Reconhecido como o melhor programa do mundo, Ilumina Pantanal é concluído com mais de 2,8 mil ligações em Mato Grosso do Sul, levando mais acesso à energia elétrica na região pantaneira.
A informação foi divulgada pelo Governo do Estado, nesta sexta-feira (20), após o presidente da Energisa MS, Marcelo Vinhaes, confirmar que a conclusão das instalações das placas de energia solar fotovoltaica nas propriedades rurais e comunidades tradicionais da maior planície alagável do mundo.
Segundo o secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), Jaime Verruck, energia e desenvolvimento caminham juntos.
“Quando pensamos em desenvolvimento econômico não tem como não pensar se nós vamos ter energia para atender esse desenvolvimento econômico. A Energisa demonstrou que tem caminhado junto com o Estado no planejamento. Aquilo que o Estado planeja em termos de desenvolvimento, ela tem conseguido atender”, elogiou.
Mesmo assim, ele afirma que o sucesso não significa que ainda não existam pontos críticos, algumas demandas mais prioritárias, principalmente de atendimento na área rural.
“O governador destacou bastante essa necessidade. Então, a Energisa, dentro do seu planejamento de 2023 vai procurar atender onde o Estado mais se desenvolve e onde é prioritário, também na área rural”, destacou Verruck.
Já o governador Eduardo Riedel destacou a importância de investimentos bem planejados em energia elétrica para impulsionar o desenvolvimento.
“Energia é um insumo básico. Ao levarmos energia para o Pantanal, damos dignidade ao pantaneiro. E temos o Conta de Energia Social: Conta de Luz Zero, que é uma transferência de renda direta. Se conseguirmos mapear onde existe maior necessidade de investimento, vamos perceber que o efeito multiplicador disso na economia será muito maior, com geração de emprego e renda”, disse o governador.
Saiba mais
O Ilumina Pantanal foi o grande vencedor do Solar & Storage Live 2021, na categoria Projeto Internacional Solar, promovido pela Associação Internacional de Produtores de Energia Solar.
Outro ponto destacado pelo titular da Semadesc foram os investimentos em energia solar da (re)energisa, uma marca de soluções energéticas do Grupo Energisa voltada para pequenas e médias empresas.
Sobretudo, eles destacam o quanto esses investimentos vão ao encontro do programa Carbono Neutro.
“São 21 plantas, mais de R$ 250 milhões de investimento. Inclusive, nós já temos uma sinalização de inauguração nos próximos dias de, no mínimo, quatro dessas usinas. Hoje nós já temos mais de 90% da nossa energia produzida no Estado de energia renovável e essa é uma proposta dentro do Estado Carbono Neutro de energia renovável”, declarou Jaime Verruck.




