Esportes

PARAPAN SANTIAGO 2023

A+ A-

Atletas de Mato Grosso do Sul terminam o Parapan com 11 medalhas

Destaque da competição foi o ouro da Seleção Brasileira de Futebol PC, que têm como base, cinco jogadores de MS

Continue lendo...

Com o fim dos Jogos Parapan-Americanos de Santiago 2023, os atletas que representaram o país e o Mato Grosso do Sul na competição, voltam do Chile com 11 medalhas.

Entre este total, oito medalhas foram de ouro, cinco conquistadas por jogadores da seleção brasileira de Futebol PC (para atletas com paralisia cerebral), duas no atletismo e uma no parabadminton.

As outras três medalhas de MS foram de prata, duas nas modalidades do atletismo e uma no parabadminton por equipes.

Os destaques de MS nesta edição do Parapan-Americando foram os jogadores: Bruno da Silva Ayva, da Associação Mobilizadora das Pessoas com Deficiência; Heitor Luiz Ramires Camposano, Jefferson Luiz da Silva e Matheus Aparecido Cardoso de Souza, do Centro Arco Iris de Reabilitação Alternativa (Caira-MS); e Leonardo Giovani Morais, do Club de Regatas Vasco da Gama.

Ao lado da comissão técnica da seleção, Marcos dos Santos Ferreira e Yara Helena Yule, ambos do Caira, que também representam o Estado no Parapan, os jogadores foram campeões do Futebol PC, vencendo na final a seleção da Argentina, por 1 a 0.

A seleção foi dominante na competição, vencendo todos os seus seis jogos disputados neste Parapan, tomando apenas dois gols, e marcando 25 gols. Com o título o Brasil se tornou tetracampeão do Futebol PC no Parapan (2007, 2015, 2019 e 2023).

Um dos artilheiros da seleção foi o sul-mato-grossense Matheus Cardoso, que marcou cinco gols, Leonardo Morais, também foi crucial marcando dois gols na vitória por 4 a 0 contra o Chile. 

Em entrevista para o Correio do Estado, o auxiliar técnico da seleção, Marcos Ferreira, falou que já esperava que a decisão seria dificil contra a Argentina, e que mesmo com as dificuldades, a modalidade se mantém de pé.

"Contra a Argentina a rivalidade é forte, mas a seleção estava bem preparada, e saimos com o resultado positivo. O trabalho que fazemos é bastante árduo, a gente vai muito atrás, e são muitas as dificuldades que a gente sente, na questão das viagens e de transporte, mas a gente nunca deixou a modalidade para trás", declarou Marcos.

ATLETISMO

No atletismo, Yeltsin Jacques nos 5.000m classe T11 e Fabrício Ferreira nos 100m classe T13 (baixa visão) foram os sul-mato-grossense que conquistaram a medalha de ouro neste Parapan.

Yeltsin ainda passou a linha de chegada dos 1.500m, junto com o atleta-guia Edelson, na 2ª colocação, garantindo a prata, porém nesta prova, o campo-grandense foi desclassificado por soltar a corda-guia, de acordo com o atleta, o motivo da guia escapar de sua mão foi um mal súbito de Edelson no percurso.

Outras duas medalhas de prata foram conquistadas por atletas de MS no atletismo, Davi Wilker de Souza, fez sua marca da vida de 49,60 na prova dos 400 metros da classe T13, e Paulo Henrique Andrade no salto em distância, classe T13, também ficou com a medalha de prata.

PARABADMINTON

O três-lagoense Yuki Rodrigues, atleta do Sesi São Paulo de Parabadminton, fez bonito neste Parapan, conquistando a medalha de ouro no individual classe SU5 (para pessoas com deficiência nos membros superiores) ao derrotar na final por 2 sets a 0 o cubano Manuel Alejandro Del Rosario, e a prata por duplas mistas ao lado da atleta Adriane Avila, sendo derrotado na final contra outra dupla de brasileiros, Rogério Oliveira e Edwarda Oliveira.

SAIBA

O Brasil dominou o pódio dos Jogos Parapan-Americanos de Santiago e fechou a competição na liderança do quadro geral de medalhas.

Foram 343 pódios no Chile - 156 ouros -, superando o recorde da própria delegação brasileira, que era de 308 conquistas em Lima 2019.

Assine o Correio do Estado.

