Esportes

FARO PANTANEIRO

Campo-grandense é herói do Botafogo na classificação na Libertadores

Matheus Martins, de 21 anos, converteu o último pênalti e colocou a Estrela Solitária na semifinal da copa continental, após empate por 1x1 no tempo normal

Continue lendo...

Pela primeira vez após 51 anos, o Botafogo está nas semifinais da Copa Libertadores da América e a classificação saiu dos pés do campo-grandense Matheus Martins, de 21 anos, que converteu a cobrança decisiva nas penalidades e calou o Morumbis na noite desta quarta-feira (25).

Após empate sem gols no jogo de ida no Rio de Janeiro, o clube carioca foi para São Paulo com a difícil missão de eliminar o tricolor paulista. Logo aos 15 minutos da primeira etapa, o argentino Almada abriu o placar para a estrela solitária, depois de ótima jogada coletiva do elenco alvinegro.

Com a vantagem no jogo e no placar agregado, o Botafogo começou a se desprender mais da bola no segundo tempo, ainda mais com a pressão tricolor. Aos 25 minutos da etapa final, Matheus Martins vem à campo no lugar de Luiz Henrique, exausto por cansaço. Porém, o São Paulo continuou em cima até conquistar seu gol de empate, aos 42 minutos, em cabeçada linda de Calleri, sem chances de defesa para John.

No final do jogo, o tempo foi parado constantemente por brigas do lado de fora do campo, envolvendo os reservas das respectivas equipes. Nesta ocasião, o juiz distribuiu cartões, inclusive vermelhos, um para o goleiro paraguaio Gatito Fernández e outro para o lateral são-paulino Rafinha, mas pouca emoção em campo e a disputa foi para os pênaltis.

Nos pênaltis, o São Paulo foi pior e perdeu duas (com Calleri e Rodrigo Nestor) de seis cobranças. Enquanto isso, o Botafogo foi mais eficiente e, em cobrança de Matheus Martins no canto superior direito, a vaga na semifinal foi para o clube carioca em pleno território paulista. Na história da competição, a estrela solitária chegou nesta mesma fase em 1973, quando os grupos ainda eram compostos por três equipes cada.

Ao canal esportivo ESPN, Matheus Martins exaltou a postura do elenco diante do duro confronto e já projetou o futuro da equipe nos próximos meses. “Muito feliz pela classificação, sabíamos que seria um jogo muito difícil. O Artur Jorge pediu para a gente ter confiança na batida, a gente treinou também, estávamos preparados para esse momento se precisasse. O último pênalti caiu no meu pé, graças a Deus fui feliz e fiz o gol que decretou a nossa classificação. Nosso time mereceu muito. Agora é continuar, porque temos grandes coisas ainda no ano”. 

Neste momento, o Botafogo aguarda o vencedor do confronto entre Peñarol (Uruguai) e Flamengo (RJ) para saber quem enfrenta na semifinal do torneio continental. No jogo de ida, no Maracanã, o tradicional clube uruguaio venceu por 1x0 e surpreendeu os favoritos cariocas. “Agora é esperar quem vem, não podemos escolher adversário. É dar continuidade no trabalho e esperar, quem vier vamos nos preparar para fazer nosso melhor jogo”, disse Matheus à ESPN.

Em seu Instagram, do qual tem 312 mil seguidores, Matheus Martins publicou uma galeria de fotos do momento da batida do pênalti, com a legenda "Que noite de libertadores! Rumo a Glória eterna". Enquanto isso, no Campeonato Brasileiro, o Glorioso está na liderança, com 56 pontos, sendo 17 vitórias, cinco empates e cinco derrotas em 27 partidas. Na competição nacional, o atacante sul-mato-grossense tem dois gols, ambos contra o Flamengo, em seis jogos. 

Trajetória profissional

Matheus subiu para o profissional da equipe carioca antes de completar a maioridade, com apenas 17 anos. Durante seu tempo no elenco profissional do tricolor, ele atuou em 51 partidas, fez 6 gols e deu 5 assistências. Em janeiro de 2023, ele foi vendido à Udinese, pela bagatela de R$ 46,8 milhões. Porém, um dias depois de chegar ao clube italiano, o atacante foi emprestado ao Watford, da Inglaterra.

No clube inglês, ele ficou um ano e meio, sendo responsável por 6 gols e 3 assistências em 48 partidas. Após o fim do período de empréstimo, a negociação entre Botafogo e Udinese para transferência em definitivo chegou ao fim, com final feliz para a equipe carioca. 

No dia 1º de agosto, o time do empresário norte-americano John Textor pagou 10 milhões de euros (R$ 60 milhões na cotação da época) ao Udinese, da Itália. Até então, o atacante soma dois gols e uma assistência pela Estrela Solitária.

Enquanto vivia bom momento no Watford, Matheus apareceu em convocações da seleção brasileira sub-20, do qual chegou a atuar pela Copa do Mundo de 2023 da categoria, que não teve final feliz para o Brasil, sendo eliminado nas quartas de final para Israel, por 3x2. Na seleção, ele tem seis gols em 10 partidas.

Assine o Correio do Estado

AUTOMOBILISMO

Verstappen diz que punição pode apressar sua saída da Fórmula 1

Piloto da Red Bull havia falado um palavrão ao ser questionado sobre o seu desempenho no domingo passado, no GP do Azerbaijão

22/09/2024 23h00

"Acho que agora estou no estágio da minha carreira em que você não quer lidar com isso o tempo todo", disse o Holandês Reprodução/Oracle/RB Racing

Continue Lendo...

