Esportes

Inédito

Brasileiros fazem carreata e profetizam classificação do 2 de Mayo na Libertadores

Time da fronteira garantiu acesso inédito e causou alvoroço entre sul-mato-grossenses e pedrojuaninos

Continue lendo...

Inédita, a classificação do Club Sportivo 2 de Mayo diante do Alianza Lima na noite desta quarta-feira (11) pela 1ª fase da Copa Libertadores causou um alvoroço entre brasileiros e paraguaios, feito inédito que culminou até em carreata na fronteira seca entre Ponta Porã e Pedro Juan Caballero, cidade do país vizinho. 

Coirmãs e entrelaçadas popular e culturalmente, ambas as cidades foram palco de festa na última noite. Há quem diga que o feito foi suficiente para que o presidente paraguaio Santiago Peña decretasse feriado no país vizinho. 

Ponta-poranense, o vendedor Ricardo Soares, de 40 anos, destacou que a vitória do time paraguaio é um fator positivo para moradores de ambas as cidades, já que quando sul-mato-grossenses lembram da região de fronteira, quase sempre é por coisa ruim.

"Graças ao 2 de Mayo o Brasil está conhecendo Pedro Juan Caballero e Ponta Porã, cidades acolhedoras, geralmente não é assim que sai na mídia", destacou ao Correio do Estado.

Brasileiro de nascimento, também fala espanhol e vive no país vizinho. Na última semana, esteve no Estádio Río Parapití e acompanhou a vitória do "Galo Norteño" por 1 a 0 na partida de ida.

Nesta quarta-feira, comemorou o momento "profetico" do filho Brayan Ricardo, de 12 anos, que antes do jogo, enviou uma mensagem para Brahian Ayala, artilheiro da noite, que garantiu a classificação do time de Pedro Juan à segunda fase do torneio. 

"Ele mandou mensagem para Brahian Ayala que fez o gol de pênalti. Falou que ele entraria no segundo tempo e faria o gol, foi o que aconteceu", disse. 

Mensagem do filho de Ricardo ao autor do gol de empate do 2 de Mayo A mensagem foi publicada pelo adolescente nas redes sociais e curtida pelo jogador / Arquivo Pessoal 

Perguntado sobre o alvoroço causado pela classificação, disse que não existe nada de rixa entre brasileiros e paraguaios, que foram às ruas para comemorar juntos. 

"Todo mundo vive em harmonia aqui, não existe essa história de confusão", destacou Ricardo, que esteve na partida de ida e pagou 40 mil guaranis no ingresso, aproximadamente R$ 35.

Segundo ele, quem quiser ver o confronto da segunda fase diante do Sporting Cristal terá que se apressar para garantir entrada. 

"Quem quiser ver o jogo vai ter que se apressar, com certeza desta vez o estádio vai lotar", disse o vendedor, que garantiu que brasileiros podem comprar com a moeda brasileira na próxima terça-feira (17). 

Estudante, o também brasileiro Flamel Silva, de 30 anos, disse que a vitória do time paraguaio foi algo extremamente bom para moradores de ambas as cidades.

Com diversos amigos que estiveram no primeiro jogo do duelo, garantiu que além de boa convivência entre brasileiros e paraguaios, a vitória do clube fronteiriço deve assegurar um crescimento na economia local. 

"Acho que a projeção do 2 de Mayo na Libertadores é boa pra todo mundo, acredito que inclusive para a economia dos dois países", disse o brasileiro. Neto de paraguaio, disse que o jogo da próxima semana será de grande importância para a região. 

"Todo mundo comemorou bastante, foi pra rua, fez carreata, foi muito bom para ambos os países, só coisa boa para gente", finalizou.

Agora, o time da fronteira enfrentará o Sporting Cristal na 2ª fase do torneio. O primeiro confronto acontece em Pedro Juan Caballero na próxima terça-feira (17), com a volta disputada no Peru, dia 24. Botafogo e Bahia são os brasileiros nesta fase da competição. 

Para chegar até a fase de grupos terá de vencer esta etapa e ainda eliminar Carabobo (VEN) ou Huachipato (CHI). 

Competição

Cabe frisar que a Libertadores 2026 será disputada até 13 de março. As chaves serão definidas a partir dos potes organizados pelo ranking da Conmebol. Flamengo, Palmeiras, Cruzeiro, Mirassol, Fluminense e Corinthians completam a lista de clubes brasileiros no torneio.

Os times mais bem posicionados no ranking têm a vantagem de decidir os confrontos eliminatórios em casa. O sorteio da fase de grupos acontece dia 18 de março.

Assine o Correio do Estado

Esportes

Liverpool quebra série invicta caseira do Sunderland e entra na briga pelo G-4 na Inglaterra

Com 42 pontos, time aproveita bem os tropeços dos concorrentes e fica dois pontos atrás do Chelsea

11/02/2026 22h00

Van Dijk, zagueiro que marcou gol da vitória

Van Dijk, zagueiro que marcou gol da vitória Foto: Divulgação

Continue Lendo...