Futebol

Botafogo oficializa volante Gregore e ressalta gols, finalizações e desarmes do reforço

Décimo reforço para o técnico Tiago Nunes em 2024, o jogador chega para disputar posição com Danilo Barbosa e Marlon Freitas

19/02/2024 23h00

Foto: Esporte News Mundo

Continue Lendo...

Um dia após levar a virada no clássico diante do Vasco, por 4 a 2, deixando a zona de classificação às semifinais da Taça Guanabara, o Botafogo anunciou a chegada do volante Gregore, que estava no Inter Miami de Messi. O clube fez um vídeo para mostrar as características do reforço, já inscrito para a fase prévia da Copa Libertadores.

"Bem-vindo, Gregore! Volante de 29 anos assina com o Botafogo até o fim de 2026", anunciou o clube em suas redes sociais. No Brasil desde a manhã desta segunda-feira, o mineiro de Juiz de Fora foi aprovado nos exames médicos e começou as atividades na nova casa.

O Botafogo focou em mostrar o poder de finalização do jogador, que adora arriscar chutes fortes de fora da área e defendeu as cores do Bahia antes de ir aos Estados Unidos. E ainda mostrou sua força em roubar a bola dos adversários.

"Gregore chega para somar forças ao elenco alvinegro. O atleta já está regularizado no Boletim Informativo Diário (BID) e está pronto para estrear. A data de apresentação do reforço será anunciada em breve. Bem-vindo ao Mais Tradicional e muito sucesso com a gloriosa camisa."

Décimo reforço para o técnico Tiago Nunes em 2024, o jogador chega para disputar posição com Danilo Barbosa e Marlon Freitas, mas leva vantagem por ter maior combate. O elenco já se reapresentou nesta segunda no CT Lonier visando a estreia na fase prévia da Libertadores, quarta-feira, diante do Aurora, em Cochabamba, na Bolívia.

Futebol

Dorival Jr. analisa jogadores em viagem à Europa para 1ª convocação da seleção brasileira

O grande desafio para o treinador nesta sua primeira passagem será mesmo reabilitar a seleção brasileira nas Eliminatórias para a Copa de 2026

19/02/2024 22h00

Dorival deixou o São Paulo para assumir o comando da seleção brasileira. Divulgação/SPFC

Continue Lendo...

O técnico Dorival Júnior tem dedicado as últimas semanas a uma extensa programação de jogos na Europa a fim de observar atletas em atividade para embasar a sua primeira convocação pela seleção brasileira. A missão, que começou no início de fevereiro, se encerra no dia 26 deste mês.

No roteiro, estão jogos dos principais campeonatos do continente e ainda partidas da Liga dos Campeões. Além de analisar os atletas em campo, ele tem programado ainda visitas aos centros de treinamentos das equipes.

No cargo desde o dia 11 de janeiro, quando substituiu Fernando Diniz, ele vai dirigir a seleção a partir dos amistosos diante da Espanha e também da Inglaterra, em março. O treinador também comandará a equipe na disputa da Copa América e nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026.

Na sua passagem pela Europa, Dorival se encontrou com atletas do Real Madrid, Barcelona, Paris Saint-Germaint, Manchester United, Tottenham e Wolverhampton. Acompanhado dos auxiliares Lucas Silvestre e Pedro Sotero, o treinador vai observar, nesta semana, os jogos dos brasileiros do Manchester City, do Liverpool e do Arsenal.

"Esses dias estão sendo produtivos. Conversamos com muitos jogadores, ficamos sabendo de detalhes físicos observando os treinamentos e os jogos. Isso tudo faz uma diferença grande. Serve para tirarmos dúvidas, adaptarmos um novo atleta ao nosso sistema e achar possíveis encaixes", afirmou Dorival que, no sábado, assistiu à vitória do Wolverhampton sobre o Tottenham por 2 a 1.

Com larga experiência pelos clubes que passou, Dorival falou da experiência de comandar a seleção brasileira pela primeira vez. "A dinâmica de trabalho na seleção é diferente. Essas visitas já fazem parte da preparação da equipe. O meu principal trabalho aqui será o contato direto com o atleta. Essa proximidade é muito importante", comentou.

O grande desafio para o treinador nesta sua primeira passagem será mesmo reabilitar a seleção brasileira nas Eliminatórias para a Copa de 2026. Fora da zona de classificação para o mundial, o Brasil é o sexto colocado com sete pontos em seis rodadas. A Argentina é a líder isolada da competição com 15 pontos seguida de Uruguai, Colômbia, Venezuela e Equador.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).