Esportes

Esporte

Calendário esportivo de 2026: anote na agenda as principais competições do ano

Veja as principais datas de eventos esportivos do ano

Continue lendo...

O ano de 2026 promete ser de muitas emoções no Esporte. Com Copa do Mundo de futebol masculino, Olimpíada de Inverno e muitas outras competições que trarão alegrias aos torcedores em todo o planeta.

O Estadão separou as principais datas de eventos esportivos para que sua agenda fique completa e não perca nada de importante.

Futebol

Estados Unidos, México e Canadá vão sediar a primeira Copa do Mundo com sede tripla. O Brasil jogará a primeira fase nas cidades de East Rutherford, Filadélfia e Miami e vai medir forças com Marrocos, Haiti e Escócia.

No futebol brasileiro, o calendário de 2026 traz uma série de modificações que merecem atenção. O Brasileirão começa mais cedo, e os Estaduais foram reduzidos. A Copa do Brasil agora terá final única.

Copinha: 02/01 a 25/01

Estaduais: 10/01 a 08/03

Copa América Masculina de Futsal: 24/01 a 01/02

Copa das Campeãs de Clubes (Feminino): 28/01 a 01/02, em Londres

Supercopa Rei: 01/02 (Flamengo x Corinthians)

Brasileirão: 28/01 a 02/12

Copa do Brasil: 18/02 a 06/12 (final em jogo único)

Libertadores: 03/02 a 28/11 (final em jogo único em Montevidéu)

Copa Sul-Americana: 03/03 a 21/11 (final em jogo único em Barranquilla)

Recopa Sul-Americana: 19/02 e 26/02 (Lanús x Flamengo)

Final da Champions League: 30/05, em Budapeste

Copa do Mundo: 11/06 a 19/07, nos EUA, México e Canadá

Intercontinental: 09/12 a 16/12

Jogos da seleção brasileira masculina

26/03 - Brasil x França, em Foxborough (EUA) - Amistoso

31/03 - Brasil x Croácia, em Orlando (EUA) - Amistoso

13/06 - Brasil x Marrocos, em East Rutherford (EUA) - Copa do Mundo

19/06 - Brasil x Haiti, na Filadélfia (EUA) - Copa do Mundo

24/06 - Escócia x Brasil, em Miami (EUA) - Copa do Mundo

21/09 a 06/10 - Até quatro amistosos - Data Fifa

09/11 a 17/11 - Até dois amistosos - Data Fifa

Jogos Olímpicos de Inverno

Em 2026, os Jogos Olímpicos de Inverno serão realizados na Itália, entre as cidades de Milão e Cortina D’Ampezzo, entre os dias 6 e 22 de fevereiro.

Atletismo

Campeonato Mundial de Atletismo Indoor: 20/03 a 22/03, em Torun (Polônia)

Maratona de São Paulo: 11 e 12/04

Maratona de Boston: 20/04

Maratona de Londres: 26/04

Maratona do Rio: 03/06 a 07/06

Campeonato Mundial de Atletismo Ultimate: 11 a 13/09, em Budapeste (Hungria)

Maratona de Nova York: 01/11

Volta Internacional da Pampulha: 06/12

101ª edição da Corrida de São Silvestre: 31/12

Basquete

Jogos das Estrelas da NBA: 15/02

Fim da temporada regular da NBA: 12/04

Finais da NBA: a partir de 04/06

Mundial Feminino: 04/09 a 13/09, em Berlim (Alemanha)

Boxe

Etapa da Copa do Mundo em Foz do Iguaçu: em abril

Ciclismo

Giro d’Italia: 08/05 a 31/05

Tour de France: 04/07 a 26/07

Mundial de BMX: 16 a 25/07, em Brisbane

Vuelta a Espanha: 22/08 a 13/09

Mundial de Downhill: 26/08 a 30/08, em Val di Sole (Itália)

Mundial de Ciclismo de Estrado: 20/09 a 27/09, em Montreal (Canadá)

Mundial de Ciclismo em Pista: 14/10 a 18/10, em Xangai (China)