Max Verstappen voltou a criticar a Federação Internacional de Automobilismo (FIA), neste domingo (22), graças à punição que recebeu na sexta-feira por falar palavrão durante entrevista coletiva oficial do GP de Cingapura de Fórmula 1.

Agora, o piloto de 26 anos afirmou que a sanção pode apressar sua saída da categoria, no futuro.

"Esse tipo de coisa definitivamente decide meu futuro também. Quando você não consegue ser você mesmo ou tem que lidar com esse tipo de coisa boba... Acho que agora estou no estágio da minha carreira em que você não quer lidar com isso o tempo todo", declarou o tricampeão mundial, ao fim do GP de Cingapura - terminou em segundo lugar.

O piloto da Red Bull havia falado um palavrão ao ser questionado sobre o seu desempenho no domingo passado, no GP do Azerbaijão, em comparação ao mexicano Sergio Pérez, seu companheiro de equipe.

Pérez só não foi ao pódio porque bateu na última volta - antes da batida, Verstappen estava em 7º lugar.

"Eu não sei o motivo (do desempenho ruim), cara. Acho que era um acerto diferente no meu carro. Desde o momento em que fui para o treino classificatório, eu sabia que o carro estava fo****", declarou o tricampeão mundial e líder do campeonato na coletiva oficial da FIA, que costuma abrir os GPs.

A declaração aconteceu em meio à discussão sobre os palavrões que os pilotos costumam usar em suas comunicações com suas equipes, via rádio. E que costumam ser transmitidas durante as corridas.

O assunto entrou em discussão quando o presidente da FIA, Mohammed Ben Sulayem, afirmou que queria restringir os palavrões nas transmissões da F-1.

Como consequência, os comissários da FIA decidiram que o holandês terá que "realizar algum trabalho de interesse público"

No sábado, Verstappen tomou medida incomum e chamou os jornalistas para conceder entrevista no paddock em Cingapura, para evitar qualquer infração às regras da FIA, num evento oficial. Neste domingo, ele voltou a criticar a punição.

"É muito cansativo. Claro, é ótimo ter sucesso e vencer corridas, mas depois que você consegue tudo isso, vencendo campeonatos e corridas, então você quer apenas se divertir também", declarou o atual líder do campeonato, que costuma evitar falar sobre futuro e aposentadoria.

"Se você tem que lidar com todo esse tipo de coisa boba, para mim, essa não é uma maneira de continuar no esporte, isso é certo", declarou o piloto da Red Bull. "A F-1 continuará sem mim também. Não é um problema. Mas também não é um problema para mim "

 

Assine o Correio do Estado

'PAÍS DO PARK'

Com 'Japinha' no pódio, Brasil tem dobradinha no Mundial de Skate

Além de Augusto Akio, Pedro Barros garantiu a medalha de prata, com direito ao já tradicional "malabares" do medalhista olímpico

22/09/2024 22h00

Akio conseguiu 93,53, seguido por Barros, com 90,72.

Akio conseguiu 93,53, seguido por Barros, com 90,72. Reprodução

Continue Lendo...

Com o título de Augusto Akio e a medalha de prata de Pedro Barros, o Brasil emplacou uma dobradinha na final do Mundial de Skate Park neste domingo (22) em Roma.

Medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos de Paris-2024, Akio conseguiu 93,53, seguido por Barros, com 90,72, com o skatista dinamarquês, Viktor Solmunde, completando o pódio com 90,58.

Aos 23 anos, Akio era o único medalhista do Skate Park na Olimpíada de Paris a competir no Mundial de Roma e, por seu desempenho na França, entrou diretamente nas quartas de final na Itália.

Luigi Cini e Kalani Konig também disputaram a final, mas terminaram fora do pódio. Pouco antes da decisão masculina, Raicca Ventura conquistou o título mundial inédito para as mulheres brasileiras. Rayssa Leal também foi campeã mundial no Skate Street vencendo sete japonesas na final.

A primeira das três rodadas da decisão foi marcada por quedas ou desequilíbrios e apenas dois concorrentes conseguiram completar a apresentação de 45 segundos. O dinamarquês Viktor Solmunde liderou com 90,58, seguido pelo brasileiro Luigi Cini, com 87,49.

Em busca de seu segundo título, o campeão de 2018, Pedro Barros, sofreu nova queda em sua segunda volta. Augusto Akio errou em sua última manobra, mas mesmo assim assumiu momentaneamente a terceira colocação.

A segunda rodada manteve os dois primeiros colocados e colocou o sueco Hampus Winberg na terceira colocação, com 85,18.

Na última rodada, Pedro Barros completou, enfim, sua volta e conseguiu 90,72, assumindo a liderança, mas precisava esperar o desempenho dos outros sete finalistas.

Antes de sua última tentativa, Akio fez sua tradicional apresentação com malabares e conseguiu uma volta sem falhas e arrancou a nota 93,53, roubando a liderança do compatriota Pedro Barros.

Últimos a entrarem na pista, Luigi Cini e Kalani Konig caíram e não conseguiram buscar um lugar no pódio.

Augusto Akio festejou a conquista novamente mostrando sua habilidade com os malabares à beira da pista de Roma.

 

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).