Cidades

CIDADANIA

MS aprova redução no IPVA para pessoas com deficiência

Desconto de 60% é válido para pessoas com deficiência física, visual, intelectual severa ou profunda, síndrome de Down e autistas 

Continue lendo...

Por meio de decreto, o Governo de Mato Grosso do Sul regulamentou em seu território a redução de 60% no Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) como medida de acessibilidade para pessoas com deficiência. 

Pelo decreto (de número 16.562 de 2025), a redução de 60% no IPVA valerá para: 

  • Pessoas com deficiência física;
  • Visual; 
  • Intelectual severa ou profunda;
  • Síndrome de Down e
  • Autistas 

Importante explicar que o benefício é válido para um único veículo, que esteja registrado no nome da pessoa com deficiência ou de seu representante legal, mesmo que o beneficiário em si não seja habilitado, esclarece o Governo em nota. 

 Flávio César Mendes de Oliveira é titular da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz) e ressalta que, entre as ações, a dispensa da renovação anual para casos de deficiência permanente é uma das principais alterações deste novo decreto. 

"Queremos poupar as famílias de processos burocráticos desnecessários. A comprovação inicial será suficiente", diz. 

Com base nos parâmetros das Classificações Internacionais de Doenças (CIDs) de números 10 e 11 - já que a de maior número possui recomendações de diagnósticos atualizadas para condições de saúde mental, segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) -, foram estabelecidos os critérios para concessão do benefício.  

Segundo o secretário tudo tende a ser simplificado, já que, por exemplo, para autistas e pessoas com síndrome de Down é exigido apenas o laudo atestando a incapacidade de dirigir. 

Como bem cita o Governo do Estado, no lugar de documentos médicos, para familiares de menores de 18 anos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), pode ser usada a Carteira de Identificação da Pessoa com TEA (CIP-TEA). 

"A simplificação do processo respeita as necessidades dos beneficiários e de suas famílias. Não se trata apenas de uma questão tributária, mas de garantir o direito de ir e vir a milhares de sul-mato-grossenses que dependem de um veículo adaptado para acessar serviços essenciais", afirma. 

Adquirindo o benefício

Sem qualquer cobrança de taxa estadual, interessados podem manifestar o pedido através do portal e-Fazenda da Sefaz/MS CLICANDO AQUI preencher requerimento no módulo e-SAP, com Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) e laudo médico, que no caso de deficiências não permanentes deve ser atualizado dentro dos últimos três meses.  

Dentro de 30 dias a Sefaz divulgará orientações, com treinamento de servidores para análises desses pedidos, tendo em vista a expectativa de abranger até 15 mil famílias sul-mato-grossenses com a ação somente neste ano. 

Abaixo, você confere uma versão para leitura através de desktop - disponível para download  em PDF em aparelhos móveis - do decreto de redução do IPVA. 


**(Com assessoria)

Assine o Correio do Estado

Imunização

Ministério da Saúde lança campanha de vacinação para brasileiros que vão à Copa do Mundo

Vacinação é a principal forma de prevenção contra o sarampo e é ofertada de forma gratuita pelo SUS

29/04/2026 22h00

Foto: Divulgação

Continue Lendo...

O Ministério da Saúde (MS) lançou nesta quarta-feira, 29, uma campanha de vacinação contra o sarampo para brasileiros que pretendem acompanhar a Copa do Mundo, que será realizada nos Estados Unidos, no México e no Canadá, entre junho e julho deste ano.

"Hoje, Estados Unidos, Canadá e México vivem uma explosão de casos de sarampo. A OMS emitiu um comunicado que traz uma preocupação: 70% dos casos das Américas estão nesses três países", destacou Alexandre Padilha, ministro da Saúde, durante o evento de lançamento.

Em 2025, foram registrados 2.144 casos nos Estados Unidos e a transmissão segue ativa, com mais 1.792 neste ano. No Canadá, foram 5.062 casos em 2025 e o país perdeu o status de livre da doença - em 2026, já foram registrados 907 casos. No México, após apenas sete casos em 2024, houve um salto para 6.152 em 2025. Em 2026, já são 10.002.

A campanha foca na divulgação da vacinação. A veiculação será feita em canais de mídia digital, em parceria com instituições como Embratur, Associação Brasileira de Empresas Aéreas, Confederação Brasileira de Futebol e Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro.

Na semana passada, a pasta havia publicado uma nota técnica alertando sobre o risco de contaminação durante o evento, e Estados e municípios foram incentivados a intensificar a vacinação, a vigilância e a notificação rápida de casos suspeitos.

A vacinação é a principal forma de prevenção contra o sarampo e é ofertada de forma gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O ministério reforça que todos aqueles com viagem marcada para os países da Copa do Mundo devem atualizar a vacinação contra o sarampo.