Canoagem

Campeonato Mundial canoagem slalom: 21/07 a 26/07, em Oklahoma (EUA)

Futebol Americano

Super Bowl: 08/02, em Santa Clara, na Califórnia (EUA)

Hipismo

Campeonato Mundial: 11/08 a 23/08, em Aachen (Alemanha)

Ginástica artística

Campeonato Mundial: 17/10 a 25/10, em Roterdã (Holanda)

Judô

Campeonato Mundial: 04/10 a 10/10, em Baku (Azerbaijão)

Natação

Campeonato Mundial em piscina curta: 01/12 a 06/12, em Pequim (China)

Skate

Etapa da Austrália da SLS: 14 e 15/02, em Sydney

Etapa da Costa Oeste Americana da SLS: em abril

Etapa da Costa Leste Americana da SLS: em maio

Etapa do Brasil da SLS: em agosto

Etapa da França da SLS: em outubro

Etapa do Japão da SLS: em novembro

Super Crown SLS: em dezembro, em São Paulo

Jogos Mundiais sobre Patins: 02/10 a 18/10, em Assunção (Paraguai)

Surfe (WSL)

Etapa de Bells Beach: 01/04 a 11/04, na Austrália (abertura da temporada)

Etapa de Saquarema: 12/06 a 20/06, no Rio de Janeiro

Etapa de Pipeline: 08/12 a 20/12, no Havaí (encerramento da temporada)

Tênis

Australian Open: 18/01 a 01/02

Rio Open: 14/02 a 22/02

Latin American Open (São Paulo): 19/03 a 29/03

Roland Garros: 18/05 a 07/06

Wimbledon: 29/06 a 12/07

US Open: 23/08 a 13/09

SP Open: 12/09 a 20/09

Alcaraz x Fonseca em SP: 12/12

Tênis de mesa

Copa do Mundo: 30/03 a 05/04, em Macau (China)

Velocidade

Rally Dakar: 03/01 a 17/01, na Arábia Saudita

GP da Austrália de Fórmula 1: 08/03, em Melbourne (abertura da temporada)

Etapa do Brasil da MotoGP: 22/03, em Goiânia

500 milhas de Indianápolis (Indy): 24/05, em Indiana

GP de Mônaco de Fórmula 1: 07/06, em Montecarlo

24 horas de Le Mans (WEC): 13/06 e 14/06, no Circuit de la Sarthe

6 horas de São Paulo (WEC): 12/07, em Interlagos

E-Prix de Londres: 15/06 e 16/08 (encerramento da temporada da Fórmula E)

Rali dos Sertões: 22/06 a 30/08

GP de São Paulo de Fórmula 1: 08/11, em Interlagos

GP de Abu Dhabi de Fórmula 1: 06/12, na Yas Marina (encerramento da temporada)

Vôlei

Liga das Nações Feminina: 01/06 a 26/07

Liga das Nações Masculina: 08/06 a 02/08

Novo ciclo

Brasil reinicia caminhada pelo hexa com amistoso contra Austrália

Seleção terá outro jogo com os anfitriões e mais um contra a Índia

24/09/2026 23h00

Foto: Rafael Ribeiro / CBF

Continue Lendo...

Oitenta e dois dias. Esse é o intervalo entre a eliminação do Brasil para a Noruega, nas oitavas de final da última Copa do Mundo, e o primeiro compromisso do ciclo rumo ao próximo Mundial, na Espanha, em Portugal, no Marrocos, na Argentina, no Uruguai e no Paraguai.

A caminhada rumo à sexta estrela recomeça nesta sexta-feira (25), na Austrália, em amistoso contra a seleção da casa. A bola rola às 7h (horário de Brasília), no Queensland Country Bank Stadium, em Townsville.

O técnico Carlo Ancelotti não fez mistério e confirmou a equipe titular deste que é o primeiro de uma sequência de três amistosos. Além da partida desta sexta, o Brasil faz outro jogo diante dos australianos na terça-feira (7), em Brisbane, no Suncorp Stadium, novamente às 7h. No dia 3 de outubro, os brasileiros visitam a Índia no Salt Lake Stadium, em Calcutá, a partir das 11h.

