui no Brasil. Segundo os dados aí da Peixe Brasil, entidade que representa o setor.

Os peixes nativos em especial a tilápia cresceram quarenta e cinco vírgula sete por cento nos últimos oito anos a média de cinco vírgula por cento, cinco vírgula seis por cento ao ano, mas o consumo interno ainda é muito baixo, cerca de cinco quilos por habitante ano, bem inferior ao das outras carnes a tilápia é o grande distaqui da nossa arquicultura, está em todo o país, mas preferencialmente nas regiões Sul e Sudeste.

O Brasil produziu oitocentos e quarenta e um mil e cinco toneladas de peixe de cultivo, tilápia, peixes nativos e outras espécies em dois mil e vinte e um.

Esse resultado se representa crescimento de quatro vírgula sete por cento sobre a produção de dois mil e vinte.

Em dois mil e vinte e um a psicultura brasileira produziu os quinhentos e trinta e quatro mil toneladas de tilápia, um crescimento de quase dez por cento sobre o ano anterior.

A espécie representou sessenta e três vírgula cinco por cento da produção de peixes de cultivo como um todo no Brasil comprovando sua grande viabilidade aqui pras condições brasileiras.

Segundo a entidade, a piscicultura envolve mais de um milhão de produtores, cerca de um milhão de empregos diretos e outros dois milhões de empregos indiretos e em dois mil e vinte e um movimentou oito bilhões de reais.

Os maiores produtores de tilápia no Brasil são:

  • Primeiro Paraná,
  • Segundo São Paulo,
  • Terceiro Minas Gerais,
  • Quarto Santa Catarina e quinto Mato Grosso do Sul

 
As exportações da piscicultura brasileira totalizando vinte vírgula sete milhões em dois mil e vinte e um o que representa aumento de setenta e oito por cento comparado a dois mil e vinte
 
Com trinta e cinco barcaças, um megacomboio começará a navegar nos próximos dias transportando grãos pelos rios Tapajós, Amazonas e Pará no Arco Norte.
 
O comboio da hidrovias do Brasil, autorizado recentemente pela Marinha, será o maior em operação no Brasil e levará setenta mil toneladas de grãos, volume comparado a capacidade de um navio graneleiro do tipo Panamax as hidrovias do Brasil, empresa fundada em dois mil e dez opera hoje em quatro rotas logísticas estratégicas, corredor norte do Brasil, hidrovia Paraguai Paraná, porta de cabotagem de Porto Tom Bretas e Vila do Conde do Pará e Porto de Santos o destino do comboio que tem trezentos e quarenta e seis metros de comprimento, setenta e cinco metros de largura, será o porto da, na região de Barcarena, no Pará e recebe soja e milho e Mato Grosso procedentes no terminal de Itaiatuba Pará.

Quando ele chega por um caminhões. Segundo a hidrovia do Brasil com dez barcaças a mais do que o comboio tradicional.

 

O megacomboio leva quarenta por cento a mais de grãos permite redução de aproximadamente dez por cento no combustível por tonelada movimentada e com diminuição na emissão de carbono.

Segundo a Gleisi Guels eh que é vice-presidente de operações da hidrovias do Brasil a busca por melhoria contínua incessante e a prova disso é esse projeto desde o início das operações ela dizem navegação em dois mil e dezesseis tivemos um crescimento em cento e dizoitu por cento do volume transportado por viagem e redução de cinquenta e oito por cento no custo operacional.

É uma boa notícia ainda mais, né?

Nessa safra que o Brasil aí tá olhando uma produção recorde de grãos de trezentos e doze vírgula quatro milhões de toneladas volume que é quarenta e um vírgula cinco milhões de toneladas superior ao da safra anterior e os destaques são justamente soja e milho que juntos devem resultar em uma produção aí de duzentos e setenta e nove vírgula três milhões de toneladas