Economia

DIREITO DO CONSUMIDOR

Saiba quais são os prazos para religação de energia e o que fazer em caso de atraso

Apesar dos prazos estabelecidos, o tempo nem sempre é respeitado

Continue lendo...

As distribuidoras de energia possuem um prazo para fazer a religação de energia após uma solicitação ou compensação do pagamento da conta de energia pendente no sistema da empresa. 

Segundo a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), a distribuidora tem até 24 horas para restabelecer o fornecimento de energia de instalações em área urbana e 48 horas em área rural.

Em casos de religação por suspensão indevida do fornecimento ou em regime de urgência em áreas urbanas, o prazo cai para quatro horas.

Apesar dos prazos estabelecidos, o tempo nem sempre é respeitado.

Solange Godoy, 68, é administradora de um centro espírita no centro de São Paulo que não consegue voltar a receber o público porque a distribuidora não faz a religação da energia.

Segundo Godoy, o local enfrenta uma luta para conseguir retomar o fornecimento de energia por parte da distribuidora desde agosto de 2021, quando teve itens furtados.

"Para facilitar a leitura de consumo de energia, água e gás, colocamos os medidores na parede da calçada da casa. Só que, em agosto do ano passado, roubaram os cabos de entrada de energia e o relógio medidor", afirma.

A administradora explica que registrou um boletim de ocorrência e levou-o pessoalmente à companhia Enel Distribuição São Paulo para informar o ocorrido e descobrir o que deveria ser feito.

"Eles me pediram para preencher um relatório e eu acabei descobrindo que a carga que temos hoje na casa não é a mesma de quando a ligação foi feita muitos anos atrás. Por isso, a Enel pediu que contratássemos um engenheiro elétrico e fizéssemos uma obra para resolver a questão."

Ainda segundo Godoy, o profissional foi contratado e, assim que a obra foi finalizada, eles passaram a solicitar à Enel a religação da energia.

"Primeiro, a Enel pediu fotos para fazer a aprovação a distância, depois mandaram um orçamento para fazer a religação e nós aprovamos. Em seguida, mandaram um contrato e nós assinamos, ou seja, fizemos tudo que eles pediram, mas nada de religarem. Eles já chegaram a mandar duas equipes especializadas em fiação aérea para fazer o trabalho, sendo que a fiação aqui na área é subterrânea", afirma.

No último contato da equipe do centro espírita com a Enel, a distribuidora afirmou que a religação estava programada para 7 de junho, o que manteria o local fechado por mais dois meses.

"Nós precisamos reabrir porque ali nós temos atendimento para morador de rua, trabalho com gestantes, além do trabalho do centro e não estamos podendo colocar nada em prática por causa da falta de energia. Não podemos esperar mais dois meses. Vai dar quase um ano sem luz se esperarmos o último prazo que eles nos mandaram", diz Godoy.

Questionada pelo Defesa do Cidadão sobre o caso, a Enel afirmou que entrou em contato com um dos responsáveis pelo centro e que agendou a ida de uma equipe ao local no mesmo dia para realizar uma vistoria técnica.

Ainda segundo a distribuidora, após a inspeção, eles retomariam o contato com os clientes para passar informações de quando seria feito o procedimento de religação.

Godoy confirma o contato da Enel. Ela afirma que a vistoria foi feita e que uma equipe da empresa já iniciou a operação para religar a energia. 

Segundo a leitora, falta apenas a colocação do relógio para que o processo seja finalizado.

O que fazer Enki Della Santa Pimenta, advogado especialista em direito do consumidor e mestre em direito, afirma que consumidores que estejam enfrentando um período de espera tão longo quanto o relatado no caso de Solange Godoy devem recorrer à Justiça.

"Em casos como o dela, em que a pessoa já está aguardando há quase um ano, tem como ajuizar uma ação contra a Enel pedindo uma liminar, um pedido de urgência. O juiz vai determinar o reestabelecimento imediato do fornecimento elétrico", aconselha.

De forma geral, o advogado explica que o cidadão que não tenha sua solicitação de religação atendida dentro do prazo estabelecido pela Aneel deve primeiro esgotar suas possibilidades para resolução do problema pelos canais de atendimento da própria distribuidora.

"É importante que ele não se esqueça de anotar todos os números de protocolos, de solicitações e atendimento. Caso essa opção não solucione o problema, ele também pode recorrer aos órgãos de defesa do cidadão, como o Procon."

O especialista também afirma que, se o imóvel envolvido no problema for um estabelecimento comercial com fins lucrativos, o consumidor pode inclusive pedir na Justiça os chamados lucros cessantes, ou seja, os valores que deixou de receber durante o período em que seu negócio não pôde funcionar por falta de energia.

Pimenta também ressalta que, de fato, a distribuidora pode solicitar que reparos sejam feitos sob a responsabilidade do cliente para que então a religação seja realizada.

"Do portão da casa ou do estabelecimento para dentro é responsabilidade única e exclusivamente do consumidor. Do portão para fora, é responsabilidade da distribuidora", resume.

Vale do Citro

Com lei contra murta, outra gigante da citricultura chega a MS

O governador Eduardo Riedel esteve reunido com a equipe da Citrosuco nesta terça-feira (17), e o polo da empresa será instalado na Costa Leste do Estado

17/12/2024 19h20

Reprodução

Continue Lendo...

O governador Eduardo Riedel participou de uma reunião, na tarde desta terça-feira (17), com representantes da empresa Citrosuco, uma das maiores do mundo na área de suco de laranja. O 'azeitamento' com a gigante do citros ocorre 13 dias após a concessão do benefício fiscal para produtores de citrocultura. 