A seleção canarinho inicia o ciclo rumo à Copa de 2030 com Hugo Souza; Matheuzinho, Marquinhos, Vitor Reis e Douglas Santos; Danilo e Bruno Guimarães; Raphinha, Estêvão, Endrick e Vinicius Junior. Sete deles estiveram no Mundial deste ano, realizado nos Estados Unidos, no México e no Canadá.

As exceções são o goleiro Hugo Souza, o atacante Estêvão, o lateral-direito Matheuzinho e o zagueiro Vitor Reis. Os dois últimos, respectivamente defensores de Corinthians e Manchester City (Inglaterra), terão a primeira chance de vestir a camisa da seleção masculina principal.

Mais oito jogadores podem estrear pelo Brasil nesta sexta: os goleiros Pedro Morisco e Otávio, os zagueiros Arthur Dias e Jair, o lateral-esquerdo Mauro Júnior, o meia Gabriel Bontempo e os volantes Breno Bidon e Martinelli. Próximo de fazer 25 anos, este último é segundo o mais velho entre os novatos da convocação, atrás somente de Matheuzinho (26 anos).

"Não é que começamos um novo trabalho, continuamos o trabalho feito até um ano e tentando melhorar. O grupo é bom, temos jovens de qualidade. Acho que esses jogos aqui na Austrália são muito boas oportunidades para os jovens que temos aqui", disse Ancelotti, em entrevista coletiva nesta quinta-feira (24), em Townsville.

"Temos o objetivo de achar novos jogadores, uma nova geração para as próximas Copa do Mundo e Copa América", concluiu o técnico, repetindo o discurso adotado após a derrota por 2 a 1 para a Noruega, em Nova Jersey (Estados Unidos), que eliminou o Brasil do Mundial, sacramentando a pior campanha desde 1990.

O Brasil tem ampla vantagem em jogos contra a Austrália. São seis vitórias, um empate (sem gols) e uma derrota por 1 a 0, na disputa pelo terceiro lugar da Copa das Confederações de 2001, em Ulsan (Coreia do Sul). Em edição anterior do torneio, na Arábia Saudita, em 1997, as seleções decidiram o título e teve goleada brasileira por 6 a 0 em Riad. Na ocasião, os atacantes Ronaldo e Romário fizeram três gols cada.

A última vez em que os dois países se encontraram foi no dia 13 de junho de 2017, também na Austrália. Em Melbourne, o Brasil venceu por 4 a 0, com o zagueiro Thiago Silva e os atacantes Taison e Diego Souza (duas vezes) balançando as redes. O primeiro gol dele, aos dez segundos de jogo, é o mais rápido da história da seleção canarinho.

Paralisados cerebrais

Pela terceira vez, campo-grandense representa o Brasil no Mundial de PC

Atleta do Centro Arco-Íris de Reabilitação Alternativa, Matheus Cardoso disse que seleção brasileira vai brigar pela medalha de ouro inédita

24/09/2026 15h45

Matheus Cardoso destacou que Brasil vai em busca de ouro inédito na categoria

Matheus Cardoso destacou que Brasil vai em busca de ouro inédito na categoria Foto: Arquivo Pessoal

Continue Lendo...

Pela terceira vez, o campo-grandense Matheus Aparecido Cardoso, atleta do Centro Arco-Íris de Reabilitação Alternativa (Caira-MS) representará o Brasil na Copa do Mundo de Paralisados Cerebrais, competição que acontece entre os dias 14 e 25 de outubro, em Atlanta, nos Estados Unidos. 

Bronze nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago 2023, disputa seu terceiro mundial consecutivo com a seleção brasileira. Em busca da medalha de ouro inédita para o país, foi terceiro colocado em 2022 e 4° em 2024, mundiais disputados em Salou, na Espanha. 

Ao Correio do Estado, o atleta de 29 anos destacou a força da modalidade na Capital, uma vez que o clube campo-grandense é o atual campeão brasileiro da categoria. 

