Clique aqui e veja as últimas notícias!

IMPOSTO DE RENDA

Imposto de renda tabela: Confira a tabela 2021 e como declarar

Leia no Portal Correio do Estado sobre Imposto de renda tabela: Confira a tabela 2021 e como declarar: Tire suas dúvidas aqui!
25/02/2021 08:00 - Súzan Benites, Thiago Gomes


Em todo início de ano, o brasileiro tem um compromisso tributário: acertar as contas com o Leão – o Imposto de Renda tabela. 

É o momento de reunir documentos dos rendimentos e despesas efetuadas no ano anterior e verificar se há imposto a pagar ou a restituir, ou seja, receber de volta aquilo que pagou a mais para a Receita Federal, a União. 

Por isso é importante conhecer mais a fundo algumas informações sobre o assunto.

Imposto de Renda Tabela: O que é?

Também em decorrência disso, anualmente a Receita Federal divulga a Tabela do Imposto de Renda, que serve de parâmetro para os contribuintes que irão declarar os rendimentos auferidos no ano anterior. 

A Declaração de Ajuste Anual, como é denominada pela Receita Federal, permite aos contribuintes fazerem o ajuste de contas, sabendo também se terá ou não direito à restituição do Imposto de Renda Retido na Fonte, ou seja, sobre salários ou outros rendimentos durante o ano que passou.

Imposto de Renda: Como funciona?

Na prática, o Imposto de Renda é mensalmente retido no salário ou pago com base em outros rendimentos dos brasileiros. 

Quando se recebe algum destes valores, dependendo o seu montante, o imposto já vem descontado pela fonte pagadora. 

Mas, há ainda uma declaração obrigatória anual, uma forma de a Receita verificar se a pessoa está pagando mais ou menos impostos do que deveria. 

Quando se verifica que o contribuinte pagou menos do que o estipulado, ele precisa complementar a parte faltante. 

De forma simplificada, o que o contribuinte precisa fazer é declarar tudo o que ganhou no ano que passou, desde salários, aposentadoria, rendimentos de aluguel ou investimentos. 

O valor é informado no momento em que a declaração é preenchida. 

O pagamento pode ser feito por boleto bancário ou débito automático. Em resumo, é por isso que você faz a declaração informando os dados do ano anterior.

Acompanhe as nossas notícias da editoria Economia.