Mas a recomendação também vale para quem não pretende viajar, já que a maioria dos casos confirmados no Brasil ocorreu entre pessoas sem imunização.

Quem deve se vacinar?

Crianças de 6 a 11 meses devem receber uma dose da vacina, com aplicação ao menos 15 dias antes do embarque. A partir de 1 ano até os 29 anos, o esquema prevê duas doses do imunizante. Quem ainda não completou a imunização precisa iniciar o processo cerca de 45 dias antes da viagem, já que há um intervalo entre as doses e o tempo para resposta do organismo.

Adultos de 30 a 59 anos precisam ter ao menos uma dose registrada, e aplicada com antecedência mínima de 15 dias. Mesmo fora do prazo ideal, a orientação é tomar a vacina antes do embarque.

Sarampo

A doença é causada por um vírus do gênero Morbillivirus. A transmissão ocorre por via respiratória, assim como a gripe e outras infecções virais.

Os sintomas iniciais costumam, inclusive, ser parecidos com os da gripe: febre alta, tosse, coriza, conjuntivite e mal-estar. Depois de alguns dias, porém, surgem manchas vermelhas pelo corpo, a principal marca da doença.

Algumas das complicações da infecção são pneumonia, infecção no ouvido e inflamação no cérebro. Especialmente entre crianças, a doença pode levar à morte.

Assine o Correio do Estado

EXPOGLÓRIA

Prefeitura realiza 35ª EXPOGLÓRIA com entrada franca nos quatro dias

Exposição Agropecuária de Glória de Dourados celebra os 62 anos do município com rodeio, shows nacionais e programação diversificada no Parque de Exposições Manoel Alves de Azevedo, de 30 de abril a 3 de maio

29/04/2026 18h12

Prefeitura realiza 35ª EXPOGLÓRIA com entrada franca nos quatro dias

Prefeitura realiza 35ª EXPOGLÓRIA com entrada franca nos quatro dias divulgação

Continue Lendo...

A Prefeitura Municipal de Glória de Dourados e a APAE realizam, de 30 de abril a 3 de maio de 2026, a 35ª EXPOGLÓRIA (Exposição Agropecuária de Glória de Dourados). O evento, que marca as comemorações dos 62 anos de fundação do município, acontece no Parque de Exposições Manoel Alves de Azevedo e terá entrada franca em todos os dias, garantindo acesso gratuito para a população de Glória de Dourados e dos municípios da região. A programação foi planejada para contemplar todos os públicos ao longo dos quatro dias de evento.

A grade de atrações inclui shows com artistas nacionais, rodeio profissional em touros e cavalos, Prova dos Três Tambores, cavalgada, palestras, espaço de expositores, parque de diversões, encontro de carros antigos, encontro de som, motos e carros rebaixados, reunindo cultura, lazer, agronegócio e entretenimento em um único espaço.

A programação artística e esportiva segue a seguinte ordem: na quinta-feira (30/04), abertura oficial do rodeio e show com a dupla Danilo & Davi; na sexta-feira (01/05), rodeio e show com Leo & Raphael e Country Beat; no sábado (02/05), final do rodeio e show com a dupla Marcos e Belutti; e no domingo (03/05), encerramento com Kamisa 10 na 2ª Tardezinha do Pagode.

Prefeitura realiza 35ª EXPOGLÓRIA com entrada franca nos quatro diasExposição Agropecuária de Glória de Dourados celebra os 62 anos do município com rodeio, shows nacionais e programação diversificada no Parque de Exposições Manoel Alves de Azevedo, de 30 de abril a 3 de maio

O rodeio profissional, com provas em touros e cavalos (cutiano), acontece de quinta a sábado, com transmissão ao vivo narrada por Gleydson Rodrigues, Pena Branca e pelo locutor gloriadourense Rogério Oliveira.

A 35ª EXPOGLÓRIA conta com o apoio da Câmara Municipal de Glória de Dourados, do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul por meio da SETESC (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura) e da Fundação de Cultura de MS.

O prefeito Júlio Buguelo, destacou:

“A EXPOGLÓRIA é a maior celebração do nosso município. São 62 anos de história e 35 edições de um evento que pertence ao povo de Glória de Dourados. Trabalhamos para que cada edição seja mais acolhedora, mais segura e mais rica do que a anterior. Este ano, a entrada é gratuita em todos os dias porque queremos que cada morador da cidade e cada visitante da região se sinta parte dessa festa.”

A Prefeitura Municipal reforça o convite à população de Glória de Dourados e das cidades vizinhas para participar de todos os dias do evento.

“O Parque de Exposições Manoel Alves de Azevedo estará preparado para receber o público com segurança e infraestrutura adequada”, avisa o prefeito.

Mais informações sobre a programação podem ser acompanhadas pelos canais oficiais da Prefeitura Municipal de Glória de Dourados nas redes sociais.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).