Não há mais equipe invicta em casa na Premier League. A última caiu nesta quarta-feira. O Sunderland foi batido pelo Liverpool, por 1 a 0, amargando o primeiro revés como mandante. Com o importante triunfo, os visitantes entraram de vez na briga pelo G-4 - vale vaga à próxima edição da Champions League.

Ainda na sexta colocação, agora com 42 pontos, o Liverpool aproveita bem os tropeços dos concorrentes e fica dois pontos atrás do Chelsea e a três do Manchester United, que apenas empataram na rodada.

O primeiro tempo terminou sem gols, apesar das equipes buscando abrir o placar a todo custo. Mandante, o Sunderland defendia invencibilidade sob seus domínios. Era o único da Premier League sem derrotas como local.

O segundo tempo começou com festa dos visitantes, com Van Dijk colocando o Liverpool em vantagem. Após cobrança de escanteio de Salah, o zagueiro holandês desviou de cabeça e ainda viu Diarra tocar na bola sem conseguir o corte.

Logo depois, contudo, veio a apreensão pela 'maldição' na lateral-direita. Sem Frimpong e Bradley, machucados, o time viu o japonês Endo tentar fazer um corte na área e pisar em falso no molhado gramado, virando o pé. O jogador deixou o gramado de maca após demorado atendimento e sob desconfiança de grave lesão Com a mão no rosto, chorava copiosamente.

Apesar da desvantagem, o Sunderland não se abateu e pressionou o gol do brasileiro Alisson. A torcida reclamou muito de uma penalidade sequer avaliada no VAR. E lamentou o chute errado de Mukiele.

O Liverpool, por outro lado, se retrancou para segurar a maiúscula vitória e só ia ao ataque na boa, com Ekitike (teve chance de ouro em cabeçada), Salah e Wirtz sempre levando perigo No fim, apesar de sete minutos de acréscimos, administrou bem a posse de bola, fez o tempo passar e celebrou muito o resultado.

Os comandados de Arne Slot têm motivos de sobra para confiarem na vaga à Champions de 2026/27 pois ainda enfrentam o United (fora de casa) e o Chelsea (como mandante) nas rodadas finais. Os duelos serão dias 2 e 9 de maio.

Ainda sonhando com o título, o terceiro colocado Aston Villa somou uma importante vitória sob seus domínios, diante do Brighton, por 1 a 0, gol contra de Hinshelwood, subindo para 50 pontos.

Assine o Correio do Estado

CARREIRA PROFISSIONAL

Bruninho Samudio assina contrato profissional com Botafogo

Com 16 anos, filho de Eliza Samudio fecha primeiro contrato em sua carreira profissional

11/02/2026 11h06

Bruninho Samudio assina contrato profissional com Botafogo

Bruninho Samudio assina contrato profissional com Botafogo Reprodução Redes Sociais

Continue Lendo...

Com 16 anos celebrado na última terça-feira, o presente de Bruninho Samudio foi a assinatura de contrato profissional com o Botafogo, clube que o jovem goleiro atua na base desde 2024.

Filho de Eliza Samudio, o goleiro oficializou ontem sua atuação nesta temporada pelo time Sub-17 do alvinegro carioca. Sem data definida de encerramento do contrato, o clube reforçou nas redes sociais a conquista em ter o garoto como parte do elenco profissional.

Com ao menos quatro convocações para a Seleção Brasileira, no Sub-15 e Sub-16 até o início desse ano, Bruno também já conquistou o título Sul-Americano Sub-15 em outubro do ano passado.

Para o Diretor das Categorias de Base do Botafogo, Augusto Oliveira, a importância de valorizar atletas formados no clube é parte do "reconhecimento de um trabalho construído dentro do clube".

Ele ainda destaca o desempenho do goleiro ao longo da última temporada.

"Ele [Bruno] teve uma temporada de alto nível, sendo protagonista com a camisa do Botafogo e também com a Seleção Brasileira. Esse passo reforça o nosso compromisso em valorizar atletas formados aqui e traduz o que buscamos nas categorias de base: formar jogadores preparados, identificados e prontos para vestir a camisa do Botafogo".

Sul-Americano Sub-15

No ano passado, a Seleção Brasileira Sub-15 foi campeã da primeira edição da Conmebol Liga Evolução Sub-15, contra a Argentina, que equivale ao Sul-Americano da Categoria e foi disputada em Assunção.

Com placar do tempo normal encerrado em 2 a 2, a decisão foi para os pênaltis, em que o Brasil levou a melhor por 5 a 4. Entre todos os pênaltis convertidos da Seleção Brasileira, Bruno Samudio foi destaque na decisão ao defender o último pênalti da Seleção Argentina.

 

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).