Ainda, com o endurecimento da lei que proíbe a comercialização e plantio a murta, que é uma planta hospedeira do psilídeo-dos-citros - inseto que se alimenta da seiva das plantas cítricas e transmite a bactéria causadora do greening -, o Estado despontou para se tornar o "vale dos citros".

Já o benefício fiscal foi concedido por meio de decreto aos produtores do setor como forma de incentivo que visa a expansão da atividade agrícola de plantar e cultivar frutas cítricas. 

Segundo o governo, esse decreto chega para incentivar a implantação e expansão da atividade agrícola no Estado, do qual seu desenvolvimento está associado ao "clima, bom ambiente de produção e uma legislação rígida, com 'tolerância zero' a doença de greening, que vem devastando plantações e pomares no mundo todo".

Como bem acompanhou o Correio do Estado após fenômeno da celulose, citricultura é a "bola da vez" em Mato Grosso do Sul.

Gigante Mundial

A empresa, que possui polos em São Paulo e Minas Gerais, será a próxima a abrir uma unidade em Mato Grosso do Sul. Riedel esteve com responsáveis comerciais da Citrosuco, que, em 2023, tinha projeção de faturamento de R$ 5 bilhões.

A sede do grupo fica em Matão, no interior de São Paulo, e a empresa é controlada pelos grupos Fischer (Citrosuco) e Votorantim (Citrovita), uma fusão que resultou na maior empresa de processamento de suco do mercado mundial.

“O Brasil responde por 75% do total de suco de laranja do mundo. E são duas grandes indústrias, a Citrosuco e a Cutrale, grandes exportadores que dominam o mercado mundial. A Citrosuco veio ao Mato Grosso do Sul porque precisa expandir sua área de produção de laranja, assim como a Cutrale está fazendo”, explicou o secretário Jaime Verruck (Semadesc).

Fotos: Bruno Rezende

Condições Favoráveis

Além de ter ajustado a questão da proteção dos produtores de citros, o secretário destacou que o Estado possui perfil para atrair empresas do ramo justamente pelo espírito empreendedor e ambiente de negócios favorável.

“Outra questão é que eles precisam de disponibilidade de água. Então, aqui também encontram um sistema de outorga claro e adequado. Além disso, com a questão da infraestrutura, conforme os empreendimentos são realizados, nós temos um fundo para tratar exatamente desse ponto. O governador destacou ainda a questão da mão de obra: nós estamos numa situação de pleno emprego, mas temos um programa de qualificação adequado”, disse Verruck.

Novo Polo

Inicialmente, a previsão é de que o empreendimento seja instalado na Costa Leste, entre Campo Grande, Três Lagoas e Paranaíba.

O governo do Estado reforçou que tem feito o “dever de casa”, oferecendo condições favoráveis para maiores investimentos no setor. Foram trabalhadas questões como:

  • Infraestrutura;
  • Logística;
  • Escoamento da produção;
  • Mediação na questão energética.


“As pessoas sempre perguntam se vai ter indústria. Sim, na hora em que tivermos acima de 32 milhões de hectares de laranja, vai ter. Nós entendemos que o processo da industrialização é natural. Neste momento, precisamos ainda ampliar a nossa base de produção de laranja e verificar a base produtiva”, afirmou o secretário da Semadesc.

** Colaborou Felipe Machado,  Súzan Benites e Evelyn Thamiris

Assine o Correio do Estado

Loterias

Resultado da Timemania de hoje, concurso 2181, terça-feira (17/12)

A Timemania realiza três sorteios semanais, às terças, quintas e sextas, sempre às 20h; veja quais os números sorteados no último concurso

17/12/2024 19h18

Confira o resultado da Timemania

Confira o resultado da Timemania Foto: Divulgação

Continue Lendo...

A Caixa Econômica Federal realizou o sorteio do concurso 2181 da Timemania na noite deste terça-feira, 17 de dezembro de 2024, a partir das 20h (de Brasília). A extração dos números ocorreu no Espaço da Sorte, em São Paulo, com um prêmio estimado em R$ 100 mil.

Confira o resultado da Timemania de hoje!

Os números da Timemania 2181 são:

  • 43 - 08 - 30 - 35 - 65 - 36 - 27

  • Time do coração: Tocantinópolis / TO

O sorteio da Timemania é transmitido ao vivo pela Caixa Econômica Federal e pode ser assistido no canal oficial da Caixa no Youtube.

Próximo sorteio: Timemania 2182

Como a Timemania tem três sorteios regulares semanais, o próximo sorteio ocorre na quinta-feira, 19 de dezembro, a partir das 20 horas, pelo concurso 2182. O valor da premiação vai depender se no sorteio atual o prêmio será acumulado ou não.

Para participar dos sorteios da Timemania é necessário fazer um jogo nas casas lotéricas ou canais eletrônicos.

A aposta mínima custa R$ 3,50 para um jogo simples, em que o apostador pode escolher 10 dente as 80 dezenas disponíveis, e fatura prêmio se acertar de três a sete números, ou o time do coração;

Como jogar a Timemania

A Timemania é a loteria para os apaixonados por futebol. Além de o seu palpite valer uma bolada, você ainda ajuda o seu time do coração.

Você escolhe dez números entre os oitenta disponíveis e um Time do Coração. São sorteados sete números e um Time do Coração por concurso. Se você tiver de três a sete acertos, ou acertar o time do coração, ganha.

Você pode deixar, ainda, que o sistema escolha os números para você (Surpresinha) ou concorrer com a mesma aposta por 3, 6, 9, ou 12 concursos consecutivos através da Teimosinha.

Probabilidades

A probabilidade de vencer em cada concurso varia de acordo com o número de dezenas jogadas e do tipo de aposta realizada.

Para a aposta simples, com 10 dezenas, a probabilidade de acertar sete números ganhar o prêmio milionário é de 1 em 26.472.637, segundo a Caixa.

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).