"A gente tem boas chances, mas temos que ter os pés no chão porque é uma competição curta, um tropeço muda tudo, estamos confiantes em um ótimo mundial", destacou Matheus Aparecido. 

Único convocado que atua em Mato Grosso do Sul, disse que o momento vivido pela seleção brasileira é de completa reformulação, contudo, aguarda outros sul-mato-grossenses já nas próximas convocações. 

"A modalidade está passando por uma reformulação. Acredito que apesar de só ter eu de atleta [de MS] neste momento, tenho certeza que em breve teremos mais atletas", destacou.

O Brasil compõe o Grupo B ao lado de Espanha Chile e Austrália. Anfitriões,os  Estados Unidos são cabeças de chave no grupo A ao lado de Holanda, Canadá e Escócia.

O Grupo C é composto por Inglaterra, Irlanda, Japão e Indonésia.  A seleção brasileira estreia dia 15 contra os australianos. Os jogos serão disputados no Arthur M. Blank U.S. Soccer National Training Center, complexo esportivo situado na Geórgia. 

Neste momento os 14 convocados estão em fase final de preparação no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. De lá, seguem para o Rio de Janeiro, onde dia 10 de outubro embarcam para a competição.

Matheus Cardoso destacou que Brasil vai em busca de ouro inédito na categoria  

Matheus Cardoso / Foto: Ande na Rede 

Chaveamento

  • Grupo A - Estados Unidos, Holanda, Canadá e Escócia 
  • Grupo B - Espanha, Brasil, Chile, Austrália
  • Grupo C - Inglaterra, Irlanda, Japão, Indonésia 

Convocados

  • Ângelo Matheus dos Santos Mota
  • Breno de Albuquerque Teixeira
  • Daniel Gonçalves Rodrigues
  • Gabriel Ângelo de Araújo
  • Gabriel Dacorso Hayden
  • Gabriel de Souza Borges
  • João Batista de Araújo
  • José Mário M. dos Santos Lima
  • João Victor Batista Cortes
  • Lucas Henrique da Silva
  • Matheus Aparecido Cardoso de Souza
  • Thiago Pereira Moura
  • Vinícius Ribeiro Araújo
  • Vitor Rangel Martins Freitas Dutra

Base forte 

Em 2022, o Centro Arco-Íris de Reabilitação Alternativa levou cinco atletas ao Campeonato Mundial de Paralisados Cerebrais. Heitor Camposano, Jefferson Luiz, Moacir Silva, Cesar Batista e Matheus Cardoso, convocado da vez.  Na ocasião, Marcos Ferreira, bronze nas paralimpíadas do Rio em 2016, treinador do Caira, viajou como treinador de goleiros, sua posição de origem. 

Auxiliar técnico nesta edição, disse que as expectativa são as melhores possíveis.

"Fomos referência por muito tempo na modalidade. Esta é uma competição tão grandiosa e como sempre vai ser um orgulho representar nossa pátria", destacou o treinador. 

Retrospecto

Na Copa do Mundo de Futebol PC, a seleção brasileira busca seu primeiro título mundial na categoria adulto. Na última edição, realizada em 2024 , o Brasil ficou em 4° lugar, sendo derrotado na semifinal pela Holanda. 

Em 2022, foi terceira colocada após vencer os Estados Unidos, anfitriões da vez. 

O Brasil chegou a ser vice-campeão da Copa em 2003 e 2013, quando a modalidade se chamava futebol de sete paralímpico.

Em outras três edições da Copa do Mundo, a seleção brasileira também terminou na terceira colocação, nas campanhas de 1998, 2001 e 2015. 

Modalidade

No futebol PC, os atletas são divididos em três classes: FT1, FT2 e FT3. A classe FT1 é composta por atletas com maior comprometimento físico. Por regra, cada equipe deve ter pelo menos um desses atletas em campo. A classe FT2 – composta por Matheus Cardoso – integra atletas com comprometimento médio.

Por fim, a classe FT3 reúne os jogadores com menor grau de paralisia. O jogo permite que apenas um atleta da classe FT3 esteja no gramado por time.

*Atualizado às 16h15

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).