Esportes

ABRINDO AS CONTAS

Barcelona: Neymar custou 86,2 mi de euros

Barcelona: Neymar custou 86,2 mi de euros

FOLHA PRESS

24/01/2014 - 16h15
Continue lendo...

Um dia após Sandro Rosell renunciar à presidência do Barcelona em virtude da polêmica envolvendo a contratação de Neymar, a direção do clube abriu hoje as contas da transferência.

O Barcelona afirmou que a diferença entre os 57,1 milhões de euros declarados como valor do negócio e os 95,1 milhões de euros publicados pelo jornal "El Mundo" não significam uma fraude, mas divergências na definição do custo de preferência.

Acompanhado do diretor de futebol Raul Sanllehi, o novo mandatário Josep María Bartomeu, abriu os detalhes do contrato. A conta eleva o custo do negócio, ignorando valores que Neymar ainda irá receber ao longo de cinco anos de contrato, para 86,2 milhões de euros.

"Não mentimos em momento algum. O pai do jogador, Neymar da Silva, autorizou o clube a levantar a confidencialidade do contrato porque considera injusto o que aconteceu. Muitos não perdoaram o seu filho por ter preferido vir para nosso clube do que para outros", afirmou Bartomeu.

Procurado pela reportagem, o pai de Neymar disse que ainda não irá se pronunciar sobre o assunto.

Segundo o Barcelona, os 57,1 milhões de euros apontados como valor da transferência são relativos aos 40 milhões de euros pagos à empresa N&N, controlada pelo pai do jogador, e mais 17,1 milhões de euros desembolsados ao Barcelona pelos direitos federativos do atleta.

Os outros 29,1 milhões de euros incluem um bônus de 10 milhões de euros a Neymar pela assinatura do contrato, 7,9 milhões de euros pagos ao Santos pela compra de prioridade de jovens jogadores do clube, 2,7 milhões de comissão ao agente de Neymar, -no caso, o pai do atleta; 4 milhões de euros de direitos comerciais, 2,5 milhões de euros repassados aos Instituto Neymar Junior e 2 milhões de euros para que a N&N garimpe outros atletas no Santos.

A diferença de 9,1 milhões entre o valor revelado hoje e o publicado pelo "El Mundo" deve-se aos dois amistosos negociados com o Santos, que, segundo o Barcelona, são gratuitos e não devem ser considerados. O time catalão, no entanto, precisaria pagar 4,5 milhões de euros por jogo se descumprisse o acordo -apenas uma partida foi realizada até o momento.

F"Fizemos um grande negócio e parece que temos que pedir perdão. É um prazer poder explicar o que aconteceu. O jogador veio ao Barcelona por uma oferta muito menor do que a dos outros clubes porque queria jogar aqui. Não nos desculparemos por esta contratação", completou o diretor de futebol do Barça, Raul Sanllehi.
 

Na frente

Na Malásia, Verstappen faz sua primeira pole position da temporada

Tetracampeão tenta primeira vitória em 2026; Bortoleto largará em 10º

03/10/2026 23h00

Verstappen

Verstappen Reprodução/Twitter F1

Continue Lendo...

Na manhã deste sábado (3), o holandês Max Verstappen, da Red Bull Racing, fez o que ainda não havia conseguido em 2026. Na 16ª etapa da temporada, enfim, veio a primeira pole position para o piloto tetracampeão do mundo de Fórmula 1.

No GP do Bahrein, que este ano está sendo disputado na Malásia por conta das tensões bélicas no Oriente Médio, Verstappen encerrou um jejum que começou em dezembro de 2025, quando fez o melhor tempo no treino classificatório no GP de Abu Dhabi, que encerrou o calendário da categoria no ano passado. 

Verstappen fez o tempo de 1min35s130, ficando 0s298 à frente de Lewis Hamilton, da Ferrari e 0s501 do atual líder da temporada, o italiano Kimi Antonelli, da Mercedes.

O companheiro de Verstappen na RBR, o francês Isack Hadjar, originalmente havia registrado o terceiro melhor tempo, mas foi punido com a perda de cinco posições por ter feito trocas no motor. Esta foi a 49ª pole position na carreira de Verstappen, que no momento ocupa a sexta colocação no Mundial de pilotos.

O brasileiro Gabriel Bortoleto, da Audi, fez o décimo melhor tempo da classificação e vai largar dentro da zona de pontuação na corrida marcada para a madrugada deste domingo, a partir das 4h da manhã no horário de Brasília.

Cria de MS

Arthur Dias atua por 60 minutos em amistoso contra a Índia

Em vitória parcial, zagueiro sul-mato-grossense é titular pela Seleção Brasileira

03/10/2026 11h54

Nascido em Campo Grande, Arthur Dias, é titular pela primeira vez com a camisa do Brasil

Nascido em Campo Grande, Arthur Dias, é titular pela primeira vez com a camisa do Brasil Foto: Reprodução

Continue Lendo...

Em partida amistosa entre Brasil e Índia, disputada na manhã deste sábado (3), o defensor nascido em Campo Grande, Arthur Dias fez sua estreia na equipe titular da Seleção Brasileira. 

Na ocasião, o atleta do Athletico Paranaense jogou por 60 minutos e foi substituído aos 15 minutos da etapa complementar, dando lugar à entrada do zagueiro Jair, ex-Santos e que atualmente defende as cores do Nottingham Forest, da Inglaterra. 

Arthus fez uma partida regular, sem nenhum erro defensivo grave. Durante o jogo cometeu uma falta, recuperou uma posse de bola, acertou 100% dos desarmes e não sofreu nenhum drible enquanto estava em campo. 

O zagueiro também foi efetivo no quesito de passe, onde terminou a partida com 95% dos passes certos, acertando 56 dos 59 passes tentados. Dentre os acertos, o defensor obteve êxito em 6 passes longos certos, sendo o jogador do Brasil que mais deu passe neste quesito. 

Histórico do atleta 

O campo-grandense iniciou sua trajetória no Athletico Paranaense em 2022, nas categorias de base. O jogador também passou pelas seleções brasileiras Sub-17 e Sub-20, conquistando o Sul-Americano Sub-20 em 2025.

A estreia profissional aconteceu em julho de 2025, contra o América-MG. Apesar de um início difícil, com um pênalti cometido nos minutos finais, Arthur superou o episódio e terminou a temporada como titular do Athletico, disputando 18 partidas e ajudando o clube 
na campanha de acesso à Série A.

Em 2026, o zagueiro se consolidou como destaque do time e recebeu sua primeira convocação para a Seleção Brasileira principal. Ele estreou na vitória por 4 a 2 sobre a Austrália, tornando-se o 17º jogador da história do Athletico a defender o Brasil.
 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).